27 novembro, 2011

Ainda há tudo por ganhar!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Depois de ter presenciado em Coimbra um dos jogos mais deprimentes da minha vida enquanto portista, serve-me de consolo pensar que, no FC Porto, jogos daqueles só acontecem de 10 em 10 anos. Vendo o lado positivo, foi como se tivesse podido observar ao vivo a passagem do cometa Halley. Estou a ironizar, mas a verdade é que aquela derrota me custou na pele!

Ainda hoje, é-me difícil arranjar justificações para aquilo que vi. Hulk disse que foi um raio. Só se foi o raio que os parta. Um coisa é certa: a culpa está longe de ser exclusivamente do treinador. Aliás, os adeptos perceberam claramente isso. À saída do Estádio Municipal de Coimbra, foram pedidas explicações sobretudo aos jogadores e não só ao treinador - como a comunicação social centralista tentou fazer passar.

Não há nenhuma cláusula nos contratos que obrigue os jogadores a serem Portistas. No entanto, é preciso que todos tenham consciência que, quando o Futebol Clube do Porto entra em campo, aquelas camisolas carregam sentimentos e paixões de milhares de sócios e adeptos, uma tradição de valores, uma História que se confunde com a da cidade que deu nome a Portugal, conquistas e princípios que tem que ser honrados em cada palmo de relva. O Nosso Presidente é o presidente com mais títulos do mundo e merece muito mais respeito dos jogadores

Feito o desabafo, vamos olhar para o futuro! Espero com todas as forças que o jogo com o Shaktar tenha servido de ponto de viragem para exibições verdadeiramente convincentes. Há muito que não via a nossa equipa a jogar com tanta garra. Isso reforçou-me a esperança para esta época. É nos mau momentos que se vê a grandeza dos seres humanos. Na nossa Casa a "vitória é uma ordem que ninguém pode quebrar" e por isso as derrotas custam-nos imenso. Mas é preciso pensar que ainda há tudo por ganhar! Desde o princípio que tenho apoiado Vítor Pereira e continuarei a fazê-lo enquanto achar que a responsabilidade principal é dos jogadores. Sinceramente, revi-me na forma louca e descontrolado como o mister festejou os golos na Ucrânia. É assim que eu festejo todos os golos do meu Porto!

Aquela atitude que se viu em Donestk tem que ser a mesma em todos os jogos. As crises de confiança superam-se com vitórias importantes e esta foi uma delas. Acredito que vamos ganhar ao Zenit e vamos passar a fase de grupos. Depois tudo é possível. Em Dezembro, precisámos de ir ao mercado e contratar um ponta-de-lança de referência como o Porto sempre tem tido sempre nos últimos anos (McCharty, Lisandro, Falcao). Os avançados que cá estão: ambos são jovens e ainda não dão conta do recado. Kléber tem muito potencial mas uma equipa desmotivada não é terreno propício para o seu crescimento.

O jogo com o Braga vai marcar definitivamente a mudança de rumo. No frio de Novembro, espero pelas tórridas tardes de Maio em que todos juntos possamos voltar a celebrar nos Aliados! Todos queremos isso. Tenho a certeza que vamos vencer e provar aos Delgados deste país que ninguém verga o Porto. Somos mais fortes que todos os centralistas juntos. Aconselho vivamente que, a partir de agora, antes de cada jogo os nossos jogadores ouçam um dos hinos do Clube e se lembrem de "dar tudo pelo clube" porque "ser portista é uma bênção que não se pode partilhar"!

1 comentário:

  1. "O jogo com o Braga vai marcar definitivamente a mudança de rumo."

    Escrevinhador,

    gostei sobremaneira da leitura ao teu post, onde focas vários pontos que todos nós, quase todos, possamos estar em total concordância com a linha de pensamento, no entanto, permite-me discordar da tua expressão acima referenciada em itálico.

    espero bem que a mudança de rumo, já tenha mudado radicalmente desde a passada 4ª feira na Ucrânia... e hoje, mais não seja do que o confirmar dessa retoma, com golos, com exibição... e com mais uma vitória!

    ResponderEliminar