02 novembro, 2011

Sem VONTADE dos jogadores, não há treinador que resista!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Apoel FC 2-1 FC Porto

UEFA Champions League, Grupo G, 4ª jornada
1 de Novembro de 2011
Estádio GSP, em Nicósia
Assistência: 22.301 espectadores


Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália).
Assistentes: Luca Maggiani e Elenito Di Liberatore.
Quarto árbitro: Andrea Gervasoni.
Assistentes adicionais: Mauro Bergonzi e Andrea De Marco.

APOEL: Pardo; Poursaitides, Oliveira, Paulo Jorge e Soloumou; Hélio Pinto, Nuno Morais e Manduca; Charalambides «cap.», Ailton e Tricovski.
Substituições: Ailton por Jahic (77m), Tricovski por Solari (85m) e Manduca por Alexandrou (90m+2).
Não utilizados: Kissas, Kaká, Belaid e Satsias.
Treinador: Ivan Jovanovic.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Mangala e Alvaro Pereira; Fernando, João Moutinho e Belluschi; Hulk, Kléber e Varela.
Substituições: Fernando por Guarín (60m), Varela por James (60m) e Belluschi por Defour (76m).
Não utilizados: Bracalli, Djalma, Sapunaru e Otamendi.
Treinador: Vítor Pereira.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: Ailton (42m, g.p.), Hulk (89m, g.p.) e Manduca (90m).

Disciplina: cartão amarelo para Varela (3m), Mangala (42m), Poursaitides (62m), Manduca (76m) e Charalambides (90m+2).

Há muito tempo que não escrevia as crónicas dos nossos jogos, no entanto neste espaço de tempo de ausência, sempre que pude vi o Porto a jogar. O que ando a dizer há algum tempo é que a equipa não joga não porque não saiba, mas porque me parece triste, sem vontade, sem terem a cabeça aqui. Hoje foi mais que notório em quase toda a equipa. Eu estou sem vontade de escrever hoje, mas lá tem que ser, assumi um compromisso e tenho de o cumprir. Acontece o mesmo com os jogadores do Porto, ou não…

Se fosse hoje escrever tudo o que me apetecia, não seria boa ideia!

Como sabem também sou treinador de miúdos de 12 anos e quem também o é, ou já foi, perceberá certamente aquilo que direi agora! Por muito bons que sejam os nossos atletas, se a vontade, o crer, a ambição não estiveram lá, os que seriam menos fortes, irão ser melhores, a cada minuto, a cada lance, em cada jogo. Jogadores que já passaram no nosso campeonato e que não tinham espaço por cá, hoje ganharam os duelos individuais a todos os jogadores do Porto. Como?

Vamos ao jogo… após uma exibição mais positiva no último jogo na passada 6ª feira, esperávamos, na consequência nova vitória e boa exibição do Dragão. E se o Zenit já tinha ganho durante a tarde ao Shakhtar, a vitória de hoje tornava-se ainda mais importante, a derrota tudo a perder.

Vítor Pereira voltou a mexer no 11 inicial, Fucile regressou à equipa tal como Moutinho e Kléber. Deu a ideia que íamos ter um jogo completamente dominado pela nossa equipa, não podia ser de outra forma, os primeiros minutos disseram isso mesmo mas foi fogo-de-vista. Se tínhamos momentos em que a circulação de bola se fazia com qualidade, logo a seguir um mau passe fazia a diferença pela negativa. Ao longo do tempo fomos deixando de ser capazes de ter bola, porque não existiu mobilidade em nenhum jogador que tem de fazer movimentos de ruptura, coberturas ofensivas e criação de espaços para a entrada de colegas nos espaços vazios. E jogando parados, mal posicionados, no momento de perda de bola estávamos demasiado expostos às transições e contra-ataques dos cipriotas, com velocidade na linha. Um caos hoje a lateral esquerda com Álvaro Pereira a voltar a estar uma nódoa.

Ainda assim numa jogada individual de Hulk nasceu o primeiro lance de algum perigo para a baliza do Apoel. Remate violento, mas à figura do guarda-redes. 2 minutos depois, cruzamento da esquerda do ataque cipriota e Aílton a chegar de cabeça onde Mangala não chegou com o pé… o resultado foi grande defesa de Hélton para o poste. Até ao final da 1ª parte foi um chorrilho de asneiras do Porto a resultar em constantes maus passes, recepções e abordagens às jogadas negativas, permitindo aos jogadores da casa ganharem lances individuais sobre mais que um jogador azul e branco. Num desses lances a ponta de lança brasileiro Aílson passa por rolando e ao passar por Mangala levou um toque ou provocou-o e penalty convertido da melhor maneira pelo brasileiro levando o Porto em desvantagem para o intervalo desde o minuto 41.

Para a 2ª metade da partida necessitávamos de reagir de imediato à desvantagem e esperava-se um Porto muito melhor, com mais ambição do que apenas deixar correr o relógio que daqui a pouco a bola entra… mas isso não é tão simples quanto isso! É preciso correr atrás das coisas que muito queremos e a equipa não, não foi capaz!

Foi uma réplica da 1ª parte até aos 60minutos, altura em que surgem as primeiras alterações operadas por VP. Dupla substituição, saindo Varela e Fernando, curiosamente os dois melhores em campo até ao momento, entrando para os seus lugares Guarin e James. A verdade é que o Porto melhorou a partir daqui ficando com Guarin e Moutinho mais posicionados na frente da defesa, enquanto Belluschi e James ganharam liberdade para as acções ofensivas. A consequência foi mais dinâmica e estivemos mais perto da área mas no momento da decisão foi terrível, cruzamentos sempre maus, remates longe do alvo e perigo foi zero.

As abébias defensivas continuaram e sem o polvo ficou mais dificil de ter os equilíbrios para metermos os laterais sem correr riscos em zonas mais avançadas do terreno. Kléber esteve sempre a lutar muito mas não podemos pedir muito mais a um PL que não tem uma bola em condições na área… nem Falcao fazia golos assim.

Até que chegamos ao minuto 88, onde James Rodriguez conseguiu iludir o árbitro levando-o a apontar para a marca de grande penalidade. Hulk chamado a converter não falhou e empatou a partida. Parecia que com tão pouco tempo para jogar o resultado final era este, esperando no entanto uma reacção muito forte em busca de novo golo pela parte do Porto. O que aconteceu foi completa displicência na recuperação defensiva e com apenas 3 jogadores contra 6 do porto num lance simples de bola nas costas o Apoel consegue fazer o 2-1 com que acabaria o encontro.

Com aquela que era apontada como a equipa mais frágil do grupo fizemos 1 ponto, a questão é que eles foram uma equipa e nós não. Não merecemos passar a fase de grupos!

Vou expor alguns comentários que fui encontrando por aí…
    “A verdade é que a culpa não é só do treinador, há muitos jogadores que deveriam ter saído e não se dedicam neste momento nem 1% ao Nosso Clube. Obviamente o treinador também não ajuda e de momento seria a opção mais "simples" de tentar mudar alguma coisa. Pelo menos um murro tem de bater em alguma mesa.”

    “Não gostam do treinador e não querem correr dizem antes…”

    “Não andam agora a brincar com ninguém nem com a camisola que tem!”
É isso mesmo… respeitem ao menos a camisola que vestem e que vos paga! Mesmo não gostando do treinador ou que não encontrem a motivação com ele!

Notas positivas: Poucas ou nenhumas, talvez Mangala com raça e determinação mesmo errando algumas vezes e Fernando.

Notas menos boas: Zero oportunidades de golo.

Melhor em campo: Fernando



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira

Primeira parte muito competitiva
"Um jogo complicado, já estávamos à espera, muito competitivo na primeira parte mas não muito bem jogado. Entramos bem organizados, com vontade, com crer, mas não conseguimos no último terço colocar a bola no sítio certo. O APOEL fez o golo daquela forma".

