23 fevereiro, 2012

Crónica de uma eliminação há muito anunciada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Manchester City 4-0 FC Porto

Liga Europa, 16-avos-de-final, 2ª mão
22 de Fevereiro de 2012
Estádio Cidade de Manchester, em Manchester
Assistência: cerca de 40 mil espectadores


Árbitro: Wolfgang Stark (Alemanha).
Árbitros assistentes: Jan-Hendrik Salver e Mike Pickel.
Quarto árbitro: Marco Fritz.
Árbitros assistentes adicionais: Florian Meyer e Deniz Aytekin.

MANCHESTER CITY: Hart; Richards, Kompany (cap.), Lescott e Clichy; De Jong e Barry; Silva, Yaya Touré e Narsi; Aguero.
Substituições: Barry por Milner (78m), Nasri por Dzeko (69m) e sdf por dfd (88m), Aguero por Pizarro (80 m).
Não utilizados: Pantilimon, Zabaleta, Savic e Balotelli.
Treinador: Roberto Mancini.

FC PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; Varela, Hulk (cap.) e James.
Substituições: Otamendi por Sapunaru (63 m), Varela por Rodríguez (63 m), James por Defour (80 m).
Não utilizados: Bracali, Tomás, Djalma e Kléber.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 1-0.

Golos: Aguero (1 m), Dzeko (76 m), Silva (84 m), Pizarro (86 m).

Cartão amarelo: Rolando (14 e 76 m), Lucho González (14 m), Otamendi (27 m), João Moutinho (30 m), Toure (67 m).

Cartão vermelho: Rolando (76 m).

O FC Porto estava obrigado a quebrar a sua maldição em Inglaterra para ainda sonhar com a continuidade na Liga Europa. Sem nunca ter vencido em solo inglês, a equipa de Vítor Pereira acabou goleada por 4-0 pelos ‘citizens’. Uma tarde inglória para os dragões, que não mereciam um resultado tão desnivelado.

A história da eliminação começou a ser escrita logo aos vinte segundos. Aguero aproveitou um erro clamoroso de Otamendi e fez o 1-0 ainda antes de se cumprir o primeiro minuto. Melhor era impossível para o City. E o que já era difícil, mais complicado ficou para o FC Porto.

Os campeões nacionais não se atemorizaram e lançaram-se no ataque. A ousadia teve o custo da imprudência e a defesa pagou com golos os espaços e erros concedidos a favor do ataque dos ‘citizens’.

Enquanto o FC Porto atacava, o City lançava venenosos contra-ataques, que faziam tremer sempre a defesa azul e branca. Yaya Touré, aos 15’, Aguero, aos 28’, e os dois jogadores, aos 40’, tiveram oportunidade de dilatar a vantagem, mas o resultado não se alterou até ao intervalo.

No segundo tempo, acentuou-se o perfil italiano da equipa de Roberto Mancini. Cínica e calculista, esperou pelos erros – demasiados, esta tarde – dos dragões. O FC Porto regressou com garra do intervalo, mas à medida que o tempo passava, crescia a impressão de que não haveria golos na baliza de Joe Hart. Aos 57’, James ainda o conseguiu, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

Aos 77’, o City concretizou as ameaças que já tinha deixado e Dzeko fez o 2-0, perante o desamparado Helton. O FC Porto ainda protestou um alegado fora de jogo do bósnio, mas a única consequência foi a expulsão de Rolando.

A jogar com 10, o descalabro tornou-se inevitável e David Silva e Pizarro, aos 83’ e 85’, elevaram para uma pesada goleada o adeus portista à Liga Europa, um título que defendiam da época passada.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: "Até ao 2-0 só deu FC Porto"
"Até ao 2-0 só deu FC Porto, com o City a tentar o nosso erro nas transições e na circulação de bola. Criámos oportunidades para marcar, mas também senti que muito dificilmente uma equipa portuguesa poderá ganhar uma competição destas em dois anos seguidos. Isso foi claro ao longo de todo o jogo. Houve um critério completamente desajustado e o resultado é uma mentira. É claro que sentimos o segundo golo, depois de tanto procurarmos o empate. O City acabou por golear num jogo em que nem sequer merecia ganhar. O campeonato está em aberto e nós vamos fazer pela vida."

