03 novembro, 2011

Manto Azul e Branco - 1936-1938 – A lendária camisola de três listas largas

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Em 1936 a equipa de futebol apresentou-se com um equipamento cuja camisola seria modelo padrão no futuro. Duas listas verticais azuis e uma central branca, largas, o colarinho redondo em branco, são uma imagem de marca. Que a nossa memória fixou, mais tarde, ao longo de muitos anos e espantosas conquistas…

Foi com este “jersey”, calções azuis e meias da mesma cor abainhadas a branco, que o FC Porto venceu, na época 1936-37, o seu 4.º e último Campeonato de Portugal (esta prova daria lugar, em 1938-39, à Taça de Portugal).
Os Campeões de Portugal 1936-37!

Da esquerda para a direita, em cima: Pocas, Carlos Pereira, Francisco Ferreira, Ernesto Santos, Vianinha (primeiro jogador brasileiro da história do FC Porto), Soares dos Reis e François Gutskas (treinador). Em baixo: Lopes Carneiro, António Santos, Francisco Reboredo, Pinga e Carlos Nunes.

Apoteose! – Milhares de pessoas saíram à rua para esta impressionante recepção, na baixa da cidade, aos portistas Campeões de Portugal de 1936-37.

1937-38: o FC Porto fez um excelente Campeonato Nacional e só baqueou em dois jogos com os contentores directos, Benfica e Sporting, em Lisboa. Era um excelente grupo, com magníficos executantes.
O FC Porto foi segundo classificado, com o mesmo número de pontos (23) do campeão. E a equipa com mais vitórias (11) e mais jogos seguidos sem perder (12).
Eis a fotografia dos valorosos jogadores.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

5 comentários:

  1. A partir daqui, portanto desde os anos trinta do séc. XX, e até ao início da época 2000/01, esta foi, no essencial, fora pequenos pormenores, mas sempre nas duas largas listas azuis, dizia, foi a camisola que fez a imagem do clube e é a minha caMISOLA DO MEU pORTO, a, mais tarde, da conquista da 1ª grande prova europeia, a Taça dos Campeões Europeus em 1987, e seguintes Taça Intercontinental e Supertaça europeia, etc. etc.
    O que me lixa mais agora é que a partir do século XXI vieram as modernices que puseram os adeptos na assistência portista a ver jogos, ao mesmo tempo e ao lado uns dos outros, com coisa parecida de talvez uns dez padrões de camisolas diferentes... como se estivessem a apoiar equipas diversas. E, assim, qualquer jovem adepto, dos últimos anos e na actualidade, nunca chegará a conhecer uma camisola verdadeiramente identificativa do clube, neste andar, se assim continuar a haver todos os anos uma camisola diferente.

    ResponderEliminar
  2. nesta hora, valha-me esta rúbrica que abraço com mto carinho, tamanha é a beleza da história das nossas camisolas, ainda para mim, acompanhadas destas FABULÁSTICAS "prints" da época, que a p/b, as tornam numa beleza rara de apreciar e chorar por mais.

    é também no espelho destas camisolas sagradas, de tantas e tamanhas vitória, que forjo e continuarei a forjar o "meu" Portismo, nem melhor, nem pior do que outro, apenas e só, o "meu"!!!

    ResponderEliminar
  3. Caríssimo grande trabalho mais uma vez, pensava qua a camisola das três riscas verticais era mais recente tipo anos 50 mas afinal ela vem dos anos 30.

    Isto ajuda e de que maneira a percebera história do nosso manto sagrado.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  4. Era giro revisitar algumas camisolas históricas de Guarda-Redes. O Soares dos Reis com a sigla F.C.P. onde hoje há publicidade, o Andrasik com uma camisola à Velez Sarsfield, o Barrigana com a sua camisola negra...

    ResponderEliminar
  5. Simplesmente para agradecer o trabalho cuidado dos responsáveis deste tópico. Obrigado pelas imagens e textos que nos ajudam a conhecer a história do nosso FC Porto. Bem hajam!

    ResponderEliminar