21 outubro, 2011

Auto da Barca dos Passeios

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pretende-se que seja, apenas, uma recriação do que, provavelmente, Gil Vicente escreveria naquela altura…

Timoneiro: Á barca, á barca, houlá!
Que temos gentil maré!

Afortunado: Em que marcha vai este pé?

Timoneiro: na marcha dos navegantes,
De conquistas e mares triunfantes,
Á procura de novo tripulante,
Quereis tomar o legado?

Afortunado: Sim, conheço o barco afamado,
De glória está carregado!
Será fácil a minha viagem,
Traz boa parra na carruagem,
Boa colheita tenho em mãos!

Timoneiro: Pareces de paixão carregado,
De discurso fácil, silábico.
Mas tempo, para experiências não tenho!
De esperteza estou apetrechado.

Afortunado: Não é de mim querer enganar;
Sou da casa, e estou para ficar.
O outro foi ressabiado,
E dele estou despregado!

Timoneiro: Tudo bem, podes entrar
Neste leme de fantasia
Continua em maré de magia,
A experiência, não me vai enganar.

Algum tempo passado pelo, pouco, mar já navegado!

Timoneiro: Confiei-te malograda barcagem,
Estás a fazer dela bobagem.
O bom porto não está vista,
Onde está a prometida conquista!?

Afortunado: é o diabo que anda á solta
Só vejo à minha volta.
Para esta nau não tenho mãos,
Dos passageiros só oiço Nãos!

Timoneiro: Os "tolos" são quem manda,
A eles deves esperança!
Prometeste o que não tinhas,
Que ideias parcas, foram as minhas!?!?

Afortunado: Acatei responsabilidades
Sem perceber a sua grandeza,
O pouco que sei tripular,
É sem brilho e sem beleza.

Estou perdido neste mar,
E há passageiros que não me ajudam.
Se eu não souber liderar,
Naufrague, também os que amuam!

Timoneiro: Também eu, me enganei
Não é da minha natureza.
Agora as águas são profundas,
Mergulhadas de Incertezas.

Preparei mal esta Nau,
Em muitas, que foram feitas.
Nem tudo ainda está mau,
Terei tempo de curar as maleitas?!

Quis mais do que um passeio!
Agora olho o céu e anseio,
Mudar de novo o roteiro,
Enquanto dura o recreio!

Confio, no nosso Timoneiro principal para mudar o curso dos acontecimentos... porque o FC Porto que me habituei a ver jogar e a navegar por essa Europa fora, chega, quase, sempre a tempo do bom porto! É preciso dar o murro na mesa e virar o rumo do barco!

Fiquem bem e por aí... que eu fico!

11 comentários:

  1. Que grande post.

    finix muito bem.

    ResponderEliminar
  2. Excelente, excelente, excelente! Parabéns.

    Como homenagem esta despretensiosa e pobre quadra:

    O timoneiro que mexa no leme
    Que vire o rumo ao barco
    Antes que o tempo leve
    A ilusão da conquista que abraço.

    Abraço.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  3. Permita-me o amigo Rui Valente que o cite em referência a um comentário noutro blogue:
    “Tenho a certeza que a maioria dos adeptos que manifestam pessimismo em relação à capacidade de liderança/técnico/táctica de Vítor Pereira, entre os quais eu me incluo, iam saltar de contentes e até engoliam elefantes, se ele provasse que estávamos enganados. É das tais coisas que ninguém se importa de se equivocar. Enganos desses são até muito saborosos...”

    Já muita coisa foi dita sobre o momento conturbado da nossa equipa. Várias opiniões, todas elas plausíveis e merecedoras de atenção, são o retrato da grande descrença reinante. Para mim o grande problema é que a equipa está destruída; não tem ponta por onde se lhe pegue. A (não) evolução desde o arranque da época, o degradar contínuo do desempenho em campo, tornam para mim óbvio a impossibilidade de uma recuperação no jogo que garanta um resto de época meritório. Tudo se conjuga para que seja cada vez pior. E então, vamos (vão, os dirigentes) ficar de braços cruzados? Custa muito admitir, mas se nada for feito… há quem se vá arrepender. As culpas podem estar repartidas, mas se não se despoletar a assunção de responsabilidades lá teremos o reeditar de 2004-2005. O meu receio é que se deixe “correr” até o mal ser irremediável. Eu sei que é difícil encontrar substituto; eu sei que o resultado da mudança pode até ser inócuo. Mas… pior do que isto? Cabe à Direcção encontrar a(s) solução(ões).

    Permitam-me que lembre que apoiei sem reservas a indigitação de Vítor Pereira. Achei que era a escolha possível, a escolha certa. Infelizmente VP não correspondeu às expectativas e, pior que isso, não se vislumbra que venha a ter sucesso. Para além da ausência de estratégia, da inoperância das decisões durante o jogo, da evidente incapacidade para “mandar” e liderar, dói-me o coração quando sondo o que vai na alma de VP. Faz-me pena tanta displicência, tanta bonomia. Parece continuamente impávido e sereno como se os problemas não fossem com ele. É um bom homem, mas é um mau líder.

