11 janeiro, 2012

Orgulho de Dragão – XIII: O orgulho de Dane e István Teszler

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


O orgulho de Dane e István Teszler

Há uns meses apareceu um comentário no post “Capítulo 3 – Parte VIII” de “FC Porto – Dragões de Azul Forte”. Dane Tessler, americano, residente no Texas, identificava-se como neto de Akos Teszler, ex-treinador do FC Porto (1924 a 1926-27), cuja biografia consta do post referido. Dane informava que tinha fotografias do Avô e disponibilizava-se para as ceder. Atento à entrada do comentário, o nosso presidente bLuE bOy logo me forneceu o email que permitiu os primeiros contactos com o amigo americano. Em boa hora, pois obtivemos, além de 2 fotos, dados relevantes para o enriquecimento da biografia de Akos.

Mas os contactos não se limitaram àquilo; Dane apresentou-me um primo, István Teszler, húngaro, residente em Budapeste, portista assumido. A partir daqui longas conversas se desenrolaram e houve troca de fotografias das famílias num muito agradável e tripartido convívio. Dum pouco de tudo vos dou conta a seguir.



De Dane para mim:
Thank you very much, Fernando.
I never had the pleasure of meeting Akos as he passed before I was born, but I am happy that he has a larger presence on the internet because of you. I am so pleased that he has a legacy in Portugal. Thank you, Fernando. Please send me a link to your blog when it is posted.
Incidentally, I have a cousin in Budapest, István Teszler, who is a huge Porto fan. I hope one day I can visit and experience being a Portista.
My kindest warm regards,
Dane Tessler, grandson of Akos Teszler (I am told the spelling change was a typographical error when Akos was processed into the United States)



De István para mim:
Caro Fernando,
Com grande prazer recebi cópia da sua correspondência com meu querido primo Dane. Apesar de ter nascido na Hungria e sendo o único familiar dos Teszler na Europa (todo o resto vive em América), eu tenho uma longa história com Portugal, dado que nos anos 80 levei 10 em Angola e em Lisboa até voltar à Hungria. Mas tenho ainda hoje muitos amigos "na nossa terra". Sendo adepto do Porto, imagine a grande surpresa, quando conheci a história maravilhosa do meu tio Akos Teszler, irmão do meu avó József. Até os meus amigos lisboetas - embora adeptos da Benfica ou do Sporting - ficaram orgulhosos da minha família. Qualquer dia eu devo levar o Dane ao Porto, visitando o "nosso" Clube. O que acha Você?
Abraço. István B. Teszler, Budapest



De mim para Dane e István:
Dane, muito obrigado. É uma honra para mim e para o blogue “Bibó Porto, carago!” publicar as únicas fotos de Akos Teszler que, provavelmente, estarão na Net e em publicações de todo o Mundo. Graças a ti, Dane, o nome e a imagem do teu querido avô e muito estimado treinador do nosso FC Porto, ficarão para a eternidade e memória dos homens. É uma distinção compartilhar contigo este evento.
Também será uma honra receber-te com o teu primo István na nossa linda cidade do Porto. Amigo, estou certo que depois de visitares o Estádio do Dragão (o estádio mais bonito do mundo) teremos outro portista no longínquo Texas.
Para ti, István: adorei a tua escrita em português. Congratulo-me que a tua esposa também saiba português. Sei que para os estrangeiros é um língua muito difícil, mas é uma língua de grandes poetas e escritores... É neles que temos a nossa maior riqueza. Fiquei fascinado em saber que há um portista da tua estirpe na minha querida Budapeste (que linda cidade com o Danúbio a atravessá-la, que saudades!). Obrigado pelo teu email. Meu caro amigo e grande portista: vem depressa ao Porto com teu primo. Serás recebido com honras de “tripeiro”. Tu sabes como é.
Dane e István: o meu coração de Dragão está convosco. Glória ao nosso FC Porto e muitas felicidades para vós.
Um grande abraço. Fernando Moreira


E agora sintam este “achado”! Dane não conheceu o Avô e apontava para o ano de 1903 como o do nascimento de Akos Teszler. Pois bem, analisando a foto do treinador (que se mostra aqui) tirada no Porto em 27 de Fevereiro de 1927, constatei que havia lá palavras em húngaro que poderiam dizer qualquer coisa. E não é que, por via disso, descobrimos o exacto ano de nascimento do Akos Teszler!!!



