01 junho, 2012

Quanto mais mentirem sobre nós...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


1. Hoje vou testar um modelo novo. Como quero falar-vos de vários temas, vou armar-me em cronista a sério e fazer a coisa por pontos, a ver se funcemina.

2. O contexto em que se move a comunicação social portuguesa pode ser descrito rigorosamente como um poço sem fundo. Isto porque, por mais baixo que alguns dos órgãos que constituem essa comunicação social desçam, e quando achamos que já não é possível descer mais, eis que conseguem sempre suplantar os próprios recordes e afundar-se mais e mais e mais um bocadinho no lodo. Não acaba nunca. Certamente veremos pior no futuro.

Estou a falar das "notícias" que se seguiram ao quinto jogo da final de basket. Não vou descrever o que se passou, pois quem lá esteve sabe bem e quem não esteve pode ler o comunicado da Associação de Basquetebol do Porto, o mais rigoroso relato que encontrei dos acontecimentos daquela noite. O que vos digo é que, tendo assistido ao que assisti, cheguei a casa revoltada, sem a menor dúvida de que, num país decente, o sucedido era caso para abrir telejornais. Em Portugal, no entanto, os jornais e as televisões não querem saber de noticiar violência policial injustificada contra os adeptos do Porto; não, até porque para eles qualquer tipo de violência contra adeptos do Porto nunca é injustificada. Viraram a história completamente do avesso, omitiram as provocações do treinador adversário e foram buscar um clip de 3 segundos em que se vê perigosíssimos cartões e bastões insufláveis a voar sobre os jogadores do clube do regime, para provarem mais uma vez que os adeptos do Porto são todos uns vândalos e que merecem ser espancados pela polícia. Note-se que a carga policial não acontece nem no momento nem na bancada representados nessas imagens, mas numa altura em que os jogadores já não estão em campo (nem mesmo os do Porto) e os adeptos nada estão a fazer senão cantar.

Esta é a verdade. E ainda que da comunicação social portuguesa não possamos esperar nada senão os vómitos intelectuais a que nos habituaram, cabe-nos a nós não deixar esta e outras verdades caladas. Não que seja possível abrir os olhos a quem está formatado para ver no Futebol Clube do Porto e no Pinto da Costa a raiz de todos os males do mundo, mas pelo menos para que haja registo de um contraditório. Pelo menos para que um Portista que não tenha estado presente ou uma pessoa isenta interessada em saber o outro lado da história tenham a oportunidade de ouvir o testemunho de quem é julgado sumariamente e condenado nas páginas dos jornais sem qualquer direito a defesa.

É com orgulho que afirmo que o BiBó PoRtO carago!! é um dos bastiões para quem busca esse testemunho: só sobre este tema específico, já foram vários os colaboradores e comentadores do blog a deixarem aqui os seus contributos, de entre os quais se destaca o post do Tripeiro. É assim que temos que continuar. "Quanto mais mentirem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles!"

3. Também o Porto Canal tem que começar a assumir claramente esse propósito, o de ser a voz do FC Porto, do Porto e do Norte num país anti-FC Porto, anti-Porto, e que despreza o Norte. Neste caso do basket, a reacção foi ténue e sobretudo lenta, com os comunicados no site do clube a assumirem maior peso e destaque na primeira hora. Não pode ser assim. Se temos um canal de televisão, temos que aproveitar o seu potencial.

Apesar da inegável qualidade dos programas alusivos ao Futebol Clube do Porto, sinto que ao Porto Canal ainda está a faltar um clique, ainda está a faltar a convicção de que pode mesmo, a nível de informação mas não só, ser um porta-voz sério e relevante do clube, da cidade e da região. Ainda no outro dia, num evento em que estive presente, uma deputada da Assembleia da República mencionou de passagem a enorme dificuldade que os grandes grupos de media colocam em Portugal à criação de canais de televisão regionais (que são extremamente comuns na maioria dos países europeus), tendo o Porto Canal conseguido o objectivo após muito tempo e muita luta. Agora que temos este trunfo na mão, não o podemos desperdiçar. A televisão é um meio muito poderoso e a nossa voz pode ganhar um peso sem precedentes, mas é preciso trabalhar para isso. A entrada de Júlio Magalhães é recente, pelo que compreendo que as coisas ainda estejam a evoluir internamente. Continuo à espera de boas novidades.

4. Voltando aos incidentes no Dragão Caixa, e para encerrar: o Presidente Pinto da Costa, que desce do camarote ao relvado para nos defender, o Capitão Nuno Marçal, que dá a cara em nosso nome, e agora o Mister Moncho López, que dá uma lição de desportivismo para quem quiser ouvir (“Estive presente em fases finais de Campeonatos da Europa, em Jogos Olímpicos, competições internacionais de clubes, ganhei muitas finais, também perdi muitas, mas sempre vi o treinador campeão a levar a mão ao peito, ao coração, mostrar carinho aos seus adeptos, porque é aí que se sente o clube. Levar os dedos àquela parte... cada um sente o clube onde quer” - Brilhante!) merecem a nossa vénia pela forma exemplar como lidaram com a situação.