    Pena minha e de muitos portistas, não temos timoneiro com capacidade para levar a nau a bom porto. Imaginar que isto é passageiro corresponde a tapar o sol com uma peneira. A realidade mostra-se nua e crua. Não há remissão, está visto, para a inaptidão de um homem, que até pode ter qualidades como treinador, mas que demonstra à saciedade não ter capacidade para orientar, liderar, gerir o grupo. A culpa não é dele, é de quem o pôs lá. Mas errar só não é próprio de quem nada faz, nada assume. Errar é próprio de quem realiza. Não é sinal de incompetência, não é nenhum drama. Pinto do Costa, o nosso grande mentor, em esmagadora maioria acertou nas escolhas que fez. Errou com Quinito, enganou-se com Del Neri, equivocou-se com Octávio Machado. Assumiu os erros. Espero que o faça agora se achar adequado.

    Como diz um outro comentador “isto é um casamento que chegou ao fim”. A relação não tem futuro mas os “cônjuges” ainda não o querem admitir. Gostaria que o casamento fosse duradouro, com muitos meninos (a jogar bem) e com muitos sucessos. Para desconsolo da família é inevitável o desenlace. Os repartes podem ser complicados e custar caro, mas o desenlace é inevitável. Só não vê quem não quer.

    ResponderEliminar
  4. Tão somente uma obra de arte!!O que de melhor já vi escrito por aqui!!Lamento que não reconheçam nestas linhas o Portismo que emanam, lamento que se se fosse um post sectario ou de pragmatização de uma derrota, todos nós acorrêssemos a comentar, mas não...aqui como no que é Portugal a qualidade e a "arte" são vetadas ao ostracismo do aplauso!!

    Ps: sim sou suspeito, mas digo a boca cheia e com enorme orgulha, cabalmente racional...Mano, Post FABULOSO, digno de figurar nas melhores colunas de opinião!!!!

    ResponderEliminar
  5. Clap, clap, clap!
    Grande post joão. Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Estou de acordo com o comentário do dragãoazulforte!
    Para treinar o FC Porto tem de se ter uma personalidade forte, e parece não ser esse o caso do VP. Mais! Querem uma prova?

    Poursaitidis não chegou a ter medo do FC Porto
    O APOEL não ficou impressionado com o que viu no Dragão. É o que se depreende das declarações de Poursaitidis, o lateral-direito: "Ficamos até desapontados por não termos vencido. O FC Porto não foi muito assustador nem nos dificultou muito a vida".

    ResponderEliminar
  7. manuel moutinho21 outubro, 2011

    Espectáculo,só por isto vale a pena vir a este blog,momentos destes não se vivem todos os dias,parabéns e BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  8. @ João,

    Este teu post, naquela tua traça já tão habitual, está digamos que, simplesmente soberbo, divinal, espectacular, sério, e ao mesmo tempo, inteligente... em resumo, FANTABULÁSTICO!!!

    Os meus pARABÉNS!

    ResponderEliminar
  9. Miguel Monteiro22 outubro, 2011

    Caros colegas Dragões,

    Depois de ler este post ainda haverá quem diga que futebol não é cultura?! :-) Muito bom, mesmo! Parabéns!

    Mas... só estou de acordo quanto à forma... discordo do conteudo...
    Eu sei que posso parecer um alien, mas na minha opinião o problema não está no treinador. É certo que tem cometido erros, os espectaculos têm sido pobres, mas que diabo! Os jogadores desaprenderam de jogar em 2 ou 3 meses? A equipa que entrou na quarta era a mesma do ano passado, à excepção do Falcão!!! (que por acaso já leva 5 jogos sem marcar na sua nova equipa...).

    Desculpem a minha franqueza, mas em vez de andarmos a "bater" no homem e assobiar os jogadores, deveriamos era fazer tudo para que a equipa se sentisse motivada!!! Na quarta-feira passada se a equipa não foi melhor do que o adversário em campo, nós, os adeptos, levamos um banho dos meninos de Chipre!!! Mesmo quando estavam a perder, em nenhum momento deixaram de apoiar a equipa deles! Pareciam que estavam a jogar em casa...

    Permitam-me só mais um desabafo - Que clube é este que atira pedras a quem nos defende e representa e distribui louvores e galardões a fdp que nos atraiçoam?!

    Domingo todos ao Dragão (sem lenços brancos) apoiar a nossa equipa para mais uma vitória! Já chega de insónias :-)

    Um abraço a todos e bom fim de semana,
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  10. Caros Portistas,

    Caro Dragão escritor, isto está espectacular de um nível que só o nosso mágico Porto nos habituou, PARABÉNS FANTÁSTICO!

    SOMOS PORTO

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  11. ..."Fiquem bem e por aí... que eu fico!"...


    E eu fiquei depois de yer lido !


    Um abraço

    ResponderEliminar