19 junho, 2012

O Capitão de tantas glórias...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Não me peçam para qualificar o que disse um tal de Trindade no final da farsa de Almeirim, não me peçam para explicar porque estiveram dois árbitros de Lisboa nesse jogo da última ronda, não me peçam sequer para duvidar dos diversos penaltys assinalados em Almeirim, nem tão pouco queiram que compare agora a situação do nosso protesto na Luz com o que o Valongo vai fazer agora relativo ao jogo de juniores com o nosso clube. Será que o facto do árbitro dos juniores ser pai de um jogador do Valongo vai fazer toda a diferença?

É evidente que a FPP está de joelhos em frente ao pavilhão da Luz. Se o Benfica não ganhasse este título, o ex-Presidente do Alverca já tinha dito numa das suas reuniões mensais com o comité de arbitragem da FPP que a modalidade no clube do regime encerrava. Pois bem, se mandassem repetir agora o jogo da Luz, ainda penduravam o Fernando Claro na estátua do Eusébio de cabeça para baixo. Que fiquem lá com o título (21 contra 20 do FC Porto), que o FC Porto já prepara mais um deca. Voltaremos para o ano mais fortes e menos vacilantes para que não nos coloquemos a jeito dos Torres, dos Guilhermes, dos Mouras, dos Santos, dos Lamelas e dos Leões.

Pedro Gil jogou o seu último jogo pelo FC Porto, depois de 8 épocas a jogar de azul e branco (2002/03 a 2006/07 e 2009/10 a 2011/12), conseguindo vencer 7 campeonatos, entre outros troféus. Foi um orgulho vê-lo de azul e branco todos estes anos, sem dúvida um dos melhores jogadores da história do hóquei em patins a passar pelo nosso clube. Segue-se o Valdagno...

Um dos símbolos do nosso clube nesta modalidade, pediu a bola de jogo ao árbitro no final do desafio com o Candelária. Suponho que terá sido o final de carreira do nosso grande capitão, Filipe Santos. No seu palmarés, conta 12 campeonatos nacionais, 10 dos quais consecutivos (01/02 a 10/11), duas taças CERS, 9 supertaças e 7 taças de Portugal. Um grande capitão que merece uma homenagem a sério se este abandono se concretizar.

Para que conste, Filipe Santos esteve no activo na nossa equipa principal nos últimos 21 anos (1991/92 a 2011/12)... um grande nome da modalidade e do nosso FC Porto! O meu capitão, o capitão do nosso Porto, de tantas e tantas glórias, que me fez chorar de alegria e de emoção tantas e tantas vezes, merecia que aqui escrevesse estas palavras.

Uma palavra ainda para os bicampeões de bilhar, pois neste fim de semana, o FC Porto sagrou-se bicampeão nacional de bilhar carambola, vencendo as 3 competições oficiais (campeonato, taça e supertaça), sendo ainda vice-campeão Europeu. Na fase final do campeonato, o Leça ficou em 2º e o Benfica foi 3º, enquanto o Sporting se ficou pela 5ª posição.



HÓQUEI EM PATINS
(1º Benfica-77 pts e 28 jgs; 2º FC Porto-76 pts e 28 jgs; 3º Candelária-63 pts e 28 jgs)
  • FC Porto 10-4 Candelária
No jogo de sábado com o Candelária, onde fiz questão de marcar presença, o FC Porto esteve sempre por cima do opositor e apenas vacilou a meio da 1ª parte, quando os Açorianos empurrados pela arbitragem, chegaram aos 2-2, mas logo aí se notou que o Dragão estava forte e logo se revoltou, tendo feito um parcial de 4-0, chegando aos 6-2.

Nunca mais os Açorianos se recompuseram, e depois dos 7-4 (Jorge Silva bisou), o FC Porto voltou a acelerar para os 10-4 com 3 golos de Pedro Gil, 2 de Caio, 2 de Suissas e 1 de Reinaldo Ventura, Nelson Pereira e Filipe Santos, numa bela exibição dos pupilos de Tó Neves, castigado com 15 dias de suspensão (neste aspecto, foram rápidos a decidir).

Terminou o campeonato (em princípio) com o FC Porto a 1 ponto do título e o que se pode dizer neste momento, é que à saída do pavilhão, sentia um orgulho muito grande nesta equipa com um percurso de 10 títulos seguidos absolutamente fantástico (ver vídeo com imagens em direto dos 10 anos de glória).




Por esta época, estamos conversados. Os jogos oficiais dos escalões séniores acabaram. Na próxima semana, faço um balanço de tudo o que aconteceu nas 4 modalidades principais do clube: futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins 2011/12.

Saudações Portistas,
Lucho.

11 comentários:

  1. Filipe Santos, abandonando agora ou não, ficará para a história do nosso Clube como um dos maiores capitães de sempre. Ainda poderá dar muito da sua dedicação e entrega, quiçá noutras funções. Mas já é um símbolo sagrado do FC Porto, jamais será esquecido, terá o seu lugar, muito próprio, nos nossos corações.

