11 fevereiro, 2012

Onde é que eu já vi este filme?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Esta semana, o chefe da mouraria penteou o bigode e veio à rua dizer que, no próximo jogo com o Porto, irá ser novamente colocada a famosa "jaula" de segurança no nosso Salão de Festas preferido. Incrível: 70 títulos e outras tantas humilhações depois, a equipa do bairro da Segunda Circular continua a ter mais medo dos nossos adeptos do que dos nossos jogadores. Fantástico para nós que pensem assim.

Aliás, todos sabem que foram elementos dos Super Dragões que, a época passada, entraram no campo e marcaram 5 golos no Dragão e, decerto, foram membros do Colectivo que marcaram os golos na reviravolta para a Taça de Portugal. É por isso que vejo de bom-grado esta ideia dos lampisgas: enquanto tiverem mais receio das nossas claques do que da nossa equipa, certamente será mais fácil para nós continuar a vencer como temos feitos nos últimos 30 anos.

Ainda a este propósito, queria lembrar que estamos a falar de um clube cujo um ex-presidente está barricado em Inglaterra para fugir à Justiça e que, em 2008, houve um processo judicial que imputava crimes de tráfico de armas e de droga à claque NN Boys, processo esse que também envolvia o seu presidente Orelhas. Pensando bem, talvez seja mesmo boa ideia colocar uma "jaula" no Salão de Festas não vá um dia destes ainda poder vir a fazer falta aos mestres de cerimónia. É irónico que os nossos adeptos estejam "enjaulados" quando do outro lado estão marmanjos que, esses sim, deviam estar na jaula - e não era só durante 90 minutos. Bastava os tribunais, em Portugal, funcionarem!

É com sinais destes que facilmente se percebe que, hoje em dia, a nossa equipa já não mete medo a ninguém.

Obviamente, já perdi todas as esperanças nesta época. Aliás, para mim, vencer a Liga este ano é tão impossível como vencer a Taça de Portugal do ano passado. A fazer fé na comunicação social, não há (não havia) volta a dar, estamos (estávamos) condenados e o Destino está (estava) traçado. As profecias vão (iam) sendo feitas diariamente nas páginas do jornais. Onde é que eu já vi este filme?

Na quarta-feira, liguei por acaso na televisão pública(?). Estava a dar a Grande Entrevista onde, por azar dos azares, falava o patrão da pneumática. Qual foi o meu espanto quando, no final do programa, vi a jornalista pedir para o Orelhas lhe dar uma entrevista na véspera da final da Champions onde, segundo a jornalista da televisão pública(?), os lampiões irão marcar presença este ano. Promessas patéticas sobre a Champions? Hmmm... Esperem lá... Onde é que já vi este filme?

Neste momento, a crítica é unânime em reconhecer que o Porto se reforçou mal. Contratámos o melhor lateral jovem do Brasil, um dos melhores médios de sempre e um avançado que marca golos. De facto, não há razões para acreditar nesta equipa. Do jogo contra o Setúbal, ficaram duas ideias contraditórias na cabeça de todos os Portistas. Por um lado, dava a sensação que Lucho está no plantel desde o início da época. Por outro lado, dá ideia que o Porto precisou do Lucho desde que a época começou.

Na verdade, os cincos pontos "apaixonados" que nos separam da liderança são impossíveis de reverter, principalmente depois das declarações de uma personagem chamada João Rosado. Sim, caros amigos Portistas, falo-vos desse comentador que disse que o Danilo devia jogar a avançado e que o Lucho estava acabado para o futebol. Obviamente trata-se de uma pessoa doente e que deve ser bem remunerada dada a coragem que é necessária para produzir atoardas deste calibre perante todo o país e depois ainda conseguir sair à rua sem um saco de serapilheira na cabeça.

Ouve também quem dissesse que íamos ter que esperar muito tempo para ver Janko marcar um golo. De facto, 67 minutos é um eternidade.

A verdade é que as coisas estão complicadas, especialmente se este "colinho" a que temos assistido continuar como até aqui. Ainda hoje, todos ouvimos perplexos JJ dizer que o Nacional só acabaria o jogo com 11 jogadores se "jogarem apenas". Quer isto dizer que se o Nacional quiser "ganhar" em vez de "apenas jogar", já não poderão acabar o jogo com 11 jogadores? Há coisas que nunca mudam no clube do antigo Regime. Certamente que Luiz Alberto, jogador do Nacional que há um ano atrás foi agredido em pleno relvado pelo treinador dos lampiões, acolheu com agrado estes apelos à "não-violência" de JJ.