Segunda parte completamente diferente
"A segunda parte foi completamente diferente, conseguimos circular, tivemos situações, trabalhámos muito, conseguimos fazer o 1-1 e depois uma equipa com a experiência da nossa tem de nestes momentos serenar e não se deixar levar emocionalmente e garantir pelo menos o empate que faria uma diferença grande".

Penalizados no final
"Trabalhámos muito, quisemos vencer, terá sido isso até que nos complicou. Quisemos ganhar depois do 1-1, caracteriza um bocadinho a nossa alma, mas há momentos, como este, em que é preciso usar mais a cabeça. Fomos penalizados, mas o resultado não traduz em nada o que se passou em jogo. Ainda dependemos de nós, temos de vencer os dois próximos jogos para nos qualificarmos".

Hulk

"É frustrante para nós"
"Lutamos até ao fim, acho que sofremos um primeiro golo em que não foi penalti, o segundo em fora de jogo. É frustrante para nós, que lutamos bastante, mas temos de levantar a cabeça. Infelizmente não correu bem, está difícil a situação, mas não está impossível. Temos de tentar ganhar os dois jogos que faltam".

James

"Temos de pensar no que se segue"
"Na segunda parte fomos mais agressivos, é uma derrota que nos custa muito. Acho que merecíamos mais. Estamos tristes, é uma derrota, mas temos de pensar no que se segue, temos um jogo sábado, temos de vencer".



RESUMO DO JOGO

55 comentários:

  1. João Salvador Rocha01 novembro, 2011

    Grande Baile!

    Coitados dos pipoqueiros que têm de estar de boca fechada para não poderem exteriorizar. Uma salva de palmas a todos em vez disso..

    ResponderEliminar
  2. Rua com este incompetente. Uma equipa perdida em campo nao e sorte ou azar. E trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Não há nada a comentar!
    Substitua-se o treinador principal desta equipa técnica e talvez (um remoto talvez) ainda se possa salvar alguma coisa nesta época.

    Sempre Porto!

    ResponderEliminar
  4. Estou cansado de assistir a este descalabro!!!!! Estou a entrar em depressão....

    Ah, mas não há problema... no final da semana lá vem mais uma goleada enganadora, que faz pensar que tudo está bem....

    ResponderEliminar
  5. Depois de termos corrido o jogo todo atrás do golo, deixarmos os empatar daquela forma (em contraataque!) é inadmissível. Fiquei chocado. A equipa devia ter tido mais calma depois de marcar. Se ficarmos pela fase de grupos, nao me incomoda nada. A jogar assim prefiro que vamos para a Liga Europa ao menos aí temos possibilidades de ganhar. A culpa não é do treinador. Se tivesse um ponta-de-lança melhor no banco tinha-o metido, o problema é que não tem.De facto, precisamos de um ponta-de-lança urgentemente. Kleber tem imenso potencial mas ainda nao tem maturidade para jogar a titular. Nota-se que falta uma referÊncia na frente. Sempre contigo Porto, nos bons e nos maus momentos. Sempre apoiar!

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente aconteceu o que eu previ!
    O VP não tem mesmo pedalada para orientar a equipa dos Dragões!
    Só não vê quem não quiser!
    A equipa joga mal e está também mal fisicamente. Vassourada também e principalmente no preparador físico.

    ResponderEliminar
  7. Ainda a quente e com um aperto no coração, só quero pensar positivo! Se ficarmos pela fase de grupos, vamos ganhar novamente a Liga Europa. Força, Porto !

    ResponderEliminar
  8. “Agressivos e confiantes para conseguir a vitória” – dizia o nosso treinador na antevisão ao jogo. Pois seria o expectável para uma equipa de um Clube que nos habituou a dar cartas na Europa. E o que é que se viu? Um conjunto apático, sem ideias, sem uma estratégia definida alicerçada numa táctica coerente. Meteu dó ver a exibição da nossa equipa. Uma vergonha!

    Equipa sem dinâmica, jogadores sem ligação a fecharem linhas de passe e a fugir da bola como o anjo do diabo. Nem uma jogada de perigo criada na baliza adversária! Fragilidade confrangedora a todos os níveis. Triste imagem de uma equipa que há bem pouco tempo encantou a Europa! Sinto-me envergonhado.

    Este FC Porto é um farrapo. O nosso FC Porto é uma caricatura do da época passada. Numa coisa VP teve acção irrefutável: destruiu uma equipa. Eu disse há 15 dias que esta equipa “não tem ponta por onde se pegue”. É óbvio que, infelizmente, mantenho o que disse. Só não vê quem não quer, mas vai haver quem continue a vislumbrar no horizonte o impossível: “na próxima é que é, vamos dar a volta por cima, vamos estar com o treinador porque ele precisa de apoio”. O que ele precisa é de ir embora, com ele não vamos a lado nenhum. Por que razão continuar “a bater no molhado”? Já se viu que o esforço não é suficiente; Vítor Pereira não alcança porque não sabe, não tem estaleca para estas andanças. Vamos insistir no quê, na asneira? Vamos insistir em enterrar cada vez mais esta equipa? Há um mês diziam alguns (logo torpedeados pelos iluminados…) que se não se fizesse algo, poderia em breve ser tarde. Cá está; agora JÁ É TARDE, a Liga dos Campeões foi à vida… A equipa mais cara de sempre, ficar… fora da CL! E cair aos pés dum “otsider”, um conjunto fraquíssimo!

    Uma equipa com nome na Europa ser dominada por uma da 3.ª divisão, sem nome, sem categoria! Afinal o “franganote” vestia de azul-e-branco. É uma vergonha para o nosso Clube. E, por falar em vergonha: já que os que contrataram VP para treinador têm, agora, vergonha de o despedir, ele (Vítor Pereira) que assuma a sua incapacidade; que não tenha vergonha de aceitar que não pode, não tem condições de continuar à frente desta equipa. É um homem honesto, que se comporte como tal.

    ResponderEliminar
  9. Eu sou um dos que há mais de um mês reclamo a saída deste pseudó mister e naturalmente escrevi sobre isso! Relembro que o fcp tem o maior orçamento de sempre o que me confere o direito de exigir muito mais, também porque sou accionista e sócio com as quotas em dia. Este senhor do banco destruiu em pouco tempo o que levou um ano a construir. É o mais incompetente treinador que tivemos neste século e entrará para a história com o coveiro de uma das melhores equipas que tivemos, feito conseguido com os mesmos jogadores!

    ResponderEliminar
  10. VP RUA JÀ!!!!!!

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente, começo a perder a paciência com tudo isto… Com VP, com o preparador físico de uma equipa que parece presa por arames, com os jogadores… Estou farto de passes falhados consecutivamente, remates absurdos, escorregadelas em zonas proibidas, uma lentidão quase aflitiva em todos os movimentos e erros individuais de quase todos os jogadores…
    Até aqui dei o benefício da dúvida porque apesar de tudo a equipa ainda se mantinha em todas as frentes e esperava uma resposta forte a alguns maus resultados já verificados, nomeadamente o empate no Dragão com o Apoel…
    Considerava o jogo de hoje uma excelente oportunidade para dar um pontapé nas incertezas relativamente a esta equipa… Ganhando entraríamos na luta pelos oitavos… Pois bem, o jogo de hoje foi uma nulidade, uma miséria, uma pobreza arrepiante… Hoje sim, esta equipa mereceria uma vaia monumental por parte de TODOS os adeptos… Tudo mal feito, remates, passes, concentração nula, enfim, foi o pior FC Porto deste ano…. Para mim, claramente o pior… Não entremos em histórias, se não ganhamos ao Apoel, o que iremos fazer nuns oitavos-final da liga dos campeões?!?! Para além de ser mesmo impossível a jogar assim ganhar ao Zenit ou Shakthar…
    Relativamente ao futuro… pois, neste momento a pergunta a fazer é mesmo: que futuro? Sinceramente já não digo nada, sobre a mudança ou não do treinador, sobre que politica de transferências ter em Janeiro e sobre o que fazer com alguns jogadores…
    Mesmo com toda essa pobreza hoje demonstrada, cometo neste momento a loucura de tentar manter a calma e pedir que, pelo menos:
    - Consigamos manter a luta pelo titulo nacional, começando a jogar bem mais do que o que temos feito…
    - Atinjamos o acesso à liga Europa, porque não merecemos mais que isto…
    - Consigamos atinar noutras competições como a taça de Portugal e taça da liga…

    Mas tudo isto me parece tão distante… Isto é mau demais para ser verdade… O sinal de alarme já está dado… Se no próximo mês não for dada uma resposta cabal e forte da parte de jogadores e treinador, temo que esta época seja um suplício parecido a 2004/2005…

    ResponderEliminar
  12. Uma tristeza. Razão tinham os que disseram que com estas camisolas de risca ao meio não se ganha nada. Só que isso é superstição, que está a dar, mas o certo é que o treinador tem que sair antes que seja tarde e os jogadores devem levar um raspanete à medida e devem ser tomadas medidas adequadas enquanto é tempo.

