06 maio, 2012

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2011/12, 29ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Tribunal O JOGO: FC Porto 2-0 sporting cp
Árbitro Principal: Pedro Proença (AF Lisboa) / Assistentes: Bertino Miranda e Ricardo Santos / Quarto árbitro: Cosme Machado.


Erro sem unanimidade

Os nossos especialistas não são consensuais na análise do denominado caso do último clássico da época: Jorge Coroado argumenta que Hulk empurrou Pereirinha no lance que antecede a grande penalidade favorável ao FC Porto, enquanto Pedro Henriques e José Leirós acham que não houve qualquer infração. Embora Coroado e Leirós defendam que Fernando foi mal expulso, a arbitragem de Pedro Proença merece, globalmente, nota positiva.


Momento mais complicado

79' No lance que antecede penálti favorável ao FC Porto, Hulk empurra Pereirinha? Ficou falta por assinalar?

Jorge Coroado
-
Com ambos os braços, Hulk desviou Pereirinha da sua frente, ficando com campo aberto para o cruzamento. Livre direto que deveria ter sido assinalado. Da jogada nasceu a grande penalidade e por isso é um erro com influência.

Pedro Henriques
+
As repetições de que o árbitro não dispõe não mostram claramente que Hulk tenha empurrado Pereirinha. Como tal, benefício da dúvida para a decisão do árbitro que na sequência do lance assinalou grande penalidade.

José Leirós
+
Não há qualquer infração. Hulk disputou corretamente a jogada com Pereirinha, não cometendo qualquer falta pois não o empurrou. O árbitro decidiu bem em todo o contexto do lance, permitindo que o jogo prosseguisse.


Outros casos

66' Onyewu é bem expulso, com segundo amarelo, por travar Hulk à entrada da sua área?

78' Havia motivo para assinalar grande penalidade por alegada falta de Elias sobre Janko?

80' Penálti bem assinalado por falta de Polga sobre James? Ação disciplinar é correta?

90'+2' Fernando é bem expulso por acumulação de cartões amarelos?

Jorge Coroado
+
Onyewu, imprudente, rasteirou Hulk por trás justificando o livre assinalado e a exibição do cartão amarelo, que foi o segundo.
+
Não houve qualquer infração de Elias sobre Janko. A jogada foi normalíssima e Janko simplesmente perdeu o equilíbrio.
+
Polga foi precipitado ao rasteirar James. Grande penalidade. O cartão adequado seria o amarelo porque o portista não estava enquadrado com a baliza.
-
Por falta, de modo algum. Se foi pelos protestos, estes só aconteceram depois da exibição do cartão, pelo que a expulsão, por acumulação, é errada.

Pedro Henriques
+
Onyewu tocou no pé de Hulk, derrubando-o à entrada da área quando este ia rematar. Foi advertido e bem expulso por cortar um ataque prometedor.
+
Elias não empurrou Janko. Ambos os jogadores tentaram chegar à bola; o contacto é normal e fruto do movimento que levavam e sem motivo para infração.
+
Sim. Polga rasteira James, a direção lateral do drible e os defesas com possibilidade de intervir são as razões pela qual o cartão devia ser amarelo por corte de ataque prometedor.
+
É bem expulso por acumulação. Fernando impediu de forma deliberada e ostensiva a progressão do jogador leonino quando este saía em contra-ataque.

José Leirós
+
Tal como no primeiro cartão, Onyewu desinteressou-se da bola e derrubou o adversário cortando jogada perigosa. É bem exibido o segundo amarelo.
+
No estádio dá a sensação de grande penalidade, mas a decisão do árbitro é acertada. Elias não empurrou Janko que ainda jogou a bola e caiu logo a seguir.
+
Grande penalidade nítida, pois Polga rasteirou James. O vermelho foi estranho, a entrada não foi violenta e não destruiu uma clara oportunidade de golo.
-
Segundo cartão amarelo exagerado pois nem o local da falta nem a mesma justificava ação disciplinar que Fernando aceitou de forma diferente (festejos).


Apreciação global

Jorge Coroado
Certo na grande penalidade, puniu infrações inexistentes e deixou passar outras, como aos 79'. E na disciplina não teve critério, exagerando na exibição do cartão amarelo. Foi muito convencido e pouco convincente.

Pedro Henriques
Tecnicamente assertivo, acompanhando os lances de perto e bem auxiliado pelos seus assistentes. A gestão disciplinar é questionável nomeadamente na expulsão de Polga.

José Leirós
Será certamente o árbitro do ano em Portugal. Ontem, deu mais um bom exemplo, cometendo pequenos erros em mais um bom ensaio com os assistentes que o vão acompanhar no Europeu.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. Silva Pereira06 maio, 2012

    Boa tarde,
    Seria interessante a análise comparativa dos julgamentos ao longo da época.
    Mas para certos árbitros quando está em causa o Hulk se ele é derrubado ostewnsivamente como foi aquele à enntrada da àrea o jogador adversário faz apenas carga de ombro normal em futebol, se por acaso acontece o contrário aí já aq opinião e contrária.
    É a tal intensidade/cor de camisolas. Situação igual no derrube do James, então o jogador não está na eminência de golo, essa de deslocar-se lateralmente ´e o cumulo do ridiculo uma balisa tem 7,2 m de largura James está ao centro (sensivelmente) e a 1,5 m da linha de golo, se num caso desses não e expulsão só o será quando o jogador e abola estiver entrar na baliza, claro se for do FCP.
    Enfim o costume

    ResponderEliminar