14 janeiro, 2012

"Queremos recuperar a liderança o mais rapidamente possível"

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Uma vitória na recepção ao Rio Ave (sábado, 20h30) é o primeiro passo que o FC Porto tem de dar para recuperar a liderança. Em conferência de imprensa, o treinador Vítor Pereira garantiu que os Dragões não vão esperar pelo confronto directo com o Benfica para ganhar pontos ao rival. Foi uma semana de trabalho "exigente", sublinhou o técnico, que considera o Rio Ave uma equipa "organizada".

Numa semana diferente, qual foi a resposta da equipa e que tipo de dificuldades espera do Rio Ave?
Foi uma semana normal. Se se refere à perda do primeiro lugar, posso dizer que nos preparamos da mesma forma. Foi uma semana exigente, em que os jogadores deram um a boa resposta. Vamos defrontar uma equipa organizada, com um treinador que tem feito um belíssimo trabalho, mas estamos preparados para as dificuldades.

Já sabe quem vai jogar nos lugares de Moutinho, castigado, e Djalma, que está ao serviço da selecção de Angola?
Sei, mas não vou dizer.

O reforço Danilo vai poder jogar?
Para já não tenho confirmação de que possa ser utilizado. Vamos ver.

O FC Porto era líder do campeonato há mais de 500 dias. Que sensação tem notado nos jogadores e na equipa?
É algo desconfortável. É uma situação que não é normal e com a qual não convivemos bem, mas só trabalhando podemos chegar ao fim no primeiro lugar. Queremos recuperar a liderança o mais rapidamente possível. Temos de jogar bem para obter os pontos necessários.

A situação traz algum peso psicológico?
O Benfica tem uma vantagem de dois pontos, nós temos um atraso de dois... Uma equipa como a nossa prefere andar na frente, é claro que sim. A condicionante psicológica de que fala advém daí, mas ainda falta muito campeonato, há muitos jogos. Não vamos esperar pelo jogo com o Benfica para decidir o campeonato, porque todos os jogos o decidem. Estamos concentrados no jogo com o Rio Ave e depois faremos as contas.

Como tem gerido a situação do Sapunaru e Fucile, agora que o mercado está aberto?
A gestão é fácil e resume-se a uma ideia simples: exigência máxima. Quem me der resposta em termos de treino e jogo tem a minha confiança total. É isto que me faz decidir por um ou por outro jogador.

Como encarou as críticas por ter posto Rodríguez no "onze" inicial e deixado James de fora?
Quem critica não sabe que o James esteve toda a semana doente, com vómitos, e, além disso, quase não tinha treinado nas últimas três semanas.

O jogo no estádio do Benfica será decisivo, face ao calendário?
Decisivo é o jogo com o Rio Ave, já no sábado. E depois vamos ter de somar três pontos nos jogos seguintes. É preciso ganhar os jogos todos até a ida à Luz.

Em casa a responsabilidade aumenta?
Temos de ganhar fora e em casa. O grau de responsabilidade é o mesmo. Sabemos que para ter a massa associativa do nosso lado temos de corresponder com compromisso, dedicação, exigência e entrega total ao jogo. É a isso que estamos habituados e queremos corresponder, porque os adeptos merecem. Em casa temos a massa associativa do nosso lado, é a única diferença.

Ainda espera um novo ponta de lança?
Abordarei qualquer tipo de questão relacionada com saídas e entradas quando elas acontecerem. Aconteceu a do Walter, de que já falei. Já disse há semanas que o clube está a trabalhar. Eu treino, tenho outras funções. Vamos esperar.

Como está a correr a integração do Danilo?
Ele chegou de uma paragem e tivemos algum cuidado. Agora está a treinar normalmente, integrado com os outros. Está a assimilar algumas ideias, mas é um jogador de qualidade em que acreditamos e com a qual contamos.

Ele vai jogar no FC Porto a lateral direito ou no meio campo?
Ele veio para Portugal como lateral. Em função das necessidades, avaliaremos onde nos pode ajudar mais. Só o tempo o dirá.

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Bracali:
Defesas: Maicon, Alvaro Pereira, Rolando, Mangala, Alex Sandro e Otamendi;
Médios: Belluschi, Fernando, Defour e Souza;
Avançados: Kléber, Hulk, Varela, James, Iturbe e Cristian Rodriguez.

1 comentário:

  1. Depois do empate de Alvalade e da perda de liderança, é fundamental ganhar e mais importante, dar sinais claros que isso não afectou o grupo, que o espírito de conquista, a alma e a crença em atingir o objectivo principal da época, a conquista do título, se mantém intacto. São esses os sinais que os portistas esperam ver frente ao Rio Ave. Com o andor já em marcha e a máquina de propaganda a não poupar esforços, puxando pelo clube do regime, só um Porte forte, convicto, determinado e competente, capaz de todos os sacrifícios pela vitória, poderá atingir o bicampeonato.

    Não há mais tempo para ter tempo.
    Se Vítor Pereira diz que não estamos cómodos no segundo lugar, vamos lá mostrar esse incómodo no campo...

    Abraço

    ResponderEliminar