26 março, 2012

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2011/12, 24ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Paços Ferreira 1-1 FC Porto
Árbitro: Hugo Pacheco (Porto) / Assistentes: Alexandre Freitas e Paulo Vieira / Quarto árbitro: Humberto Teixeira.


Dois erros graves

Os especialistas de O JOGO são unânimes em considerar que Hugo Pacheco cometeu dois erros graves, prejudicando as duas equipas. Não assinalou penálti por falta de Cássio sobre Hulk e enganou-se ao mostrar amarelo a Luisinho por simulação quando deveria ter apontado para a marca de grande penalidade por falta cometida por Sapunaru. Ter 11 avaliações negativas em 15 lances apreciados ajudam a concluir que o árbitro do Porto esteve mal.



Momento mais complicado

65' Ficou uma grande penalidade por assinalar por alegada falta de Cássio, na sua área, sobre Hulk?

Jorge Coroado
-
Ficou. Cássio atirou-se para cima de Hulk por não chegar à bola. Castigo máximo deveria ter sido assinalado e ficou também por exibir cartão amarelo ao guarda-redes do Paços de Ferreira em vez de Hulk.

Pedro Henriques
-
Lance de difícil análise, mas o amarelo por simulação é incorreto, pois houve contacto e a queda foi consequência disso. Com acesso à repetição vê-se que Cássio, com a anca e com o braço, derruba Hulk na área. Grande penalidade por assinalar.

José Leirós
-
Erro grave, grande penalidade por assinalar. Cássio perde o ângulo e apenas quis derrubar e impedir Hulk de prosseguir. Decisão incorreta também na exibição do cartão amarelo.



Outros casos

10' Melgarejo está mesmo em fora de jogo no momento do passe de Luiz Carlos?

12' Melgarejo está em posição irregular quando Michel lhe passa a bola?

22' Era penálti por falta de Sapunaru ou é bem exibido o amarelo a Luisinho por simulação?

73' É justo o amarelo mostrado a João Moutinho por carga sobre André Leão?

Jorge Coroado
-
O árbitro assistente não mostrou fiabilidade. Foi precipitado na avaliação, não deveria ter assinalado.
-
Mal assinalado uma vez mais. Porque adiantado o árbitro assistente ficou com o ângulo de visão distorcido.
-
Simulação não houve. Sapunaru com o braço esquerdo impediu que o adversário prosseguisse. Ficou por assinalar grande penalidade.
+
Sem possibilidade de jogar a bola, João Moutinho, derrubou o adversário por trás. Comportamento antidesportivo passível de cartão amarelo.

Pedro Henriques
-
Fora de jogo incorretamente assinalado, pois no momento do passe do seu colega, Melgarejo tinha dois adversários entre ele e a linha de baliza.
-
No momento do passe de Michel, Melgarejo está em linha com o penúltimo adversário, pelo que o fora de jogo foi incorretamente assinalado.
-
Só com acesso às repetições e com uma imagem ampliada, de que o árbitro não dispõe, se percebe que Sapunaru impede com o braço a progressão de Luisinho.
+
Moutinho entra por trás, de forma imprudente, derrubando o seu adversário. Lance passível de cartão amarelo, portanto a decisão é correta.

José Leirós
-
Mal assinalado o fora de jogo. Melgarejo, quando se isolou, tinhas dois adversários a colocá-lo em jogo.
+
Agora sim. O fora de jogo foi bem assinalado, pois o jogador do Paços de Ferreira estava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa.
-
Ficou uma grande penalidade por assinalar. Com o braço esquerdo, Sapunaru impediu deliberadamente que Luisinho passasse. O amarelo é mal exibido.
+
É bem exibido o cartão amarelo a João Moutinho que agarrou e rasteirou por trás o adversário.



Apreciação global

Jorge Coroado
Como previsto na análise à nomeação fez-se sentir a falta de experiência e a fraca apetência técnica que este árbitro tem evidenciado. Na disciplina foi inconsequente e falho de critério.

Pedro Henriques
Deixou jogar e foi coerente na análise feita aos lances na área. Contudo, cometeu lapsos no plano técnico que só as repetições de que o árbitro não dispõe, permitiram ver.

José Leirós
Dois erros na área para cada equipa mancham o trabalho do árbitro. Esquecendo o critério negativo fez uma arbitragem serena e dialogante. Um dos seus assistentes assinalou mal alguns foras de jogo.



fonte: ojogo.pt

0 comentários:

Enviar um comentário