    ResponderEliminar
  13. Para além do que já escrevi ainda tenho que escutar um indivíduo tentar enganar-me em relação ao jogo??!!! Então a segunda parte foi toda nossa????? Com muitas oportunidades??mas será que ele viu o mesmo jogo??? Triste, muito triste. Temos um topo de gama, conduzido por alguém sem carta.
    O problema não são os jogadores. O problema é o treinador. É fraco e o pior de tudo é que julga que percebe alguma coisa de gestão e construção de equipas. Não se iludam em relação a liderança do campeonato e as hipóteses de passarmos aos 1/8 de final da champions. Tudo bolsas de oxigénio que não levam a qualquer lado. Sinto-me indignado, envergonhado e enganado por este senhor. E não é por não ganharmos, é porque nao criamos absolutamente nenhuma oportunidade de perigo, nao pressionamos, não temos fio de jogo, não estamos posicionados correctamente, nada!!! Um vazio de ideias, de ritmo, de dinâmica, de presença em campo, tudo com um único responsável. Temos direito a assobiar e a muito mais!

    ResponderEliminar
  14. Esta tem sido a maior noite das bruxas de sempre!!
    Começou no início da época até agora!
    Toca a recorrer ao Papa para exorcizar estes demónios.JÁ

    ResponderEliminar
  15. Incrível como continuamos a desculpar as exibições com a pretensa falta de querer de alguns jogadores???!!! Em ultima analise e se nao demonstram vontade, não os coloquem a jogar!!!!! Perdão mas isso não pode ser porque já seria responsabilidade do mister!!!!!! Como em tudo na vida existem os bons, os maus, os assim assim e o nosso mister consegui inventar um nova categoria: treinadores que dirijem equipas que em 15 jogos nao fizeram uma única razoável exibição mas mesmo assim a culpa é da falta de vontade de alguns atletas!!! Não nos iludamos mais, chega de disfarçar e assobiar para o lado! VP tem que sair já, caso contrario vamos sofrer muitos dissabores cómodo de hoje.

    ResponderEliminar
  16. manuel moutinho01 novembro, 2011

    Eu não gosto de dizer mal do que é meu,mas é quase impossível dizer bem de alguma coisa esta noite,será que é possível o apuramento para a fase seguinte a jogar assim,ainda tenho alguma fé,mas já não é muita.

    ResponderEliminar
  17. Dragão sem Chama...Mas uma casa Arder!!!!

    Dragão de que mal enfermas tu, de vários direi eu!!!
    Direi que não sei por onde começar, mesmo tendo tanto para dizer, do ponto de vista do "treinador", este FCP para alem das questões físicas, tácticas, enferma da falta de visão e de realismos...Só quem se deixou enganar ou iludir pelas goleadas infligidas a equipas medianas do campeonato Luso...Esta derrota vai direitinha para aqueles cujo o seu Portismo de primeira os impede de ver aquilo que muitos conseguem antever no assobio!!!
    Vamos por parte, por muito que nao queira tenho de bater em VP, porque se fala que este equipa enferma de falta de confiança, não é dificil quando os jogadores passam de titulares a proscritos e vice-versa, vamos aos exemplos...Mangala ameaça tornar-se brevemente num caso serio na sua posição, mas VP não entende os timmings para se lancarem jogadores, Mangala será por certo mais uma das Grandes vendas do PDC, mas Otamendi não merece o que VP lhe esta a fazer, tb nao entendo com alguem é votado ao banco de suplentes e a SAD compra o resto do passe!!!
    Este FCP enferma do mal de nao ter como qualquer grande equipa de uma dupla de centrais crediveis, fortes, experientes e com voz de comando...ate na 2ª circular há disso!!!Neste FCP contrariamente a nossa história de anos (J.Costa, F.Couto, J.andrade, R.Carvalho, Celso) entre outros lembrando só os mais recentes. Enferma da falta de visão de um treinador que é muito dado a metodologia de treino, mas contrariasse entre o discurso e os actos, suprimindo Sapunaru a equipa em detrimento de um jogador bipolar como Fucile que perdeu o comboio do ritmo de jogo desde o seu acto ignobil frente ao Zenit!!Alv.Pereira vai escapando porque parece adquirir o seu ritmo subindo a bitola exibicional!!VP, hoje tira Fernando tão somente um dos melhores em campo, ao treinador compete engendrar estruturas, vortices de dinamica na zona fulcral do campo, no entanto este FCP enferma da falta de ligaçao entre o que se passa na frente com o que se vai passar atrás!!Este é um FCP que se expõe demais as transições adversarias, frequentemente apanhado em desequilíbrio constante entre a fase da perda de bola e a organização defensiva, claramente este FCP 2011/12, não se encontra alicerçado em dinâmicas capazes de obstar a esse equilíbrio tão fulcral no futebol de hoje...Este FCP enferma da falta de dimensao do seu Ponta de Lança, não que Kleber seja mau jogador, na verdade apresenta um enorme potencial, mas não corresponde a dimensão que o FCP precisa patentear na Europa ou até frente a alguns outros adversarios de dimensão superior...Kleber vive emparedado entre os centrais adversarios, não demonstra ainda capacidade para ser o apoio ao jogo exterior, os movimentos de quem joga nas alas, hulk, varela não potenciam Kleber que colhe muito mais competencia quando tem alguem a jogar nas costa ou a fazer movimentos interiores para 2º avancado, bem a imagem de JAMES que interpreta muito bem essas acçoes fugindo das alas e desbloqueando/confundindo marcaçoes, foi assim no golo frente ao Paçoos e tem sido assim outras finalizaçoes de Kleber, quando apoiado dentro da area por outro tipo de movimentaçao da equipa que não o 4x3x3, com as alas a trabalharem apenas para finalizaçoes solitarias de kleber sempre em inferioridade.Belluschi é outro que tem sido apanhado na onda de um meio campo que tarda em ter organização e timming na capacidade de pautar o ritmo e as coordenadas do jogo, não é Moutinho o mal ou a resposta para os males exibicionais do FCP...Como adepto muito mais me vai na alma, mas tenho sempre a mania de ver isto pelo lado táctico /técnico como razão e realismo maior da critica, não deixando o meu lado irracional de adepto sombrear o FUTEBOL deste DRAGAO igual a zero!!!

    ResponderEliminar
  18. O discurso do Vítor Pereira, após o jogo, deixou-me de boca aberta! Eu não me atrevo ou não quero pôr em causa a sua sanidade mental. Mas, ao ponto a que isto chegou, ao descalabro em que encontramos a equipa, esta dissertação leva-me a pensar que o homem está de tal maneira implicado e esmagado pelo desastre que já nem sabe o que diz…

    Aproveitando o mote dado pelo Pedro Teles, gostava de acrescentar o seguinte ao meu comentário anterior, transcrevendo, desde já, algo que li noutro sítio:
    “O plantel parece um conjunto de miúdos, ao invés de uma equipa, que é aquilo que deveria ser. É triste, entediante. Jogam mal, discutem entre si, andam “perdidos” dentro das quatro linhas… O treinador não ajuda, é certo. Mas a culpa não é totalmente dele, falta empenho por parte do plantel.”

