29 junho, 2012

Cabeça erguida, campeão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


É cliché dizer-se que o futebol é a vida em 90 minutos, e os clichés tornam-se clichés por uma razão: regra geral, não andam longe da verdade. Um jogo de futebol condensa em hora e meia as mais importantes emoções da vida: alegria e tristeza, amor e ódio, esperança e desespero, surpresa e decepção, medo e coragem. Como a vida, é uma busca constante por um objectivo. Como a vida, implica ganhar e perder. E como a vida, às vezes, é muito, muito injusto. Não há razões, não há propósitos, não há planos pré-traçados por deuses, senão na cabeça de quem os criou - aos deuses e aos planos. É uma injustiça e pronto: premeia quem não devia e pune quem não merece. “É a vida” - encolhemos os ombros. E é o futebol.

Não estou a falar da derrota de Portugal, que, apesar de ter jogado bem e limitado em muito a acção de uma equipa muito forte, esteve mais longe da vitória nos 120 minutos de jogo do que o seu adversário. Olhando de forma isenta para a partida, Portugal "bateu-se bem", podia ter ganho, mas não se pode falar em injustiça. No máximo, poderemos dizer que perder nos penalties é sempre injusto - embora quando se pense que tempos houve em que a coisa se decidia por moeda ao ar os penalties já não pareçam assim tão aleatórios. Mas não, ao falar em injustiça não me refiro à eliminação de Portugal. Refiro-me, isso sim, ao melhor jogador português neste Europeu, que termina a prova com o peso de um penalty falhado na hora da verdade.

Não dou grande importância à Selecção Nacional, já aqui falei disso. Normalmente gosto de a ver ganhar, mas quando estou no sofá a ver um jogo da equipa nacional estou a torcer sobretudo pelos nossos jogadores - os do Porto, claro está. Para que não se lesionem, acima de tudo, mas também para que joguem bem. Para que marquem golos, para que se destaquem na partida, para que demonstrem a sua importância na equipa. Não apenas por questões de valorização dos seus passes, mas porque sei que é importante para eles, que aumenta os seus níveis de confiança e motivação e que os faz felizes - e eu gosto de ver aqueles de quem gosto felizes. E ontem partiu-me o coração ver a expressão do Moutinho no final do jogo. Não só por ser dos nossos, mas porque, se havia jogador que não merecia este desfecho, era ele.

É estranhamente habitual o melhor jogador da partida, da competição ou da equipa falhar o seu penalty e muitas vezes ser responsável (ou co-responsável) pela derrota. Assim de repente, e falando do nosso clube, lembro-me do Maniche em Yokohama, considerado o homem do jogo mas que quase nos custou uma derrota que teria sido muito amarga. Haverá eventualmente uma explicação psicológica, talvez o jogador sinta uma maior expectativa dos colegas e dos adeptos e isso se transmita numa pressão particularmente elevada. Não sei. Sei que é injusto, errado, frustrante, e nem sequer se pode aliviar essa frustração colocando a culpa em quem quer que seja. Paulo Bento podia ter escolhido outro jogador, mas se escolheu Moutinho foi porque acreditou ser a melhor opção. Não vale a pena ir por aí. Não há culpa nem culpados. Simplesmente aconteceu assim, é triste e injusto mas não há nada a fazer.

Serve este texto de desabafo, partilhando convosco a pequenina réstia de tristeza que ainda hoje se aloja num cantinho do meu coração, por saber triste também o nosso João Moutinho. Mas serve, acima de tudo, para deixar daqui uma mensagem muito simples: Moutinho, és o maior. Não há penalty falhado que apague a tua prestação neste Europeu, não há Casillas que negue a evidência do teu talento nem há azar que justifique mais do que um dia de tristeza. Orgulha-te do teu desempenho no Euro 2012 e recorda-te de que és bicampeão! É levantar a cabeça e olhar bem para a frente, gozar as férias junto dos teus e recarregar baterias para a importantíssima época que aí vem. Contamos contigo, enorme João Moutinho!

