06 outubro, 2011

Só uma historinha

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Um treinador de futebol estava a passar uns momentos difíceis. A equipa não estava a jogar ao nível a que tinha habituado os adeptos, os resultados não estavam a ser os melhores, e, claro, havia já quem pusesse em causa a capacidade do homem. Os sempre bem intencionados devotos do clube argumentavam que este ou aquele jogador devia ser titular, outros diziam que o outro não devia ser convocado; que a equipa devia jogar mais à defesa ou mais ao ataque; o sistema devia ser este ou aquele. Enfim, o costume.

O treinador, ainda não totalmente habituado a lidar com a pressão de treinar um grande clube, andava preocupado. Provavelmente por isso enganou-se aqui e ali.

O Presidente chamou-o para uma reunião. Estavam presentes o Presidente e mais seis responsáveis pelo clube. Lá se deram início aos trabalhos e a cada um dos presentes foi entregue uma folha. O Presidente pediu para que cada um escrevesse no papel qual devia ser a equipa ideal e a táctica que devia ser utilizada.

Recolhidas as folhas, foram entregues ao treinador. O homem olhou para as sete equipas e, cada vez mais confuso, desabafou: “mas ó Presidente, são todas diferentes!”. O Presidente tirou as folhas da mão do treinador e, lentamente, rasgou-as todas. “Pois são, Mister. É por isso que precisamos de si”.

Era só isto. Um grande abraço caros amigos e consócios.

7 comentários:

  1. Pois é... Bela historinha!

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida, uma bela estorinha.

    mas assalta-me uma pergunta: quem são os «sempre bem intencionados devotos do clube»?

    se são os crónicos jornalistas de apoio ao «glorioso» clube do regime estamos conBersados; se são os adeptos, penso que há uma nuance que deverá ser ressalvada: enquanto indefectíveis pelo clube e mesmo sabendo que (i) há um treinador (mesmo que de bancada) em cada um de nós e que (ii) é ao treinador principal quem compete decidir, são os adeptos o coração do clube.
    e é aos adeptos que o treinador também deverá prestar esclarecimentos - sempre depois do Presidente, claro! mas mesmo assim, deverá prestá-los, principalmente quando os resultados são adversos e por muito que lhe possa custar.
    frontalidade acima de tudo!

    eu apoio a larga maioria das decisões do nosso grande presidente; o mesmo já não posso afirmar sobre quem está ao leme do FC Porto e sem pretender querer a cabeça seja de quem for.
    tenho para mim que não serão três jogos fracos (de resultados e de exibições) que me farão duvidar de tudo e de todos; mas comparando com um passado muito recente (sem dúvida, uma herança pesada, por tudo que envo£veu), houve momentos em que revisitei o Passado anterior àquele, recheado de hesitações, de medos, de falta de coragem, de inBenções (algumas sem nexo), de falta de voz de comando, de deriva - e por muitos títulos que tenhamos conquistado.

    no fundamental:
    como qualquer um de nós, o meu desejo é que haja continuidade ao que nos foi dado ver e sobretudo sentir, após o encontro de Coimbra.


    somos Porto!, car@go!

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs a todos vós! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  3. História pequena, mas com muito conteúdo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Desde que não se deixe elevar acima das nuvens (como em determinada altura aconteceu e inventou largo) pode ser até que o homem (mister) consiga liderar com sucesso esta nau...

    É o que todos desejamos.
    Vamos Porto!

    ResponderEliminar
  5. Que sirva para os escribas da bola conotados com o PORTO aprenderem alguma coisa,em vez de andarem a escrevinhar para vermelhos lerem, e mais,para nos escarrapacharem na cara como o patético cineasta fez no ultimo trio de ataque ,dizendo:
    Não sou eu que o digo,é o sousa.
    PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  6. Força Vítor Pereira!!

    Grande abraço PML

    ResponderEliminar
  7. curtinha, é verdade, mas directa, incisiva e mordaz!!!

    Presidente é pra mandar... jogador é pra jogar... adepto é prá apoiar... e treinador, é pra treinar.

    cada qual no seu cantinho... sem inventar muito ;)

    ResponderEliminar