João Moutinho: "Tivemos muito azar"
"Começámos a sofrer um golo aos 20 segundos de jogo, mas reagimos da melhor forma. Creio que o resultado é muito enganador. O Manchester City tem uma grande equipa e grandes jogadores, mas acho que fizemos tudo para passarmos aqui. Infelizmente, não tivemos a sorte de jogo, principalmente na segunda parte, em que conseguimos encostar o Manchester City lá atrás. E consegui-lo, no estádio deles, é algo de positivo. Saímos daqui com uma derrota pesada, com a eliminação da Liga Europa, mas demonstrámos que o FC Porto é uma grande equipa, que veio aqui discutir o resultado, mas teve muito azar."

Hulk: "Vamos aprender com isso"
"Sabíamos que íamos encontrar muitas dificuldades aqui, mas, infelizmente, sofremos um golo logo no começo do jogo. A equipa lutou, lutou e acabou por sofrer o segundo golo num lance em que houve falta sobre mim, mas o árbitro deixou jogar. Tentámos dar o máximo, mas não tivemos a sorte que o City teve. Vamos levantar a cabeça e aprender com isso. Vamos focar-nos no campeonato, vencê-lo e oferecê-lo aos nossos adeptos."



RESUMO DO JOGO

22 comentários:

  1. Antes de começar o jogo, digo desde já que a escolha de Maicon para titular me parece um erro de Vítor Pereira. For me, Sapunaru is the right man for the right side. Espero sinceramente estar enganado e que o Maicon faça um GRANDA jogo.

    Força Portoooooo!

    ResponderEliminar
  2. Levar um golo aos 20 segundos de jogo...contra o City e com uma eliminatória em 1-2... Que melhor começo poderíamos pedir...

    ResponderEliminar
  3. Escrevo aqui pela primeira vez, apesar de já seguir o blog há mais tempo, para partilhar o meu pensamento acerca deste jogo... É certo que uma derrota por 4 a 0 é muito pesada, mas vejo (nao aqui) por aí muita gente muito mais irritada com esta derrota do que quando perdemos em Barcelos... É certo que perdemos 4 a 0 mas jogamos bem! E demos indicios de que a jogar, olhos nos olhos contra equipas ditas grandes, conseguimos fazer frente. Agora, temos de aceitar as limitações que tinhamos e que criamos com o decorrer do jogo...
    Danilo e Janko de fora. Desde logo, o Porto vê-se privado de duas das peças mais importantes na recente melhoria do futebol praticado.
    Depois há aquele golo aos 19 segundos... Mas nem isso deixou a equipa vir abaixo, que passou os restantes 75 minutos em cima duma equipa que compraria qualquer jogador do Porto e teria dinheiro para comprar outro ainda...

    Nao quero com isto dizer que nao podiamos ter feito mais, mas atendendo aos erros que foram feitos no inicio da temporada (Saída de Falcao e não ter chegado o devido substituto), só agora é que o Porto está a encontrar um rumo (Janko), mas nao podemos contar com ele para a Liga Europa... A partir daí, tinhamos de ter a noção de que passar uma eliminatória contra um clube que só no ataque como finalizadores, tem Aguero, Dzeko e Balotelli e nós temos o Kléber, queriamos o que?

    Agora, perdemos o jogo, mas há que tirar boas ilações do mesmo. O meio campo do Porto foi mágico, o Hulk (a jogar onde devia), rendeu bem, e confesso-me confiante num grande resultado na Luz. Porque a jogar assim, com o Janko a finalizar as jogadas, temos boas hipoteses de vencer na Luz e vencer o Campeonato!

    Não vamos desistir malta! Hoje foi um dia triste para o Porto, mas das feridas de hoje, nascerão os campeões de Maio, temos de acreditar! SEMPRE PORTO!

    ResponderEliminar
  4. É uma vergonha humilhante. É uma humilhação vergonhosa mas que não deve surpreender.
    Pior para mim são as declarações do treinador mais medíocre que alguma vez passou pelo FCPorto. Qualquer um percebe que 4-0 não deixa margem para falar em injustiça, estão todos esquisitos?!!!?
    Desejo fervorozamente que o Porto vá à Luz ganhar nem que seja por meio a zero aos encornados, mas sinceramente.... no intímo acho que isso é tão provável como eu acertar esta semana no totoloto.
    Esperemos por melhores dias pois esta desgraça não há-de durar eternamente.

    ResponderEliminar
  5. Foi-se a Supertaça Europeia...
    Foi-se a Taça de Portugal...
    Foi-se a Liga dos Campeões...
    Foi-se a Liga Europa...