8 comentários:

  1. Brilhante, Enid! “Tiraste-me” a ideia do bolso e a oportunidade de publicar um post sobre exactamente o mesmo tema. Ainda bem! Seria impossível exprimir-me melhor do que tu o fazes. Impossível desenvolver assim a ideia condutora. Impossível! Quem diz como tu?! Quem escreve como tu?! Ninguém.

    Assim vale a pena, dá-me gosto ser “ultrapassado” numa jogada tão linda, admirável. Muito bem, é tudo o que eu penso, muitos de nós pensam. Exactamente. Obrigados, Enid.

    Portanto, só reafirmar: MOUTINHO, ÉS O MAIOR!

    Abraço. BIBÒ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Quem pratica (ou praticou) desporto sabe que a precisão é muito afectada pelo cansaço. Para mim terá sido esse um dos factores fundamentais para falhar o alvo. E é por isso que é usual haver substituições no final dos prolongamentos só para participarem nos pontapés da marca de GP. Mas estes dados (e outros relativos a este tema) o técnico não conhecia. Deve ter sido naquela aula a que se baldou no curso de treinadores..

    ResponderEliminar
  3. 100% de acordo: Moutinho és o maior!

    Enid é a maior!
    (escreve mesmo muito bem)

    Agora publiquem lá uma foto do homem com a taça de campeão!...

    ResponderEliminar
  4. Dragão Azul Forte, peço desculpa pelo "furto" involuntário! Claramente estamos em sintonia sobre o nosso grande Moutinho.

    Agradeço os rasgados elogios... Tenho que arranjar maneira de ficar azul em vez de vermelha quando leio coisas dessas ;)

    ResponderEliminar
  5. Brilhante post onde me identifico totalmente com a opinião da Enid. Tambem para mim, seleção é ver os jogadores do nosso clube (ou que já foram mas que ainda nos tocam, como o Pepe e o Bruno Alves, mas já não Hugo Almeida e até Postiga!!!), brilhar serem aclamados lá fora e só depois, muito depois, os energumenos bautres da nossa praça terem que reconhecer que João Moutinho foi a par de Pirlo o melhor jogador europeu!!!

    Felisberto Costa

    ResponderEliminar
  6. O Moutinho como grande profissional que é, vai lentamente encerrar este capítulo (como encerrou no episodio da maça podre)e, depois de carregar as baterias vai prosseguir o seu brilhante percurso futebolístico com o mesmo profissionalismo de sempre.

    Em relação ao jogo da seleção nacional tenho presente a tentativa de Portugal tentar condicionar (tendo-o conseguido nos 90 minutos de jogo)o jogo da Espanha enquanto que o seu adversário mais experiente,mais traquejado nestas andanças jogou mais solto e desinibido;resultando num desgaste em demasia do meio campo Português tendo a machadada final nas aspirações da seleção nacional sido dada aquando da substituição do Hugo Almeida...a partir daí foi claro que a seleção teve de mudar o chip para defesa,aguentar,ir aos penaltis...cenário que pouco incomodou os espanhois visto terem um guarda-redes mais experiente, o conhecimento de que o Ronaldo falha muitos penaltis em momentos críticos e de que as substituições Portuguesas não foram no sentido de colocar jogadores frecos para a marcação dos penaltis...logo o risco acabou por compensar.

    Enid foi muito simpático da tua parte incentivares este momento de união Portista em redor de um dos seus guerreiros mais capacitados,corajosos e mágicos mas o que lá vai vai e agora é esquecer o inevitável,relembrar o bom e trabalhar para o regresso de grandes conquistas(podemos começar com a conquista da supertaça...).

    ResponderEliminar
  7. JOÃO MOUTINHO
    JOÃO MOUTINHO
    TU AQUI VAIS JOGAR,
    TU AQUI VAIS JOGAR
    PARA GANHAR SERES CAMPEÃO,
    SERES CAMPEÃO
    TU ÉS UM CAMPEÃO JOÃO, POR ISSO PERTENCES AO DRAGÃO E ÉS O ORGULHO DO NOSSO CORAÇÃO!
    Grande Post parabéns!

    ResponderEliminar
  8. O melhor post que li refente ao Euro e com especial destaque para o melhor jogador do Euro na minha opinião.

    ResponderEliminar