12 maio, 2012

Somos bicampeões... da Liga Europa!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Soube-se esta semana que o Atlético de Madrid terá que pagar 7 milhões de euros ao Porto por ter vencido a Liga Europa. 7 milhões é curiosamente o valor que o Atlético recebeu pela sua campanha vitoriosa na Liga Europa. Como é óbvio, não poderia deixar de agradecer aqui a Diego, Falcao e companhia, por terem suado as estopinhas para que o FC Porto encaixa-se mais esta avolumada verba. A eliminação da Liga Europa não só nos permitiu estar mais focados no campeonato como, no final de contas, ainda somos o clube que mais lucrou nesta competição. É caso para dizer que, mais uma vez, ganhámos a Liga Europa!

A análise que faltava!

Está na altura de fazermos balanços. Manda o desportivismo felicitar o adversário quando ganha. Infelizmente, em Portugal, a azia é um inimigo crónico do fair-play. Depois das sucessivas provas de incompetência que os lampiões deram ao longo da época , o director da comunicação social, provavelmente por naquele momento não dispor de um isqueiro, viu-se forçado a lançar uma saraivada de insultos sobre as arbitragens. O habitual nestas ocasiões, portanto! Para além de terem ganho a centenária e ultra-cobiçada taça da cerveja, o benfica coloca-se agora na linha da frente para vencer a Taça Rennie. Se conseguirem juntar as estes dois títulos, a Liga dos Campeões e a Taça Kompensan, ainda vão a tempo de fazer uma época histórica.

A última jornada vem, no entanto, dar razão a João Gabriel. A verdade desportiva está mesmo posta em causa. Enquanto, no Dragão, o Porto tenta fazer a festa contra um motivado 4º classificado do campeonato, com um árbitro assumidamente benfiquista, o benfica jogava alegremente na Luz com os juniores do Leiria. Não há dúvidas que o Porto este ano foi levado ao colo.

Creio que, este ano, o pessimismo de pré-época dos Portistas encontra justo contraponto na depressão justificada de pós-época dos benfiquistas. Os festejos da vitória na Taça de Liga foram discretos, como se o facto de o plantel mais caro da história do futebol português ter conseguido bater tangencialmente uma equipa acabadinha de subir da Liga de Honra, não merecesse ser celebrado com estardalhaço. Vá lá uma pessoa compreender os humores dos adeptos. Sendo embora um troféu que, não fosse o Diabo tecê-las, Jorge Jesus optou por não prometer (prometer a Champions ainda é razoável, agora a Taça da Liga já é um abuso), trata-se de uma taça importante. Ainda assim, a esmagadora maioria dos benfiquistas não teve interesse em vitoriar os heróis, pelo contrário foram insultados. Não se percebe. Afinal, os maiores do mundo que tinham acabado de se superiorizar pela margem mínima a Júnior Caiçara, Tó Barbosa, Rodrigo Galo e seus pares.

O Cantinho dos pequenos.

Para não dizerem que eu não falo dos clubes pequenos. Vou fazer uma referência ao Sporting. Estou preocupado que os nossos festejos ofusquem a brilhante época do Sporting. Mais uma. Eduardo Barroso bem avisou, no início da época, que o Sporting era o mais forte candidato ao título. O problema é que, com Eduardo Barroso, nunca sabemos se forte significa potente, ou se estamos perante aquele eufemismo que se usa para não dizer gordo, como na frase «A tia Fernanda era uma senhora magra, mas agora é a mais forte do prédio». O Sporting pode no entanto festejar a lista da IFHHS. Mas, atenção, têm que festejar rápido porque daqui a 4 dias a lista muda e podem já não ir a tempo!


A Festa só acaba amanhã!

O que importa é os jornais ao fim do dia são deitados fora e a fronha de Vítor Serpa acaba junto da merda no fundo dos caixotes do lixo, enquanto que os títulos que nós conquistámos ficam para sempre! Amanhã, a festa temos um 3º tack de um bonito. Onde? Nos Aliados, como não podia deixar de ser. Todos juntos para mais uma enchente na derradeira celebração da nossa hegemonia nacional!

1 comentário: