31 outubro, 2011

Eu não sei assobiar

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Na passada sexta-feira ouvi adeptos do FC Porto assobiarem um golo do FC Porto. Foi, para mim, o culminar de mais um lamentável desempenho do público do Dragão (ou melhor, de parte dele), que ao primeiro passe errado saca logo desse suposto "direito à indignação".

Eu sei que nós estamos mal habituados. Ou melhor, estamos "demasiadamente bem" habituados. Desde 1984, só por uma vez vimos o nosso clube perder dois ou mais campeonatos consecutivos. Vimo-lo ser pentacampeão, tetracampeão, várias vezes bicampeão. Vimos títulos europeus e mundiais. E naturalmente queremos manter este bom hábito, e estremecemos perante a mera hipótese de o virmos a interromper. Até aqui, todos de acordo. Mas até que ponto isso nos dá o direito moral de assobiar e insultar os nossos próprios jogadores? Eu respondo: não dá. Porque, independentemente da história do clube e do peso da responsabilidade que esta camisola acarreta, sabemos que se o treinador não está a acertar com a táctica ou os jogadores não estão a jogar melhor é porque não estão a conseguir. Eles querem jogar bem, querem ganhar e levantar taças, tanto quanto nós. Estão no campo a fazer o melhor que conseguem a cada momento e merecem o nosso respeito. Somos exigentes? Sim, somos. É uma das nossas mais valiosas características. Mas pobres de nós se o reflexo dessa exigência é assobiar e insultar os nossos próprios jogadores quando as coisas começam a correr mal.

E não, o facto de ter pago bilhete também não dá a ninguém o direito de "exigir um bom espectáculo". Vem escrito no bilhete que será um bom espectáculo de futebol? Que vamos ganhar? Que vamos marcar x golos? Se estiver, e caso não aconteça, é correr para a bilheteira e exigir o dinheiro de volta por incumprimento da organização. Mas – oh, surpresa! – não está lá nada. Quem compra um bilhete para uma partida de futebol arrisca-se a ver um mau jogo, um jogo sem golos, uma derrota. Comprou o bilhete porque quis, pagou o que lhe pediram e não tem qualquer direito de exigir nada mais do que 90 minutos de futebol.

Mas é verdade que vivemos num país onde vigora a liberdade de expressão e por isso nada proíbe o público de manifestar o seu desagrado, mesmo que para mim essa seja uma atitude desprezível. E não ignoro que às vezes os assobios possam ser "merecidos": que às vezes um jogador possa não estar a dar o melhor de si, que possa estar a fazer birra, a ter um comportamento impróprio de um profissional – e principalmente de um profissional tão bem pago. Mas, mesmo nessas situações, pergunto a quem assobia: o que pensam que o clube ganha com isso? A equipa vai jogar melhor por ouvir assobios? Os jogadores vão sentir-se melhor no clube, deixar de pensar em dar o salto para o estrangeiro? Vão estar mais tranquilos, mais confiantes para darem asas ao seu talento? O treinador vai sentir-se mais à vontade para desenvolver o seu trabalho? Os outros adeptos vão sentir-se mais motivados para apoiar a equipa? Os adversários vão sentir-se intimidados? Apontem-me, peço-vos, uma única vantagem dos assobios para a equipa ou o clube. Uma!

Eu não sei assobiar. Até gostava de aprender, mas nunca para assobiar os meus. Porque podem não acreditar, mas quando algum familiar ou amigo está a passar um mau bocado, e mesmo que até seja, em parte ou inteiramente, por culpa própria, nunca me ocorreu assobiá-lo ou vaiá-lo. A sério! Pelo contrário, procuro colocar-me à disposição para lhe dar o máximo de apoio possível, porque quero o melhor para ele. Em relação ao meu clube digo exactamente o mesmo. Mas claramente a "massa assobiativa" não deve partilhar deste tipo de postura - ou então não partilha do meu sentimento pelo clube. Um sentimento chamado amor, que segundo reza a lenda subsiste nos bons e nos maus momentos, até que a morte nos separe.

