26 fevereiro, 2012

Importância relativa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Depois de ter coligido exaustivamente o que a comunicação social do Regime escreveu sobre o Porto nos últimos tempos, cheguei a uma conclusão que me parece interessante. Quando o FC Porto ganha e joga mal, os jornais e comentadores escrevem "O FC Porto ganhou, mas jogaram mal". Quando, pelo contrário, o FC Porto joga bem mas perde (como aconteceu esta semana com o City), os jornais e comentadores escrevem "O FC Porto jogou bem, mas perdeu". Reparem como a adversativa ("mas") é sempre colocada imediatamente antes do aspecto negativo com o intuito de o realçar.

Por exemplo, é raríssimo (senão impossível) ouvir um jornalista dizer "O FC Porto jogou mal, mas ganhou" ou "O FC Porto perdeu, mas jogou bem". A importância da exibição versus resultado no debate do futebol português, flutua conforme o FC Porto consegue uma ou outra. Acho que isso dá bem nota da nossa grandeza. Se conseguimos uma boa exibição com um mau resultado, nessa semana, os jornais decretam que o mais importante no futebol são os resultados. Se conseguimos um bom resultado com uma má exibição, nessa semana, é estabelecido que, no futebol, o espectáculo é que conta. Esta temporada, ainda não houve uma única semana em que aquilo que nós conseguimos fosse ao arrepio do decretado pelos pasquins do Regime.

E quando finalmente conseguimos conciliar uma boa exibição com um bom resultado? Nessa semana, a questão essencial é encher capas com "eventuais" contratações de pseudo-craques por parte dos clubes da Segunda Circular - jogadores esses que, quando são bons, até acabam por vir para o Porto.

Mais um labrego no comentário futebolístico

Esta semana, ficou também marcada pelo aparecimento de um sabujo da Reboleira, que promete dar cartas no panorama do comentário futebolístico nacional. Chama-se JJ e conseguiu um 2 em 1 notável, só ao nível dos maiores labregos: fez a antevisão do Académica-Benfica, enquanto fazia o rescaldo do Manchester City-FC Porto. Ao contrário do que possam pensar, não é minha intenção censurá-lo por isso. Aliás, tendo em conta o seu mais que previsível despedimento no final da época, parece-me uma excelente ideia que se comece já a habituar ao papel de comentador desportivo. É como dizia o outro: quem sabe fazer coisas, faz, quem não sabe, comenta.

Referindo-se ao nosso jogo com o City, JJ disse que "esperava uma eliminatória mais equilibrada". Em primeiro lugar, constatar que o treinador dos nossos rivais tinha esperanças a nosso respeito. Depois, em nome de todos os Portistas, queria pedir desculpas ao treinador dos lampiões por não termos sabido corresponder às expectativas que depositava em nós. Aliás, todos os Portistas estão desolados por a nossa equipa não ter sido capaz de corresponder à confiança de JJ. Não era nossa intenção desiludi-lo.

Ficamos também a saber que "todas as equipas queriam estar no lugar dos lampiões". Sim senhor, é verdade e confirmo. Afinal trata-se de um clube que não ganha nada há quase dois anos, está a um passo de ser eliminado da Champions (uma mera questão de tempo), já foi eliminada da Taça de Portugal e a poucos dias de perder a liderança no campeonato? É impossível imaginar um clube que não quisesse estar nesta situação.

Para finalizar e em jeito de retribuição da confiança que depositou no FC Porto, prevejo um futuro brilhante de comentador para o treinador dos lampiões. Aliás, a única coisa que lhe falta é umas aulas básicas de português do género daquelas que os imigrantes ucranianos fazem à pressão para conseguir o passaporte. Ah, já agora, um conselho de amigo. Não escolha o mesmo professor que o jagunço do JVP. Para quem nunca teve o privilégio de ler, as crónicas de João Pinto n'O Jogo são uma espécie de Teste de Rorschach: de cada vez que uma pessoa olha para lá, descobre um erro ortográfico diferente. É maravilhoso. Enquanto jogador, este labrego dedicava-se a espancar árbitros; enquanto comentador, dedica-se a espancar a Língua de Camões. Sempre apreciei a coerência.

4 comentários:

  1. Boas!

    1º - Quando dizes: "Afinal trata-se de um clube que não ganha nada à quase 2 anos" MENTIRA! Ganhamos em Abril de 2011 a Taça da Liga (apesar de contar pouco, admito, é uma competição oficial)

    2º - "está a uma passo de ser eliminado na Champions" TALVEZ, ainda assim estamos lá, ao contrário de vós, que nem se aguentaram na Liga Europa...

    3º - "já foi eliminada da Taça de Portugal" ESTA É MUITA BOA! Também vós :)

    4º - "está a poucos dias de perder a liderança" NÃO TE ESQUEÇAS QUE NA LUZ TEMOS 10 JOGOS, 10 VITÓRIAS...

    PS: Não vim aki ofender ninguém, até gosto do blog, mas neste caso perderam a razão...

    ResponderEliminar
  2. sabes pk e k tens 10 jogos 10 vitorias? porque o campeao ainda n foi ao galinheiro! ate sexta amigo ;)

    ResponderEliminar
  3. Um lampião que gosta deste blogue? Isso quer dizer que andamos a fazer mal o nosso trabalho!

    1- Para mim a Taça da cerveja não existe.
    2- Ó lampião anónimo, o que o mostrengo disse foi que " todos os clubes" queriam na vossa posição. Repito, o sabujo disse "todos". Tira a merda dos olhos e lê bem: " todos".
    3-Vai para ganda puta que te pariu!

    ResponderEliminar