    Sim, a teoria da conspiração já aflorou nos meios portistas. É perfeitamente plausível. Mas eu pergunto: quem é o chefe, quem tem a obrigação de ultrapassar todos os boicotes, todas as manhas, quem tem o dever de matar à nascença toda a revolta, quem tem a missão de liderar (o mesmo que COMANDAR, GOVERNAR, CHEFIAR, DIRIGIR…) o grupo? Em suma, num plantel de futebol que MANDA, QUEM ORIENTA, QUEM TRAÇA CAMINHOS? A resposta não é para adivinhar…

    Já agora, brincando um pouco (para descontrair) e que desculpe quem se sentir atingido com a brincadeira:
    Hoje tive visitas para verem o jogo comigo. Ainda não íamos no meio da primeira parte e já os meus convidados me mimoseavam com depreciações à exibição do FC Porto. Não resisti e chamei-lhes “vil gentalha” (tivessem ou não razão na apreciação ao jogo, tiveram de levar, por… tabela). Ainda mais os lixei quando lhes fui buscar uns pacotinhos… de pipocas.

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  19. Da época passada em que não perdemos um jogo para esta só falta falcão.
    Admito que o Presidente só tenha conseguido o substituto para Janeiro, vamos ver.

    Agora, este Vitor Pereira é que não dá. Não sei que provas serão mais precisas...
    Volto a ver quando esse senhor estiver no olho da rua.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Um jogo para (não) esquecer! Sem oportunidades, com um futebol completamente desgarrado, mas o mais preocupante: com os jogadores sem alma, sem querer, sem garra! O que não é novo!

    A SAD fez de tudo para manter a "espinha" da equipa do ano passado com renovações de contratos e afins, mas os "meninos" parece que não estão para aí virados! Com um atitude competitiva destas não há VP que resista! Se a equipa não está com o treinador não será mto difícil perceber o que irá acontecer mais jogo menos jogo!

    As goleadas no campeonato mascararam mtas das nossas debilidades, mas a champions é apenas para quem tem unhas e nessa "guitarra" só desafinamos!

    Não acredito que enquanto tivermos hipóteses matemáticas na champions, e estivermos em 1º no campeonato a SAD mude o treinador, mas a verdade é que esta equipa está deprimida, e se VP não tem o condão de lhe dar alegria, que se mude o "anti-depressivo", a bem das vitórias e do futebol convincente!

    ResponderEliminar
  21. “Esta derrota vai direitinha para aqueles cujo o seu Portismo de primeira os impede de ver aquilo que muitos conseguem antever no assobio!!!”

    Na minha humilde opinião de portista, parece-me que esta derrota de hoje é de todos os portistas, não dos portistas dos assobios, dos portistas dos não-assobios ou dos portistas de sofá… Ou será que as vitórias são de todos e as derrotas só de alguns? Nesse caso as vitórias do ano passado apenas seriam daqueles que apoiaram a equipa e AVB depois do célebre torneio de Paris em que tanto se criticou e falou mal da equipa

    Estou-me a CAGAR para discussões do tipo “quem assobia mais”, “quem é mais portista” ou “quem come mais pipocas no estádio” … São discussões tão patéticas e estúpidas que nem me merecem grandes comentários…
    Interessa-me muito mais o mau momento da equipa, a vaidade vergonhosa de alguns jogadores, os erros tácticos e as substituições erradas de VP… E o futuro que esta época irá ter…

    Entrar em discussões da “camisola com o risco ao meio”, da “pipoca” ou do “assobio”, enfim é tão triste, tão triste que nem tenho palavras…

    Só mais 2 aspectos:
    - Os 3 golos do jogo de hoje são ilegais… 2 penalties patéticos e um fora-de-jogo do tamanho da torre dos Clérigos no 2º golo cipriota… OK, não foi pela arbitragem, a nossa exibição foi miserável, mas é bom que pelo menos haja uma pessoa a lembrar-se disso… Fosse noutros clubes, e haveria choradinho… Mas aqui também nós portistas temos de primar pela diferença…
    - Os resultados da Liga dos Campeões deste ano têm sido miseráveis é certo… Mas para reflexão geral relembro só 2 épocas distintas… Em 04-05 tivemos 3 treinadores numa época que correu mal interna e externamente, mudamos de treinador como quem muda de cuecas e o fim da época deu-nos ZERO títulos conquistados, nem uma uma tacinha para amostra… Em 05-06 tivemos uma época horrível na champions, acabámos em 4º lugar de um grupo com Rangers e Artmedia… No campeonato, alternamos o bom e o mau, com exibições cinzentas e as maluqueiras famosas do Sr. Adriaanse… Mas no fim e independentemente de toas as criticas e gritos contra o treinador, até ganhamos o campeonato e a taça… Reitero que não sei se VP terá capacidade para dar a volta ao texto e levar a equipa ao titulo… sinceramente não sei… Agora de uma coisa continuo com quase toda a certeza, mandando embora VP e contratando um “Cajuda qualquer” tenho a certeza de que os problemas continuarão lá e no fim não ganharemos a ponta de um corno…

    ResponderEliminar
  22. Eu também achava que o mal estaria na vontade dos jogadores (os famosos amuos digo eu). Tenho vindo a mudar de opiniao. Vamos analisar o que tem acontecido com os mais falados.

    O fernando foi o 1º que disse que queria sair. Para mim tem sido o melhor nestes ultimos jogos. E temos visto o que acontece quando o Fernando sai...

    O Palito teve a proposta do Chelsea. Falou-se dos amuos. Para mim, contra o Paços foi o melhor e tem subido de forma (ainda longe do que nos habituou mas tem melhorado)...

    Será que o problema está só na vontade? poderá ser um dos problemas, mas não será certamente o principal na minha opiniao.

    Vamos ter calma e deixar quem gere o clube analisar o que está mal... E seja lá o que for, chegou ao limite do toleravel... Ainda temos tudo a ganhar, mas os erros terao de ser corrigidos agora, daqui a um mes já sera tarde se continuarmos assim...

    ResponderEliminar
  23. Concordo com RCBC, bato-lhe as palmas. A minha alusão (com pantomina) às “pipocas” e às bocas entre portistas, não é mais que um alerta para essa realidade: não interessa estarmos a mimosearmo-nos com alfinetadelas quando, afinal, vemos este descalabro em campo. O que interessa é o que o FC Porto faça, com este ou outro treinador. O que todos queremos é que faça bem.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Sinceramente kem tem culpa de nao ter um avançado digno de ser titular do porto, é o treinador??? a sad tem mta culpa, só que ninguem ker ver isso, por isso bate-se no treinador, porque se vendeu um jogador como falcao e n se contratou ninguem á altura??? a culpa tem de ser repartida por todos mas n se pode bater só no treinador, agora alguma coisa tem de mudar de preferencia com rolando no banco já em olhao ou vamos ter uma ano de sifrimento.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. "Sem VONTADE dos jogadores, não há treinador que resista!"

    E quem é que será que tem de incutir VONTADE nos jogadores do Porto, seja lá como for, nem que seja ao murro, passe o exagero?

    E quem é que será o responsável pelo tremendo espírito guerreiro patenteado por todos os jogadores do Apoel, que faz de um conjunto de jogadores banais um colectivo que é um osso muito duro de roer?

    E quem é que será que deve ser despedido por total incompetência porque não consegue incutir nem vontade nem (ideias de) futebol nos jogadores do Porto?