Eu entendo que fiquemos frustrados ao ver a equipa jogar mal. Queremos mais, queremos melhor, somos melhores! O Vítor Pereira e o Hulk vieram dizer que entendem os assobios, que são a nossa forma de lhes exigirmos mais – outra coisa não seria de esperar, e é de louvar este discurso desdramatizador, mesmo perante as insistentes provocações dos jornalistas. Mas serão os assobios a melhor forma de lhes exigirmos mais? E se não exteriorizarmos a nossa frustração sob a forma de assobios e vaias, temos que guardá-la na gaveta? Fazer de conta que não se passa nada, que estamos satisfeitos com o desempenho da equipa? Claro que não. Para mim, só há uma forma de exigir mais da equipa: dando mais de mim. Cantando mais e mais alto. Os jogadores não são burros, não precisam dos assobios do público para saberem que as coisas não estão a correr bem. E é nessas horas que mais olham para a bancada à procura de apoio, de um empurrão para a frente. É com assobios que lhes respondemos?

21 comentários:

  1. Posso já enumerar uma das consequências, positivas, das vaias e dos assobios..pois foi devido a ele, e quando questionado sobre ele, que Hulk reconheceu e teve a humildade necessária para pedir desculpa e admitir que esteve mal na sua atitude aquando da substituição. Foi uma consequencia destes, caso contrário..duvido que acontecesse!

    Estou em desacordo noutro ponto. Eu se pago um bilhete, e mais ao preço a que estão, tenho o direito de exigir um bom espectaculo, até pq quando adquiro um ingresso essa é uma das razoes para o comprar (esperar ter um bom espectáculo). Eu tb quero 1º os resultados e só depois a òpera, mas que raio, se eu n exigir ser bem "tratado" enquanto espectador dum espectáculo, que raio la vou fazer..!?!?

    Não quero com isto dizer que assobiar é a solução, nem deve se-la..mas cada vez mais o futebol viva da psicologia..e acreditem que as vedetas durante a semana n dormem, comem, treinam e volta a dormir. eles lêem, tb andam na internet, tb vêm tv..e aquilo que se passa fora do espectaculo das 4 linhas..mexe muito mais com eles do que meros assobios..que quase sempre sao minorias em relação ao todo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, como eu costumo dizer, se é para assobiar, é preferivel ficar em casa...Isto da exigência dos adeptos começa a ser uma desculpa para a mentalidade de uma boa parte dos adeptos...
    Quando eu vejo o Arsenal a levar a 8 em Old Trafford e no final do jogo os seus adeptos aplaudem a equipa..é tudo uma questão de cultura.

    Penso que no caso do Hulk, ele ficou aziado não pelos assobios mas pela ovação que ouviu quando toda a gente viu que era ele que ia sair, e a consequente atitude do Vitor Pereira..o que ele fez a seguir, na minha opinião é inqualificavel! Não assobiei, nunca o faço, mas compreendo. Atitude de super estrela. O Porto deve-lhe muito, mas ele deve muito mais ao Porto!

    Os verdadeiros adeptos pagam bilhete para irem apoiar o clube, para o levar ao colo rumo à vitória.

    Onde é que já se viu, o Porto marcar um golo e ser assobiado???

    Cumps.
    Etuks

    ResponderEliminar
  3. Ir ver uma partida de futebol do nosso clube não pode ser considerado como ir ver um espectáculo tal como uma peça de teatro, um filme no cinema ou uma peça musical. Não pode, apesar de pagarmos bilhete, são coisas completamente diferentes.

    João, pelo seu ponto de vista, então eu também poderia assobiar o actor que na peça de teatro representa de forma medíocre, pois segundo o seu argumento paguei bilhete e 'exigo' um bom 'espectáculo'.

    Assistir a uma partida de futebol
    deve ser acima de tudo para APOIAR o nosso clube, independentemente da boa ou má exibição.
    Podemos ficar fulos com os nossos jogadores, podemos vaiá-los e assobiar pontualmente, concerteza ninguém é de ferro, mas assobiar da forma como o fazem muitos adeptos no Dragão, por tudo e por nada, é pura e simplesmente uma idiotice.

