20 fevereiro, 2012

Entrada a ganhar mantém perseguição ao líder!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Vitória Setúbal 1-3 FC Porto

Liga 2011/12, 19ª jornada
19 de Fevereiro de 2012
Estádio do Bonfim, em Setúbal


Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre).
Árbitros assistentes: José Braga e Valter Rufo.
Quarto árbitro: Luís Catita.

VITÓRIA DE SETÚBAL: Ricardo; Ney Santos, Ricardo Silva, Amoreirinha e Miguelito; Djikiné, Hugo Leal, Bruno Amaro e Neca; Targino e Meyong.
Substituições: Neca por Bruno Gallo (37m), Djikiné por Rafael Santos (46m) e Targino por Severino (85m).
Não utilizados: Diego, Igor, Tengarrinha e Gonçalo.
Treinador: José Mota.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho; Hulk, Janko e Varela.
Substituições: Lucho por Defour (59m), Hulk por Rodríguez (67m) e João Moutinho por James (67m).
Não utilizados: Bracali, Djalma, Kléber e Maicon.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 0-2.

Golos: Janko (3m), Fernando (26m), Meyong (75m), Varela (79m).

Cartão amarelo: Ney Santos (14m), Amoreirinha (22m), Sapunaru (69m), Otamendi (74m) e Bruno Amaro (82m).

De regresso à Liga Portuguesa após derrota a meio da semana com uma das melhores equipas do mundo, era imperial ganhar fora, num jogo teoricamente acessível, mas no qual precisávamos do melhor Porto.

O treinador Vítor Pereira promoveu algumas alterações no 11 inicial, umas forçadas, outras por opção. Após a lesão de Danilo e com o regresso dos centrais habituais, todos pensavam que Maicon regressaria à lateral direita, mas VP surpreende toda a gente e recoloca alguém de raiz nessa posição, Sapunaru. Na lateral esquerda, alteração forçada por 5º amarelo de Álvaro Pereira e a estreia a titular na Liga de Alex Sandro.

Entrada forte, com um Porto rápido, dominador a aproveitar as debilidades defensivas e intranquilidade do Setúbal, que tinha José Mota a comandar pela 1ª vez a equipa da casa.

E logo aos 3 minutos, Moutinho tira bem um adversário da frente e no corredor direito cruza tenso para o coração da área, onde Janko, a libertar-se bem dos centrais finaliza bem de cabeça para o 0-1 no jogo. Janko iguala record de Mário Jardel com jogos seguidos a marcar no campeonato após estreia.

A posse de bola era quase toda nossa, embora com circulação não muito rápida, os apoios ao portador da bola encontravam-se facilmente e a aceleração dos movimentos fazia-se apenas em zonas já próximas da área sadina. Exemplo disso foi a jogada que depois permite um grande remate de ressaca de Moutinho para uma grande defesa de Ricardo (esse mesmo… de Scolari!).

Passava o minuto 26 quando o bombeiro Fernando recupera uma bola no meio-campo, entrega em Hulk e faz um movimento simples de passe e desmarcação muito fácil com o nº12 a colocar na corrida do nº25 e este na saída de Ricardo coloca no fundo da baliza.

Até final da 1ª parte, o jogo manteve-se na mesma toada, só dava Porto, mas as decisões não eram as melhores e Hulk muito complicativo neste capítulo não acertava nas decisões. Moutinho pegava no jogo azul-e-branco, juntando a Fernando para transportar a bola ou fazê-la chegar aos homens da frente. Para a 2ª parte pedia mais alguma velocidade e decisões mais simples e eficazes, pois era jogo para goleada de mão cheia.

Reinício do jogo com menos bola da parte da nossa equipa. Troca de bola lenta, a deixar correr o tempo e apenas quando o espaço aparecia e bola era lá metida nos corredores para Hulk ou Varela meterem velocidade. O facto de haver uma viagem a Inglaterra a meio da semana, deverá ter sido decisiva para não haver jogo com mais intensidade. Mas podíamos ser aproveitado para dar minutos a Iturbe e com ele era velocidade garantida, dando descanso a alguns jogadores.

A 1ª alteração (58’) foi no sentido de dar descanso a Lucho por troca com Defour e assim refrescar o meio-campo. Os minutos seguintes foram do mesmo marasmo até as próximas alterações, minuto 66. Saídas de Hulk e Moutinho, com entradas de Rodriguez e James. Velocidade teria, mas mais um jogo em que Iturbe não é utilizado, nem no banco estava sentado. James entrou para jogar nas costas de Janko e Rodriguez para ocupar o lugar de Hulk, que de incrível só teve a quantidade de bolas perdidas e más decisões.

