03 fevereiro, 2012

Adeus

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Acabou. Não há volta a dar. Foi impossível resistir a tanta paixão e a tantos tiros nos pés. Com o plantel mais caro de sempre da história, entregámos – e empurraram-nos para entregar-lhes, verdade seja dita – o título assim, de mão beijada, a 14 jogos do longínquo fim do campeonato. Mas não me atirem areia para os olhos com “luchos” ou “jankos”, porque este ano, o destino já está traçado.

A verdade é que tudo começou a ser cozinhado no Dragão, no jogo frente aos espanhóis, com um amarelo, a castigar uma falta inexistente de Fernando, o jogador em melhor forma na equipa, que o excluiu da viagem a Barcelos. Depois, foi só entregar a encomenda com paixão, na jornada seguinte. Primeiro com a palhaçada em Santa Maria da Feira, depois no Minho, onde o artista Bruno foi capaz de fazer um número parecido com aquele que há uns anos nos brindou impunemente em Campo Maior.

O título ficou entregue no último fim-de-semana, portanto. Acreditar que este país, mergulhado nesta crise profunda e sem paralelo, vai esbanjar a oportunidade de dar uma alegria ao “zé povinho” e permitir que eles percam cinco pontos de vantagem é o mesmo que acreditar que o Zaragoza pagou 8,6 milhões de euros pelo nosso saudoso amigo Roberto dos frangos. Acreditar que é possível que nós lá cheguemos tendo pela frente uma segunda volta complicadíssima, com duas visitas à Madeira, uma a Braga e outra ao galinheiro, é o mesmo que acreditar que o Jesus vai algum dia aprender a falar português.

Já não acredito. Para mim, o campeonato acabou e a história recente também não me deixa sonhar. E não me venham iludir com reforços de última hora que deviam ter sido de primeira. O que andaram a fazer os senhores da SAD durante os últimos meses? Esperaram por hipotecar a reconquista do título para contratar um ponta-de-lança de 28 anos, suplente do Twente, que nos dois últimos anos marcou 24 golos numa liga cujos resultados dos jogos mais parecem de hóquei em patins do que de futebol? Expliquem-me, por favor, como se fosse muito burro.

E chegamos a Lucho, não sem antes fazer uma declaração de interesses. Sou fã daquele que foi um dos melhores jogadores que vi jogar com a camisola mais bonita do mundo. Não é só um artista em campo, é um senhor fora dele e o homem que faltava a um balneário órfão de um líder desde a saída de Pedro Emanuel. Mas olho para o passado e não consigo deixar de ter sérias dúvidas quanto a estes regressos dos bons filhos que à casa tornam. Excluindo o Baía, lembro-me do Secretário, do Domingos ou do Sérgio Conceição – só para citar exemplos mais recentes – que, na “segunda vida”, por aqui passaram despercebidos, sem o sucesso de outrora.

Espero estar redondamente enganado e que este Lucho continue a ser o mesmo luxo que deixámos de ter há três anos. Mas não é com estas manobras de reforços de última hora que nos vão deixar nas nuvens, porque nós não somos o 5LB. Em Barcelos, caí com estrondo na realidade. Acabou. Para o ano há mais, é certo, mas este ainda não terminou. É hora de voltarmos a mostrar que não somos como eles. Como nós cantamos na curva, “onde quer que tu vás, eu vou lá estar…”.

12 comentários:

  1. Ainda não acabou... Lutar, sempre, até ao último segundo. Nós na bancada e eles no campo. Tem de ser assim, será assim carago!

    "Excluindo o Baía, lembro-me do Secretário, do Domingos ou do Sérgio Conceição" - lembra-te também do Oliveira, Gomes, Sousa, Jaime Pacheco, Madjer, Rui Barros e já agora, Tó Neves, Carlos Resende, Jared Miller, Pedro Gil... A "segunda vida" também resulta, vamos pensar que o Lucho vai encaixar neste grupo.

