21 outubro, 2011

Empatámos no relvado, perdemos na bancada...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Há dias assim, em que parece que tudo sai mal e não conseguimos pegar em nada que nos contente. Na quarta-feira passada o FC Porto voltou a jogar no estádio do Dragão, quase um mês depois do clássico com os lampiões, e praticou uma paupérrima exibição diante do APOEL de Nicósia. Empatámos 1-1 e se é verdade que as contas não ficaram afectadas – uma vez que no outro jogo do grupo também se registou um empate – a verdade é que vimos uma equipa sem garra, sem raça, sem alegria de jogar futebol, o que nos deixa a todos bastante apreensivos. Estas más notícias estendem-se às bancadas do Dragão, nomeadamente à Sul, local onde me situo jogo após jogo. Desde que o meu lugar é naquela bancada que não me lembro de tamanha apatia durante o jogo. A segunda parte foi surreal, com dois ou três cânticos durante 45 minutos!! Como ouvi um companheiro de bancada dizer, “não sei se aquilo foi para homenagear alguém, mas foram 45 minutos de silêncio bem conseguidos”. A forma mais optimista de ver as coisas.

Quarta-feira a Superior Sul esteve mal e espero bem que não se repita, para nosso bem e para bem do clube, que obviamente só tem a ganhar se sentir que está a ser apoiado. Mais do que nunca é nos momentos em que a equipa está a precisar de marcar que deve sentir um empurrão nas suas costas, e infelizmente não sentiu. E pior do que sentir um silêncio aflitivo, é ouvir uma assobiadela indescritível durante o decorrer do encontro!! Onde é que já se viu?! Quer dizer, a equipa precisa de marcar um golo urgentemente, estamos todos com o coração aos pulos, e prega-se um assobio à equipa?!? É assim que eles vão fazer o 2-1?! Tenham vergonha, compareçam e cumpram a vossa missão enquanto adeptos do clube e depois sim, caso estejam descontentei manifestem-se à vontade… no final do jogo!! Têm todo esse direito, mas apoiem o clube enquanto joga!

Estiveram 32512 nas bancadas do nosso estádio e aqui vai a minha demonstração de respeito para com os Ultras do APOEL. Já os tinha visto ao vivo em 2009 quando cá vieram (na altura inspiraram-nos a um cântico!) e é malta verdadeira que não se cala o jogo todo. Não precisa de muito material para apoiar a sua equipa, faz dos gestos e da voz armas para empolgar os seus jogadores.

Nos nossos grupos vi mais uma vez uma excelente mentalidade do Colectivo, inclusive quando a equipa mais precisava. Embora não muitos, tiveram um desempenho que considero positivo. Não encheram o seu sector, longe disso, tal como os Super Dragões.

Na Sul muito material presente, que ajudou a disfarçar as cadeiras vazias e à entrada das equipas foram abertos três panos gigantes: um com o símbolo do clube, outro com a marca “12” e outro ainda, no meio, a dizer “PORTO”.

Em relação ao apoio, na primeira parte foi razoável e na segunda parte extinguiu-se quase por completo. Digo quase, pois “meia dúzia de gatos-pingados” tentaram a todo o custo combater aquela inércia. O meu sincero obrigado a toda a malta que me rodeia, que orgulho! Não se canta só quando se é mandado, não se diz que se é ultra porque fica bonito dizer, é preciso demonstrá-lo, ainda para mais nestes momentos. Os que lá estão para passear material da claque e para olhar para quem está a cantar sozinho, não fazem falta. Quero uma Superior Sul em força já este Domingo! Entrem naquela bancada com o espírito de apoiar o FC Porto e deixem de lado tudo o que não interessa durante 90 minutos.

Não se calem... não deixem os cânticos morrer!

Referência agora para a grande alergia que tive no passado Sábado, quando me desloquei a Ponte de Lima com a malta do costume, e ajudámos o hóquei em patins a conquistar mais uma Supertaça. Primeiro jogo oficial com o Tó Neves (meu ídolo do hóquei) a dirigir os destinos da equipa e primeiro caneco!