    ResponderEliminar
  26. Bruno Rocha:

    "Esta derrota vai direitinha para aqueles cujo o seu Portismo de primeira os impede de ver aquilo que muitos conseguem antever no assobio!!!"

    Nas horas das derrotas nunca dediquei o que quer q seja a algum dos meus. Esta derrota é de todos, tua também, como Portista.

    nÃO entendo esta tua postura...

    __

    Sobre o jogo, mais um deprimente como têm sido quase todos esta época. A SAD q faça alguma coisa enqt é tempo. Controlar os jogadores e as saídas nocturnas e encontrar um treinador a sério.

    ResponderEliminar
  27. Sobre o título, Pedro Teles:

    Não há treinador que resista.

    Qual treinador. Desde 19 de junho que não temos treinador.

    ResponderEliminar
  28. Dão grandes Goleadas na Liga, só que esse futebol não chega para se jogar na Liga dos Campeões. Grande parte dos Jogadores sobre o Síndroma da depressão pelo facto de terem esperado saírem para outras paragens mas continuam por lá aida como é o caso de Hulk

    Pelos vistos até Pinto da Costa se sentiu mal, ao ver as contas milionárias da Liga dos Campeões a fugirem dos cofres, com estes resultados até agora a sad vai dar um saldo negativo no próximo ano.

    Continuem a dar Goleadas na Liga a Todos os adversários..... já não é mau....!!

    ResponderEliminar
  29. Nem me apetece fazer grandes comentários tal a azia que sinto face à vulgaridade da exibição portista: Vergonhosa, incompreensível e intolerante.

    Fico-me por aqui!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. "Sem VONTADE dos jogadores, não há treinador que resista!"

    Solução? Troca de treinador. Só assim poderemos ter alguma esperança que a época não venha a ser uma das piores dos últimos anos.

    O Titanic começou a inclinar e se não o pararem,irá mesmo ao fundo.

    Os adeptos que ainda defendem, ESTE É O MEU TREINADOR, procurem um violino, pq se ele continuar no PORTO, vão ser a orquestra do Titanic

    Tito

    ResponderEliminar
  31. @ Lucho: Quem me conhece sabe bem que a frase que escreves como minha, não tem a conotação que lhe atribuis como postura, apenas é uma subliminar referencia aos que se acham sempre mais Portistas que outros, os tais dos patamares e graus de portismo, para aqueles, que possivelmente hoje acham que em vez de destilarmos criticas e azias as exibiçoes e postura da equipa, lhes devem sempre palmas e apoio!!!
    Porque sim, é para mim esta derrota, ate fico satisfeito que me consideres Portista, falta só indicares o grau em que me situo...A minha Postura é a de sempre, PORTISTA até morrer, hoje mais que ONTEM, a minha vontade???Estar hoje no OLIVAL e em vez de ser o VP a dar a palestra do treino que vai começar 30 ou 45m mais tarde, ser feita por mim, por muitos como tu ou como eu, secundada por uma meia dúzia de vídeos tipo o video da viagem ao MÓNACO entre muitos outros...porque se as prima donas que habitam a relva de um qualquer relvado vestidos com as nossas cores não sabem ainda o que significa SER PORTO, mas o invocam em vão tantas vezes, sobretudo quando ganham eu ir-lhes-ia mostrar e garanto-te que faria mais mossa naquelas mentes que o tom monocordico e de sintomatologia dispar entre o que diz e o que faz VP....

    ResponderEliminar
  32. Caros Portistas,

    O que é isto? Mas será que não há responsáveis por esta vergonha? O VP sabe o que diz? Ontem jogámos à Porto ? Criámos várias oportunidades? o tipo está alucinar ou quê? UMA VERGONHA PEGADA E A SAD AGORA NÃO DIZ NADA? POIS É, SÃO OS PRIMEIROS A RECEBER OS PRÉMIOS, AGORA PAGAR A TEMPO E A HORAS ÀS AMADORAS E AOS CLUBES QUE NOS VENDERAM JOGADORES É O QUE É! UMA VERGONHA! Já ninguém sabe o que é ser Porto? Já ninguém sabe impor-se ? Mas que porcaria é esta?

    FOMOS PORTO

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    SEMPRE F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  33. Caros Portistas,

    Ontem foi escrita mais uma página "escura" (para não dizer negra) da nossa história nas competições europeias.

    Já aqui o escrevi que com este treinador não vamos lá. Disse que não iríamos passar esta fase e infelizmente parece que vou ter razão. Quem me dera engolir o que estou a escrever:)

    Agora quando leio que os jogadores não querem jogar.....!!??!!?????

    Até aceitava que fosse verdade se estivéssemos a falar do campeonato, mas na Champions?????? Então se eles querem tanto sair, é a jogar assim que o vão conseguir???? Eles não são assim tão burros!

    Um dos aspectos a ter em conta na profissão de treinador (recordar Mourinho ou Libras Boas) é o factor psicológico que incutem nos jogadores.

    Que me interessa se ele é óptimo nos treinos se depois não sabe mais nada! Não sabe ler o jogo. Faz substituições que só ele percebe. Substitui jogadores (Hulk) para apontar um bode expiatório e para sacudir a água do capote.
    (Lembro-me do Deco a jogar mal e porcamente e a arrastar-se até ao fim do jogo, mas não saía. Na altura também não gostava, mas é assim que se ganham equipas. Não é tentar arranjar culpados).

    Se o Hulk não está a jogar nada de quem é a culpa????? Dele? Ele já provou que sabe jogar.

    O treinador é que nunca provou em lado algum que sabe treinar.

    Força Porto!!!

    ResponderEliminar
  34. Os actuais problemas do FC Porto são complexos, multifactoriais e de resolução difícil como já se percebeu…

    Parece-me evidente que grande parte daqueles que inicialmente apoiaram a decisão de Pinto da Costa em optar pelo adjunto de AVB (a denominada solução de continuidade), apoiam agora a saída imediata de VP.

    Neste momento é evidente que ninguém é capaz de referir um nome com mínimo cabimento para substituir VP.

    Há a tendência para se pensar que Mourinhos e Villas Boas se encontram ao virar de cada esquina e todos os anos. A ideia de substituição de VP neste momento é evidentemente associada à ideia (do meu ponto de vista forçada) de que poderá vir neste momento um qualquer D. Sebastião que faça o mesmo que por exemplo Mourinho fez em 2002 e Villas Boas fez em 2010…

    Só que o futebol não é uma linha recta, uma ciência exacta ou um negócio em que se insiram os dados num ficheiro excel e saia o output perfeito… Agora mais a frio, e depois do horrível jogo de ontem, é bom que a análise ao actual momento do FC Porto não esqueça nenhuma componente do clube… Nem jogadores, nem treinador, nem SAD (que também tem a sua quota parte de culpa)…

    Mas estou totalmente aberto a que me digam uma solução imediata (e a meio da época) para treinador que solucione os problemas existentes e que me parecem de complexa resolução…

    Resumindo, ganham todos muito bem, treinador, SAD e jogadores para solucionarem os problemas que actualmente existem… Acredito que será tomada a solução mais sensata e lógica para resolver os problemas que se deparam… Trabalhem que são pagos para isso… E já agora, pelo menos garantam que não acabamos em ultimo lugar na liga dos campeões…

    ResponderEliminar
  35. Distribuo as culpas por todos e não só por um. Será que VP treina assim tão mal que o Hulk não consegue fazer duas fintas seguidas ?? Os constantes passes errados serão algum novo tipo de treino que o VP trouxe para o FCP? A incapacidade fisica é toda culpa do Preparador fisico? A falta de querer e o esconder-se em campo na esperança que nem lhe passem a bola é só um problema de um treinador?? Os jogos de poder dentro da equipa são só culpa do VP? Vitor Pereira pode ter as suas culpas nesta situação mas todo o chorrilho de asneiras que os jogadores tem vindo a fazer passa obviamente por eles também. É hora e porque ainda existe tempo para internamente quem seja responsável faça o seu trabalho. Todos o tem de fazer. Só peço é respeito e suor nas camisolas do FC Porto. Sinto-me mais Portista nestas horas dificeis pois é aqui que o clube e a sua dinamica é posta á prova. Quem tanto já provou a sua competencia neste clube , pois que resolva o que tem de ser resolvido. Não peço titulos nem discursos ocos, peço respeito a quem enverga o simbolo do FC Porto.

    @ Acho lamentavel que um administrador venha pela primeira vez falar no assunto dos pagamentos aos belgas para ser desmentido 2 dias depois. O silencio é de ouro e pior do que isso são explicações tipo "teoria de conspiração". Nao tenho dados para os "factores estranhos" mas prefiro um silencio até á resolução de um problema que espero se resolva na mesma altura em que forem pagos os prémios anuais por BOA GESTÃO a todos os administradores.

    ResponderEliminar
  36. Discordo do título deste post, na minha opinião deve ser o inverso:
    Sem liderança do treinador não se cria vontade nos jogadores.

    O problema da nossa equipa é falta de estratégia e sentido táctico, e portanto do técnico. Os jogadores até demonstram vontade, mas não sabem o que fazer em campo porque não lhes dão orientação táctica.

    Vítor Pereira deve regressar a adjunto de um técnico veterano e com experiência de vitórias, ou, se não aceitar a "despromoção" sair imediatamente, enquanto ainda é possível vencermos algo. O FC Porto em primeiro e acima do Sr. Vítor Pereira.

    ResponderEliminar
  37. RCBC:

    O problema não é arranjar outro que nos faça ganhar os títulos em disputa. O cerne da questão é continuar a deixar o VP destruir a equipa. E isso sim, é muito mau. Na minha opinião, podia-se optar por colocar alguém da casa, ex jogador do Porto, para levar o barco até ao final da época. Pior que este não fará de certeza...

    ResponderEliminar
  38. E principalmente o problema NÃO são os jogadores, a desmotivação destes é CONSEQUÊNCIA, e não causa, da incapacidade do Vítor Pereira em comandar a equipa.

    ResponderEliminar
  39. Esta agora??? Como não há alternativa credível para o banco, temos que aguentar o VP? Era o que faltava. Nao sendo o único problema o VP contribui decisivamente para este momento que atravessamos. Todas as restantes variáveis mantiveram-se estáveis, com a excepção da saída do Falcão e do AVB, logo......
    Mais a mais existem alternativas e já referi algumas: Pedro Emanuel, Benitez, Rui Faria, etc...... E não me digam que são arriscadas porque o que temos agora também foi.
    Todos somos Porto e não coloco em causa o portismo do VP mas essa condição deveria servir para reflectir e sair de imediato porque é manifestamente incompetente! Não se trata apenas de perder, trata-se da paupérrima qualidade exibicional mesmo nos jogos em que goleamos. Ontem não criamos uma única oportunidade de perigo.

    ResponderEliminar
  40. Eu resolvia o problema colocando na equipa técnica Rodolfo Reis. Se fosse preciso pôr na ordem o treinador, o adjunto ou os jogadores, não tenham dúvidas que até ao pontapé e à chapada essa "sucata" era posta na ordem.

    ResponderEliminar
  41. O VP também tinha o maior orçamento no Stª Clara, na liga Orangina.

    O mal foi Pedro Emanuel subir a defesa para ser goleado, evitava-se ser humilhado por uns cipriotas que nem ponta de lança usam, antes um avançado que joga de costas para a baliza e mesmo assim marcou dois golos?!

    O que é que Falcão tem a ver com a barraca na defesa? Com o jogo interior na frente? Com o jogo exterior na frente?

    Nada funciona!

    Abramovich já assinou a guia de marcha de VB! Não renovou a equipa na 1ª época, não vai ter 3 anos para vencer a Champions.

    SL

    ResponderEliminar
  42. OU vemos ou não vemos o que se está a passar.

    1. VP é incompetente
    2. Há jogadores que ficaram contrariados no final da época passada
    3. A direcção anda de cabeça perdida
    3.1 Pagamento dos belgas
    3.2 Discussão com insultos no avião entre membros da SAD e a equipa técnica

    Este não é o Porto que eu conheço!
    Se calhar está na altura de, nós sócios, nos interessar-mos mais pela gestão do clube.

    O homem nao dura para sempre e estamos a assistir a lutas intestinas pelo poder, que podem destruir tudo o que foi feito nos ultimos 30 anos!!

    ResponderEliminar
  43. JL obrigado por escreveres algo que realmente se passa e que eu comungo na totalidade.

    Este não é o Porto que eu conheço exposto a tudo que é tema mais escaldante, que até reuniões em terminais de aeroporto faz.

    Jogos de cintura e falta de dinheiro vai começar a fazer moça.

    É começar por limpar a casa e acima de tudo mostrar o FC Porto que fomos à bem pouco tempo.

    JL permite-me colocar um 2.1 que tivemos uma das piores pré-épocas que conheço a nível de mercado que durou até ao ultimo dia e sem alternativas em condições por exemplo para um ponta de lança onde chegamos mesmo a meter Falcao em Guimarães.

    Esta época começou mal em tudo e vitor pereira é só mais um erro no meio de tantas asneiras.

    ResponderEliminar
  44. Quem conhece o Futebol Clube do Porto não pode acreditar na ideia de que Walter não foi inscrito por atravessar um momento pessoal dificil...A ser verdade a "recuperação" do jogador passaria pela sua inscrição e possível recuperação anímica e nao pelo seu afastamento!Independetemente do valor que Kleber tem, o facto de ter ou não concorrência para o lugar em jogos da Champions, faz toda a diferença...Foi o principio de erros básicos e que muito podem vir a custar ao clube.

    ResponderEliminar
  45. Ò Vitor.........carago,pá!!!
    Agora já nem vale a pena aprenderes a rir...
    E já agora,quem é o senhor que aparece sempre a fazer caretas de muita emoção,com abraços beijos e palmadas e as televisões passam em todos os resumos do Porto??
    Não é o nosso director para o futebol,pois não??
    PORTO,SEMPRE...

    ResponderEliminar
  46. Serei portista até morrer,sempre apoiei e continuarei a apoiar a minha equipa nos bons e maus momentos mas esta situação começa a tornar-se insustentável! Desde que começou a época ainda não me lembro de ter visto um boa exibição do Porto... O jogo de ontem foi medíocre. Tantos passes falhados, tantos erros, remates disparatados! Jogam sem alma, sem vontade,sem garra... Penso que cada um tem a sua quota parte de culpa, os jogadores, a SAD, a equipa técnica, mas sou igulamente da opinião que VP nao é treinador para o Porto. As declarações dele no final da partida sao totalmente disparatadas! Alguma coisa tem que ser feita...

    SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  47. Questionava-se aqui noutro tópico a falta de senso de alguns portistas por no estádio assobiarem a equipa. Falava-se em portistas de segunda , terceira , pipoqueiros etc etc. Ao ver as imagens e os insultos dirigidos ao nosso treinador e atletas que dizer agora?? Que raça é aquela que vai de propósito INSULTAR a comitiva Portista? Lampionagem disfarçada? Gajos que se dizem Portistas? Estes sim sao gajos que se dizem portistas mas não passam de gente sem clube nem vida. Pareciam lampiões disfarçados no seu melhor. A INSULTAR O FC PORTO!!

    ResponderEliminar
  48. “O problema não é arranjar outro que nos faça ganhar os títulos em disputa. O cerne da questão é continuar a deixar o VP destruir a equipa.”