    Vamos a eles que ainda não acabou!

    jCrespo

    ResponderEliminar
  2. boas o bibo carago desculpa la mas creio que nem tu do outro lado ta estrelinha e nao so mas muito se tem culpa propria da direccao pode se dizer fediveres e creio que so ira passar a pior mas ainda acredito na taca da cerveja ja agora o domingos voltou o porto depois do tenerife nao me recordo

    ResponderEliminar
  3. Farpas, infelizmente faço das tuas as minhas palavras: “Mas não me atirem areia para os olhos com “luchos” ou “jankos”, porque este ano, o destino já está traçado.”
    E comungo de uma ténue esperança: “Espero estar redondamente enganado e que este Lucho continue a ser o mesmo luxo que deixámos de ter há três anos. Mas não é com estas manobras de reforços de última hora que nos vão deixar nas nuvens, porque nós não somos o 5LB.”
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    Estou absolutamente de acordo não me venham cá com estas contratações para o povo ficar contente, este ano os erros acomulam a uma velocidade impensável, como é possível andar a apregoar que Coimbra foi enterrado e logo num jogo que não podiam falhar fazem uma mísera exibição, bem não podiam nem podem falhar em nenhum mas com aquela atitude meu Deus.
    Estou à espera de alguma explicação da direcção aos sócios, já disse isto à uns meses atrás devem estar à espera de hipotecar tudo para depois virem desculpar-se com os árbitros em vez de exigirem à comissão de arbitragem uma explicação já. Deixo uma pergunta à direcção do F.C.PORTO voltamos a ser bons rapazes???
    Com esta atitude não somos Porto de certeza, já fomos!

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  5. Sabino Arruda03 fevereiro, 2012

    Ainda não acabou! Só depende de nós sair do estádio do 5lb com apenas 2 pontos de atraso. Se depois desse jogo a diferença for essa ou ainda menor estará tudo em aberto.

    ResponderEliminar
  6. Não acho q acabou. Aindo acredito. Não tenho grande fé no treinador mas pode ser que ele inspirado pelo Elcomandante começe a inventar menos:P

    E como o Paixão não nos deve apitar mais esta época...a ver vamos...

    ResponderEliminar
  7. A grande verdade é que tudo isto teve origem no facto de um treinador que se dizia portista ter enganado durante todo o Verão a direcção portista, fugindo a 5 dias do início da época em busca das libras de Londres…

    Tudo teve origem aqui… Como é óbvio, humano e indisfarçável, AVB levou consigo também a vontade de muitos jogadores em melhorarem as suas condições salariais e irem para campeonatos mais competitivos… Ao verem o comandante abandonar o barco, obviamente os jogadores pensaram: “Se ele não espera nem mais um ano e sai a 5 dias do inicio da época por uns bons milhões de libras, porque havemos nós de continuar aqui!?!?!?!”.

    E a questão que se coloca então é: dadas essas circunstâncias, seria fácil para qualquer treinador trabalhar com a máxima tranquilidade no seio de um balneário desejoso de ir para outras paragens ganhar mais dinheiro como o seu comandante que até se dizia portista e na sua cadeira de sonho?!?!

    A resposta é obviamente não!

    O que não retira nem desculpa os muitos erros que VP tem feito, em termos tácticos e em termos de motivação de grupo… Porque exibições de Coimbra e Barcelos têm muita falta de vontade dos jogadores, mas também têm obviamente muitas responsabilidades do treinador… É que se atingiu um nível tão deprimente nestes jogos que é difícil arranjar explicações para o sucedido!

    Quanto à questão do futuro. O futuro? Obviamente 5 pontos de desvantagem no campeonato português é quase uma impossibilidade de recuperação. No entanto, não podemos de modo nenhum (adeptos, jogadores, treinador e SAD) desistir já do título e entregar de mão beijada ao nosso mais odioso rival… Todos têm a obrigação de dar o litro, deixar a pele em campo e acreditar que ainda é possível…

    De modo algum podem-se repetir exibições como Barcelos e Coimbra… A réstia de vergonha que ainda existe deve fazer com que até ao fim da época TODOS dêem corda aos sapatos, ganhando jogos consecutivamente e tentando vencer algo até final. Na taça da Liga, a competição menos importante, e na Liga Europa temos as nossas hipóteses intactas… No campeonato para além de ser IMPERATIVO garantir o 2º lugar e entrada directa para a LC, não podemos perder mais pontos até ao jogo do galinheiro, conservar a desvantagem de 5 pontos, e depois no galinheiro aí temos de mostra mesmo se temos calibre de campeão… Uma não-vitória aí sim, arruma-nos completamente da revalidação do título… Uma vitória faz com que as galinhas entrem em pânico e voltem a temer o seu pesadelo mais real: o FC Porto!

