21 janeiro, 2012

O meu coração só tem duas cores

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Não tenho um segundo clube, não sou capaz festejar um golo, uma vitória, uma conquista de qualquer outra equipa, seja ela o Progresso, o emblema maior da freguesia onde vivo, seja ela a selecção nacional, aquela que a comunicação social insiste em dizer que é de todos nós, mas que aos meus olhos tem tanta importância quanto a do estado de saúde do Eusébio. Como disse um dia o nosso eterno capitão, “o meu coração só tem duas cores, azul e branco”.

Não gosto da selecção nacional. Ponto final. Nunca fui patriótico e, confesso, o orgulho que sinto em ser portista e portuense é incomparavelmente maior do que aquele que tenho em ser português. Símbolo do centralismo repugnante que enferma este país, a selecção nunca despertou em mim, de facto, outra coisa senão indiferença. É um sentimento quase hostil, aliás, que me acompanha desde puto, desde que ficava um mês sem ver o meu pai que, por motivos profissionais, tinha que acompanhar a aquela equipa que veste de vermelho – lá está outra razão para esta minha antipatia… – no Europeu ou no Mundial.

Cresci, portanto, a ver a selecção quase com os mesmos olhos com que vejo os dois clubes da capital. Como poderia eu festejar uma defesa do Ricardo, um golo do Rui Bosta, do João Vieira Pinto ou do Cristiano Ronaldo se sempre os encarei como adversários? Como poderia eu aplaudir uma equipa que teve como treinador um execrável brasileiro que sempre hostilizou o nosso clube?

A minha relação com a selecção piorou, de facto, desde que chegou aquele tipo que um dia numa conferência de imprensa perguntou “e o burro sou eu?” e cuja resposta imediata deveria ter sido peremptoriamente afirmativa por quem lá estava presente. Sim, burro, porque conseguiu o feito de perder um Europeu em casa, contra a Grécia. Burro, sim, porque numa óbvia estratégia de afirmação pessoal, colocando os interesses pessoais acima dos interesses da equipa, decidiu não convocar para esse campeonato o melhor guarda-redes português naquele ano eleito o melhor da Europa. Burro, sim, porque só depois de perder o primeiro jogo, no Dragão, frente à Grécia, percebeu que a equipa base que acabava de ser campeã europeia de clubes tinha que ser titular. E não o condeno, porque era-me igual ao litro se ganhassem, perdesse ou empatassem. Tratava-sem apenas e só, de uma questão de justiça.

Festejar um golo de uma outra equipa trata-se, portanto, de uma violação brutal da minha consciência. Mas na final do Euro 2004, admito, abri uma excepção. É verdade, Pinto da Costa não foi mesmo o único português a saltar da cadeira quando o Caristheas marcou no galinheiro. Perdoem-me, senhores, mas, afinal, eles até são azuis e brancos…

3 comentários:

  1. Pegando nas palavras do Farpas, tambem a mim a selecção não me diz nada, mas não é por isso que deixo de ser patriota. Não sou é nacionalista bacoco.
    Mas aquilo que mais nojo me mete são os gajos dos "dois amores"!!! Isso é que me repugna...
    O meu filho jogou diversas vezes nas camadas jovens contra o FC PORTO, como pai é lógico que era pelo lado dele que puxava exteriormente, mas no meu coração até gostava de ver o puto cabisbaixo por ter levado um banho de bola!!!!
    Ele que o diga!!!! Eh.. eh... eh...

    ResponderEliminar
  2. Vi o AZUL E BRANCO e eh, pah parabéns pela dedicação, é só isto que tenho a dizer...

    ResponderEliminar
  3. Ora boas, sou do sul, mas considero-me 1 grande portista que defende sempre o clube, quando certas pessoas de outros clubes, cujo nome não merece ser referenciado, apenas vê para eles, o que já começa a ser demais.

    Só tenho pena de ser de longe e nunca ter ido ao dragão, pois é 1 sonho que quero realizar!

    Só vi 2 jogos de FCP, supertaça contra os lagartos em 2008, e no famoso apagão! Este deu-me 1 gozo imenso, pois estava rodeado de adeptos do adversário mesmo junto ao túnel...eheh

    Só queria dizer, que vi o AZUL e BRANCO, e só posso dizer uma coisa...PARABÉNS pela dedicação e esforço em acompanhar todas as modalidades portistas. Isto sim é ser DRAGÃO!!!

    Saudações portistas

    ResponderEliminar