Uma tarde muito bem passada com a companhia de grandes amigos. Nós lá estivemos ao lado deles como sempre, e prestámos um apoio bem audível, diz quem seguiu via Porto Canal. 1-4 foi o resultado sobre uma Oliveirense sempre difícil e que contou com alguns adeptos também nas bancadas. No final a festa foi azul e branca, com os jogadores a virem reconhecer junto de nós, o nosso esforço e dedicação. Muita humildade, marca que bem os caracteriza.

Amanhã basquetebol e andebol, Domingo hóquei e futebol, VAMOS APOIAR O PORTO!!!

Um abraço ultra

9 comentários:

  1. Tripeiro há noites assim onde até os melhores "os guerreiros da sul e Norte" se vêm impotentes perante tamanha desplicencia da equipa.

    Não será o fim do mundo e acho que Domingo se conseguirá mais uma vez estar ao nível dos outros jogos.

    Acima de tudo Porto.

    ResponderEliminar
  2. Ultra Colectivo9521 outubro, 2011

    De facto não compreendi mesmo e o estádio ressentiu-se bastante com este "não apoio" da parte da principal claque do nosso clube.
    Nós(colectivo) temos uma mentalidade ultra diferente, somos pequenos, sim somos mas ao mesmo tempo grandes, a maior parte do nosso grupo "pequeno" é realmente ultra e não se calam, de salientar o meu núcleo que são os que puxam tanto pelo seu como os dos outros núcles. Quem vai pra lá apaixona-se pela nossa claque, somos diferentes. Já fui dos super muito tempo e saí por razões "extras" não por não gostar de estar lá. Se nós tivessemos mais gente.. ui ui.. não sei não, mas era um estrondo que muita gente não imagina. Malta dos super, o vosso apoio é fundamental ao nosso clube, são milhares de pessoas, e acho que o grupo precisava de uns ajustes na mentalidade para serem perfeitos, o Porto precisa de nós, agora nos próximos jogos contamos com as bancadas despidas mas.. domingo lá estarei eu no meio dos meus compadres, estejemos 20,30,40 ou 100, seja que número for vamos deixar a voz no estádio. O PORTO SOMOS NÓS CARAGO. BIBÓ PORTO CARAGO! Juntos venceremos!
    Um abraço ultra
    Colectivo 95

    ResponderEliminar
  3. Viva Tripeiro, é verdade que a claque do Apoel esteve muito mais activa, mas atenção, é preciso desmistificar uma coisa: o apoio à equipa do F.C.Porto não pode ser exlusivo das claques, tem de ser de todos os portistas e é espantoso que muitos estejam prontos para assobiar, insultar e nunca para apoiar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Os assobios partem sempre da mesma bancada...A Bancada de muitos portistas de ocasião e que só lá estão corporativamente e como convidados!
    Contra o Nacional já todos sabemos que as bancadas estarão vazias. Tanto se reclama sobre os horários do futebol e quando há um jogo a uma hora aprazível (O Dragão cheio durante o dia ainda se torna mais lindo)já há um movimento de cedências de cartões anuais...Eu já tenho um a mais para Domingo!...
    Se os adeptos já se estão a cagar para a equipa estando em 1º na liga e com tudo em aberto na Champions nem quero imaginar se tal não sucedesse...

    ResponderEliminar
  5. ultra colectivo95 tens razao no que dizes, em tudo menos na parte dos milhares de superdragoes pois o apoio na sul é feito sempre pelos mesmos entre 80/150 dependendendo sos jogos, ha muito que os superdragoes foram inundados por gente da festa... enfim é para o que estamos, ja nao sou superdragao mas continuo no mm local a apoiar isto devido ao fato de mesmo serem poucos no estadio do dragao sao os unicos que se ouvem, tenho pena que o colectivo nao tenha um lugar decente no estadio. uma vergonha sao os 30 mil que la foram comer pipocas e assobiar... que espetaculo lindissimo que os ADEPTOS (e não claques) do apoel fizeram.