    Este público de Dragão está 'estragado', assiste a uma partida de futebol como de um filme se tratasse com uma coca-cola numa mão e um balde de pipocas no outro.
    Às vezes pergunto-me do que é feito dos adeptos que resistiam à chuva e ao frio, completamente ensopados e congelados, mas que durante os 90 minutos estavam lá ao lado da equipa para apoiá-la nos bons e nos maus momentos.

    ResponderEliminar
  4. Onde posso assinar, Enid?

    Aquilo que ouvi na passada sexta-feira não é exigência... é estupidez.

    Espero bem que chova torrencialmente, esteja um frio de rachar e joguemos sempre com equipas que não atraiam os pipoqueiros, de preferência em dias de semana, à noite, e que o jogo dê em canal aberto é o que eu peço, para afastar definitivamente essa gentalha que não faz falta nenhuma no nosso estádio.

    Na sexta-feira, dos 30 mil presentes, metade apoiou o Paços de Ferreira! Sim porque insultar e assobiar o FC Porto, é dar força aos outros.

    Eu pago para apoiar a equipa. Se estou descontente, critico oportunamente! (final do jogo!!)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todos pelos comentários :)

    @João, duvido seriamente que tenham sido os assobios que fizeram com que o Hulk tivesse tido a humildade de reconhecer o seu erro. Simplesmente pensou bem, ou foi bem aconselhado, e retractou-se de uma atitude a quente, coisa que vemos acontecer todos os dias em todos os quadrantes da vida sem que sejam precisos assobios para isso.

    E quanto a pagar bilhete e ter o direito de exigir um bom espectáculo, estou 100% de acordo com o Etuk, Invicta e Tripeiro. Eu quando compro bilhete para o futebol sei perfeitamente que posso não ver um bom espectáculo, mas compro na mesma. Mais: mesmo que eventualmente tivéssemos uma equipa fraquíssima e eu tivesse quase a garantia de que seria um mau espectáculo, de que iria para o estádio mais para sofrer do que outra coisa, compraria bilhete na mesma. Porque eu não compro bilhete para o futebol para ver um bom espectáculo, compro-o para ver jogar o meu clube e apoiá-lo. O bom espectáculo é um bónus.

    ResponderEliminar
  6. Também não concordo com os assobios, se bem que a qualidade das exibições desta época deixe muita gente desorientada e desalentada...

    Mas apoiar sempre, sem dúvida, é esse o caminho... E agora q parece q um pouco da confiança voltou, vamos lá, muita fé para se ganhar em Chipre...

    ResponderEliminar
  7. "Porque eu não compro bilhete para o futebol para ver um bom espectáculo, compro-o para ver jogar o meu clube e apoiá-lo. O bom espectáculo é um bónus."

    Fantástico!!! Destaco esta frase e o comentário do Invicta!! Muito bom.

    Até porque o futebol pode ser visto de várias ópticas, o que significa que podemos ter 30 exibições diferentes ao longo de todo o campeonato, e nenhuma delas agradar a todos os associados, logo teriamos assobios em todos os jogos...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Amigos, eu com o meu comentário não foi minha intenção dizer que o assobio é algo que temos que fazer. Apenas refiro que os assobios não tem de ser uma luta acérrima, visto que quanto a mim, isso faz mais impressão, pelo que vejo, aos adpetos que aos jogadores..porque é como disse: "é pior o que se diz durante a semana, do que a pressãozinha dos assobios, durante os jogos". Mas isto é a minha opinião.

    O contentamento/descontentamento é algo que vai sempre fazer parte do adpeto e de todo o ser humano, exteriorizá-lo n deve ser censurado, aquando dentro dos limites. Sao sentimentos e temos de compreender isso, senão tb se pode questionar que os jogadores ficam indiferentes ás palmas dos adpetos, que tb sao uma exteriorização do seu contentamento. E até posso dizer que há aqueles que batem palmas a tudo e por nada e para mim, faze-lo em certos aspectos até é sinal negativo, pois bajula-se em demasia coisas ou pessoas sem importância..e isso até pode ser mais grave que um assobio!

    Na questão do bilhete, discordo mesmo, deram o exemplo de que quando n se gosta da mediocridade dum actor, n o assobiamos. nada mais errado! já dei por mim, em peças do género a ver público, com a sua legitimidade, a fazê-lo. Antigamente, os contestamentos começavam com tomates nos teatros quando não se gostava do espectaculo. hj sao os assobios..Relembro que é uma maneira de exteriorizar o sentimento. E volto a dizer, quando compro um bilhete, seja para o que for, como espectador, espero um bom entretenimentom um bom bacado, ou seja, que as minhas expectativas (sejam elas, quais forem), seja atingidas e saiam de lá no auge..se o que acontece não é o que espero, reajo dentro dos limites dos senso comum, pelo menos. Sinceramente, não incentivo, mas julgo que Assobios nunca fez mal a ninguém, é uma forma de se pressionar e fazer com que os outros lidem com ela..Há coisas bem piores e só não se assobiamos a elas, pq nem explicadas são, senão era um coro sem fim.....

    Abraços e não quero que me entendam mal!

    ResponderEliminar
  9. Eu quando vejo a nossa "nação" tanto: aplaudo um carrinho do fernado, incentivo o varela no um contra um, dou força ao beluchi quando o remate sai mal, deliro quando o james faz uma obra de arte, estou sempren sempre com os jogadores, quando dao tudo por nós. MAS ASSOBIAR NUNCA, JAMAIS.
    Quanto a esses pseudo portistas tenho algo a dizer: 1º metam o assobio naquele buraco que fica no fundo das costas entre as nadegas; 2º e aproveitem e comprem um bilhete para um dos lados da 2ª cicular e lá é que vão ver "obras de arte" feitas pelos artitas da zona.
    Sempre me Habituei a ver nós como publico a INCENTIVAR, APLAUDIR, DELIRAR com os nossos não a assobiar.
    Ps:Assobios e apitos é no São João

    ResponderEliminar
  10. Esperamos para amanhã contra o Apoel um FC Porto excepcional. Porque só um FC Porto: concentrado, consistente e inspirado, conseguirá levar de vencida a aguerrida turma de Chipre.

    ResponderEliminar
  11. Não se entende as razões que leva um adepto a assobiar a sua própria equipa,principalmente no decorrer de um jogo,esta atitude só cria ainda mais pressão e tem um efeito destabilizador no jogador e na equipa,como se viu aliás na atitude do Hulk.

    Quando vou ao Dragão e vejo um jogo menos conseguido,longe de mim assobiar no máximo(coisa que nunca fiz) vou embora mais cedo, mas assobiar nunca!Ainda mais quando a maioria destes jogadores deram-nos tantas alegrias no ano transacto.

    Uma coisa que me intriga é que se somos assobiados quando em 2 jogos marcamos 8golos e não sofremos nenhum o que fará se tivéssemos o jejum de títulos que têm os vermelhos e os calimeros.Provavelmente via o estádio do Dragão com 10/15mil pessoas por jogo.

    ResponderEliminar
  12. A discussão à volta do inicio de época do FC Porto tem sido imensa. Penso que nenhum clube, em nenhuma parte do mundo, com nenhum tipo de adeptos, terá esta discussão tão viva e crítica em relação a um clube que está em 1º lugar no campeonato, venceu uma supertaça, participou condignamente numa final de supertaça europeia contra os melhores do mundo e ainda tem hipóteses de seguir em frente na liga dos campeões…

    Também eu me insiro nos que participam activamente nessa discussão, e acho mesmo que é positivo as pessoas terem capacidade crítica e pensarem pela sua própria cabeça. E no fundo é isto que tem acontecido nos últimos anos. A massa associativa do FC Porto é exigente com os jogadores, treinadores e direcção. Acho isto saudável e positivo…

    Outra coisa bem diferente é o histerismo agoniante que alguns têm levado a discussão… Assobiar a equipa depois desta marcar um golo? Acho patético… Pedir a cabeça do treinador responsabilizando-o de tudo e mais alguma coisa, pedindo nomes como o Cajuda? Acho patético…

