02 fevereiro, 2012

Agora é "À PORTO" ou então...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Tal como se previa, os últimos dias de Janeiro foram bem movimentados para as nossas cores, com muitas incidências, saídas, entradas, desaires, regresso a erros de um passado recente e ainda o eterno regresso de Paixão “O Cabrão”.

1 Como já tive oportunidade de aqui escrever, independentemente do que pudesse vir a acontecer até ao fecho do mercado, o tempo perdido na contratação de um ponta de lança nunca mais poderia ser recuperado, pois o mesmo deveria estar a treinar no Olival desde 1 de Janeiro, tão nítida era a carência de um homem golo. Não o fizemos, arrastamos o processo no tempo e entretanto já pagamos uma factura bem cara. Obviamente que ninguém pode garantir que com Janko no plantel não teríamos perdido em Barcelos, mas o que é facto é que com a lesão de Hulk e a nulidade Kléber (continuo a insistir que o miúdo é bom mas ainda não está preparado para ser titular do FCP) o nosso poder atacante é diminuto, e nem a boa performance em casa com o Guimarães deu para “fechar os olhos” às evidências de há muito.

2 Sublinhando de forma bem clara o erro estratégico no processo de reforço do plantel, o que não é menos verdade é que com a atitude que a equipa entrou em campo no último domingo, nem contra o carcavelinhos ganhávamos... inexplicável! Após a vitória dos menstruados no dia anterior da forma que se sabe e faltando poucas jornadas para a viagem ao galinheiro, nada justifica aquela abordagem ao jogo, num claro “deixa andar”, a fazer lembrar Coimbra e outras cenas que tais. Erros e falhas de atitude podem acontecer... repetições das mesmas na mesma época, obriga a reflectir muito, mas muito mesmo.
E meus amigos, não sejamos ingénuos: a má atitude da equipa, a retirada da braçadeira a Helton (a justificação apresentada é hilariante), o desrespeito pelos adeptos presentes no estádio, o nervosismo latente nas relações entre jogadores, não faz indiciar nada de bom, e de facto faz ou fazia falta uma voz de comando.

3 Se há entidade que terá que ser sempre respeitada num clube como o nosso, essa entidade é a massa associativa. Respeitá-la é um dever de todos os atletas e funcionários. O que se passou junto ao autocarro no final do jogo é ESCANDALOSO, VERGONHOSO mesmo! Não foi preciso vir o CM falar da situação, pois quem lá esteve assistiu ao escândalo, e mesmo quem não esteve, rapidamente tomou conhecimento.
Cristian Rodriguez e Álvaro Pereira nunca mais deveriam envergar o nosso manto sagrado!
Ambos os uruguaios deveriam ser encostados, para não dizer ou apelar a algo mais intenso!
Pela minha parte, enquanto atletas do clube, morreram!
Mas não sejamos parvos, e a esse respeito recordarei rapidamente um episódio em 1999-2000. Na última jornada jogamos curiosamente em Barcelos e o Sporting em Vidal Pinheiro, tendo-se os lagartos sagrado campeões. Perdemos 2-1 em Barcelos e 15 dias antes havíamos “borrado a pintura” em Faro ao empatar 3-3 depois de estarmos a ganhar 3-1. Os dois jogos tiveram em comum os frangos de Hilário que nos retiraram o Hexa. No final do jogo de Barcelos, Hilário ao encaminhar-se para a camioneta, não reagiu adequadamente a um dos nossos que lhe pediu que fosse embora. Perante essa reacção do guarda-redes, e apesar de já estar recolhido na camioneta, Reinaldo Teles obrigou o mesmo a vir cá fora pedir desculpas ao adepto em causa... um ultra bem conhecido da altura, agora já na “pré-reforma”.
Sublinho que a atitude de Hilário não foi sequer parecida com a destes dois animais uruguaios... e o que fez a estrutura? NADA! Andam os dois a treinar normalmente como se nada fosse... assim vai o nosso clube, assim vão pelas ruas da amargura os nossos valores.

