21 maio, 2012

Objetivos, a SAD… e o treinador!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Campeonato Nacional: O principal objectivo da época foi conseguido, com maior ou menor dificuldade, com períodos de menor fulgor exibicional, alturas até de pôr os adeptos de cabelos em pé, mas a verdade é que os números não mentem. Melhor ataque, melhor defesa, mais vitórias, menos derrotas, o 29º melhor campeão de sempre em % de pontos (em 80 anos de campeonato). Quando realmente teve de o demonstrar, o FC Porto disse presente nos momentos importantes do campeonato. Para mim, o jogo do título aconteceu (uma vez mais!) no galinheiro, em que o FC Porto foi melhor, fez uma exibição personalizada, autoritária e contra muitas previsões venceu com toda a justiça, calando mais uma vez os milhares de encornados que se deslocaram ao curral de porcos ao pé do Colombo. Ah, e lembro-me também que antes do 3º golo do FC Porto, 5 minutos antes o sr. cardozo tocou DUAS vezes com a mão na bola, sem que fosse assinalado penaltie, e que o 2º golo deles foi obtido através de um livre escandalosamente mal assinalado. Têm razão os papagaios que agora vêm dizer que a culpa foi dos árbitros. Foi sim senhor! Se não fossem os árbitros, o FC Porto provavelmente teria marcado mais de 3 golos no galinheiro. Se não fossem os árbitros, o FC Porto não teria perdido o seu único jogo no campeonato, o famoso jogo de Barcelos, em que os 2 golos do Gil Vicente foram obtidos de forma ilegal, e em que ficaram 2 escandalosos penalties por marcar a favor do FC Porto. Por isso têm razão, não fossem os árbitros e o FC Porto teria ganho o campeonato com 10 ou 15 pontos de vantagem, como habitualmente. Para além disso, destaco as importantes vitórias em Braga, barreiros e guimarães numa inequívoca demonstração de força e capacidade de reacção nos momentos decisivos. O FC Porto foi a MELHOR equipa do campeonato! Tudo o resto são fantasias para entreter mentecaptos, mais preocupados com arranjar desculpas alheias do que em olhar para a sua própria incompetência! O mesmo de há 30 anos: FC Porto campeão, um imenso choradinho contra as arbitragens!

Champions League: O grande falhanço da época. Foi o grande desgosto da época, mais que tacinhas lucílios batista ou a taça de Portugal, este foi o grande fracasso da época! Actualmente pode dizer-se (sem ponta de exagero ou clubite) que o FC Porto é um dos melhores clubes europeus, com mais cartel e experiência na Champions League. Deste modo, devo dizer que foi decepcionante e indesculpável a péssima participação do FC Porto na Champions deste ano. Foi uma participação estranha, em que não conseguimos vencer um único jogo ao Apoel, algo inacreditável! Ainda ganhamos na difícil deslocação à Ucrânia e adiamos tudo para o último jogo contra o ultradefensivo Zenit do italiano Spaleti. Nesse jogo, passamos os 90m a mandar bolas ao boneco (entenda-se GR russo), atacamos por todos os lados mas quase que por milagre a bola não entrou. Pusemo-nos demasiado a jeito, ao não ganhar nenhum jogo ao Apoel. O FC Porto acabou por ficar a um mísero ponto da qualificação. Depois veio a LE e outra eliminatória esquisita com o City, que posteriormente se sagraria campeão inglês. Muitos momentos de superioridade, mas outros tantos de infantilidade, como um golo sofrido aos 20 segundos em Inglaterra. De qualquer forma, um resultado final que não traduziu minimamente o que se passou em campo. Foi uma saída sem glória para um clube habituado ao sucesso europeu!

Supertaça Europeia: Um importante troféu pelo simbolismo de opor os dois vencedores das competições europeias do ano anterior. A juntar a isto, a possibilidade de defrontar o grande Barcelona e a perspectiva de mais um feito europeu. Pelo que me lembro, não fomos inferiores ao Barcelona neste jogo. Basicamente, a diferença foi eles terem o melhor jogador do mundo (que decidiu o jogo num lance de génio) e nós não! De resto, em termos de futebol jogado, tivemos bem e encostamos muitas vezes o Barcelona à sua defensiva.

Supertaça de Portugal: A primeira vitória da época, no fundo, aquilo a que o FC Porto está habituado: ganhar! Do jogo contra o Guimarães, lembro-me que o Rolando fez os dois golos, que a vitória poderia ter sido bem mais dilatada, e que ficaram vários penalties por assinalar a favor do FC Porto. Dias depois, o arbitro desse jogo, foi agredido num qualquer centro comercial.

Taça de Portugal: O jogo de Coimbra foi provavelmente um dos jogos mais horríveis que me lembro de ter visto em toda a vida. Perdemos 3-0 frente a uma equipa banal, de uma forma tão natural que até me arrepiou. Não tenho a menor dúvida que aquele jogo constituiu o nível mais baixo da época, e que a partir dali as coisas só poderiam melhorar, se como é óbvio se tomassem as adequadas medidas para que tal desastre não voltasse a acontecer.