    No fundo é isso, tem-se entrado num desvario total acerca do rumo que o clube deve tomar, pedindo mudanças atrás de mudanças, e não percebendo que a mudança para o desconhecido só piorará as coisas… CARAMBA, não estamos a jogar muito, é certo… Algumas decisões de VP tem sido más? É Certo… mas, CARAMBA, penso que não estamos tão mal tão mal como muitos já preconizam… No campeonato, já se percebeu que um FC Porto a meio gás pode lutar pelo título seja quais forem as circunstâncias… sejamos sérios, a tendência é para melhorar e melhorando o FC Porto esta totalmente na luta…

    Na liga dos Campeões, OK o jogo da Rússia foi horrível e o do Apoel também… Mas tenho esperança de que a noite de 3ªF não seja mais uma noite de “facas longas”, mas sim uma noite em que estejamos a dissecar uma vitoria que nos pode levar aos oitavo da champions… Agora também concordo que a equipa terá de estar em Chipre a um nível superior, porque os cipriotas não são tão maus como parecem, e porque estão em 1º lugar do grupo, ganharam por 3 ao Zenit… Mas é como digo, têm

    ResponderEliminar
  13. a palavra os jogadores, porque são eles que em campo tem de demonstrar vontade, garra e esforço... E claro, o VP não inventar nada e não asneirar como tem feito algumas vezes...

    ResponderEliminar
  14. Os Assobios são como as palmadas que da-mos nos filhos, as vezes são um correctivo necessário!!Com toda a certeza não foi com assobios que colocamos fim a 19 anos de jejum, algo que muitos dos que aqui discutem ou expressam opinião viveram, com toda a certeza foi a ter esta mentalidade de critica/exigência que nos tornamos numa força de gestão e futebol nos últimos 30 anos!!!
    Liberdade de expressão é algo que o estado democrata confere ao cidadão quer seja num estádio quer seja num espetaculo de arte...assobiar não porque isto , porque aquilo, mas vernaculizar uns quantos improperios contra a mãe do arbitro ou dos jogadores isso já pode!!Falam de apoiar sempre e da cultura do futebol em inglaterra, mas depois são os 1ºs acossarem-se com as ditas "traições" dos Dragões de Ouro, ai já esquecem a cultura com que tanto se identificam, quando só por exemplo lá, não como cá quase , quase não se tolera a troca entre clubes de simples jogadores...Cada um faz o que quer, como sinonimo daquilo que lhe parece mais sensato como apoio ou forma de trazer a equipa para patamares de futebol e/ou sucesso!!
    Assobiar não, mas fazer esperas a treinadores a porta do olival isso sim é espirito ultra!!!!
    Porque isto tá visto, não tarda vamos implementar uma imagem Hitleriana capaz de perseguir o tal movimento de novos PORTISTAS, os que não interessam, os das pipocas e coca-cola, porque esses não interessam, tal como não interessam os Portistas de sofá, mas que por curiosidade o Futebol Empresa/espectáculo cada vez se preocupa mais porque são garantia de retorno financeiro, nas negociações televisivas e de marketing publicitario...

    @ Tripeiro, é triste chamar de gentalha PORTISTAS só porque esses expressam o seu apoio de uma forma diferente da tua...talvez um dia aconteça mesmo, teres no DRAGÃO aqueles que se assemelham a tua forma de pensar, contudo nesse dia o "teu" FCP , será um clube sem expressão capital monetaria, porque quer acredites ou não , não é só desse que se faz o FCP, e como tal nesse dia não será o mesmo que hoje apesar dos teus "gostos" ainda abraça todos como um só enquanto formos capazes de fazer jus ao slogan "Somos PORTO"....

    ResponderEliminar
  15. Eu sinto me envergonhado quando estou no sofá e vejo aquela central assobiar ás primeiras contrariedades, eu sou de Lisboa não posso ir regularmente aos jogos mas não gosto de ver estas situações.
    Ainda este jogo o Hulk realmente não esteve bem, mas já aos 25m estavam assobiar as suas perdas de bola, por amor de deus.