Aos 74minutos, golo de livre directo em zona frontal já perto da área. Falta de Otamendi e Meyong a fazer um grande golo. Castigo justo para a nossa equipa, que deixou andar o relógio como quem vê um cortejo de carnaval.

Passados 4minutos, quando parecia que íamos sofrer até final, eis que uma jogada com cabeça, tronco e membros acaba na baliza de Ricardo pela 3ª vez. Movimento de ruptura na linha final de Rodriguez e como deve ser, cruzamento atrasado na marca de penalty, Varela a subir de rendimento, faz o 1-3 para o Porto, resultado que se viria a manter até final, apesar da bola no ferro de Sapunaru.

Vitória importante, sem dificuldade, serve também para pressionar o rival que tem um jogo complicado amanhã.

P.S. Hoje inventei e escrevi no decorrer do jogo... espero que não tenha erros :p

Notas positivas: 3 pontos fora, boa entrada no jogo a definir desde logo o vencedor da partida; mais um golo de Janko que podia ter feito mais.

Notas menos boas: Baixa intensidade de jogo, ritmo lento, num jogo que podia ter sido de goleada.

Melhor em campo: Moutinho. Esteve em tudo o que mexeu com o jogo.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: "Gostei da equipa, da atitude e do jogo"

Na entrevista rápida após a vitória por 3-1 no terreno do Vitória de Setúbal, Vítor Pereira mostrou-se satisfeito com o jogo portista, mesmo admitindo que a primeira parte foi mais conseguida. O treinador identificou a relva como um obstáculo adicional que os Dragões tiveram de enfrentar, mas sublinhou que o objectivo essencial, a conquista dos três pontos, foi cumprido.

Entrada forte
“Entrámos bem no jogo e fizemos o 2-0, numa boa primeira parte. Na segunda, tentámos poupar alguns jogadores e o cansaço e a fadiga começou a sentir-se. A relva também não permitia uma grande circulação de bola e a segunda parte não foi tão bem conseguida. Gostei da equipa, da atitude e do jogo.”

O ritmo possível
“A relva estava irregular, não estava cortada, e por isso havia altos e baixos, o que origina ressaltos. Com uma relva assim não se consegue acelerar, porque não se consegue jogar de primeira, são precisos dois ou três toques para dominar a bola. Jogámos também no ritmo que nos interessou em função do jogo que vamos ter na quarta-feira. Tivemos muito pouco tempo de recuperação, mas acho que fizemos um bom jogo. O importante era somarmos os três pontos e continuarmos a perseguir os nossos objectivos.”

Moutinho e o título
Antes de Vítor Pereira, o médio João Moutinho também prestou curtas declarações sobre a partida: “Esta era a vitória que ambicionávamos. Precisávamos de um bom resultado para manter intactas as nossas aspirações ao título”.



RESUMO DO JOGO

13 comentários:

  1. O FC Porto fez um jogo regular, embora na segunda parte o ascendente ante o adversário se tenha atenuado.
    Janko já leva 3 golos em outros tantos jogos. Um ponta-de-lança está lá para isso, para aproveitar as oportunidades. Moutinho confirma que está numa grande forma, estupenda, ao nível da época transacta. Fernando é “aquela máquina” e pela sua extraordinária regularidade ao longo da temporada merece o epíteto de “O Maior”. Sapunaru… onde esteve ele? Por quê tanto tempo afastado da equipa? Pergunto porque não sei, não é para criticar quem quer que seja. Certo é que o romeno trouxe outra desenvoltura à ala direita. Hulk abusa e… irrita. O estatuto não lhe dá esse direito. Boa gestão do plantel a pensar na jornada europeia.

    Abraço.
    BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Uma nota quase offtopic mas sempre falas nisso no Topico :

    Á uma ou duas semanas li que o Iturbe teria comentado que ( e cito ) : "Estou farto de treinar e não jogar".

    Na altura pensei que fosse tabloide sensionalista. Mas será que o jovem acha-se ainda melhor que o Messi e nem quer aprender nada ? Será essa a razão de ultimamente nem no banco ?

    Espero bem que não. Mesmo que seja melhor que o Messi, "estar farto" para mim éra emprestar-lo a uma equipa da quinta divisão ( dimensão ).

    ResponderEliminar
  3. Tipico...vitória e mais 3 pontos, não há comentários!

