19 novembro, 2011

ENTREVISTA: Casa do FC Porto - Dragões de Azeméis

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Já com o mês de Novembro a meio do percurso, como tem sido já habitual na minha rúbrica mensal, deixo-vos com mais uma entrevista em exclusivo para este espaço de tertúlia azul-e-branca, no caso, com a delegação dos Dragões de Azeméis, concelho de Oliveira de Azeméis, e distrito de Aveiro.

Feito o contacto e concretizada a tão pretendida entrevista, não posso deixar de agradecer a extrema simpatia e disponibilidade demonstrada pelo João Godinho Sousa, Presidente da Direcção, aproveitando para desejar os votos dos maiores sucessos para esta (mais uma) Delegação do (nosso) FCPorto.

Como tal, vamos lá então a essa prometida entrevista...



Dragões de Azeméis
Delegação nr. 2 do fcPORTO


1- Queiram fazer uma breve apresentação dos Órgãos Sociais.

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: DAVID BARBOSA SANTOS
Vice-Presidente: RUI NELSON FERREIRA DINIS, DR.
1º Secretário: MOISÉS PEREIRA SANTOS
2º Secretário: ISMÉNIO FERNANDO GOMES PINHO

DIRECÇÃO
Presidente: JOÃO MANUEL GODINHO SOUSA
Vice-Presidente: MANUEL JOAQUIM SILVA TAVARES
Vice-Presidente: MIGUEL DOS REIS NETA, ENG.
Vice-Presidente: JOSÉ ANTÓNIO BRANDÃO SANTOS
Secretário-Geral: LUÍS MIGUEL LIMA PINHO
Secretário: LUIS FILIPE SILVA CORREIA
Tesoureiro: MANUEL AGOSTINHO SANTOS ALVES
Tesoureiro-Adjunto: NUNO MIGUEL GOMES ALVES
Director: MANUEL AUGUSTO ALEGRIA COSTA
Director: JOAQUIM SILVA FONSECA
Director: JOSÉ CARLOS DIAS BESTEIROS
Director: PAULO RENATO FERNANDES VIEIRA
Director: JOAQUIM BRANDÃO SANTOS
Director: JORGE FERNANDO MELO SILVA
Director: JOAQUIM FILIPE VICENTE FONSECA
Director: VITOR BESTEIROS
Director: RUI MANUEL AZEVEDO PEREIRA
Director: ALEXANDRINO PINTO SILVA
Director: NUNO MIGUEL LIMA FIGUEIREDO CATELAS
Director: ANTÓNIO DA COSTA PINHO
Director: FILINTO ALVES
Colaborador: CESAR NAMORADO MADEIRA FONSECA
Colaborador: JOSÉ CARLOS SILVA CORREIA

CONSELHO FISCAL
Presidente: MARCIAL ABEL VAZ SANTIAGO
Vice-Presidente: JAIME MANUEL GODINHO SOUSA
Secretário: JOSE ANSELMO RAMALHO GODINHO SOUSA
Relator: LUIS NETA, DR.
Relator: RUI JOSE RAMALHO GODINHO SOUSA

2- Como e quando surgiu o espaço azul e branco dos Dragões de Azeméis?

Nascemos em 29 de Junho de 1984 – Dia de S. Pedro. Somos a Delegação Nº 2 do FC Porto.

O processo conducente ao nosso reconhecimento como Delegação do Futebol Clube do Porto, sabemo-lo, foi encarado pelo Presidente do FC Porto – Jorge Nuno Pinto da Costa com especial simpatia. Fomos, os primeiros, a adoptar o nome “DRAGÕES“, correspondendo entusiasticamente à sugestão do Presidente Pinto da Costa, veiculada um dia antes, na comunicação social, para que aos “Andrades” e aos “Tripeiros” se chamassem “Dragões”, porque nós, tal como outros, tínhamos esse símbolo no nosso emblema que deveríamos adoptar como mensagem de força e coesão entre as nossas hostes.

Compreendemos de imediato o esclarecido simbolismo e alcance das palavras do nosso Presidente e a elas aderimos com alegria triunfante de quem sabe estar a colaborar no inicio de uma caminhada indesmentível rumo à dignificação e engrandecimento do nosso glorioso clube.

3- Como tem sido o desenvolvimento, durante o tempo de existência, e quantos associados têm?

Entre tropeços e euforias, lá vamos vivendo, guiados pela chama viva e inextinguível do nosso clubismo.

E que ninguém pense que a nossa história é feita de anonimato e ostracismo. Os Dragões de Azeméis têm vida própria.

