10 maio, 2012

Manto Azul e Branco - 1953 - Traje de gala em primeira presença na final da Taça de Portugal

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Em 28 de Junho de 1953 o FC Porto marcou presença, pela primeira vez, numa final da Taça de Portugal. E apresentou-se com um equipamento “comemorativo”, sui generis. A elegante camisola, com o colarinho muito subido lembrando uma “gola alta”, mostrava uma lista azul no meio, começando num V (em branco) fechado desde cima. De realçar que a faixa azul ao meio, larga, só tinha aparecido por uma vez: na camisola de 1921 a 1923.

O onze do FC Porto que entrou no Jamor para jogar a final da Taça de Portugal da época 1952-53:

Em cima, a partir da esquerda – Barrigana, Virgílio, Pinto Vieira, Ângelo Carvalho, João Correia e Eleutério;

Em baixo – Carlos Duarte, António Teixeira, Monteiro da Costa, José Maria e Carlos Vieira.

Uma estreia azarada na final da 13.ª edição da prova! O traje foi de gala mas o resultado penalizador (0-5). Nas 2 participações seguintes em Finais, o FC Porto iria ganhá-las.

Carlos Duarte nasceu em Angola e era um excelente extremo-direito que vestiu a camisola azul-e-branca durante 12 épocas. Foi um entre centenas de jogadores africanos que ingressaram no futebol português desde o início da década de 50. O primeiro foi Miguel Arcanjo, magnífico defesa-central que chegou ao FC Porto em 1951. Ambos fizeram parte das equipas que, nos anos 50, conquistaram 2 Campeonatos Nacionais e 2 Taças de Portugal. Considerado um dos mais elegantes extremos a nível nacional e mundial, Carlos Duarte era veloz, com capacidade de "finta" e remate fácil e certeiro. Formou uma asa direita fantástica com Hernâni. As combinações "bola a ti, bola a mim" com Hernâni ou sozinho, em linha recta a caminho da baliza adversária, encantavam os portistas, deslumbravam os amantes do futebol.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos


Nota aos estimados leitores

Por imperativos de carácter pessoal, interrompemos temporariamente a publicação da rubrica. Mas há um motivo que determinou maior atraso: o período entre o final da década de 60 e o início da de 80 é de muito difícil estudo. Ficámos com a cabeça em água… Todavia: pesquisa, recolha de dados, avaliação, validação e ilustração estão concluídas. Falta terminar a elaboração dos post. Pelo que, muito em breve, será retomada a publicação quinzenal.

Saudações portistas a todos.
Fernando Moreira
Rui Saraiva

5 comentários:

  1. Mais um grande trabalho.
    Desejando, naturalmente, que a interrupção não seja demorada...
    Por esta camisola é que durante ficou entre os adeptos do clube a ideia que esta camisola dava azar. Contavam-se diversas histórias. Por isso ´+e que na década de sessenta, quando no ciclismo do clube também alteraram as camisolas, na primeira apariçlão da equipa de ciclismo do FCP na pista das Antas se ouviu uma vaia monumental e durante a época grande parte dos adeptos se divorciaram da equipa (como me recordo de ver narrado num jornal, referindo que um festival de pista nocturno, nas Antas, contrariamente ao que era habitual, esteve praticamente às moscas... sem grande assistência). E o certo é que ninguém gostava dessas camisolas, a pontos que inclusive a equipa de juniores do clube, em futebol nesses anos da década de cinquenta, e porque alguns tinham essa ideia transmitida, chegou a ter (como já mostrei num post no meu blogue, comum recorte de jornal) a equipa equipada de forma mista, ou seja com uns jogadores com a camisola das 3 riscas e outros com a de 2 riscas, na mesma equipa...

    ResponderEliminar
  2. Finalmente conheço a tal camisola de gola subida. É realmente uma camisola sui generis. Fantástico.

    ResponderEliminar
  3. Esta camisola até faz lembrar a da época em curso. O V é muito parecido. E caiu por terra a crença de que a faixa azul ao meio não traz títulos… Podia ser mais, mas ganhámos a Supertaça e, sobretudo, fomos Campeões Nacionais! Contra a azia e a arrogância dos da capital.

    Já sei que estás a ultimar um bloco de 14 equipamentos já ilustrados pelo Rui Saraiva. Venham eles… depressa. A propósito: os que apareceram a comentar e a lamentar a interrupção das publicações na rubrica, não aparecem agora?!!! É como tu dizes (… …)

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. saudades, imensas saudades ;)

    obg Rui!
    obg Fernando!

    ResponderEliminar
  5. é sempre um prazer ler esta rubrica! Obrigado

    ResponderEliminar