    ResponderEliminar
  4. Ganhando e perdendo, comento sempre. Se estiveres atento, Pedro, tanto como estás aos jogos, poderás confirmar isso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sem Maicon, uma surpresa, talvez a pensar no jogo de quarta-feira, onde o brasileiro, com mais ritmo que Sapunaru - que atendendo ao tempo de paragens esteve bem e podia ter marcado... - será necessário e na estreia de Alex Sandro - quero ver mais e o jogo de quarta-feira vai ser um bom indicativo sobre o lateral brasileiro - em jogos da Liga Zon Sagres, no lugar do castigado Alvaro Pereira, o F.C.Porto entrou bem e logo aos 3 minutos adiantou-se no marcador. Jogada simples de Moutinho pela direita, cruzamento e no sítio certo, Janko - 3 jogos, 3 golos, é isso que se pede a um ponta-de-lança - carimbou.
    Se é verdade que ainda não havia uma tendência, parecia claro que a pressão a meio-campo e depois saídas rápidas para o ataque, parecia ser a forma pretendida para o Campeão resolver as dificuldades que esperava encontrar. A dar razão a esta teoria, o segundo golo: Fernando recuperou, deu, recebeu e marcou, coisa rara, mas merecida, de um jogador que tem sido dos melhores da equipa portista. Nos entretantos, entre o primeiro e o segundo golo, uma ou outra desconcentração defensiva - contra equipas mais fortes pagam-se caro...-, como cabeceamento de Mayong, por exemplo, e mais um penalty cristalino a favor do F.C.Porto que Paulo Baptista não assinalou. A ganhar por dois golos o F.C.Porto geriu e até ao intervalo só deu Porto. Mesmo sem forçar e num ritmo baixo, o Campeão dominou e controlou totalmente o jogo, com uma posse esmagadora, podia ter marcado mais um ou outro golo e nunca esteve em risco de sofrer. Tudo somado, talvez o 0-3 expressasse mais fielmente o que foram os primeiros 45 minutos.

    Na etapa completar nada de novo... Porto a dominar a seu belo prazer, gerindo e poupando, até que aos 60 minutos, Vítor Pereira a pensar no Manchester City, começou a rodar. Aos 60 minutos saiu Lucho, mais tarde, aos 68, saíram Hulk e Moutinho, para as entradas de Defour, James e C.Rodríguez. Mesmo com as alterações tudo continuou igual e só se alterou quando e sem fazer muito por isso, a equipa de José Mota diminuiu... mas como Varela - voltou a jogar bem -, passados apenas 4 minutos colocou novamente a vantagem portista em dois golos, o jogo ficou definitivamente decidido. Embora o marcador pudesse ter sido alterado, valendo uma excelente defesa de Helton e a barra da baliza sadina, para que o resultado final não tivesse mais um golo para cada lado.

    Em resumo:
    Quando uma equipa tem 5 pontos de atraso, sabe que só lhe resta ganhar e ganhar. Foi o quer o F.C.Porto fez esta noite. Conseguiu-o com naturalidade e tranquilidade e uma exibição que sem ser brilhante, foi suficiente para um triunfo claro e justíssimo.

    Notas finais:
    Uma palavra de apreço para os muitos portistas que se deslocaram ao Bonfim. Mesmo com a época a não correr como esperavamos e desejavamos, o apoio tem sido constante e isso merece ser destacado.

    O duo Valdemar Duarte, João Manhã, igual a ele próprio, mais uma vez não se aguentou - eu desisti aos 6 minutos quando um penalty, claro, de Ricardo Silva, corte com o braço na área, não mereceu nenhum comentário.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. numa época de "bochechos", hoje, foi dia de São Bitória sem espinhas, verdade seja dita, com aquela entrada a "ganhar", que é meio caminho andado para a garantia dos 3 pontos.

    Janko continua a facturar, afinal, o que se pede a um ponta-de-lança, Fernando continua a secar tudo o que se passa em seu redor, hoje até coroado com um golo à médio ofensivo (!), Alex Sandro e Sapunaru em bom plano (sobre este último, um dia, gostaria de perceber o porquê e quem o votou ao esquecimento dos últimos tempos?!), Varela em crescendo... e Hulk, que em mais um jogo, mais uma nódoa, para não variar!

    resta-nos fazer o nosso papel até ao final... ganhar, ganhar e ganhar... no final, fazem-se as contas!