    Já só falta a ir Liga Portuguesa e a Taça da Lucílio para que cheguem à conclusão de que VP não tem categoria para treinar o FC Porto...

    Já sei que jogamos com o Man. City líder da Liga inglesa... e perdemos por 6-1... fizemos 25 minutos fantásticos no Dragão e mais uns quantos a espaços em Manchester... Muito pouco para o clube detentor do troféu que defrontava um outro que, tal como nós, foi eliminado da Champions esta época e pelo Dínamo de Kiev na Liga Europa da época passada.

    Há quem diga que tivemos muito azar em "calhar" com o Man. City, talvez... eu por acaso pensei o contrário tendo em conta que dos "não cabeça-de-série" éramos sem dúvida o clube mais conceituado actualmente... e não fomos cabeça-de-série porquê? Porque fomos eliminados da Champions por Zenit e Apoel, clubes aos quais não conseguimos vencer...

    Há quem acredite em milagres e a derrota dos miseráveis em Guimarães alimentou o sonho... mas eu tenho os pés na terra e com este treinador capaz de bater todos os recordes negativos não há que esperar muito infelizmente...

    Comecemos a preparar atempadamente a próxima época e a VP digo apenas que tenha carácter e se demita... quem sabe se a vitória na Liga não pudesse passar de sonho a realidade...

    ResponderEliminar
  6. UMA VERGONHA, não venham dizer: ai o PORTO jogou bem, não mercia perder 4-0 nem no conjunto das 2 mãos devia ter ficado 6-1... Pois meus amigos eu prefiro jogar mal e GANHAR! O que interessa é o resultado final, não as exibições... 4-0 é HUMILHANTE, nem contra o BARCELONA leva-mos 4! UMA VERGONHA!

    ResponderEliminar
  7. Foram 4-0 sim, mas vi uma equipa de garra, a lutar até ao fim que não merecia este resultado. Se tivéssemos sempre este Porto não teríamos desperdiçado a taça de portugal, muito menos teríamos esta desvantagem no campeonato. Que sirva para os jogadores perceberem aquilo que são capazes de fazer e para perceberem igualmente os adeptos que tem e que mesmo nestes momentos não se cansam de apoiar!

    Força Grande Porto!

    ResponderEliminar
  8. Não me apetece comentar,porque se comentasse tinha que comentar os comentários de alguns adeptos do nosso clube,que estão contra tudo o que o treinador faz,eu não venho aqui defender o treinador,mas culpar o Vitor Pereira por tudo e por nada é demais,se calhar também foi culpado por termos dois árbitros que apitaram sempre contra nós,tanto o turco como este alemão,não quero com isto dizer que a culpa da nossa eliminação foi deles,mas lá que ajudaram disso não tenho dúvidas,se calhar também deviam culpar o nosso treinador por nos ter saído em sorteio o lº classificado da premier ligue(inglesa),cujo orçamento dava para comprar 10 planteis do FCP.Meus amigos quer queiramos quer não os gajos são superiores e contra isso,pouco podemos fazer a não ser lutar com as armas que temos,e as que temos neste momento são de baixo calibre.
    Vamos mas é unir as nossas tropas contra o clube do regime.
    Viva o Porto
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  9. Eliminatória atípica!
    Resultado enganador.
    No jogo da 1ª mão auto golo , lesão de Mangala e lesão de Danilo, esta última decisiva pois obrigou alterações estruturais na defesa.
    No jogo de hoje lesão de Otamendi, expulsão de Rolando e 4 golos resultantes de perdas de bola e assistências para os adversários.
    A equipa fez 75 m de bom nível revelando carácter e bom futebol. Faltou o ponta de lança com que já poderemos contar a partir da próxima jornada.
    É necessário concentrar todos os esforços na Liga. Apesar do resultado desnivelado mostrámos ter equipa para ganhar em qualquer campo da Liga.
    É fundamental evitar os lapsos defensivos que comprometeram nesta eliminatória.
    É urgente que VP aposte na defesa que me parece mais sólida neste momento, com Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro.

    ResponderEliminar
  10. 0-4! Uma derrota humilhante.

    Antes do jogo: sinceramente, não acreditava que conseguíssemos a reviravolta na eliminatória (embora manifestasse uma ténue esperança);
    Após o jogo: sinceramente, não esperava tamanha goleada.

