11 março, 2012

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2011/12, 22ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 1-1 Académica
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira) / Assistentes: Sérgio Serrão e Nelson Moniz / Quarto árbitro: Luís Ferreira.


Um penálti polémico sem unanimidade A arbitragem de Marco Ferreira só não suscitou consenso em relação a um lance de Hulk (56') na área da Académica. Se para Jorge Coroado, não há motivo para penálti, também não se justificava o cartão amarelo, porque o avançado do FC Porto não simulou a falta. O mesmo Hulk é interveniente num lance em que todos são perentórios em afirmar que o Incrível estava em posição regular e com boas perspetivas de criar perigo.



Momento mais complicado

56' Há razão para reclamar penálti na queda de Hulk?

Jorge Coroado
+
Há um contacto físico e, em desequilíbrio, Hulk acaba por cair, não havendo motivo para grande penalidade; situação muito semelhante a uma jogada aos 71' envolvendo Kléber, que derrubou o defesa da Académica. Contudo, também não houve simulação de Hulk, logo não haveria lugar a cartão amarelo.

Pedro Henriques
-
Nivaldo, com o braço direito, agarra e puxa o braço esquerdo de Hulk, acabando por derrubá-lo no interior da área. Infração passível de grande penalidade.

Paulo Paraty
-
Ao longo do jogo, outras faltas semelhantes foram punidas noutros pontos do campo, pelo que se poderia aceitar a grande penalidade. O cartão amarelo é excessivo, porque Hulk cai na área, mas não simula a falta.



Outros casos

7' Ferreira joga a bola com a mão e vê o cartão amarelo. Lance dentro ou fora da área?

11' Há corte com a mão de Pape Sow na grande área?

45'+2' Hulk estava de facto em posição irregular?

90' Foi bem assinalada a grande penalidade cometida por Pape Sow?

Jorge Coroado
+
Primeiramente houve mão do jogador; o derrube aconteceu posteriormente e fora da área. O cartão foi exibido, com certeza pela primeira infração.
+
Não fiquei com a ideia de tal ter acontecido; a bola terá batido no dorso do jogador e não no braço.
-
Hulk não se encontrava em posição irregular, porque o pé do defesa da Académica o colocava em jogo.
+
Indubitavelmente, sim: Pape Sow está em movimento para a sua direita e movimenta o braço esquerdo em direção à bola.

Pedro Henriques
+
Movimento de difícil análise, mesmo com acesso às repetições, por isso dou o beneficio da dúvida à decisão, pois a infração ocorreu fora da área
+
Pape Sow, ao saltar à bola para a cabecear, toca-lhe e esta ressalta para o seu braço de forma causal, não deliberada. Não houve motivo para infração.
-
Lance no limite e de difícil análise, mesmo com acesso às repetições, mas Hulk está em linha com o penúltimo defensor no momento do passe.
+
Pape Sow tem a mão fora do plano do corpo, além disso coloca-a de forma deliberada para intercetar a trajetória da bola.

Paulo Paraty
+
Ferreira desliza no solo, roda o braço para bola, parece infração. Muitas dúvidas sobre se é em cima da linha, mesmo com a ajuda da televisão. Dou o benefício da dúvida.
+
Pape Sow faz um movimento com o braço que acabou por atingir a face de Maicon. Não há evidência de ter havido contacto com a bola.
-
Lance muito difícil, mas o importante aqui é que em situações de dúvida, não se deve interferir.
+
Pape Sow (e apesar de a bola ser cabeceada muito perto) abre o braço esquerdo em direção à bola, cortando objetivamente sua trajetória.



Apreciação global

Jorge Coroado
Num jogo lento, pareceu perro de movimentos, de ideias e de ação. Aferição técnica deficiente, ação disciplinar sem critério. Pareceu sentir o peso da terceira atuação no Dragão.

Pedro Henriques
Uma arbitragem personalizada, com decisões difíceis e maioritariamente assertivas. O lance ocorrido aos 56', de difícil análise, foi a decisão menos conseguida.

Paulo Paraty
Num jogo com decisões muito difíceis e que criam sempre polémica, a equipa de arbitragem não esteve isenta de falhas, mas manteve personalidade, segurança e controlo do jogo.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. Este senhor não fez um bom trabalho porque estava condicionado pela sua côr clubística porque não se percebe que seja outra coisa pelo que se viu só via simulações dos jogadores do Porto e da Académica fechava os olhos.Aos 56 minutos mostra o cartão ao Hulk por simulação que não houve, houve sim falta para penalti e aqui trabalhou o serviço de encomendas,mostrando o cartão amarelo ao jogador sabendo que ele já não poderá jogar na Foupana (Madeira contra o Nacional que se calhar além de outro do continente também é o seu 2º.clube de coração.Eu pergunto ao sr.Vítor Pereira presidente do conselho de arbitragem.Porque coloca ele um arbitro da Madeira num jogo destes sabendo que a seguir este clube vai jogar precisamente á terra deste senhor.Só pode ser por encomenda e depois não querem ser criticados pelas tristes decisões que tomam.

    ResponderEliminar