    Claro e coitados dos jogadores cujo VP lhes está a destruir a carreira…

    Eu acho verdadeiramente fantástico essa super-protecção que se faz aos meninos coitadinhos… O mau da fita e principal culpado é sempre o cabrão do treinador, culpado de tudo e mais alguma coisa…

    OBVIAMENTE que o problema é arranjar alguém que nos dê títulos… O que me preocupa não é ganhar 5-0 ao Leira e não jogar nada, o que me preocupa é que a jogar pouco contra equipas mais fortes poderemos perder pontos que nos custem exactamente o título. Não brinquem comigo, o futebol não é ginástica artística, o futebol, por muita merda que se possa dissertar, faz-se de resultados… E é exactamente pela falta de resultados na Liga dos Campeões que agora está tudo de cabelos em pé… Não sejamos hipócritas...

    VP terá de ser julgado pelos resultados que fizer como todos os outros… Não necessariamente pelas suas exibições…

    Se calhar os nervos de muitos portistas afectam-lhes a memória… Memória essa que me faz lembrar que durante 1 ano se gritou tanto contra Adrianse (ate esperas e porrada deram ao holandês), e tantos e tantos pediram a sua demissão… No fim, mesmo jogando uma merda (como muitos advogavam religiosamente) até ganhamos a taça e o campeonato… Memória essa que me faz lembrar tantos e tantos críticos de Jesualdo Ferreira, que pediam frequentemente a sua demissão pelas fracas exibições, pelo medo exibido em jogos da champions (a lenga-lenga do costume contra Jesualdo)… No fim, mesmo jogando uma merda (como muitos advogavam religiosamente), deu para ganhar 3 campeonatozinhos, mais umas taças e supertaças…ah, e pequeno pormenor, mesmo com tantos defeitos e pedidos de demissão, Jesualdo passou sempre da fase de grupos da champions league, coisa pouca, claro…

    A memória é curta… Até parece que mesmo em épocas de titulo nacional foi tudo um mar de rosas e nunca houve assobios, nem pedidos de demissão…

    Há no entanto uma coisa de que tenho um medo imenso, mas que obviamente duvido que aconteça: que a SAD se deixe influenciar pela voz do povo… Pelo amor de Deus, um clube NUNCA MAS NUNCA se deve deixar gerir de fora para dentro… É o princípio do fim de muitas organizações e se calhar uma das principais razoes por que os patetas dos nossos rivais de lisboa andam há 30 anos a “apanhar bonés”… é preciso perceber os sinais de fora, mas a gestão de dentro para fora dá sempre maus resultados... Deixemos que quem durante 30 anos sempre geriu bem o clube, faça agora o seu trabalho...

    PS: Há coisas que tenho lido nesta caixa de comentários que só posso encarar como piada ou brincadeira... É sempre bom nestes momentos ter algum sentido de humor.. Aliás, eu até posso lançar mais um bom nome para substituir o VP... Olhem, por exemplo EU, sou portista dos 4 costados, joguei durante muitos anos manager no pc (e com bons resultados) e se calhar os meninos mimadinhos dos coitados dos jogadores me respeitam mais a mim que a VP...

    ResponderEliminar
  49. Concordo com o Invictus64.Pergunto mesmo. Que raça é aquela que se dirigiu de proposito ao aeroporto para insultar a equipa e o treinador?? Gente sem nada para fazer, e a quem nao se pode apelidar de portista...

    ResponderEliminar
  50. mesmo passadas que já foram 24hrs do facto, a azia continua... e o fel a atingir níveis preocupantes no que à veia opinativa do Dragão diz respeito.

    os jogos vão-se sucedendo, o marasmo vai-se alastrando, aqui e acolá pincelada com resultados que mais não parecem ser do que balões de oxigénio artificiais para a chamada morte-lenta, num futebol, numa atitude, numa raça, numa crença, numa cultura que vitória que está a arrastar-se pelas ruas da amargura.

    o visto ontem, foi mau demais para ser verdade... se já nem a LC dos Campeões motiva por si só aquele "profissionais assalariados", ora fodasse, atão que vão todos para o raio que os parta, porque já não tenho idade nem pachorra para aturar histórias da carochinha do Portismo e do Somos Porto, de quem, anda a brincar com o "meu" manto sagrado.

    Portista? Portismo? Somos Porto?

    Portista sou eu caralho... ontem, hoje e amanhã... eles passam, mas EU, e NÓS, ficamos para todo o sempre!!!

    Culpados? tantos... de cima a baixo, da esquerda à direita!!!

    Rio-me, envergonhadamente, é verdade, quando vejo todas as armas apontadas a uma única cabeça, no caso, o treinador, que é o VP, mas podia ser um outro qq, não importa o nome dele, como se ele, pudesse ou fosse o único responsável por tudo o que se está a assistir desde o inicio da época... com especial incidência e claro como água, a partir daquele jogo em Aveiro, defronte do Feirense.

    A SAD tem culpas e não são poucas... exemplos?... não assegurar um PL de qualidade, andar em "beijos públicos e desavergonhados" a um ex-treinador que nos mandou FODER na hora que bem entendeu, mandando às malvas o seu "Portismo" (para mim, altamente duvidoso), quando deveriam, isso sim, e publicamente, "fortalecer" o nosso actual treinador, tanto para dentro (plantel) como para fora (adeptos), mas que por estas horas, mais parece ser carne para canhão para um dia destes, ser chutado para canto...

    O treinador tem culpas porque ou acorda de uma vez para a vida, ou tem o destino traçado a breve prazo!?... basta de discursos acanhados, de blá-blá chato do futebol que não há Portista que aguente 2min que seja ouvi-lo sem mudar de canal, que berre com os jogadores, que coloque em campo os melhores e não os "privilegiados" a viver de rendimentos já passados e arquivados para o museu, que seja forte, líder, carismático, que trabalhe o psicológico... e que deixe de inventar o futebol, porque esse, está há muito inventado.

    Os jogadores têm, minha opinião, a maior dose de culpa de tudo isto... é sobranceria a mais, é vedetismo a mais, é pensarem-se os melhores do mundo, é não terem atitudes de profissionais, é não honrarem a camisola azul-e-branca, é o estarem contra a vontade, é o estarem com a cabeça noutro sitio, é o desrespeitar o clube, os adeptos e toda a equipe com saídas directas para o balneário, etc etc.

    Bem, são tantas e tantas coisas que se vão arrastando, jogo após jogo, que até dava para um livro, mas no futebol, como sempre, já sabemos para onde a corda vai partir caso as coisas não corram bem, não importa se com ou não razão... neste momento, concordando-se ou não, é a cabeça de VP que está no cepo.

    Cabe-lhe a ele mudar o rumo dos acontecimentos... mas que sem a ajuda da SAD, mas principalmente, dos jogadores, estará condenada, infelizmente, ao insucesso, na tal chamada, morte lenta num estado vegetativo.

    sim, é verdade, podemos ainda garantir a passagem aos oitavos... mas tb se não ganharmos o próximo, porque é o primeiro dos dois, arriscamo-nos com quase toda a certeza a nem à Liga Europa ir... e isso, bem, seria difícil, muito difícil de engolir.

    esperemos que quem decide, quem tão sabiamente tem levado o FCPORTO nas últimas décadas ao sucesso interno e externo, mais uma vez, não nos surpreenda, mas sim, confirme as nossas melhores expectativas.

    aguardemos, serenamente... mas, é verdade, já com a paciência nos limites do tolerável.

    ResponderEliminar
  51. Invictus64 tenha calma e aprenda a viver com a opinião dos outros quem ontem esteve no aeroporto esteve no seu pleno direito de mostrar o desagrado, Não houve agressões e disseram o que quiseram à equipa alto e em bom som.

    Pode quanto muito criticar o resultado desta acção que pode ou não resultar, mas isso só mais tarde se vai ver, quem como os jogadores que passaram o jogo todo assobiar para o lado não será aquilo que os vai fazer mudar. Esta é a minha opinião em relação a isso agora não posso sonegar nem criticar a maneira como muitos tentaram mostrar o desagrado para com a equipa, cada um faz aquilo que acha mais correcto e que trará resultados, não preciso de apelidar de nada aquelas Portistas para aproveitar o momento e atirar mais umas pedras a uma discussão de outro tópico.

