02 junho, 2012

Nós não tiramos férias…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Acabou a época do futebol mas ainda não acabou a época do FC Porto. Como sempre defendemos ao longo do ano, o espírito Porto é para continuar a ser vivido, dia após dia, e da nossa parte, seja onde for, continuam a ouvir-nos.

Na passada sexta-feira, dia 25 de Maio, o blogue “BiBó-PoRtO, carago!!” completou os seis anos de existência. Aproveito então para dirigir publicamente a minha palavra de agradecimento ao bLuE bOy, pela sua dedicação diária a este espaço e por me ter dado a possibilidade de fazer parte dele. Conheço o blogue desde Junho/Julho de 2006, ou seja, praticamente desde a sua fundação. De um mero leitor rapidamente passei a comentador. Fui conhecendo pessoalmente vários membros até chegar ao “manda chuva” cá do sítio. Em Agosto de 2009 entrei para colaborador do blogue, especificamente para um tema que é do meu máximo agrado.

Praticamente desde aí decidirmos juntar a malta que hoje segue o FC Porto para todo o lado, malta essa que já o fazia, mas até então, apenas individualmente. Somos um grupo de apaixonados adeptos do FC Porto, que respira FC Porto 25 horas por dia e fazem de tudo para marcar presença onde quer que seja. Mais uma vez obrigado ao responsável por esta oportunidade, é um orgulho pertencer a este grupo.

O aniversário ficou, como habitualmente, marcado por um jantar entre todos. Um restaurante nas Antas (onde mais poderia ser?!) foi tomado por nós desde o final da tarde, até madrugada dentro. É ali que gosto de estar! No meio de pessoal com o qual me identifico. Conversas cruzadas sobre histórias vividas em estádios e pavilhões e sobre os mais diversos jogos presenciados, caraterizam os nossos convívios. Rapidamente também, saem alguns cânticos, que nos dão a conhecer.

Um ambiente do melhor que há, mesmo sem a afluência de jogos de outros fins-de-semana, fazemos questão de nos juntar. Para continuar a repetir.

Sábado dia de hóquei em Gulpilhares. Tinha lá estado uma vez há dois anos atrás, poucos dias depois do roubo em Valdagno que nos queimou mais uma vez o sonho da Liga Europeia. O ano passado, o jogo em Gulpilhares calhou no mesmo dia e à mesma hora do jogo do título do andebol em Águas Santas, e houve uma divisão no apoio. No último fim-de-semana lá regressámos, prontos para mais um assalto na bilheteira: 6 euros para um jogo de hóquei em patins, para uma bancada sem cadeiras.

Uma deslocação bastante rápida e que mobilizou um grande grupo de ultras, principalmente dos Super Dragões. Com o seu líder também presente, a entrada no pavilhão não passou despercebida a ninguém, tamanho foi o clima vivido a partir desse momento. Alguns núcleos presentes, Grupo Penta e Mozelos tinham material a representá-los. A nova bandeira, toda azul, com o emblema do FC Porto e a data de fundação, 1893 (e que linda bandeira!!) também lá estava. E claro está, a bandeira e o estandarte do BiBó-PoRtO também estiveram presentes e bem visíveis ao longo de todo o jogo, diga-se.

O apoio foi fantástico e uma constante do início ao fim. Entrámos muito fortes e apesar da reacção dos gaienses acabámos por vencer 4-6. Praticamente não houve momentos mortos na bancada, com os cânticos a saírem naturalmente. Como sempre acontece neste tipo de jogos, foram recordados alguns mais antigos. O ambiente vivido foi muito bom e nota ainda para uma fumarada no final. “Nós só queremos o Porto campeão”, gritava-se na bancada dos ultras Porto, após o apito final e quando os jogadores e equipa técnica fizeram questão de nos vir saudar. Difícil mas não impossível, vamos acreditar, afinal de contas, dependemos exclusivamente de nós para alcançar o Undeca. Faltam três jogos, contem connosco.

Somos os ultras do grande Porto,
Estamos contigo até à morte,
O nosso orgulho é ser Tripeiro,
Fazer de ti sempre o primeiro!!

Um abraço ultra.

PS – a juntar à minha crónica da semana passada, continua a deturpação total dos acontecimentos. Carlos “corno” Lisboa já veio dizer que apenas estava a festejar e não fez mais que isso. Se calhar sou eu que estou enganado, admito, e ele apenas estava a comunicar aquilo de que iria ser alvo mal chegasse ao balneário. Para além desse sujeito, veio falar também o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha… que não esteve lá!!! Ora se não esteve lá tem é que estar… CALADO!! O pavilhão tinha pouco mais de 2 mil pessoas, mas tudo se pronuncia. Isto já para não falar desses programas desportivos. Ganhem juízo!!

1 comentário:

  1. Não sei se já repararam mas ainda há trinta anos atrás tudo o que vinha da 2ª ou 3ª circular era símbolo nacional; hoje em dia devido aos nossos sucessos a máscara desses símbolos cairam, uns porque admitem que beneficiaram o clube que simbolizava a ditadura prejudicando quem de facto lhe pagava (tremoços e marisco) outros porque querem enfiar no rabo o pouco que conseguem conquistar (e vá lá que a taça até é pequenina) e ainda outros da treta desportiva que agora afirmam de que afinal o amigo orelhas é estatisticamente o pior presidente que esteve à frente da coletividade amigos da ditadura.

    Por isso o meu único desejo é de, numa próxima oportunidade poder desfrutar através de presença física de um convívio com amigos verdadeiros num jantar do Bibó ao Porto.

    ResponderEliminar