5. Embora tente fazê-lo sempre de forma construtiva, já foram muitas as vezes em que critiquei alguns aspectos do FC Porto que considero não estarem à altura de um clube como o nosso (mesmo aqui acima fi-lo em relação ao Porto Canal). A comunicação é um deles. Embora não seja especialista, é uma área que me interessa e que julgo compreender até certo ponto, pelo menos na perspectiva do receptor. E o que recebíamos, até há bem pouco tempo, era muito pouco. Mas as coisas estão a mudar. Já o mencionei algumas vezes, mas esta semana não posso deixar de fazê-lo novamente, após a fantástica máquina do tempo em que se transformou a página de Facebook do nosso clube ao longo de 35 horas. Que belíssima homenagem aos 25 anos de Viena! Foi emocionante ir vendo as imagens da conferência de imprensa, dos jogadores a almoçar, a treinar, dos adeptos nas ruas de Viena e em locais emblemáticos do Porto! E seguir o jogo via Facebook, com as pessoas a entrarem na brincadeira com comentários realistas (e levemente premonitórios, vá) e festejos sinceros na hora dos golos! E depois as imagens da festa, não só as mais famosas, que já vimos tantas vezes e que tantos de nós usamos como wallpaper ou protecção de ecrã, mas também outras menos conhecidas mas igualmente comoventes. Uma excelente ideia e uma excelente execução. Hats off para a nossa comunicação, que parece estar mesmo a entrar nos eixos.

6. Foi mais uma vez um prazer confraternizar com aqueles que já conhecia e conhecer aqueles que vi pela primeira vez na passada Sexta-feira. Ter entre nós Moncho Lopez foi fantástico, mas marcou-me ainda mais a presença do Sr. António Lourenço, cujo mítico trompete é a banda sonora da minha vida azul e branca desde que me tenho por gente. E ouvir o homem a falar, a desfiar as suas memórias do nosso clube e as muitas falcatruas do clube do regime que recita de cor! Fantástico. O meu obrigado ao bLuE bOy e à Mafaldinha por mais uma belíssima organização, com menu alternativo aqui para a esquisita e tudo ;)

7. Com o sabor das festas de futebol e andebol ainda nos lábios, e já a olhar para Outubro no basket, convém lembrar que temos guerreiros ainda em prova. O undecacampeonato está a ser um grande desafio para a nossa equipa, mas com o apoio de todos temos tudo para lá chegar. Ainda não entrámos no defeso nem em "modo Euro" (para quem liga à selecção); primeiro há que empurrar Tó Neves e os nossos heróis para mais uma conquista, com a próxima batalha a ter lugar já no Sábado, contra a Oliveirense. Vamos lá?

11 comentários:

  1. Como diria Sherlock Holmes, "elementar" cara Enid.

    ResponderEliminar
  2. Excelente, mais uma e outra vez! A marca da Enid.

    Abraço azul forte.

    ResponderEliminar
  3. Muito Bom!
    Creio que há muito que melhorar também no marketing, Lojas Azuis, etc..assim como um website mais intuitivo (não que o actual seja mau).

    Uma grande vénia ao Moncho pela entrevista! Ele é Porto também!

    Um Abraço
    Etuk

    ResponderEliminar
  4. PODES escrever 10 páginas que a leitura do que nos apresentas nunca cansa.

    E vamos lá então empurrar Tó Neves e os deca rumo ao undeca! Todos ao caixa amanhã 16h!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos! Eu é que não me canso de escrever para tão nobre audiência ;) Lá nos veremos amanhã!

    ResponderEliminar
  6. Mais um post BRILHANTE Enid!

    ResponderEliminar
  7. Compreendo o que sentes…
    Sinto o que sentes…
    Também sinto a revolta…mas…

    não podemos combater a ignorância, a vergonha, o baixo nível, a chafurdice descendo ao mesmo nível que eles…porque eles vão acabar por nos ganhar aos pontos.
    O nosso canal é de carácter regional (como sabes uma região ainda por muitos esquecida), didáctica e de união. O comunicado foi mais do que o suficiente para chamar a atenção para uma situação vergonhosa, mas… porquê??? Porque foi o suficiente para os vários órgãos da comunicação social terem ido ao site do nosso Clube procurar o comunicado (não fomos nós que chamamos a comunicação social nem fizemos figurinhas tristes para o resto do país se rir (sim leste bem o resto do país e já te explicarei o porquê)…e porque obrigamos os nossos adversários a responderem ao nosso comunicado e ás nossas imagens através de um vídeo passado no canal deles sem pés nem cabeça que foi completamente ignorado por todos e toda a comunicação social de relevo.
    Por último, não quero ser demasiado extenso, peço-te que alargues o teu horizonte e não te feches dentro de uma região linda e incrível que é a do Porto e que vejas para além do que nos tentam impingir…essa treta dos seis milhões é realmente…uma treta…em qualquer parte do país consegues encontrar milhares de pessoas (principalmente crianças e adultos- sendo os mais idosos onde se vê menos) que orgulhosamente transportam em cima da sua pele a camisola do F.C.Porto. Este não é um país anti-FC Porto, é sim, um país que cada vez menos lê pasquins (não há dinheiro para alimentar esses meninos)…este é um país insatisfeito com a governação centralizada de Lisboa…este é um país com cada vez menos paciência para aturar caprichos de alguns indivíduos invejosos do sucesso de outros…o nosso país será sempre aquilo que a maioria quiser que seja…e ela não quer nem aceita ditaduras, calabotes e derrotados. Portugal está ao lado de quem nos dá protagonismo lá fora, de quem vence e de quem nos faz acreditar que é possível criar o nosso próprio sucesso…o nosso país precisa do F.C.Porto.
    Por isso peço-te,… não queiras dar demasiado protagonismo a quem não o merece, deixa que sejam eles a forçarem esse mesmo protagonismo…as pessoas estão preocupadas com a sua situação financeira, já não têm paciência nem pachorra para aturar meninos mimados que só vêm à televisão queixarem-se das suas derrotas e dos seus azares e mesmo assim só conseguem dizer algo que tenha sido escrito por outro qualquer.
    A Nossa preocupação só deverá ser o de manter este Clube na senda do sucesso; manter esta rotina de vitória seja quem for que lidere o Clube.