4 Do passado domingo há ainda a reter o regresso de um dos maiores ladrões, um dos maiores cabrões, mas também um dos maiores desequilibrados mentais da história da arbitragem portuguesa. Bruno “Cabrão” Paixão esteve ao seu melhor nível, numa exibição de encher o olho a qualquer observador da liga. Esperemos a sua nota, pois certamente a mesma será elevadíssima, tal a qualidade dos seus belos serviços prestados à pátria.
A saber: no 1.º golo do Gil não há falta para livre; 5 minutos depois, penalti escandaloso sobre Defour, nas barbas do árbitro (já vale rachar narizes); fora de jogo no lance que origina o penalti do 2.º golo; no início da 2.ª parte, nas barbas do mesmo fiscal de linha que não assinalou o fora de jogo que deu o penalti do Gil, novo penalti escandaloso que fica por assinalar; de seguida, arranque em posição duvidosa que geraria o3-0, nas barbas do mesmo fiscal de linha que na 1.ª parte tirou vários fora de jogo à pele do nosso ataque! Parabéns Paixão!
Onde estão os briefings de 5 em 5 jornadas a que assistimos na época passada?
Será que este ano já não se justificam?
Será que o ano passado o jogo dos menstruados em guimarães propiciou um briefing, e agora 3 golos feridos de ilegalidade e 2 penaltis não merecem o mesmo tratamento?

5 O mês de Janeiro finalizou-se com as tão prometidas mexidas do plantel, sobre as quais tenho diferentes visões.
LUCHO – fiquei feliz pela sua contratação, mais pelo que representa do que por aquilo que possa vir a fazer em campo. Precisamos de um líder de balneário, alguém que se faça ouvir e seja respeitado. Alguém que ponha ordem na casa. Lucho pode e deve ser esse homem. Acredito que ainda possa dar um bom contributo em campo, e as condições do negócio parecem-me vantajosas, apesar de não se saber ao certo qual será o seu vencimento.
JANKO – conheço, apesar de não ser em detalhe. Não é naturalmente o jogador que sonhei, mas também não desgosto. Verdade seja dita que o nosso nível de exigência para aquela posição também não é muito grande, e para fazer melhor do que os que cá estão, não é propriamente difícil. Apesar dos 28 anos, acredito que em caso de boa adaptação, tem capacidade para singrar, pois pese embora o peso e altura, não é o típico “poste estático” que espera pelas bolas dentro da área.
GUARIN – saiu com 6 meses de atraso. Não deveria ter começado cá a época, tendo sempre criado mau ambiente e instabilidade. No contexto actual de mercado, 1,5 milhões de euros pelo empréstimo, parece-me aceitável. A clausula definida para a compra do passe (13,5 milhões de euros) parece-me bem fixada, e só rezo para que os italianos a paguem. Não me vai deixar saudades um burro que se não fosse o FCP não seria ninguém.
BELLUSCHI – não percebi! Ok, contratamos Lucho, mas e daí? Belluschi é o mais criativo atleta de meio-campo do nosso plantel, de características absolutamente distintas de todos os outros. Com a saída de Guarin, acho que teria que ficar no plantel, até porque agora só temos Defour como alternativa, sendo claro que Souza não é jogador para construir nada... já destruir, sabe Deus. Para além disso, os valores definidos para eventual compra, parecem-me irrisórios. (3,5 milhões ou 5 milhões caso o Génova se apure para a Liga Europa). Para mim, mau negócio, má opção!

Finalizo dizendo o seguinte: quem ama o Porto como nós, certamente lutará até ao fim por algo melhor. Muitos dos atletas não merecem o nosso esforço e dedicação, mas os atletas, treinadores e dirigentes passam e nós continuamos cá a sofrer. A sofrer pelas nossas cores e pelo nosso brasão!
Portanto continuemos a apoiar o azul e branco que sobe ao relvado sem olhar a nomes!

PORTO, por ti eu vou cantar,
PORTO, pra sempre eu vou-te amar,
PORTO, por ti eu dou, a volta ao Mundo pra te ver ganhar!

6 comentários:

  1. Norte, quase completamente de acordo com o teu oportuno e excelente post.
    Tenho dúvidas no que se refere a BELLUSCHI. Ele teve momentos muito bons que jamais esquecerei. No entanto...