Taça (S)enhor (L)ucílio (B)atista: Relativamente a esta competição, apenas vos posso dizer que passei várias noites em claro pelo facto de não a termos ganho! Agora mais a sério, realisticamente não passa da última prioridade desta e de todas as outras épocas. E como tal, deve ser encarada essencialmente para rodar jogadores, como tão bem VP o fez. Ainda assim, com as reservas, quase ganhamos no galinheiro. Também me lembro que nesse jogo, foi tirado um inexistente fora-de-jogo a Hulk que seguia isolado para a baliza a 5m do fim.

Vítor Pereira: Já muito foi dito sobre VP, esmiuçado em vários os blogues do universo azul e branco, bem como em toda a comunicação social. A forma como VP pegou no “bébé” já foi discutida e não vou perder mais tempo em voltar a referir as dificuldades desta empreitada, abandonada a 5 dias do início da época por alguém que meses depois foi DESPEDIDO do clube para onde orgulhosamente (por dinheiro) foi. VP teve um trabalho muito difícil, direi até hercúleo. Ao longo da época, teve que misturar dotes de psicologia, dotes de educador de infância, e claro está dotes de treinador. Se é certo que errou em vários momentos, é também justo dizer que nos momentos importantes do campeonato esteve bem, como por exemplo no galinheiro. Acho que é um treinador tecnicamente habilitado, conhecedor do futebol, bom a orientar o treino e extremamente humilde. Porém, falhou na parte comunicacional, algo em que tem de melhorar e muito na próxima época. Tem grandes desafios para o próximo ano, reconstruir a equipa que provavelmente vai sofrer uma razia necessária, e fazer muito melhor na Champions. Ainda assim, não me esqueço de ter visto VP muitas vezes enxovalhado pela porca comunicação social do sul e até por muitos blogs portistas. Acho que se criticou demasiado VP por tudo e por nada, independentemente dos seus erros, em determinada altura percebeu-se que os jogadores estavam pura e simplesmente desligados da corrente, sem o mínimo respeito pelos adeptos, nem pelo clube. Aí, VP foi talvez dos poucos a ter vontade de inverter a situação.

SAD: Sobre a SAD, tenho algumas coisas a dizer. Claro que “é muito fácil acertar no totobola à 2ª feira” e é muito mais fácil falar depois das coisas acontecerem, mas há certas coisas que me pareceram evidentes ao longo da época. Que vários jogadores deviam ter sido vendidos no início da época numa altura em que a sua cotação era bem mais alta do que agora, que outros pesos mortos deveriam ter sido dispensados e que se devia ter ido buscar um ponta-de-lança para substituir Falcao, já que os existentes não eram suficientes. Todavia, elogio a forma coesa como a estrutura conseguiu resolver os momentos mais delicados da época. A minha maior nota de elogio vai para as movimentações do mercado de Janeiro. Entraram jogadores que se revelaram bastante úteis, Lucho e Janko, e saíram outros que pouco ou nada acrescentavam ao plantel. E no fundo, aí existe outra grande diferença para os nossos inimigos que tanto se queixam das arbitragens, eles que foram buscar um trambolho desajeitado, enquanto nós fomos buscar o GRANDE Lucho e o útil Janko!

Análise final: Terminada que está a época, agora é tempo de pensar já no tricampeonato. E há tanto trabalho para fazer. Remodelar e renovar o plantel, fazendo milhões de € com venda de jogadores que já não irão dar muito mais do que já deram, e colocando sangue novo na equipa, com jogadores cheios de garra e vontade de ganhar. Confio inteiramente na SAD para a próxima empreitada! FORÇA FC PORTO!

PS - Mais uma derrota de um dos clubes da 2ª circular frente à banal equipa pela qual fomos eliminados na taça. Mas claro, deve ter sido mais uma vez por causa do árbitro que as lagartixas perderam. São tão tristes como os seus vizinhos da 2ª circular.

2 comentários:

  1. Herramalho21 maio, 2012

    Parabens pelo magnifico escrito, aliàs como de costume. Concordo em pleno com os desejos para a próxima época, na caminhada para o TRI. Aproveito para NOTIFICAR todos os Portistas na próxima 4ª feira comparecerem em massa no Dragão Caixa, para mais uma vez derrotarmos os galinaceos na última partida de basquete, caminhando para mais um titulo.
    SEMPRE Pooooooooooooooorto.....

    ResponderEliminar
  2. Rui Devenish21 maio, 2012

    Estou de acordo em 99%, para não dizer 100% que seria exagerado porque felizmente há sempre algo que vemos de forma diversa, das opiniões expandidas neste comentário. Vamos ver como será reformulado o plantel em 2012-13 e teremos que o fazer com precaução porque não sabemos como a situação económica e financeira a nível português e europeu evoluirá ou regredirá nos próximos tempos.

    ResponderEliminar