    ResponderEliminar
  7. Uma vitória natural da melhor equipa… O FC Porto facilitou o jogo entrando forte e marcando cedo, algo fundamental nestes jogos contra equipas menores…

    Foi um FC Porto suficientemente competente e dinâmico para levar de vencida um fraco Vitória de Setúbal…

    A questão é que o Feirense só tem mais 2 pontos que este Vitória e o FC Porto não foi capaz de vencer-lhe em Aveiro… A questão é que o Braga ontem venceu o Gil Vicente 3-0 com uma perna às costas e o FC Porto não foi capaz sequer de ganhar um ponto em Barcelos… Para não falar do empate em Olhão frente ao poderoso Olhanense…

    E vem esta reflexão a propósito de quê, vem isto a propósito do meu receio neste tipo de jogos aumentar exponencialmente, devido às “condições psicológicas” que o plantel do FC Porto tem apresentado durante esta época… É que nos jogos fora frente a equipas fraquinhas (com todo o respeito mas são mesmo equipas fraquinhas!) o FC Porto tem-se mostrado tudo menos fiável… Perdemos 7 pontos (sim 7 pontos) frente a Olhanense, Gil e Feirense… E com o plantel que temos isto não deveria acontecer…

    Permitam-me a seguinte reflexão… Todos estamos de acordo que este ano têm sido cometidos muitos erros… Já todos refletimos sobre isto ao longo dos últimos meses… Jogadores fora de forma, erros da SAD, péssima atuação no mercado de transferências e o mais esmiuçado de todos os fatores: as asneiras do VP! Neste último aspeto não há portista que não saiba dizer exatamente aquilo que VP fez que não deveria ter feito, o jogador que deveria ter metido, ou a estratégia que deveria ter utilizado.

    Mas a grande verdade (e dada pelos números, esses cruéis e infalíveis indicadores) é esta: até Barcelos o FC Porto tinha apenas 2 pontos de desvantagem para o “melhor mais maior clube do mundo”… Depois daquela derrota (com paixão vermelha a ajudar), o FC Porto ficou com 5 pontos de desvantagem, o que é muito, mas não irrecuperável… o FC Porto tem a melhor defesa do campeonato, está a poucos golos do melhor ataque, perdeu pontos em 5 jogos (o 1º classificado perdeu em 3 jogos) e no caso de vencer o duelo direto pode ficar a apenas 2… E tudo isto num ano de muitos erros e asneiras… Concluo por isso que se um FC Porto cheio de problemas, erros e equívocos, está a 5 pontos da liderança, se estivesse num nível ligeiramente acima com certeza estaria à frente do campeonato… É isto que eu concluo…

    E como toda essa conversa o que quero dizer: quero dizer de forma bem clara, que é exagerado haver toalhas tiradas ao chão nesta altura da época no que ao campeonato diz respeito… Esqueçamos a taça de Portugal (que Jesualdo venceu em 2010 e mesmo assim foi posto na rua), a taça da liga (que nunca nenhum portista ligou nenhuma) e a liga Europa (nas ultimas 2 participações que tivemos ganhámo-la, caramba se dessa vez não ganharmos não acaba o mundo) e foquemo-nos campeonato… Estando num nível bom ganhamos com uma perna às costas a quase toda a gente nesta liga… Temos ossos duros de roer, essencialmente Braga e luz… Aí sim, a fibra da equipa terá de vir ao de cima… Ou VP e os jogadores entram para a história do clube vencendo esses jogos e dando um passo importante para o título (bastando claro ganhar às tais equipas fracas, e esperar que os encornado escorreguem pelo menos uma vez) ou então vai ser uma época para esquecer…

    PS: Caro Pedro Teles, mas não sabias que era assim? A notícia que é comentada não é o cão que morde o homem, mas sim o homem que morde o cão… E basicamente o FC Porto perder é o equivalente ao homem morder o cão, daí ser muito mais comentado e esmiuçado do que o contrário… E claro, falar mal e achincalhar é sempre e muito melhor e reconfortante do que vir apoiar com comentários nos momentos de vitória… Mas é o que digo sempre: estamos todos muito mal habituados… Se ganhássemos um campeonato de 10 e 10 anos (como os nossos 2 adversários) estaríamos em êxtase por só estar a 5 pontos da liderança e ainda como hipóteses de ganhar a taça da liga… Como estamos habituado a ganhar como quem muda de camisa, estamos em depressão…

    ResponderEliminar
  8. @Dragão Azul Forte sei que comentas sempre, como alguns outros estão sempre aqui seja qual for o momento da equipa! Abraço.

