13 fevereiro, 2012

Com James, deu poker nos últimos 25 minutos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Porto 4-0 UD Leiria

Liga 2011/12, 18.ª jornada
12 de Fevereiro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 27.829 espectadores


Árbitro: Rui Silva (Vila Real).
Assistentes: Álvaro Mesquita e Bruno Trindade.
Quarto árbitro: Fernando Lopes.

FC PORTO: Helton; Danilo, Maicon, Mangala e Alvaro; Fernando, João Moutinho e Lucho; Varela, Janko e Hulk (cap.).
Substituições: Varela por James (60m), João Moutinho por Defour (80m) e Hulk por Djalma (84m).
Não utilizados: Bracali, Cristian Rodríguez, Sapunaru e Alex Sandro.
Treinador: Vítor Pereira.

UD LEIRIA: Oblak; Manuel Curto, Haas e Edson; Ivo Pinto, Marcos Paulo (cap.), Ogu e Shaffer; Robinho, Bruno Moraes e Elvis.
Substituições: Bruno Moraes por Tiago Terroso (53m), Robinho por Luís Leal (61m) e Elvis por Djaniny (70m).
Não utilizados: Luiz Carlos, Rúben Brígido, Marco Soares e Cacá.
Treinador: Manuel Cajuda.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores: Janko (66m), James (74m), Alvaro (86m) e Maicon (89m).

Cartões amarelos: Varela (27m), Janko (60m), Alvaro (79m) e Ogu (88m).
Cartões vermelhos: Shaffer (48m)

Vítor Pereira contou com o Hulk, que regressou aos relvados depois de ter ficado afastado quase um mês devido a lesão, na equipa inicial, e manteve a aposta nos reforços de inverno, Marc Janko e Lucho González.

O FC Porto entrava para este encontro com a obrigação de ganhar para manter distâncias para para o 1º e 3 classificado respectivamente, que já tinham vencidos os respectivos encontros desta 18.ª jornada.

Na antevisão a este desafio, o treinador do FC Porto elogiou o futebol positivo desta União de Leiria, orientada por Manuel Cajuda. Algo que, Vítor Pereira se deve ter arrependido de ter dito logo após o apito inicial do encontro no Estádio do Dragão.

A linha defensiva da União de Leiria era constituída por seis, por vezes sete, homens, algo que dificultou (e muito) a tarefa dos jogadores portistas.

No entanto, a ausência de golos na primeira parte não se justificou apenas com a muralha leiriense. Marc Janko, pouco móvel durante o jogo, falhou duas oportunidades claras de golo para o FC Porto, mais duas na segunda parte antes de marcar o primeiro golo.

O segundo tempo começou com a expulsão de Shaffer aos 48 minutos, depois de uma entrada dura do defesa dos leirienses sobre João Moutinho, pondo a equipa orientada por Cajuda a jogar com dez elementos e tornou-se ainda mais defensiva.

O FC Porto continuou a pressionar a equipa adversária, que praticamente jogou apenas no seu meio-campo na segunda parte, e conseguiu chegar ao golo aos 64 minutos. James Rodríguez tinha acabado de entrar para o lugar de Varela e foi o colombiano que desbloqueou o caminho para o golo portista. Janko só teve de empurrar.

Um minuto antes do primeiro golo, os portistas reclamaram uma grande penalidade por falta sobre Hulk mas o árbitro Rui Silva mandou seguir.

Com James em campo, a fazer toda a diferença na fluidez de jogo portista, o extremo colombiano completou na perfeição o remate de Lucho defendido por Oblak, fazendo o segundo golo do FC Porto.

Alvaro Pereira e Maicon fizeram os outros dois golos do FC Porto em dois minutos, carimbando uma inesperada goleada, com uma duração de apenas 26 minutos.

Segue-se, na quinta-feira, o Manchester City para a Liga Europa.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: "O primeiro golo desbloqueou o jogo"

O primeiro golo foi o momento-chave da partida para Vítor Pereira. Tudo mudou a partir de então, incluindo o ritmo da partida e a capacidade de resistência do adversário. De acordo com o treinador dos Dragões, o remate certeiro de Janko teve um efeito desbloqueador, ao ponto de ter conduzido o campeão à goleada, que poderia ter sido bem mais expressiva.

Golo libertador
"Enquanto na primeira parte o adversário esteve organizado, com linhas baixas e compactas, a conceder poucos espaços, foi tudo mais difícil. O primeiro golo desbloqueou o jogo e chegámos ao quarto golo com naturalidade. Se o primeiro golo tivesse acontecido mais cedo, o jogo teria ganho velocidade igualmente mais cedo."

Recuperação de Hulk
"O João Moutinho saiu mais cedo porque levou aquela pancada na perna e o Hulk porque vem de uma lesão prolongada. Para quem esteve parado tanto tempo, o Hulk fez um bom jogo. Nunca vi ninguém com capacidade para recuperar tão depressa, até de jogo para jogo."

Mais golos
"Quisemos fazer um jogo de toque, ritmo e acelerações, quisemos imprimir um ritmo forte desde o início, mas o adversário esteve sempre muito fechado. Poderíamos ter conseguido mais golos."



RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. Boas noites a todos os portistas , continuo desiludido em relacao a este treinador que nao da chances ao iturbe e prefere por o varela ou o cristian rodrigues a jogar ja pra nao falar no djalma que ano passado fez grandes jogos no maritimo e este ano nao se ve qualidade nenhuma eu lamento mesmo.Boas noites a todos e um bom futebol

    ResponderEliminar
  2. Primeira parte de baixo nível do FC Porto. Espero que na segunda parte o porto seja mais incisivo nos ultimos 30 metros. Está com um futebol muito lento. Mais uma vez varela uma autentica nulidade. Esperemos para ver

    ResponderEliminar
  3. Acho graça aos comentários: estavam a ver na sportv , não estavam? - não têm cabeça para pensar? tudo o que o dhoze diz é que é a verdade?

    ResponderEliminar
  4. Demorou a abrir a lata! Um FC Porto lento e com um jogo pouco definido, não soube suplantar um Leiria que abdicou do meio-campo para construir uma muralha – defendeu com 10 sempre nas imediações da grande área. Varela (irreconhecível… porque é que Vítor Pereira insiste?) deu lugar a um James que, reconhecidamente, tem classe que vai fazer dele um dos maiores jogadores na Europa. James ajudou a abrir a lata e tornou profícuas as boas exibições de Mourinho e Lucho. Estes parece que jogam juntos há muito tempo. Eu bem disse que poderiam fazer uma grande dupla! Bom desempenho também de Maicon e Mangala (gosto muito deste central, um grande jogador). Hulk: nem parece que esteve parado. Primeira parte de alto nível e esperemos que expluda diante do City. Houve um penalty flagrante (tive a possibilidade de o verificar em várias repetições na televisão, o árbitro não…) que não foi necessário mas… poderia ser. Helton não fez uma defesa… Era assim que o ranhoso Cajuda queria fazer a vida negra ao FC Porto?! Só se fosse para o 0-0.

    ResponderEliminar
  5. 25 minutos de classe e restantes de longo bocejo! Somaram-se 3 pontos, houve goleada, houve golo de Janko, e terminou-se em beleza!
    Venha agora o City! Não vai ser pêra doce!

    ResponderEliminar
  6. Não gostei que se tivessem dados 55 minutos de avanço, jogando lentamente e sem grande capacidade de pressão… 1ª parte e início da 2ª num ritmo muito baixo, total domínio, boa troca de bola, mas poucas oportunidades de golo…
    A partir da entrada de James (devia ter sido titular) o jogo mudou completamente e viu-se um FC Porto dinâmico, rápido, com boas jogadas de entendimento e 4 golos a dar cor a um resultado importante para manter a perseguição à liderança…
    Quanto ao Leiria, não fez um único remate à baliza em 90 minutos… Que me lembre, o Helton nem a um cruzamento foi obrigado a sair, só reposições de bola… Sinceramente, não vejo isto em nenhum outro campo do país… E já não é a primeira vez que vejo uma equipa no Dragão abdicar completamente do ataque, simplesmente não passar do meio-campo, nem rematar… E VP tem obviamente de saber que vai ser assim em 90% dos jogos e que a abordagem tem de ser outra (diferente do jogo de hoje)… Com níveis elevados desde o 1º minuto, rapidez, dinâmica e risco… Porque se uma equipa abdica de passar do meio-campo (como 90% das equipas no Dragão) então só há uma solução, é pressionar alto, e rapidez nas saídas para o ataque… E isto o FC Porto não fez na 1ª parte…. Deveria obviamente ter feito…
    No entanto, esta é uma vitória importante para o campeonato, sendo uma boa resposta à derrota de Barcelos… Até à visita ao galinheiro não podemos perder mais pontos… Mais que isto, temos de demonstrar grande força e vontade para que os adversários percebam que o grande FC Porto está de volta… Temos de ser esmagadores, ganhar de goleada e convencer com boas exibições… Para depois chegar à decisão do galinheiro em boa forma, e consequentemente com boas hipóteses de retirar de lá um bom resultado… No fundo, multiplicar os bons 30 minutos finais do jogo de hoje por mais tempo…

    ResponderEliminar
  7. boas bibo atao ta-se outra vez a brincar ha defesa na semana de europa vira-se os centrais tou pa minha vida depois tipo com lucho nao sabe onde encaixar james no11 sem ser extremo porque ele nao e faz-me lembrar o anderson quando se comecou impor com o enjoado nao sabia a onde o ia por a jogar vale que os mouros o arrumaram ficou pai mais aliviado o enjoado ferreira

    ResponderEliminar
  8. Este jogo resume-se ao antes e depois, de James claro.

    Foram 60 minutos desperdiçados, com futebol pouco inspirado e nada prático, frente a uma equipa acantonada na sua área.

    Vítor Pereira reconheceu no final que o jogo estava a pedir a entrada de James! Porquê esperar uma hora?

    Sendo certo que o FC Porto ficou a dever a si próprio o facto de ir para as cabines com o resultado em branco (Janko desperdiçou um golo cantado) a verdade é que com a entrada do colombiano tudo se modificou.

    Apareceram os espaços (e não foi pela justa expulsão do mouro emprestado, as oportunidades em catadupa e os golos. A equipa transfigurou-se.

    Aquilo que estava a ser difícil tornou-se fácil. Foram quatro golos mas poderiam ter sido o dobro.

    De resto, uma equipa que joga como o Leiria de Cajuda jogou deveria ter sido derrotada por 10-0.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. caríssimas(os),

    eis só eis o meu estado de espírito para hoje:

    «amo-te FC Porto»!

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  10. Absurdamente ou talvez não foi uma 1ª parte igualzinha ao jogo de Barcelos, só que sem paixão a atrofiar...
    Quanto ao VP já disse tudo o que tinha a dizer e para o bem e para o mal é o nosso treinador! Há que apopiá-lo nem que seja com assobios de vez em quando!

    ResponderEliminar