    ResponderEliminar
  16. Apenas gostaria de dizer que não existem Portistas de primeira e portistas de segunda. Não existe " gentalha" de cachecol azul ao pescoço no Dragão. "Metade" do estádio é gentalha pelo que aqui se escreveu num post???? Estamos a brincar ou já andamos alguns em bicos de pés outra vez?? No FC Porto e desde há muitos anos a cultura portista é exigente e para quem nao se lembre do " Tribunal" isso nunca nos prejudicou e todos temos direito á expressao de desagrado. UMA COISA É DARMOS A NOSSA OPINIAO outra é escrever "Gentalha" . Isso nao fica bem a quem o escreve.

    ResponderEliminar
  17. Li o post da Enid e, na essência, defiro-o. Contudo resolvi não comentar logo, pois apeteceu-me fazer umas ressalvas, embora no meu entendimento não restem dúvidas de que também não concordo com os assobios. Nunca o fiz, mas não sei se um dia o farei… É bom, é mau? Não sei, porque simplesmente não conheço as circunstâncias em que o faria. Equivale isto por dizer que tenho de usar uma palavra muito em voga: é demasiado redutor catalogar os da assobiadela como maus e os que não tem pio com bons.

    Contudo, lendo os comentários subsequentes, fiquei chocado e deveras desgostoso. Não esperava que se chegasse a este ponto no blogue. Que se pretende: humilhar, vexar? Alcandorar-nos a um patamar superior por oposição aos da “gentalha” que temos de escorraçar?

    Eu não quero entrar no discurso negativista e do “bota abaixo”. Faço, desde já, uma proposta:

    Por que razão não adoptar um discurso moderado e equilibrado, não vexatório, como por exemplo o do nosso amigo Lucho?
    Caso contrário não tardamos a andar todos “à batatada” esquecendo o que de essencial e verdadeiramente importante nos move: a defesa do FC Porto, tendo como alvo único e determinado os seus inimigos, os NOSSOS INIMIGOS. Todos nós sabemos onde eles estão; eles até nem se escondem… Por que então engendrar desavenças entre nós, procurando na DIVERSIDADE motivos de conflito? Será que temos de ler todos por uma mesma cartilha? E de quem é essa cartilha?

    Caros Amigos: evoca-se aqui, e muito bem, o famoso “Tribunal” das Antas como exemplo. Eu tenho mais de 50 anos de acompanhamento do FC Porto. Em todas as circunstâncias já o segui. Se agora me recolho mais em frente à televisão, por força da distância e dos condicionalismos impostos pela vida, já foi tempo em que o oposto é que vigorava como norma. Eram mais os jogos que via nas Antas do que os que não via. E não era só futebol que eu acompanhava; até à Serra da Estrela me deslocava só para ver uma camisola do FC Porto no dorso de um bravo ciclista portista! E então, agora sou menos portista? Atrevo-me a perguntar-vos de novo: ia muitas vezes às Antas e amiúde vivi o ambiente do “Tribunal”; agora que, para desgosto meu, só esporadicamente vou ao Dragão, sou menos portista? Será que já sou da “gentalha” ou dos que são vistos como portistas menores?! Eu nunca apelidei assim os que não me acompanhavam à… Serra da Estrela…

    Admiro (admiro mesmo, com grande convicção) muitos dos portistas que aqui comentaram, mas (sobretudo por essa grande admiração que lhes tenho) lamento imenso, não corroboro, nem condescendo com afirmações sectárias, divisionistas e defensoras da intolerância que abomino. Dividir a massa adepta portista em “gentalha” e “não gentalha” é um exercício perigoso e não construtivo; definir adeptos através do pacote de “pipocas” soa a falso, não faz sentido. Assim apraz-me salientar as palavras de INVICTUS64: “…não existem Portistas de primeira e portistas de segunda. Não existe "gentalha" de cachecol azul ao pescoço no Dragão.”

