17 maio, 2012

Acabou onde começou…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

No último Sábado findou a temporada para o futebol. Foram cerca de dez meses de muita batalha, muita luta, onde no final mais uma vez fomos nós a sorrir e com razões para festejar. E uma coincidência, a 30ª jornada do campeonato nacional apontou-nos para Vila do Conde, local onde havia sido disputado o primeiro encontro da pré-época, em meados de Julho do ano passado, dias antes da apresentação frente ao Peñarol. Uma comparação interessante, na altura (jogo amigável) o preço foi de 10 euros, exactamente o mesmo preço do último fim-de-semana. Lógica? Nenhuma!

Na curva a cantar praticamente há um ano sem parar! O BI-Campeão Nacional fez 46 jogos oficiais esta época, tendo nós o orgulho de ter estado presentes em quase 90% desses desafios. Muito dinheiro gasto, muito sacrifício de todos nós e mais uma época que chegou ao fim. Para o futebol, diga-se. Como desde sempre fizemos, vamos continuar a apoiar as nossas equipas de hóquei em patins e de basquetebol (andebol já se sagrou tetracampeão!) rumo à conquista dos respectivos campeonatos. A tarefa não está fácil mas em ambos os casos dependemos apenas de nós para dar a voltar à situação e acredito plenamente que o vamos conseguir. Os jogadores sabem que poderão contar com a nossa presença onde forem jogar!

Depois da “explosão” no dia 29 de Abril, da respectiva festa no Dragão e da consagração no clássico com o Campo Grande, o último jogo do campeonato 11/12 também serviu para festejos.

Um Sábado bem gordo que começou às 15h com uma vitória sobre os lampiões em basquetebol. Grande ambiente no pavilhão com os nossos ultras a dar espectáculo, à semelhança da final do ano passado. Nota para a faixa “Curva Pinto da Costa” presente na bancada sul do Dragão Caixa. Bela postura das nossas claques, que fez tremer os encornados e nos guiou à vitória. Destaque para um cântico dedicado àquela espécie, que foi criado em Fânzeres mas que já há bastante tempo que não pegava.

Termina o basquetebol e todos para Vila do Conde. 15 a 20 minutos depois era uma invasão azul e branca nos arredores do estádio dos Arcos. O calor era muito e nas roulottes abastecíamos até ao apito inicial. Foi com certeza a primeira vez que não tive frio naquele estádio, e sabe quem está habituado a lá ir que naquele estádio está sempre vento, seja em que altura do ano for. Grande atmosfera, o BI-Campeão preparava-se para entrar em campo pela última vez esta temporada.

Lá dentro bancadas maioritariamente compostas pelo azul e branco. A bancada nascente (com o sol a bater em nós o jogo todo!) estava repleta, e a poente, destinada aos sócios do Rio Ave, continha também muitos portistas. Bom jogo de futebol com muitos golos. Cinco foram nossos, número mítico. A curva portista foi o reflexo da equipa, uma exibição digna de fim de ano, que serviu durante praticamente os 90 minutos para festejar o XXVI. Super Dragões e Colectivo em grande número mesmo, com muito material presente. Bandeiras, cachecóis, estandartes e a faixa gigante dos SD “Bi Campeão Nacional”, com o escudo, coloriram o sector visitante à entrada das equipas!

Um bom poder vocal, onde também os ditos “adeptos normais” ajudaram ao festim. No final os jogadores e equipa técnica dirigiram-se a nós. Olhar para trás e rever o trajecto é a melhor sensação que se pode ter. Já o fiz mais do que uma vez mas creio que nunca é demais, obrigado a todos vós que me acompanham semanalmente. Vamos continuar fortes e unidos e daqui a cerca de dois meses projectar o TRI!! Ultra, um modo de vida, PORTO SEMPRE!

Apito final, regresso à Invicta, mais concretamente ao centro da mui nobre cidade! Nos Aliados passou a equipa por volta das 22 horas. Foi uma hora e meia de muita emoção e cheia de alegria, com as nossas claques presentes e fazerem-se notar enquanto o autocarro descapotável passava entre a multidão. Com o material todo montado no meio da rua, várias “tochadas” foram visíveis em diferentes pontos da nossa Avenida dos Aliados, o meu palco preferido para os festejos! O material pirotécnico foi uma constante ao longo da noite, criando um efeito visual extraordinário!

Os jogadores em cima do autocarro chegaram a levantar material das claques, como forma que agradecimento pelo apoio prestado ao longo de todos os jogos. Numa temporada de alguns altos e baixos, de bastante sofrimento, o nosso grande Presidente já veio a publico duas ou três vezes referir isso mesmo, tendo numa delas mencionado especificamente o nome das claques. É bom saber que o esforço é recompensado, aqui reconhece-se o valor e a diferença que os adeptos podem fazer durante um jogo, noutros lados pedem-se aos adeptos para não comparecer nos jogos fora, para que não apoiem a equipa.

O futebol só regressa aos treinos no dia 2 de Julho, até lá quero ser undecacampeão de hóquei em patins e bicampeão em basquetebol!!

COERENZA E MENTALITÁ!

Um abraço ultra.

3 comentários:

  1. Começou e acabou bem, também no apoio das claques que foram fantásticas toda a época, nos bons e maus momentos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Só um pequeno pormenor (ou pormaior?).
    Quando o jogo se aprestava para o seu final houve um invasão de estádio por parte da policia!!!! Eram tantos e tantos que os jogadores até tiveram medo de se aproximar de nós!!!!

    Pobres de espirito estes morcões, que eles sim é que provocam a violência com a sua pose rambesca e nazi!

    Ozzy Bluesky

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Tripeirinho, és o maior...;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar