23 outubro, 2011

Responsabilidades…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Já muito foi dito a propósito da actual situação do FC Porto. Pelo que tenho lido e ouvido, há já uma parte significativa de adeptos portistas que responsabiliza em grande medida VP pela actual situação da equipa, clamando por uma mudança imediata de treinador de modo a que a época não tenho um desfecho trágico.

Ignorar os actuais problemas do FC Porto recorrendo a números é demasiado redutor. Não cometo a demagogia de dizer que “o FC Porto ainda está em 1º lugar do campeonato” ou que “o FC Porto ainda está em todas as outras competições, tendo ainda todas as hipóteses de seguir em frente na Champions League”, e que por esses factos as coisas não estão tão mal como se diz.

Também não cometo a demagogia de dizer que os problemas do FC Porto residem única e exclusivamente em VP. Ignorar o vedetismo, as expectativas goradas de alguns "meninos mimados" ou as atitudes displicentes de alguns “artistas” é também demasiado redutor.

Considero por isso que é demasiado redutor resumir a análise de toda esta situação a dois lados da barricada: os que defendem VP e os que o querem ver na rua. Tudo o que sejam análises redutoras, básicas e pouco inteligentes não ajudam em nada ao debate de soluções com o mínimo de bom senso.

É com alguma curiosidade que também tenho visto algumas das soluções que se preconizam para uma desejada substituição de VP. Uma das grandes críticas que se apontam a VP é o facto deste não “ter unhas para uma viola dessas”. Ora bem, continuo a aguardar pacientemente que me apontem com nomes o mínimo de cabimento. Tenho a maior consideração por Pedro Emanuel, mas convenhamos que Pedro Emanuel era o 3º ou 4º adjunto de AVB. Ou seja, o braço direito de AVB (VP) não tem “unhas para tocar esta viola” e será o 3º ou 4º adjunto que já terá unhas e mudar tudo o que está mal?!?! Tenho dúvidas. Quanto a treinadores experientes, até já vi defenderem o nome de Cajuda por exemplo.

Com todo o respeito por esta opinião, não penso que o critério do “treinador experiente” seja o único e mais indicado para a escolha de um treinador do FC Porto. Senão, também teríamos de colocar o Vítor Oliveira ou o Manuel Machado no lote de hipóteses. Penso que entrar por aí, é enveredar por um caminho de delírio que não nos levará a lado nenhum!

Mais do que clamar por mudanças não se sabe para quê ou com que rumo, penso que há uma série de coisas bem mais importantes para discutir e reflectir no actual momento:
  • VP terá de colocar no seu devido lugar uma série de “artistas” que ultimamente se pavoneiam em campo, sem demonstrar o mínimo esforço e que ainda vivem às custas da brilhante temporada passada. Os jogadores do FC Porto, sem excepção, têm de perceber que neste clube não se vive de um passado glorioso, mas sim de um futuro que se deve construir através de um presente consolidado numa base de trabalho, esforço e total dedicação!

  • O tempo é de apostar nos menos utilizados já que os titulares não demonstram qualidade suficiente para ultrapassar equipas cipriotas de 2ª categoria. Porque não apostar mais frequentemente em Mangala se a dupla de centrais já não demonstra tanta fiabilidade como anteriormente? Porque não apostar mais em Defour se o meio-campo demonstra uma letargia que até mete dó? Porque não apostar mais em Walter se o homem de cada vez que joga marca sempre golos? Ou porque não experimentar mais vezes em Iturbe, independentemente da sua idade? De Danilo nem falo, porque ao que se sabe o clube pagou dezenas de milhões de € para um jogador que só virá em Janeiro. Será isto também responsabilidade de VP?!?!?!?

  • Também não é menos verdade que VP tem de demonstrar uma atitude mais enérgica e activa no banco, lendo melhor o jogo e antecipando alterações que realmente melhorem a equipa em vez de a piorar. VP é muito bem pago, tal como todos os jogadores, tem de também justificar a confiança em si depositada, aceitando e percebendo as criticas justas que lhe fazem e melhorando no futuro. Um treinador vive obviamente de resultados e VP não é excepção!
Têm agora a palavra os jogadores, treinador e também a SAD (que não está isenta da sua quota de responsabilidade no que está a acontecer!) e o jogo de hoje é já uma boa forma de limpar a má imagem deixada nos últimos jogos. Não quero goleadas, nem peço exibições magníficas (o ano passado por esta altura também não deslumbrávamos), mas peço impreterivelmente esforço do inicio ao fim, um ritmo de jogo elevado e camisolas suadas. Com a qualidade que temos no plantel, e não a perdemos de um ano para o outro, estes ingredientes levar-nos-ão ao caminho do sucesso seguramente…

PS: Uma nota final para os assobios. É certo que os assobios são um direito de qualquer um manifestar a sua insatisfação com determinada situação, mas deixo apenas uma pergunta: não será melhor deixar os assobios para o fim do jogo, retirando assim mais uma forma de pressão negativa sobre os jogadores, que já de si não estão tranquilos? Ou é preferível dar mais trunfos aos adversários, vaiando os nossos?!?!?!