De István para mim:
Caro Fernando,
Após uma investigação inteligente você chegou à conclusão certa: a observação, em língua húngara, "még 29 évesen" significa “ainda 29 anos de idade”. Combinando isto com a data na foto, você provou que Ákos nasceu no final de Fevereiro/início de Março de 1897. Parabéns pela sua "descoberta".
Feliz Ano Novo para todos vocês, István Teszler



De Dane para mim:
Happy new year Fernando. Thanks for the detective work!
Dane Tessler


Agora as fotografias permutadas.

Dane Tessler, István Teszler e Akos Teszler

Akos Teszler, em pé, à esquerda, com a família nos EUA

Ramon Tessler (com fato de mergulhador), pai de Dane e filho de da Akos Teszler, por volta de 1953

A linda família de Dane Tessler

A linda família de István Teszler

E a família de cá: a Cristina (portista que já conhecem), a Carla Moreira (com a Rosa Mota) e o Fernando (com muito orgulho Dragão Azul Forte e que aqui tinha menos… uns anitos!)

Meus amigos, o resultado de todo este intercâmbio podem comprová-lo acedendo ao post (link em baixo) com a biografia de Akos Teszler reformulada. Espero que apreciem.

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/2011/01/capitulo-3-1921-1930-primeiro-clube_07.html

Não posso fechar sem remeter um grande agradecimento ao Dane e ao István e um enorme abraço AZUL FORTE.

Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

17 comentários:

  1. Ena, grande momento editorial. Isto merecia bem um grande espaço divulgativo nos locais oficiais do clube, quer na Dragões como no Porto Canal.

    Pode ser que o Porto Canal abra mais as vistas - como tenho esperança, que transmito sobre o Júlio Magalhães em

    http://longara.blogspot.com/2012/01/julio-magalhaes-maior-dimensao-para-o.html

    A net proporciona na verdade grandes encontros e este é mais um, na verdade. E isto só comprova a importância e grandiosidade do F. C. Porto, capaz de alargar horizontes, acabar com fronteiras, de unir gerações e continentes.
    Até entusiasma.
    É como quando a nossa equipa principal de futebol está em grande, até "aferroa"...!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Dragão Azul Forte, desta vez é que me deixaste mesmo sem palavras! Vou ter que tentar resgatar algumas do fundo da alma emocionada, até porque creio poder afirmar que, embora seja fã convicta de tudo o que aqui escreves, nunca um post me tocou como este.

    Ainda no último jantar do Bibó Porto partilhava com o nosso colega Rogério o meu grande desejo de "um dia" pegar numa câmara de vídeo ou num gravador e sair por aí atrás dos homens que construíram o FC Porto e respectivos descendentes, no caso dos já falecidos. Ouvir e compilar as histórias e as memórias, ver e copiar as fotos! No entanto, sempre que penso nisto, confesso que uma parte de mim teme encontrar descendentes completamente desligados do passado Portista dos seus antepassados. Que alegria "conhecer" estes dois exemplos da situação oposta, tão envolvidos e dedicados à memória azul e branca do seu avô/tio-avô, mesmo não sendo portugueses. Magnífico!

    Dane, if you're reading this comment, thank you so much for this. You should be very proud of your grandfather and you're very welcome here in Porto anytime! Obrigada também ao István! E viva o Porto em Portugal, na Hungria, nos EUA e no mundo inteiro!

    ResponderEliminar
  3. João Ricardo11 janeiro, 2012

    Até arrepia ler o que acabei de ler...é o que apenas me sai!

    ResponderEliminar
  4. Eis um mail do nosso amigo Dane em resposta ao que lhe enviei com os links deste post e do da biografia de Akos:

    Wow! This is fantastic. I feel great pride thanks to you, Fernando. I greatly appreciate it.
    I hope our paths cross one day soon.

    My kindest warm regards, Dane Tessler.

    ResponderEliminar
  5. Comentário no Facebook:

    Que historia maravilhosa, Fernando Moreira! Deste Portista assumido, residente há 49 anos nos Estados Unidos, longe do Dane, pois vivo em New Jersey, mas, tal como ele ... até os comemos, carago! Obrigado por esta história encantadora! Grande abraco Tripeiro. Carlos Fonseca.

    ---------

    O ORGULHO, o nosso ORGULHO, a manifestar-se!

    ResponderEliminar
  6. Amigos Enid e Armando:
    Como eu a compreendo a V/emoção! Também eu a partilhei com o Dane e com o István, com muito orgulho atestado pela magnífica convivência entre pessoas afastadas por tão grandes distâncias. Então aquele momento da “descoberta” do ano de nascimento…

    Estive para publicar este post desinserido de qualquer rubrica. Subitamente, lembrei-me: que melhor que isto para enquadrar na rubrica “Orgulho de Dragão”? Sim, esta “história” encaixa que nem um luva no nosso orgulho, no Orgulho de Dragão – o do Dane (pelo Avô), o do István (pelo Tio), o nosso (pelo Akos, treinador portista que relembramos… com muito orgulho). É, seguramente, o post que eleva mais alto o significado da rubrica.

    Abraço. E…
    BIBA, BIBA, BIBA… BIBÓ PORTO!

    Ps, nova mensagem do Dane:
    Fernando, let me say again how much I appreciate your efforts. I feel as if I have finally met him for the first time.
    Thank you very much.

    ResponderEliminar
  7. Fantástico!!!
    Estes é que são os nossos Dragões de Ouro!...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Mais um aqui que gostou dessa história. Muitos parabens por esse contacto que lhe preencheu a alma, Fernando, e nos encheu de mais memórias a nós todos que o podemos ler. O Trabalho, Fernando, continua. E somos cada vez mais com esta alegria de mergulhar na memória, na identidade, na cultura portista.

    ResponderEliminar
  9. Que grande post Moreira.

    O carinho e amor ao clube transportado de geração em geração e e ainda por cima para além fronteiras.

    Um post mais pessoal mas arrisco-me a dizer o teu melhor post.

    Um grande abraço e continua a mandar mais destes. :)

    ResponderEliminar
  10. Muito bom,parabéns a todos os intervenientes nesta linda história.

    Que orgulho em ser Portista!

    ResponderEliminar
  11. Um relato emocionante. Um Portismo exacerbado. Parabéns e um abraço em cores azuis e fortes;)

    ResponderEliminar
  12. Mail do István após ver os 2 post.

    Caro Fernando,

    Thank you very much for the whole beautiful story. I am sure, that together with Dane we see you in Porto soon....
    abraco e cumprimentos para toda a sua familia
    István

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Caro Fernando, que emoção este post. A internet tem destas coisas. Permite-nos chegar a pessoas e lugares que, alguns anos atrás, seria impensável sequer imaginar. Formidável.

    Essa foto do Akös Teszler, eu já a detinha nos meus arquivos. Está no livro "F. C. Porto 100 anos de história 1893-1993". É a mesma foto. O próprio Akös Teszler ofereceu-a ao Clube no dia 26 de Fevereiro de 1927, com a seguinte dedicatória (reproduzida tal qual está): "Ao Fottbal Club do Porto oferece o seu entrêneur". E a sua assinatura.

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Grande achado e muita emoção de Dragão neste fantástico evento. As emoções também se transmitem a longas distancias, graças à Net. A emoção de Dane e István, enchem-nos de orgulho. Como diz a Enid, podiam até nem ligar patavina; mas não é assim, prova de que o nome do FC Porto anda além-fronteiras.

    Parabéns! É, de facto, um post carregado de simbolismo e, por isso, um dos melhores que publicaste. “Até arrepia…!!!” Obrigada.

    Beijinhos para o Dane, para o István, para as Famílias e para ti meu “Dragão Azul Forte”.
    BIIIBÓ POOOOORTO!

    ResponderEliminar
  16. Simplesmente fascinante! Uma história com esta magnitude só poderia vir do amigo Fernando Moreira.

    Confesso que ao ler este artigo não pude evitar a emoção. Trata-se de um trabalho de grande paixão clubista. Por isso não consegui ficar indiferente.

    Parabéns por mais um naco da história real do nosso querido FC Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Que delicia de trabalho amigo Fernando Moreira!;)))


    Bibo porto

    ResponderEliminar