    O que está perdido, perdido está, irremediavelmente. Já foi muita coisa ao ar, esta época. Sem desculpas! Agora há que apontar baterias para o Campeonato; aí não há margem de erro e também não haverá desculpas para derrotas sejam elas por 1 ou por 4 golos. Eu sou do tempo das “vitórias morais”; depois habituei-me às vitórias reais, mas nunca, como nesta temporada, acreditei tão pouco na equipa. Jogar bem, como hoje, não chega. E ninguém me pode desmentir porque, a comprová-lo, está o resultado. O que fica de positivo é não termos de desperdiçar energias numa competição que, julgo, nunca ganharíamos com esta equipa (leia-se treinador e estrutura técnico-táctica e/ou alguns jogadores).

    Abraço.
    BIbÓ PORTO!

    PS: era para não comentar mais nenhum post do blogue. Mas cheguei à conclusão que isso seria dar um prazer a quem me quis chamar de “avozinho” (que não sou… ainda). Além de que seria dar legitimidade à interdição dos veteranos, dos adultos e dos… avós. E provimento à infantilidade.

    ResponderEliminar
  11. É incrivel esta direção assiste impávida e serena, à destruição de uma equipa de futebol, que é treinada por um preparador fisico. E não se trata de uma qualquer equipa, mas duma equipa que tem jogadores do gabarito de Hulk, Lucho, Mangala, Danilo, James, Moutinho, etc.... tenho pena, a esta hora estão os nossos adversários a rir de mais uma humilhação por terras de sua magestade.... E ninguém despede este incompetente..deviam ser pedidas responsabilidades a esta direção!

    ResponderEliminar
  12. Irresponsabilidade, incapacidade, mediocridade. Estas as grandes "virtudes" do clube do regime, infelizmente temos um treinador que nos coloca ao seu nivel, ou seja humilhados. Quem tem Guarin, Fucile, Helton, Palito, Iturbe, James, Hul Moutinho e Fernando e mais alguns razoaveis, nao tem que ser favorito em qualuer competiçao que entre? Grandes adeptos temos nos.

    ResponderEliminar
  13. Numa eliminatória, frente a uma equipa com potencialidades superiores, só uma réplica perfeita poderia alterar o rumo dos acontecimentos.

    O FC Porto actual, demonstrou uma vez mais, não ter «estofo» para discutir a nível externo. Se não foi capaz de se qualificar na Champions, num Grupo em que era o favorito...

    O jogo de Manchester mostrou uma equipa pouco solidária, que teve mais posse mas não a soube gerir. Caso para dizer muita parra e pouca uva.

    Erros primários ditaram os números da eliminatória: 6-1! Humilhante.

    Esta equipa é a imagem do seu treinador. Não consigo manter a confiança num elemento que tudo o que fez foi destruir o trabalho da época passada.

    Não me conformo com domínio de jogo aparente. O FC Porto jogou o que o Manchester deixou. Este treinador não serve.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Mais do mesmo.

    E nunca mais chega a pré-época.

    Sim, porque manter este incompetente é dar a época como perdida mesmo com os recentes sinais de fraqueza da concorrência.

    Equipa a jogar à Porto, vi eu ontem ao vivo em Águas Santas (vitória do nosso andebol por 29-24).

    ResponderEliminar
  15. Perder por 4/0 seja contra quem for, em quaisquer circunstâncias, é para um clube como o FC Porto muito mau.
    Dito isto não concordo com as opiniões extremadas que tenho visto. Talvez me insira no meio-termo delas, partilhando uma ideia que deriva de várias opiniões que tenho ouvido/lido relativamente ao jogo de ontem.
    Uma derrota por 4/0 nunca pode ser um bom jogo, uma boa exibição, nem algo que dignifique o clube. O próprio conceito de se perder 4/0 em si mesmo já encerra algo de muito negativo que é difícil de argumentar. Sofrer um golo aos 20 segundos, e logo após a expulsão de Rolando aos 77m, sofrer 2 golos de rajada engordando o score para 4 golos sem resposta é algo que deve fazer reflectir VP e seus pupilos, porque é algo de muito mau…
    Por outro lado, os restantes 75 m do FCP até não foram maus. Muita posse de bola, controlo e domínio do jogo, mas muito pouco acerto na hora de finalizar (o tal ponta-de-lança que falta!). O FCP não fez um jogo horrível como o resultado indica, no entanto não teve capacidade de fechar o jogo quando era necessário de modo a que o resultado não aumentasse…
    Mais importante que tudo é neste momento a focalização da equipa no que resta da época. E o que resta é basicamente (e a seguir da champions) o que de mais importante há a conquistar. O título é o principal objectivo e aquele para o qual os jogadores terão de se focalizar e trabalhar bem. Não pode ser uma derrota frente a uma equipa com orçamento de 350 M€ que nos pode influenciar no campeonato. Já perdemos de goleada em Inglaterra varias vezes nos últimos anos (Arsenal e Liverpool), e mesmo assim fomos campeões nessas épocas…
    Já passou, não foi bom, há que retirar as ilações e tentar emendar os erros… Agora é tempo de focalizar no objectivo mais importante: o campeonato! E 2 pontos de desvantagem são recuperáveis…