    Abraço. BiBÓ PoRtO!!!

    ResponderEliminar
  2. Diogo Soares02 fevereiro, 2012

    Podem dizer-me o que se passou com o Cristian Rodriguez e Álvaro Pereira no final daquele lamentável jogo?

    ResponderEliminar
  3. Caros Portistas,

    Subscrevo na intrega o post e lamento profundamente o comportamento do F.C.PORTO, não diz nada, não faz nada, mas estão à espera de quê?? Por mais que tente não entendo sinceramente.
    Quantos aos jogadores que tiveram esse tipo de atitude ainda vão ter de pagar por isso, não pensem que está esquecido, vão ter de as pagar e bem para que nunca mais se esqueçam quem lhes paga os ordenados.
    Mas a culpa dessas e outras atitudes de certos meninos é da direcção, eles que digam quem são que a malta dá-lhes a educação que lhes faltou quando eram pequenos certamente, se calhar já andavam na linha há muito tempo...
    Com o silêncio da direcção sobre tudo, qualquer dia não se admirem que aconteça o que aconteceu na Tunísia, anda tudo a encher, a encher, a encher quando rebentar é que vai ser bonito.
    Vou aqui deixar o Hino para que todos leiam bem e interiorizem:

    «Ó meu Porto onde a eterna mocidade
    Diz à gente o que é ser nobre e leal
    Teu pendão leva o escudo da cidade
    Que na história deu o nome a Portugal
    Oh Campeão, o teu passado
    É um livro d'honras de vitórias sem igual
    O teu brasão abençoado
    Tem no teu Porto mais um arco triunfal
    Porto Porto Porto Porto
    Quando alguém se atrever a sofucar
    O grito audaz da tua ardente voz
    Oohh Porto então verás vibrar
    A multidão num grito só de todos nós!
    Oh Campeão, o teu passado
    É um livro d'honras de vitórias sem igual
    O teu brasão abençoado
    Tem no meu Porto mais um arco triunfal
    Porto Porto Porto Porto»

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  4. Mais do que um resultado mau, uma má contratação ou um árbitro que merecia uma reação da Sad, o que mais me preocupa vai de encontro a uma frase:

    "Muitos dos atletas não merecem o nosso esforço e dedicação, mas os atletas, treinadores e dirigentes passam e nós continuamos cá a sofrer." Nem de propósito vem hoje uma entrevista num jornal ao mitico João Pinto onde diz coisas como "ser do Porto é ter de fazer mais sacrificios", onde fala de episódios em que jogou com um dedo do pé partido ou com o peito ligado.

    Claro que este é uma excepção até para nós, mas em vez de ouvirmos falar da união do grupo, agora temos as redes sociais para queixas (com ou sem razão), em vez de luta perante as adversidades, temos amuos e apatia. E não me estou a referir apenas a jogadores, até porque ainda temos felizmente muitos e bons exemplos do jogador à Porto. Não tantos como desejado, mas ainda os há. E os outros estão muito a tempo de perceber o que significa defender o nosso clube.

    Para uma equipa à PORTO, exigem-se adeptos à Porto também, até porque ninguém melhor do que nós para perceber o que isso significa. Hoje só porque não estamos em 1º ao fim da 1ª volta, os adeptos já dão o titulo atribuido. Peço desculpa pelo termo, mas que merda é esta? Já estivemos bem piores e ganhamos. Porque não vamos ganhar agora?

    Hoje, aos 5 minutos falha-se um passe e assobia-se? Mas o que é isto? Exigência sim, mas isto é pura estupidez...

    Verdade é que no Dragão Caixa, só se sente apoio. E aí é onde vemos os melhores exemplos do que nos identifica quer a nivel de adeptos, quer de jogadores... Mentalidade diferente e os resultados estão à vista.

    Parabéns a todos os bloggers deste espaço pelo bom trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Norte completamente de acordo com tudo o que escreves-te...


    BIBO PORTO

    ResponderEliminar
  6. Voltei aqui para reler. Reinaldo Teles, vendo o que se passou, pegou em Hilário e o redes veio cá fora pedir desculpa. Exacto. Enquanto haja Norte.

    ResponderEliminar