    Se tivesse de atribuir % às hipóteses de título não daria 0% ao FC Porto, mas sim uns 10%... E todos se têm de agarrar a essa ínfima hipótese de titulo, porque temos plantel mais que suficiente para não dar já por perdido este campeonato… FORÇA FC PORTO!

    ResponderEliminar
  8. Não concordo nada com a ideia expressa no post, e se fosse possível sonorizar em palavras escritas este “não concordo” todos os que tiverem a pachorra de lerem o meu comentário, teriam de proteger os ouvidos. Eu sou um Portista da velha guarda, do tempo que muita gente tinha vergonha de empunhar as bandeirinhas ridiculamente pequenas que na altura existiam para nos identificar como tal, nunca desisti de as acenar nas Antas ou noutros campos onde acompanhava o Dragão, portanto não será agora no tempo dos cachecóis, dos maxi-panos e das vitórias históricas que desistirei a meio do campeonato de acreditar que o nosso FC do Porto será capaz de mostrar a sua grandeza. Que venham os “paixões” os “Chistras” as patéticas primeiras páginas dos “rascores” , do “paquin da queimada” e o raio que os parta, que isso também não me fará desistir nunca. Era o que faltava!

    ResponderEliminar
  9. Mas alguém por ventura viu o jogo na Vila da Feira?
    Viram a cara do famoso papa-chicletes antes da marcação do penalti, convertido por Cardoso?
    Cheirou a muita falta de convicção e de muita tremura.

    Acham que vamos assistir a 14 jogos iguais aos da Vila da Feira, bem como iguais aos do galo peixoto?

    Eu acredito, e vou acreditar até ser completamente impossível.

    Cometemos erros? Sim cometemos.

    O adormecimento e a fuga de personagens, precipitou algum do descalabro. Ainda bem que os que fugiram estão fartos de vencer, e convencer.

    Felizmente são muito mais o nº de vitórias, do que das derrotas.
    E mesmo essas, são à custa de grandes maquinações e arranjinhos por parte do nosso concorrente direto, com compra e empréstimos de jogadores e algumas paixões pelo meio. Que ninguém se esqueça disso.
    Mesmo a jogar mal, tínhamos futebol e equipa para vencer o dito campeonato muito competitivo que alguns apregoam, mas que de competitivo o que se vê, são empurrões para cima ou para baixo, cometidos pelos apitos.

    Para quem aguentou 19 anos sem vencer, estas desafinações são música.
    http://portobolaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. O "problema" de todos nós é o seguinte... Nos ultimos 30 anos, a regra geral tem sido comer lagosta, champanhe e um belo gelado como sobremesa...

    Como é obvio e natural, se em determinada época (como por exemplo essa) comemos um bife com batatas fritas, sumo e uma simples nata como sobremesa, é obvio que nos ressentimos...

    E a grande verdade é essa: o FC Porto tem se habituado a DIZIMAR os adversarios, ganhar os campeonatos sem macula com 20 e tal pontos de vantagem, ganhar competiçoes europeias, passear a sua classe pelos campos dessa Europa fora...

    Infelizmente, esse ano as coisas nao têm corrido assim... Mesmo assim, tivemos muitas jornadas na liderança do campeonato, e até à fatídica noite de Barcelos mantinhamos uma vantagem perfeitamente recuperável de 2 pontos...

    Agora com 5 pontos temos obviamente de estar cientes que vai ser hercúleo recuperar a liderança... Mas desistir, isso NUNCA!

    ResponderEliminar
  11. Não atiremos a toalha ao chão, porque sempre acreditei que o nosso destino é em Braga e na Luz! Se lá ganharmos as faixas serão nossas. Contudo há um pequeno pormenor, se as arbitragens por vezes são vergonhosas como a do Paixão, as actuações da nossa equipa são... miseráveis!!!
    Continuo a achar, aqui entre nós que somos todos PORTISTAS que Vp não tem unhas para o nosso Ferrari...

    ResponderEliminar
  12. Desistir, NUNCA! - concordo;
    Negar as evidências - discordo;
    Ter fé inabalável - cada um sabe da SUA fé;
    Analisar os motivos da má época - todos temos o direito de o fazer e todos nós sabemos onde está/estão o/os pecado/pecados.

    ...mas desistir, NUNCA.
    Abraço.

    ResponderEliminar