4 comentários:

  1. Pois, a mim parece-me demasiado “redutor” pensar que o mal está só nos três aspectos salientados por ti, RCBC:

    - Colocar no devido lugar os “artistas”;
    - Apostar nos menos utilizados;
    - Atitude mais enérgica de VP.

    Tudo bem, concordo em pleno. Mas se, por um lado, são aspectos que carecem de rectificação, ao apontá-los dás razão a quem critica Vítor Pereira… O problema está em que esses aspectos não chegam para justificar o falhanço, nem tão pouco, solucionados, chegarão para remediar o mal. A raiz das dificuldades é muito mais profunda e numa coisa estamos absolutamente de acordo: os problemas não advêm só de Vítor Pereira.

    Repito o que disse por diversas vezes: GOSTARIA QUE VÍTOR PEREIRA TIVESSE O MAIOR SUCESSO (era maravilhoso amanhã conseguir uma vitória saborosa com uma exibição convincente). Mas o que eu quero, o que eu desejo, não é o que a realidade nos têm mostrado. E, infelizmente, não acredito que o seja no futuro. A questão (desgraçadamente) estará em saber até quando esperaremos para saber o que nos reserva o futuro…

    Um grande abraço.
    BIBÓ PORTO, SEMPRE!

    Nota final: sou vigorosamente contra os insultos a quem pertença ao nosso Clube. Também não gosto de assobios em pleno jogo; concordo que se mostre desagrado no fim dum jogo, mas tenho por princípio que quando assisto a uma partida estou lá para apoiar do 1.º ao último minuto. É uma vergonha que se apupe ao fim dos primeiros lances.

    ResponderEliminar
  2. O nosso F.C. Porto está doente. Será? OU existem bastantes razões para o que está acontecer. Sempre disse que é difícil manter jogadores no clube quando este parece que queria dar o salto. O Porto vence desde 1893 e é isto que o treinador tem que incutir aos jogadores. Porque razão o Defour não joga quando o Moutinho e o Guarin ainda não acertaram uma. Porque razão não se dá mais minutos ao Walter quando aos 60 o Kleber já está sempre desgastado, já agora Sr. Vítor Pereira, não peço a sua demissão nem a sua cabeça porque também acho que não é assim que vamos resolver os nossos actuais problemas, mas acho que está na altura de trabalhar mais a confiança destes jogadores e tirar da equipa os que não estão a passar um bom momento de forma ou ainda vivem à sombra dos êxitos do passado recente. Neste clube vive se de vitórias e as vitórias tem que ser o presente.
    HOJE pede se concentração e principalmente que suem aquele unica camisola azul e branca que carrega o escudo de Campeão Nacional.

    SOMOS PORTO!

    ResponderEliminar
  3. Parece ser óbvio que "os problemas não advêm só de Vítor Pereira".

    A questão coloca-se é da seguinte forma: saindo VP, todos os problemas ficariam resolvidos? No caso de me demonstrarem por A+B que se resolverá tudo com a mudança de treinador eu serei o primeiro a dar todo o apoio a essa decisão...

    Outro situação que me parece ser bem demagógica é fazerem-se comparações com a época de Octávio ou de 04-05... É que não tem rogorosamente nada a ver... Com o Octávio, estávamso em 5º lugar a muitos pontos da liderança quando este foi despedido e entrou Mourinho... Em 04-05, se nao me falha a memoria se ganhsmos 5 jogos no Dragao em toda a epoca foi muito... Foi uma época má demais para ser verdade...

    Neste momento, e estamos quase em Novembro, a situação está longe de ser perfeita, mas também ainda não é catastrófica...

    O jogo de logo é uma grande oportunidade que espero que não se perca...

    FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  4. Acho isso fantástico… Agora os meus escritos são reproduzidos com o objetivo de comprovar que antes eu pensava uma coisa, e agora penso outra… Fantástico, fantástico!

    É de facto fantástico… Fantástico seria também ver o que todos os outros blogs (e mesmo outros colaboradores do Bibo Porto) diziam depois do jogo de Coimbra e dizem agora depois das 2 vitórias consecutivas… No fundo vamos então fazer um escrutínio detalhado de todos os post e comentários das várias pessoas e compará-los com o que dizem agora… Ou quererão fazer isso apenas com os meus posts?

    Caro Dragão Azul Forte,

    EM NENHUMA PARTE DO MEU POST EU DIGO QUE OS JOGADORES AGORA SÃO OS MAIORES E QUE O VP É UM TREINADOR ESPECTACULAR E SEM DEFEITOS… APENAS DEFENDO QUE SE EXAGEROU EM DETERMINADO PERÍODO, QUANDO EU APENAS PERDI A PACIÊNCIA DEPOIS DO JOGO DE COIMBRA, HOUVE GENTE QUE DESDE A 1ª JORNADA JÁ TINHA PERDIDO A PACIENCIA… EU NÃO INSULTEI NENHUM PORTISTA, APENAS FIZ UM COMENTÁRIO, OU SERÁ QUE AGORA NÃO POSSO DAR A MINHA OPINIAO?!?!?!?

    E para alem disso, sim continuo a criticar os palermas anónimos que depois das derrotas do FC Porto vêm poluir o o blog à procura de sangue e carne morta... Contra isso lutarei sempre doa a quem doer, ferindo as sensibilidades de quem se quiser achar ofendido...

    ResponderEliminar