    ResponderEliminar
  16. Este resumo da televisão centralista é nojento e falso, quem não viu o jogo pensa que dançamos "o tango" com o city, mais do mesmo dos lados de carnaxide. Apesar do resultado enganador, o FCP dominou e para mim encantou, a continuar assim com esta exibição tenho fé no campeonato.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Quanto à questão das humilhações… Infelizmente em Inglaterra nos últimos anos têm sido várias as humilhações… Que me lembre, 3 goleadas com Arsenal e 1 com o Liverpool… Todas na era Jesualdo… Por isso, não me parece que o problema das goleadas em Inglaterra seja exclusivo de VP, começa a ser uma questão também psicológica…

    Humilhação maior foi perder por 3 golos em Barcelos e Coimbra… Essas sim grandes humilhações…

    No entanto, acho que não ganhamos muito em hiperbolizar a derrota de ontem… Talvez os adeptos do United quando levaram 6/1 em Old Trafford desse mesmo City não tenham exagerado tanto como nós estamos a fazer… Ou os do Arsenal quando levaram 4 em San Siro… Mais resultados de grandes equipas acontecem amiúde e em momentos menos bons que também acontecem…

    Esta derrota não belisca a grandeza do FC Porto na Europa… Nem me faz esquecer que das últimas 2 vezes que estivemos na Liga Europa, ganhamo-la…. Nem que já fomos 2 vezes campeões europeus nos últimos 25 anos…

    ResponderEliminar
  18. Se eu fosse lenhador diria:
    4 troncos na defesa, 1 cepo no banco, faltou o pinheiro no ataque.

    ResponderEliminar
  19. o nosso problema é que fruto das facilidades que temos no nosso campeonato pensamos que a nossa equipa vale mais do que realmente ela vale

    lá fora não há porreiraços tipo setúbal e outros.

    se por cá não houvesse equipas moles, se perdessemos alguns jogos, os nossos jogadores iam para a europa mais humildes, e compenetrados

    assim com as facilidades que temos por cá, alguns até pensam que são grandes craques

    grandes craques são o aguero e o balotelli

    PS- temos treinador ?»???

    ResponderEliminar
  20. a eliminatória estava já decidida desde 16Fev... e se não estava, jogando fora, defrontrando uma equipe ultra-milionária, saindo a jogar no apito do árbitro, e sofrer um golo aos 16 segundos, encarregou-se logo ali de ser dada a machadada final!!!

    o resto, são vitórias morais que valem ZERO à esquerda, e ilusões de quem sonhava ainda com milagres, logo numa época fértil em lampejos e bochechos.

    da Europa, já não reza a história... é partir para outra, internamente, porque bem ou mal, estamos na corrida e se nem ali se mostrar vontade férrea em ser-se feliz, então, não estamos assim-assim pró mal, estamos pessimamente mal.

    levantar a cabeça, cerrar os dentes e vamos a eles... que nem Dragões!!!

    ResponderEliminar
  21. A equipa com maior orçamento de sempre e um dos maiores erros de PC , leva 3-0 em coimbra e é eliminada, 3-1 em barcelos e vamos ver como vai acabar ( nao consigo acreditar mesmo) , perde com o apooel de chipre e é eliminado da L Campeoes e como detentor da liga europa sai da prova com um degradante 6-1 !!!!! O porto pode nao querer pagar a indemnizaçao ao "absurdo" mas no final deste ano quanto tocará a alguns os 2 milhoes de idemnização ??? Estou farto este ano. Volto pró ano ao dragão. É que sabem, eu não acredito em milagres......

    ResponderEliminar