    Com estas palavras, envio um abraço AZUL muito FORTE a todos.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  18. Parabéns amigo DRAGAO AZUL FORTE, é que é mesmo isso...é que de facto as caixas de comentarios de alguns post e até alguns post's parecem ter como missão a divisão interna, ou a promoção do sectarismos sempre com a mesma linha de orientação para um peditório que já demos "a minha é maior que a tua", " a minha é melhor que a tua"...enfim que as suas sábias palavras que a experiência lhe confere sirvam de mote para um PORTO FORTE mas sobretudo unido, porque mesmo aqueles que se acham maioria rapido se tornam em minoria...Abraço e 3 pontos logo no CHIPRE!!!

    ResponderEliminar
  19. Concordo totalmente Enid. Para assobios já chegam os dos nossos adversários quando vamos jogar fora. Se não jogam melhor é porque nao consegem e não é com assobios que vão lá mas sim com os adeptos a puxar pela equipa. A escolha não é entre assobiar e estar calado. A escolha é entre assobiar e puxar pela equipa, com canticos, aplausos, palavras de incentivo. Repito, para nos assobiar já estão lá os nossos adversários. Para quê estar a emita-los. Se me garantisssem que a equipa jogava melhor com assobios, eu também assobiava. Mas não. Os assobios só servem para destabilizar. Assobiar em a atitudes como a que o Hulk teve é uma coisa, é um caso. Agora, assobiar enquanto a bola está a rolar não me parece positivo para ninguém e só ajuda a equipa adversária a galvanizar-se. EU NÃO ASSOBIO!

    ResponderEliminar
  20. Antes de mais, obrigada a todos pelos vossos comentários!

    Este é claramente um assunto que mexe com as pessoas, e há obviamente posições mais extremas e mais moderadas. Costuma dizer-se que no meio está a virtude, mas eu quando toca a opiniões nem sempre concordo com isso: quando se acredita ou defende uma coisa, acho bem que se defenda a 100%, mesmo que possam acusar-nos de extremismo. E embora no meu post eu condene a atitude e não as pessoas, compreendo e não censuro o Tripeiro: ele está simplesmente a insultar quem insulta e vaia os nossos jogadores. Quem com ferros fere...

    @Bruno Rocha, a liberdade de expressão garante o direito legal das pessoas se manifestarem, mas isso não significa que eu não possa achar que a forma que escolhem para o fazer é incorrecta. E não disse nada sobre concordar com esperas a treinadores.

    Sem dúvida que os Portistas de sofá e os pipoqueiros interessam ao futebol-negócio que hoje sustenta o futebol-desporto, tal como os esporádicos, os turistas, os curiosos. Mas muito mais importantes são os verdadeiros fanáticos, até porque os "de sofá" são muito mais facilmente substituíveis. E se o futebol perde os fanáticos perde o carisma, perde aquilo que faz dele mais do que um simples jogo, e as outras pessoas perdem o interesse.

    @Invictus64 e Dragão Azul Forte, quanto ao discurso dos Portistas de primeira e de segunda e de sermos todos iguais, já não é a primeira vez que falo nisto, e aparentemente discordo da maioria, pois na minha opinião é óbvio que existem Portistas de primeira e de segunda. E de terceira, e de quarta, e de quinta. É como tudo na vida. Tudo na vida é mensurável, pode é não ser fácil de medir - e neste caso, por incluir tantos factores e variáveis, é dificílimo. Não acho que exista uma linha a dividir os "bons" dos "maus", nem acho que ir ou não ir ao estádio catalogue imediatamente alguém como mais ou menos Portista, até porque as circunstâncias da vida de cada um são diferentes, mas existem certamente diversos graus de Portismo. E isso não é bom nem mau, é simplesmente uma evidência.

    Estou plenamente de acordo quando dizem que temos que apontar as armas aos nossos inimigos e deixar-nos de tricas internas. É por isso que me manifesto tanto contra os assobios. Os assobios são uma arma, e não gosto de ver Portistas a apontá-la aos nossos. Não gosto, e manifestar-me-ei sempre contra isso.

    Abraços!

    ResponderEliminar