    Quanto aos anónimos é isto que se dá quando se abre as portas!

    E quando se tira as coisas do contexto nas derrotas aparecemos que nem abutres ao cheiro de mais um bocado de carne podre, isto a mim mete-me NOJO.

    O problema dos assobios já foi discutido, não se trata de portismo, trata-se de estupidez pura e dura de muita gente em que para se levantar e festejar um golo tá quieto, levantar ou bater palmas está difícil mas à primeira vez que o Porto falha um passe é vê-los de pé a berrar ao mundo.

    Foi isso que li, foi isso que está ao lado e é uma realidade porque sou do tempo em que se vaiava Quinitos, Ivics, Carlos Albertos, Robsons, Oliveiras, Enginheiros do Penta, Mourinhos, Tulipeiros, Jesualdos e quem diria também teve a dose certa a meio da época do Sr. Vilas Boas, por dá cá aquela palha e bastava não estarem de acordo com as substituições.

    Por isso assobios não são novidade só aumentam de intensidade conforme a onda e as derrotas, só pergunto uma coisa Não é preferivel num jogo como Apoel apoiar durante o jogo, não sermos um adversário para o nosso clube e no final aí sim se as coisas correrem mal pedir contas a quem de direito.

    Não seria melhor pergunto?

    ResponderEliminar
  52. Antas , eu estou calmo. Sabe meu caro , estou aqui sentado a escrever esta resposta ao seu post e a lembrar-me das incontáveis festas nos aliados, da tarde/noite de Sevilha em extase de alegria , de papar a Champions que muitos em Portugal diziam impossivel para uma equipa Portuguesa, e só para terminar aquele jogo da taça do ano passado que tive a felicidade de ver ao vivo na minha estreia no novo galinheiro. E sabe , eu também me custa aceitar os assobios e não apoio esse acto, mesmo que nao me permite fazer considerações sobre o Portismo de quem o faz. Agora ir INSULTAR para o aeroporto a nossa equipa isso nao são Portistas. Porque o insulto é básico e gratuito. Quem não sabe viver com a opinião dos outros e com o trabalho dos mesmos são aqueles que insultam os nossos jogadores, treinadores e dirigentes. É gente que não aporta nada a não ser berros e cuspo. Um portista não chama Filhos da Puta e outros nomes que lá se ouviram, aos jogadores do FC Porto. Não são Portistas , são gente que vive melhor na confusão e no caos. Não fazem falta no nosso clube que tantas vezes vemos insultado por gente cheia de odio e inveja de nós. Um FC Porto que defendemos contra quase um país de lampiões e lagartos e que nos cospem as camisolas se os deixarmos. De pedras e fogo nos autocarros , de agressoes e tumultos em tuneis. Dos mesmos insultos com que uns gajos que se dizem Portistas foram receber a NOSSA equipa ao aeroporto. 1ooo vezes os pipoqueiros que essa gente. Não são Portistas.

    ResponderEliminar
  53. Engraçado uma posição em relação aos assobios e levar a mal o quando se fala em Portismo de segunda e de terceira e depois atacar e apelidar de não Portistas quem esteve no aeroporto apenas a mostrar a sua ira e indignação para com a forma como a equipa encara os jogos e falta de empenho notório em todos os jogos onde a incompetência do treinador não chega para explicar.

    Quem lá esteve achou que aquela é a melhor maneira de se expressar, não há regras de etiqueta nestas coisas nem muito menos há uma forma racional descrita em livros que explique a forma de nos indignarmos.

    Eu acho muito bem que as pessoas quando não sentem bem com o estado das coisas indignem-se, não é por isso que serão mais ou menos Portistas ou mesmo como chega apelidar que Não são Portistas.

    Pois eu agora digo-lhe, são Portistas, São gente que acompanha a equipa faça chuva, sol, neve ou granizo, de noite ou de dia, na Luz ou Dragão, em Portugal ou onde o Bismark perdeu as botas e não querem nem precisam que se atribuam medalhas por amarem e apoiarem o clube, acharam que daquela maneira as coisas vão mudar, não vi agressões, vi apenas indignação em voz alta para quem quis ouvir.

    Achava bem pior assobiar para o lado e não fazer nada e deixar os meninos continuar a fazer o que têm vindo a fazer com altos e baixos.

    Se me perguntar qual vai ser o resultado, olho respondo já, pela cara do alvaro pereira a pouca vergonha vai continuar e é só esperar mais uns tempos.

    Agora não me cabe a mim julgar o Portismo desta gente, sei que são Portistas e fizeram muito bem em manifestar-se.

    Eu também me lembro das vitórias, das alegrias, mas também me lembro de empenho, sacrifício, raça, mística, sangue, suor e lágrimas, quem não se deve lembrar é esta equipa que em pouco tempo se esqueceu de jogar futebol e de serem solidários uns com os outros ou até mesmo de acreditarem que tudo é possivel.

    Estarei em Braga a ver o hóquei no sábado por isso muito difícilmente estarei em Olhão a ver o jogo, estou a poupar para estar presente na Ucrânia e quero é ver o Porto ganhar e a voltar a esses tempos de glória, mas para isso tem de haver mais, muito mais empenho que aquele que os nossos artistas têm dado à equipa, onde são pagos para isso e não têm honrado a camisola, por isso perceber a indignação de muitos.

    ResponderEliminar
  54. Antas , a minha posição sobre os assobios é a mesma que a tua. Não assobio a equipa durante o jogo embora por diversas vezes nos ultimos jogos, me veja a dar voltas naquele bocado de plástico azul. Mas nao me arrogo o direito de catalogar os portistas por esse acto. Por este e da forma como ele foi preparado, sim.Que as coisas não estão a correr bem, nenhum portista precisa que lho digam. Mas é preciso ter a memória muito curta para chegar ao cumulo de ir insultar os Campeões Nacionais ao Aeroporto. É esse exagero , esse radicalismo em tão pouco tempo que é inadmissivel . Não é uma questão de etiqueta mas sim de senso comum. Não é uma questão de indignação é falta de gratidão. Posso ter exagerado ao nao os considerar Portistas mas quando insultam os meus jogadores , os meus treinadores e dirigentes eu tenho uma natural tendencia a defende-los. Muito mais todos estes que tantos titulos nos deram e há apenas poucos meses. É este radicalismo sem pés nem cabeça demasiado visivel nos nossos adversários que nos tem dado os 30 anos de dominio no futebol nacional. É aquela forma tumultuosa de gerir o futebol que nos tem permitido arrasa-los sem piedade. Eu nao quero um clube onde umas dezenas de pessoas porque gritam alto, possam ditar decisões. Muitos dos que agora passados meses de incontáveis vitórias nem eram nascidos quando o FC Porto era "atropelado" durante decadas seguidas e ganhava 1 titulo em cada 5 anos. Esta falta de senso comum só existe porque muitos dos que foram coordenamente insultar , conseguiram inverter esses anos e triunfar agora regularmente . Para terminar , isso de acompanharem a equipa faça sol ou chuva não é nenhum cartão dourado de Portismo. Existem centenas de milhares de Portistas que também não recebem medalhas nem descontos e que apoiam SEMPRE o FC Porto. Não só quando ganha. Porque no desporto e no futebol não se consegue ganhar SEMPRE. E se foram esses mesmos que foram enxovalhar pessoas Campeãs Nacionais pois tem de ser Portistas de quando se ganha. Todos queremos o melhor para o nosso clube desde o "pipoqueiro" ao radical mas eu sei que ganhar SEMPRE não pode ser em desporto. E o futebol nao é Wrestling é desporto. O Pinto da Costa e muitos outros que por vezes parece que sao insultados , é que nos habituaram mal. Saudaçoes Portistas

    ResponderEliminar