06 janeiro, 2012

A vergonha silenciada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pavoneiam-se como os paladinos da verdade desportiva, da transparência, da honestidade, da seriedade e até assinam petições idiotas promovidas por personagens não menos patéticas. Dizem que são sérios, mas escolhem árbitros. Dizem que são honestos, mas compram jogadores de equipas que vão defrontar dentro dias. Dizem que são transparentes, mas até clubes compram. Dizem que querem é ganhar dentro do campo, mas a verdade é que não ganham nada.

Minto. Eles ganham, sim, a taça da cerveja, esse troféu cuja história se confunde com a própria história do futebol português, esse troféu de elevadíssimo prestígio nacional e internacional. É aí que eles são os campeões, como ridiculamente anunciava a SIC na promoção do último jogo com os espanhóis do Minho (pouco rigor, claro, porque eles, afinal, até são tricampeões!) E para o ano começar bem, lá voltaram, uma vez mais, a ser levados ao colo. Com tanta paixão que até fez cegar o senhor árbitro quando, com o resultado empatado, o tal que jogador que não gosta de indivíduos de cor negra pregou uma violenta cotovelada num adversário que, curiosamente ou talvez não, tem um tom de pele ligeiramente diferente do dele. Mais uma ajudinha que já é da tradição, aliás, se recuarmos no tempo e nos lembrarmos, por exemplo, daquele célebre penálti contra o Estrela da Amadora que só o senhor João “pode vir” Ferreira conseguiu ver, logo na primeira edição da competição que eles, só por acaso, não ganharam. Ou da vergonhosa exibição de Lucílio Vigarista na final de há dois anos, contra os lagartos, que lhes ofereceu de bandeja mais um pote de cerveja.

Ironicamente, foi também antes de um jogo da taça da cerveja, no ano passado, que os grandes seguidores da verdade desportiva - que tanto defendem, mas que não praticam - contrataram o um tal Jardel, que por acaso defendia as cores do Olhanense, a equipa que iriam defrontar dias depois e que assim se viu desfalcada da sua principal referência na defesa. Coincidências, portanto, tal como as há agora, com compra de dois jogadores da União de Leiria, que, também só por acaso, será o próximo adversário na próxima jornada do campeonato: Ruben Brígido e Djaniny – atenção que este último é de raça negra e estou para ver como será a sua convivência com o Javi Garcia… – até já terão assinado contrato, o que, desde logo, me faz levantar uma questão: estando eles ao serviço de um clube que não lhes paga o ordenado há vários meses, será que chove algum de outro lado?

A pergunta fica sem resposta. Tal como ficou sem resposta, a notícia desta semana que dava conta da demissão de quatro directores do departamento de formação do Guimarães, depois de terem sido obrigados pelo clube a participar com as suas equipas no Torneio da Cidade dos Campeões que, pelos vistos, se tratava, tão-só, de um torneio de captações do 5LB. Pois é, eles até os clubes compram - ainda se lembram do 'Estorilgate'?

E se estas tivessem tons de azul e branco, já tínhamos o “Pravda”, o “Correio da Matilha” e o “Rascord” a tirar-nos pontos na classificação do campeonato ou a mandar-nos para a segunda divisão pelo crime de corrupção. Como os tons são outros, todos se vergam, todos assobiam para o lado, todos se calam, como se nada de estranho e de suspeito se passasse.

PS – Numa das últimas edições do ano, o “Pravda” elegia como a figura de 2011 o seleccionador nacional, que conseguiu o enorme feito de apurar para o Europeu a equipa que teimam em dizer que é de todos os portugueses, mas que a mim não me diz absolutamente nada. Logo num ano em que houve um treinador que ganhou o campeonato sem derrotas e ainda o festejou na casa do maior rival, que venceu a Liga Europa, que levantou uma Taça de Portugal e que, no final, se tornou o treinador mais caro de todos os tempos. Ridículos? Não. Atrasados mentais é o que são.

6 comentários:

  1. Farpas bem dirigidas, a verdade na ponta da língua.

    Eles não passam de uns atrasados mentais e uns fdp - está tudo dito.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Onde assino?
    Alberto Paiva

    ResponderEliminar
  3. António Santos06 janeiro, 2012

    Pois é, está aí tudo. Ou alguma coisa do que deve ser dito, porque haveria muito mais para escrever sobre estas vergonhas que remontam desde o Estado Novo e Salazar.
    Grande artigo.
    Bib'ó Porto!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. "Como os tons são outros, todos se vergam, todos assobiam para o lado, todos se calam, como se nada de estranho e de suspeito se passasse."

    VERGONHA!!!

    Fátima Nunes.

    ResponderEliminar
  5. Tens aqui um belo exemplo, do que este tipos valorizam...entre momentos de desporto e de glória, preferem insurretos de cara tapada.

    As imagens;
    http://portobolaazul.blogspot.com/2012/01/gosto-duvidoso-ou-mais-do-que-isso.html

    ResponderEliminar
  6. Eis a verdade nua e crua... e o resto é paisagem.
    Quanto ao escolhido do ano, é a prova provada que a dor de corno não tem limites!
    P.S.... A minha selecção não se equipa de vermelho... portanto tanto se me dá como se me deu os resultados de Portugal!

    ResponderEliminar