Ás vezes pujante... ás vezes enfraquecida. Mas vida, vivida entre a dinamização cultural, o recreio e o desporto, com inúmeros momentos de glória a atestarem a nossa capacidade organizativa e criadora, como comprova a nossa recheada sala de troféus, mensagem imorredoira dos triunfantes dias em que passeamos garbosamente, pelos mais variados palcos desportivos do país, a camisola dos Dragões ufanos de sentir o emblema do Futebol Clube do Porto no peito, orgulhosamente junto ao coração.

É com incontido orgulho que vimos atletas nascidos nesta casa, serem aplaudidos e admirados nos vários cantos do mundo, tal como são Marina Bastos e Teresa Nunes, de quem só esperamos o explodir das suas incomparáveis potencialidades consubstanciar-se numa provável medalha de ouro ou prata, numa qualquer prova mundial, olímpica ou europeia, para lhes prestarmos a merecida e devida homenagem e lhes podermos dizer: - “Obrigado, meninas, valeu a pena o nosso esforço!“.

Não podemos esquecer a nossa conterrânea, Goreti Oliveira que começou aqui, timidamente como que a pedir desculpas por tentar ter um lugar entre as outras e que hoje, sem que a maior parte das pessoas da terra, o saiba, ostenta com irrefutável mérito o título de Campeã Nacional da Meia Maratona.

E Cristina Eduardo, extraordinária velocista que várias vezes envergou a camisola nacional? E Mimosa Eduardo? E Isabel Oliveira? E António Salvador? E Alírio Amorim? E Fernando Adrião?

Tantos e tão magníficos que foram.

E ainda, Vitor Oliveira, que começou connosco também, a envolver-se nos intrincados meandros de uma modalidade desportiva – Damas Clássicas – que, em alta competição se assume extremamente complexa, diria mesmo, altamente científica.

Começou aqui como Bicampeão Nacional Júnior, Campeão Distrital Sénior e foi ainda Mestre Nacional e Campeão Nacional Absoluto em Título, aos 22 anos de idade.

Ainda nas Damas Clássicas, quantas vitórias, quantas glórias, quantos motivos de orgulho e satisfação, não devemos, todos nós, Dragões de Azeméis, a Abilio Silveira, Manuel Calixto, Mário Anjos, Deolindo Silva, António Lamego, António Sousa, António Estrela, Antonio Pinho Junior, etc, etc.

E no Karaté? Dezenas e dezenas de pessoas beneficiaram da aprendizagem desta modalidade desportiva que é, também, um excelente meio de defesa pessoal.

Ainda hoje funciona, autonomamente é certo, mas prodigalizando benefícios a inúmeras pessoas, a ponto de ter extravasado os limites da cidade, criando e sustentando cinco escolas em cinco pontos diferentes do nosso concelho, tendo tido nas suas fileiras a Gina Maria – vencedora da Taça da melhor KATA na categoria de 3º Kiw, e Andreia Sofia – Cinturão Negro de Goju-Ryu e vencedora da Taça da melhor KATA na categoria de cinturão negro, entre outros que no passado se cobriram de glória na prática desta modalidade.

E quantas actividades recreativas implementadas? torneios amadores de snooker, bilhar, sueca, e Pesca Desportiva, espectáculos, e diversões de toda a ordem.

Esta delegação chegou a ter cerca de 1450 sócios, no entanto foi efectuada uma renumeração e actualmente são cerca de 290 sócios.

4- Quais as expectativas para este ano?

Manter em funcionamento a secção desportiva de Karaté, realizar dois torneios de sueca, e outros eventos.

5- Quais foram os pontos mais altos ou mais marcantes da casa?

- A Inauguração da sua sede em 28 de Janeiro de 1985;
- A atribuição pelo FC Porto do Dragão de Ouro;
- A celebração do 25º aniversário em 2009.

6- Quais os apoios e iniciativas que a casa pode oferecer aos adeptos do nosso clube?

- Preços mais reduzidos para assistir aos jogos de Futebol do FC Porto;
- Excursões e viagens para assistir aos jogos do FC Porto;
- Participação nos eventos desportivos e recreativos com preços mais reduzidos;
- Tratamento e relacionamento mais eficaz com o FC Porto, nomeadamente na aquisição de quotas, lugares anuais, produtos licenciados, etc.

7- Existem casas ou delegações de outros clubes na vossa região? Se sim, qual o tipo de relação que mantém?

Sim, existe no concelho de Oliveira de Azeméis a Casa do FC Porto de Cesar, e as relações são cordiais e normais.

8- Tem alguma história curiosa que queiram contar ou relatar, relacionada com a vossa região e a vossa casa?

Por tradição temos realizado excursões de autocarro a todas as Finais da Taça de Portugal onde participou o FC Porto (e são muitas), e por regra essas excursões sempre em grande número (deslocamos a cada final entre 4 e 5 autocarros), são uma festa tendo em conta que os participantes integram famílias completas e transportam consigo o celebre FARNEL.

9- Qual a vossa opinião sobre a actual época desportiva ao nível do futebol? Confiantes no futuro imediato?

De facto a época desportiva actual tem tido alguns solavancos, mas não é nada que já não tenhamos passado em anos anteriores, e a nossa opinião é que o sucesso do FC Porto nos últimos 30 anos, deve-se essencialmente à competência e paixão de toda a estrutura do FC Porto, a qual tem como filosofia de gestão um ordenamento de Hierarquias de cima para baixo, essa estrutura quer administrativa, quer operacional, têm como consequência natural o aparecimento de novos conquistadores na sua estrutura técnica. Por tudo isso não nos assusta o futuro, pois quando se trabalha sempre com o mesmo objectivo (conquistas e engrandecimento do clube), o sucesso acontece naturalmente, e não será nos próximos 30 anos que os nossos adversários saborearão as tantas e imensas alegrias que tivemos e continuaremos a ter.

10- E relativamente às modalidades amadoras, se acompanham, e com que frequência, qual a vossa opinião!

Procuramos acompanhar todas as modalidades amadoras, não tanto como o futebol, que é a paixão maior dos nossos adeptos.

12- Já conheciam o blog "BiBÓ PoRtO, carago!!"? Se sim, qual a vossa opinião?

Sim, já conhecemos, e na verdade para Blogue, tem muita qualidade, aborda os conteúdos que a todos os Portistas interessam, com grande abrangência e apresenta um grafismo agradável.

13- Para finalizar, queiram deixar uma mensagem aos nossos leitores.

Nós Portistas e Dragões, apaixonados que somos pelo nosso clube, devemos tudo fazer para gritar bem alto aos detractores, “Podemos não ser os maiores, mas somos definitivamente os MELHORES”.



CONTACTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS

morada [sede social]: DRAGÕES DE AZEMÉIS – Cultura, Desporto e Recreio ; Delegação nº 2 do FC Porto ; Rua Soares de Basto, nº 23 ; 3720-319 Oliveira de Azeméis - Portugal.

contactos telefónicos: +351 256 682817 * Fax +351 256 282228.

Como se podem inscrever novos associados da casa do FC Porto e os seus custos: Na sede da casa e o custo é apenas as quotizações de 12,00EUR/ano.

Vantagens em se tornar associado da casa do FC Porto: Preços mais reduzidos nos Bilhetes para assistir aos jogos de Futebol do FC Porto; Excursões e viagens para assistir aos jogos do FC Porto; Participação nos eventos desportivos e recreativos com preços mais reduzidos.

página na internet: http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002359217587
e-mail: dragoes.azemeis@netvisao.pt - dragoesazemeis@gmail.com
outros: não

6 comentários:

  1. Parabéns e obrigado à Mafaldinha por nos apresentar a casa do F.C.Porto de Oliveira de Azeméis, mais um espaço nobre de portismo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. deixo uma sugestão para visitarem as nossas casas no Concelho do País com maior numero de sócios do FC Porto: Santa Maria da Feira.


    Do Porto a Feira é só gente TRIPEIRA!

    ResponderEliminar
  3. Terra de Portistas, sem dúvida.
    Mais uma bela entrevista.

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Mafaldinha, obrigado por nos mostrares uma das Casas mais emblemáticas do FC Porto! E um grande abraço a todos os indefectíveis Portistas Oliveirenses. Obrigado.

    Abraço.
    BIbÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  5. sem sombra de dúvidas, a melhor e mais completa entrevista até hoje realizada a uma das nossas casas.

    obra e graça do Sr. João Godinho que esteve em GRANDE na explanação do discurso desta entrevista, não se furtando a nenhuma pergunta... e tornando-a com muito conteudo.

    como dizia, uma entrevista para ler e reler... uma entrevista à DRAGÃO!!

    daí que, parabéns redobrados aos Dragões de Azeméis... e à entrevistadora de serviço cá do tasco, a Mafaldinha.

    ResponderEliminar
  6. SAUDAÇÕES A TODOS OS DRAGÔES

    SAUDADES DESTA CASA QUE TANTO EU QUANTO MEUS IRMÃOS DEFENDEMOS AS CORES.
    SAUDADES DOS TREINOS DE ATLETISMO NO PARQUE DE SÃO JOÃO DA MADEIRA. ETERNO SR. DELFIM, QUE DEUS O TENHA.SE PASSARAM 25 ANOS, E AINDA TENHO A SEDE EM MINHA MEMÓRIA. AINDA GUARDO A CARTEIRA DE SÓCIO DE APENAS DOIS DIGITOS.

    JOÃO PEDRO ALVES FERREIRA DE BASTOS
    SANTOS-SP- BRASIL

    ResponderEliminar