    Pedro Gil partirá, mas defendeu a camisola azul-e-branca com garra, com muita dedicação também. Como adeptos reconhecidos a quem bem serve o nosso Clube, desejamos-lhe as maiores felicidades na sua vida desportiva e pessoal.

    Quanto ao porco da mouraria que é mais que Porco, não vale que se traga para aqui o chiqueiro… Não merecem os dois Senhores e ilustres Atletas, Homens na acepção da palavra, que acima referi e a quem tu, Lucho, prestas uma justa e bonita homenagem. Obrigado, Amigo. Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mário Fernandes é a primeira contratação do FC Porto Ferpinta para a época de 2012/13. O base de 30 anos, que representava o CAB Madeira e integra a selecção portuguesa que tentará a qualificação para o Eurobasket, assinou contrato válido por duas épocas com os Dragões.
    Natural do Funchal, onde representou o CAB desde os Mini 12, Mário Fernandes foi o jogador com mais assistências da fase regular da temporada passada, com uma média de 6.5 por jogo, distinguindo-se também pela facilidade de penetração e lançamento (13 pontos por jogo), dados que lhe permitiram somar vários duplos-duplos ao longo da época e captar a atenção de Moncho López e do seleccionador Mário Palma, que o incluiu na lista de convocados que tentará a qualificação da equipa portuguesa para o Eurobasket 2013.

    O mais influente dos jogadores do CAB Madeira, com 16.9 pontos MVP, Mário Fernandes conseguiu a melhor exibição da época transacta no terceiro jogo dos quartos-de-final dos playoffs, somando 21 pontos e 11 assistências frente ao Barreirense, com a particularidade de ter convertido 10 dos 10 lançamentos livres de que dispôs.
    O desempenho do base garantiu, inclusive, a qualificação da equipa madeirense para as meias-finais, frente ao FC Porto Ferpinta, que o CAB não chegou a disputar, devido a dificuldades económicas.'


    in fcporto.pt

    ResponderEliminar
  3. O meu muito obrigado pelo carinho que sempre tiveram comigo. Orgulho-me de vos ter como adeptos fervorosos e fiéis. Também são responsáveis pelos sucessos da equipa.Juntos somos Porto.
    Um abraço a todos
    Filipe Santos

    ResponderEliminar
  4. Boas Lucho!

    Depois de ter sido impossível comentar durante algum tempo, tinha esperança que qd o voltasse a fazer, fosse para celebrar o título de hóquei...Infelizmente, a jornada anterior foi aquilo que já se sabe e a minha cabeça sabia que o desfecho seria este, apesar de o coração ter acreditado até à última!

    Não obstante termos acabado em 2º, toda a secção merece a minha admiração,pois todos nós conhecemos as condicionantes internas e externas que rodearam esta época! Como não faltou empenho e amor à camisola, só temos que estar gratos a todos eles!

    Se for verdade que o Capitão vai pendurar o stick, então ficarei para sempre com a mágoa de não ter estado presente no seu jogo de despedida!

    Quanto ao homem das cavernas que nos chamou "porcos", depois não se venham queixar quando voltarem ao Caixa...Certamente que terão a recepção merecida!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Filipe Santos, um grande CApitão, um Grande Campeão, um Grande Portista...
    E dos que sentiu bem na pele a verdade desportiva do clube do regime!!!
    Obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  6. Caríssimo Capitão é uma honra para este espaço ter aqui a sua opinião!

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei emocionado com as palavras do Filipe. Como diz o Lucho, é uma honra.
    Muito obrigado GRANDE CAPITÃO!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. “não me peçam sequer para duvidar dos diversos penaltys assinalados em Almeirim”
    Devem ter sido todos muito bem assinalados…

    ResponderEliminar
  9. Grandioso Capitão Santos!! Obrigado por tudo, até na net marcas a diferença! COM O PORTO SEMPRE, PELO PORTO TUDO!!1893

    ResponderEliminar
  10. Só gostaria de dizer uma única coisa...espero que o Nosso Grande Capitão possa continuar a contribuir para o sucesso deste Enorme Clube que tanto o admira como Homem como Desportista;se não como jogador seja como elemento muito válido para ajudar na reconquista dos êxitos.

    O meu muito obrigado e um enorme abraço para todos que compõem a estrutura do Bilhar que muito tem trabalhado para nos dar alegrias atrás de alegrias...a europa fica para o ano...sois campeões sois Portistas.

    Porto sempre

    ResponderEliminar
  11. começar pelo fim... para além do óbvio e natural agradecimento especial visita cá à tasca d'O nosso CAPITÃO... resta deixar um MUITO OBRIGADO POR TODAS AS ALEGRIAS que nos proporcionaste ao longo de todos estes anos.

    Filipe Santos, O CAPITÃO!!!

    por fim, não é por morrer uma andorinha que acaba a andorinha... foram 10 seguidos... intercalado agora por uma esmola ao pobre... esperam-se se não outros tantos como da última vez, que ande por lá perto... não pedimos mais.

    ps - quanto ao badalhoco, há falar e falar, há ir e "cá voltar"... largos dias têm 100 anos!!!

    ResponderEliminar