Esperem lá! Um campeonato em que os lampiões acabavam sistematicamente os jogos em superioriade numérica. Hmmm... Onde é que eu já vi este filme?

Esta semana, a imprensa do Regime fez também amplo destaque do modo com os jogadores mais experientes dos lampiões receberam o marido da Floribella no balneário. Reparem que podia ter sido noutro sítio qualquer, mas a imprensa centralista diz que o rapaz foi "acolhido" nos banheiros pelos mais experientes do plantel. Tratando-se de um ex-casapiano, acho que não preciso de dizer mais nada.

Hoje à tarde, o pasquim de Vítor Serpa, noticiou que a direcção do City avisou os seus adeptos para terem cuidado com os carteiristas no Porto. Alguns portistas ficaram indignados com isto, mas eu compreendo perfeitamente esta atitude. A verdade é que de facto costuma haver muitos assaltos no Porto, nomeadamente quando vêm cá o Bruno Paixão ou o Duarte Gomes. Quem nos garante que esses dois ladrões não vão ao Dragão na quinta-feira? Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Depois do nosso jogo com Vitória de Setúbal, houve quem dissesse que aquele não foi o teste mais exigente. A aturada crítica portuguesa declarou que aquilo não foi um verdadeiro teste ao "novo" FC Porto. Segundo alguns jornais, o verdadeiro teste será o próximo jogo com U. Leiria. Como estou habituado a desconfiar da imprensa centralista, fui ver por mim próprio a tabela classificativa para analisar a situação do nosso próximo opositor - ou, como dizia Querido Manha, o verdadeiro teste ao FC Porto. Qual foi o meu espanto quando, ao olhar para a tabela do campeonato, constato que o U. Leiria está em último lugar e tem exactamente os mesmos pontos que o V. Setúbal, o mesmo goal-average (-15 golos), tendo inclusive mais 4 golos sofridos. Para quem disse que o jogo do Setúbal não serviu para nada, talvez possamos também passar este já à frente, não? Mas isto já se sabe como é: se ganharmos a imprensa dirá que foi mais um jogo a brincar, se perdermos foi o derradeiro teste para treinador e jogadores. Como é óbvio, esperemos que vençamos cabalmente a U. Leiria, nem que seja para ter o prazer de ouvir os comentadores afirmarem que este ainda não foi um verdadeiro teste ao "novo" Porto. Pelos vistos, só quando perdemos é que é "a sério". Felizmente, nos últimos anos, é raro termos um jogo "a sério".

Saudade!

Quem acompanha as minhas crónicas sabe do grande amor que sempre tive por Fucile e pelas suas inegáveis qualidades enquanto lateral que não sabe fazer um cruzamento. É por isso que lamento e choro a sua saída para o Santos. Agora vamos ter que levar com um tal de Danilo que, vejam só!, para além de defender, também ataca que é um encanto e cruza quase tão bem como o Palito. Que saudades, Fucile! Espero que um dia regresses ao Dragão mas, se possível, depois de já teres acabado a carreira - só para ter a certeza que não voltas na condição de jogador! Um forte abraço deste teu admirador incondicional! Agora, vou lavar a cara, beber um copo de água e ver o vídeo da tua exibição contra o Arsenal há dois anos só para ver se consigo conter as lágrimas de tantas saudades!

Pedro Proença, o Super-Homem!

Em Portugal, de facto, temos os melhores árbitros do mundo. No Euro 2012, iremos ser representados por um menino chamado Pedro Proença que sozinho conseguiu meter o Sporting na final do Jamor. Impressionante. "Ó Proença, como é que conseguiste meter esta equipa de pernetas que não vale a ponta de um chavelho a ganhar?", pergunta Mingos a Proença. "Um penalty, uma expulsão do melhor jogador deles, foras-de-jogo mal tirados, amarelos aos centrais adversários, também esperar que o guarda-redes adversário se lesione e, para finalizar, uma dualidade de critérios assombrosa. Aqui tens a táctica para os próximos jogos!", responde Proença a Mingos.

4 comentários:

  1. Ao lembrar-me de tão maravilhoso jogo/jogador também não conseguí conter as lágrimas. Que regresse bem depois de terminar a carreira!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que está lá essa tal rede, para nos proteger dos very lights que os vermelhos costumam atirar para os adeptos adversários.

    ResponderEliminar
  3. Excelente cronica,além de jocosa e bastante assertiva é um resumo da verdade desportiva,ou de como os porcos do pasquim "a bola" vêm o futebol.
    Quanto ao colo desde o estorilgate que não via nada assim.
    Biba o porto carago


    eidapi

    ResponderEliminar
  4. Tudo muito bem resumido.Cumprimentos

    ResponderEliminar