    Porto sempre.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Bruno5, pelo teu interessante comentário. Percebo perfeitamente o que queres dizer, e admito que a expressão "país anti-Porto" não seja a mais correcta. De facto, já o terá sido, mas é-o cada vez menos. Hoje em dia temos Portistas por todo o lado e sabemos isso, e este já não é, de todo, um país anti-Porto. O que continua a ser anti-Porto, e aí não tenho dúvidas, são as instituições em geral, a imprensa, e em grande parte o poder político. O que explica essa contradição, a meu ver, será a questão geracional: a geração que ainda está nos cargos de decisão e visibilidade continua a ser maioritariamente anti-Porto, e faz uso dessa sua posição para nos atacar, tentando adiar o inevitável. Quem sabe daqui por 10, 20 ou 30 anos as coisas sejam muito diferentes.

    Quanto a responder ao nível deles, de todo não era isso que queria dizer... Responder sim, apresentar o contraditório sim, repor a verdade, sim, mas sempre com classe :) Afinal, somos Porto!

    ResponderEliminar
  9. A melhor maneira de ultrapassar um problema, não é lamentá-lo mas sim solucioná-lo. Por isso estou em sintonia com o Bruno5, pois eu próprio posso comprovar devido á minha profissão, que vejo juventude em Monção, VN Cerveira, Viana do Castelo, Póvoa, Vila do Conde (onde nas caxinas damos um banho de bola)adepta do FC PORTO e mais do que isso; demonstrando envergando a lindissima camisola do nosso clube!!!!
    Mais a Sul é um território que vamos debrochando e tambem já vi jovens de camisola portista vestida na Damaia, na Pontinha, mas o maior gozo que me deu foi ver a nossa bandeira hasteada bem alto num prédio em Queluz frente á... SIC!!!!
    As "noticias" da Comunicação Social centralista, mais não são que o estertor moribundo dos ultimos saudosistas de um regime que não deixou saudades nehumas. Por isso cada vez os ataques serão mais ferozes até ao dia em que estes pulhas cederão o seu lugar á nova geração!!!!
    Somos PORTO, carago, e temos ORGULHO, HONRA e GLÓRIA em sê-lo.

    ResponderEliminar
  10. Disse Queluz quando queria dizer... Linda-A-Velha!!! Ooops!

    ResponderEliminar
  11. Silva Pereira02 junho, 2012

    Boa tarde,

    Cara ENID Excelente

    Mas se bem entendi, quando diz que as coisasa estão a mudar não está a referir-se aos média, pois como diz Rmaalho e o Eça (FARPAS), mudam as moscas mas a m.. é a mesma.
    Tenho 58 anos e já perdi a esperança das coisas mudarem internamente, eu só acredito numa mudança imposta do exterior (por exemplo via das regiões) ou então pela via tecnológica como é este blogue um bom exemplo.
    históricamente o centralismo agrava-se em época de crise porque a corte tem que se manter. Veja o ridiculo destas entrevistas promovidas por uma RTP que vive à custa dos nossos impostos, e que não vi nenhum reparo nesses gastos sem sentido.
    Toda esta campanha das secretas é para manter os privilégios de alguns e não se privatizar a RTP.
    A petição (pois que queixas para o provedor não funciona)devia ter o apoio generalizado, isto só mudará com o apoio de todos.
    Aqui não é o local para falar mas posso a titulo de exemplo prostetei junto do Banco de Portugal contra o arredondamento das taxas de juro e obtive como resposta (pelo menos responderam)que não se podiam imiscuir num contrato particular e que se me sentia prejudicado devia ir para os tribunais, no entanto quando apareceu uma associação de consumidores (não a DECO) a lei mudou e o BP legislou.
    Por isso é importante esse post para ver se desperta os dragões.
    Bem aja

    ResponderEliminar