    @RCBC sei que isto funciona assim, mas foi só para reforçar a ideia, pois como dizes e bem, alguns só cá vêm para meter abaixo e quando as coisas correm mal. Até devem ficar tristes quando a equipa perde, mas enfim! Mais 3 pontos e se Deus quiser amanhã à noite estaremos mais perto da liderança!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia,

    Cumprimos o objectivo que era a vitória.
    Ter marcado cedo, permitiu gerir o jogo, que por vezes mais parecia um treino, tão baixo era o ritmo.

    Para portista ver, não foi um jogo agradável, mas vencemos com toda a justiça, e continuamos na luta pelo título.

    Hulk mais uma vez desiludiu. Muito trapalhão, individualista e sem poder de arranque, definitivamente a lesão afectou o seu ritmo de jogo.

    Grande jogo de Sapunaru, que ontem confirmou que o treinador pode e deve contar com ele.

    Alex Sandro teve uma estreia tranquila, embora lhe falte entrosamento com a equipa.

    Fernando o melhor elemento do FC Porto de à uns jogos para cá, está a realizar uma excelente época.

    Varela e Janko no ataque fizeram uma excelente partida.

    No meio campo Moutinho e Lucho são o motor da equipa, e só é pena Lucho ainda apresentar algumas debilidades físicas.

    Vamos continuar, até onde for possível, a acreditar que podemos dar a volta à classificação.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    ResponderEliminar
  10. Triunfo justo, claro e sereno num jogo onde a qualidade técnica esteve quase sempre ausente. Como gosto de bom futebol não gostei do jogo e não compreendo que nesta altura da época, a equipa com o maior orçamento do campeonato se permita oferecer este tipo de espectáculo.

    Para quando dois ou três jogos seguidos com índices técnicos à altura de um verdadeiro campeão?

    Começo a desesperar!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Tenho que dizer que estou a gostar muito do Alex Sandro.

    Será "impossivel" destronar o Alvaro Pereira, mas gosto, pelo menos da aparente, seriedade e concentração que apresenta nos jogos.

    Jogo concentrado, simples, sem tiques de vedeta. Parabéns !

    Se o Alex Sandro fosse lateral direito ou não tivessemos o A. P. ( :) mesmas iniciais que eu ) seria um dos grandes reforços :) .... na minha opinião claro.

    Sobre o jogo : jogo muito lento e com muitos erros. Muitos mesmo. Desde passes atrasados para o adversário como cada canto ou cruzamento de livre para a área , mete-me a tremer.

    O que leva a minha ideia : Este Porto, esta equipa, estes jogadores e MESMO este treinador têm muita classe. SIM TÊM ! Mas falta aquela estrelinha ... aquela diferença entre Hulk e Messi e Vitor Pereira e Guardiola. Mas a estrelinha talvez seja traduzida em experiencia. Ou foro psicologico.

    Desde o inicio da época que me relembro do jogo contra o Barcelona, onde vi jogadores muito certinhos tacticamente. Ainda hoje vemos, com Moutinho ou Lucho sempre a virem buscar a bola. Fernando sempre no sitio certo ( não é facil nem é simples, é dificil e é preciso muito trabalho tactico ).

    Mas depois estraga-se tudo com certas atitudes.

    Uma ideia que tenho : Se o Porto, este mesmo, estiver com a atitude certa em Manchester, temos grandes hipoteses. Mas o que acredito é que não vão ( não saberão ter nem os jogadores nem o treinador a criar ).

    Talvez daqui a uns 10 anos, com mais experiencia, VP seja um Treinador de elite.

    Não quero dizer criticas nem dizer mal, é apenas um desabafo de um Portista triste por que simplesmente adora esta equipa.

    ResponderEliminar
  12. Mais uma exibição descolorida de um Porto que está a precisar urgentemente da pré-época... Mas é só a minha opinião, cada um tem direito à sua.

    ResponderEliminar
  13. OLHA OLHA ... tanto se mencionou aqui os bai p´ró caralho e bai c'o caralho , que deu mesmo , e o flamante LIDER foi meswmo c'o caralho , e p'ró mesmissimo caralho !
    JÁ FALTA MENOS , alguem nos fez um jeitito , com xixtras e toda a merda! BAMOS ,MALTA ,QUE ISTO ANIMOU TUDO !

    Saludos, desta terra distante e com muito portista a torcer por Vcs !

    ResponderEliminar