    ResponderEliminar
  6. É isto a que me refiro:

    http://www.youtube.com/watch?v=ITSKQK05ioA

    Obrigado pelos vossos comentários acerca deste assunto, que a mim me diz muito.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Ultra colectivo9521 outubro, 2011

    Caro "anónimo" eu sou do tempo dos super ainda no velhinho do estádio das antas. Aquilo é que era.. como eu costumo dizer: "Old school".
    O ambiente era outro, a mentalidade era outra. Agora vai muita gente para os super porque é fixe, e estão nos super. Não respeitando a verdadeira mentalidade de quem está lá. O colectivo está num lugar super mau na norte. Estamos lá em cima e é complicado. Mas digo-te sinceramente, se o colectivo conseguisse preencher a "fatia de pizza" da bancada onde estamos inseridos era uma coisa brutal.. o apoio á equipa ia ser enorme e iamos ter outro lugar, outro estigma por assim dizer. Espero que o pessoal mantenha presença no domingo, mas o bom pessoal. Os convidados que fiquem em casa a comer e beber enquanto estão no sofá a mandar vir. Nós ultras estaremos tanto na bancada sul como norte apoiar até cair pro lado. Ás vezes saio de lá com dores de cabeça ou no peito de tanto gritar.
    Pessoal, outra coisa IMPORTANTE.. HOJE O PEDROTO FAZIA 83 ANOS.. e ele juntamente com o nosso presidente merece ser falado, os mais novos tem que saber a história dele, de como lutou contra o centralismo, o quanto eramos prejudicados.. tenho aqui uma reportagem EXCELENTE. Recomendo a todos os portistas.
    http://www.youtube.com/watch?v=m5JJ_vIrIJI
    PS: tem as partes 2,3,4 e 5 lá, basta dar uma olhada.
    PORTISTA ATÉ DEPOIS DA MORTE.

    Um abraço ultra
    Colectivo 95

    ResponderEliminar
  8. "Se os adeptos já se estão a cagar para a equipa estando em 1º na liga e com tudo em aberto na Champions nem quero imaginar se tal não sucedesse..."

    Os adeptos do FC Porto estão (mal) habituados, com uma equipa que lhes dá tudo há mais de 30 anos...

    Devemos ser o único clube no mundo que se encontra numa crise ENORME (a julgar pelo que leio e ouço) e que está em 1º lugar e ainda a lutar por todas as outras competições...

    Isto não é tapar o sol com a peneira porque como é óbvio há problemas, já são demasiados jogos maus e pontos perdidos desnecessariamente... Mas, PORRA, será mesmo motivo para tanta depressão e tanta descrença na equipa? Não será este o momento de apoiar a equipa tentando-a levantar deste mau momento?

    Continuo na minha, é muito fácil ser-se adepto para ir festejar as vitorias para os Aliados, ou tomar uns copos com os amigos... Agora, nestes momentos menos bons, só resistem os que realmente são adeptos... E ingratidão é o pão nosso de cada dia nas bancadas do Dragão...

    No próximo com o Nacional, as bancadas podem estar vazias, mas pelo menos os que forem que apoiem, do inicio ao fim... Deixando a MERDA dos assobios para o fim do jogo...

    ResponderEliminar
  9. @ Tripeiro,

    ora nem mais, ora nem mais... nem precisaria de ter lido mais que o título de mais um dos teus posts, que são afinal, o espelho mais fiel da tua forma de estar e viver o (nosso) fcPORTO.

    se no campo, fomos Mansos (again!), nas bancadas, levamos uma abada, que sinceramente, já não me lembrava há muito de ver... e não, nem me estou a referir aos profissionais do assobios... refiro-me em exclusivo ao nosso sector ultra, muito mais até os SD do que o C95... aquela malta alaranjada, foi um espectáculo, dentro de um espectáculo.

    que também aquela "visão" com que nos presentearam, sirva de exemplo e lição para os ultras da casa... porque não lembra a ninguém, sermos "sovados" literalmente, em casa, por um grupo de apoiantes forasteiros.

    ps1 - dignos "adeptos" de todas as horas e de todas as modalidades, aqueles que estiveram em Ponte de Lima... muita pena não ter podido marcar presença, mas a "responsabilidade" a isso obrigou.

    ps2- então, até amanhã no Dragão Caixa, para duas rodadas de modalidades de pavilhão... e depois, até domingo no mesmo Dragão Caixa, para outra rodada de modalidade de pavilhão, e de seguida, num passo acelerado, ala que se faz já tarde pró Dragão no apoio inequívoco ao futebol.

    Esta vida de Dragão ;)

    ResponderEliminar