30 outubro, 2011

Apoiar os que cá estão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Nos últimos três jogos para o campeonato, ganhámos 3-0 à Académica, 5-0 ao Nacional e 3-0 ao Paços de Ferreira - a época passada, tínhamos empatado no Dragão 3-3 com o Paços de Ferreira. Em 3 partidas, temos um saldo de: 11 golos marcados e 0 golos sofridos. Vivemos portanto uma crise profunda que espero que continue durante mais algumas jornadas. É certo que o nosso futebol não tem sido ópera, nem sequer tem deslumbrado. Mas enquanto o nosso futebol não poder ser deslumbrante, ao menos que vamos ganhando.

Devo dizer que ainda não preciso de tomar Memorium nem de recorrer ao arquivo para me lembrar que no primeiro terço da época passada nos faziam críticas semelhantes às de hoje. "Hã, eles ganham mas não convencem!", diziam comentadores pagos com dinheiro públicos. "É o Hulk que leva a equipa às costas.", dizia alguém que meses mais tarde assinaria o prefácio de um livro intitulado O Fenómeno Villas-Boas. Não sei se todos se recordam mas, o ano passado, até aos 5-0 no Dragão eram estes os comentários que mais se ouviam.

Evidentemente, não acho que o Porto esteja a praticar o melhor futebol do mundo. Todos os que visitam este espaço de tertúlia amam o Porto e é comum o sentimento de querer ver uma equipa mais regular e com maior estabilidade de jogo para jogo. O Porto ainda não está a jogar "à Porto". Mas é um erro cair no pecadilho de colocar o ónus da culpa todo sobre o treinador. Todos sabemos que o defeso deixou marcas em alguns jogadores que demoraram a assentar a cabeça e acordaram tarde para a realidade. Sei que sou uma excepção mas continuo a acreditar, como no primeiro momento, que a escolha de Vítor Pereira foi a mais acertada e até agora ainda ninguém me conseguiu provar o contrário. Tenho confiança na equipa técnica e apoio os que cá estão. Não é por Vítor Pereira ser portista que eu o apoio, é por ser portista e um treinador competente.

Espero que em Maio possa voltar a correr como um miúdo para a Avenida dos Aliados para rir, chorar, gritar, saltar e agradecer aos nossos heróis mais uma época de conquistas. Na próxima terça-feira, temos um jogo decisivo com o Apoel e é importante que tomemos como exemplo o espectáculo que os Ultras cipriotas deixaram no Dragão e, tal como eles, apoiemos a nossa equipa até ao fim. Todos seremos decisivos para as vitórias. A nossa força é a força deles.

Dragão m(Ouro)

A cerimónia dos Dragões de Ouro não esteve a altura do nosso clube. A opção por convidar os tachistas do costume que só são portistas quando há croquetes e jantares grátis é uma ofensa para os verdadeiros portistas, aqueles que realmente amam o Clube. Este ano, tivemos a oportunidade de ver na televisão aquilo que todos os anos sabemos pelos jornais. A direcção continua a convidar para entrega de prémios pseudo-portistas que mal chegam à capital se envergonham de dizer que são do FC Porto.

O nosso antigo treinador recebeu o Dragão de Ouro. Um gesto bonito e altruísta do nosso presidente. Afinal, o Dragão de Ouro é o único troféu que o treinador do Chelsea ainda podia conquistar esta época.

Mas atenção: não ponho em causa o talento mundial do nosso ex-treinador. Quero que isso fique claro. Aliás, os seus resultados recentes falam por si. Senão vejamos. Há três semanas, o Dragão de Ouro treinador 2010/2011 encaixou 4 do Manchester. A semana passada, perdeu na casa do todo-poderoso Queens Parks Rangers. Hoje à tarde, o fantástico AVB enfardou 5 do Arsenal a jogar em casa. Para quem saiu do Porto com a desculpa de que "não querer levar 4 ou 5 do Barcelona", não há dúvidas que a temporada lhe está a correr de feição. Talvez isso prove que AVB deve mais ao FCP do que o contrário.

Fazer discursos bonitos também ele fez cá durante um ano inteiro e depois foi o que se viu. Palavras vãs de quem sente o clube depois da carteira. A grandeza das pessoas não se mede pelas palavras mas pelos gestos.

Nunca vi os Dragões de Ouro como prémios meramente desportivos. Para mim, um Dragão de Ouro distingue valores, personalidades, homens e mulheres que amam o FC Porto. As causas e o sentimento portista representados naquela estatueta não podem ser entregues a alguém que põe os interesses pessoais à frente do colectivo.

A gala foi, na minha opinião, um autêntico desastre. Até o merecidíssimo Dragão de Ouro atribuído a Hulk ficou manchado pela escolha do senhor Miguel Relvas para o entregar. Se já deconfiava que ele não era portista, qual foi o meu espanto quando, ontem à noite, ligo a televisão na RTP 1 e ouço esse senhor ministro dizer a Nicolau Breyner que é "um grande sportinguista". O Hulk e a massa associativa (e adepta) mereciam mais respeito.
 
Os Dragões de Ouro deste ano valeram, sem dúvida, pela homenagem ao Doutor Pôncio Monteiro um verdadeiro e orgulhoso portista, independentemente da latitude ou sítio onde estivesse. Um exemplo de vida e símbolo de dedicação na defesa incondicional do Futebol Clube do Porto. A memória do grande Doutor Pôncio merecia mais respeito da direcção na escolha dos convidados e premiados.

A comunicação social séria e a portuguesa

Ontem, as circunstâncias levaram-me a ficar em casa e optei por ver o jogo através de um canal de televisão inglês. Ver um jogo do Porto ser relato por comentadores imparciais e que não são mouros é uma experiência refrescante e que tenciono repetir. Na análise ao jogo, os comentadores ingleses foram unânimes ao considerar que, na primeira parte, apesar do auto-golo, o FC Porto produziu futebol e oportunidades mais do que suficientes para chegar ao intervalo com uma vantagem confortável. Diziam os ingleses, que de cada vez que o Porto metia uma bola pelo ar na área do Paços havia uma situação de golo. Talvez não tenha sido bem assim, mas quase.

Ainda para parafrasear os analistas da ESPN, o Porto controlou o jogo e, mesmo a fazer gestão de jogadores, conseguiu uma vitória tranquila. Pareceram-me opiniões sensatas e quais as concordo quase totalmente. Se Walter e Kléber não tivessem falhado dois golos feitos o resultado do Nacional até se podia ter repetido, diziam os jornalistas.

Como já era de esperar, hoje os jornais desportivos dominados pelas gentes mouriscas diziam exactamente o contrário. Aliás, segundo as doutas opiniões de Bruno Prata, o Porto fez uma "primeira parte miserável" e "não fez nada para merecer chegar ao intervalo a ganhar". Curiosamente, os especialistas da ESPN disseram exactamente o contrário. São as diferenças entre quem analisa um jogo sem ideias pré-concebidas e quem se deixa tolher pela cegueira da azia e dos pré-conceitos contra o FC Porto.

9 comentários:

  1. Não é o unico a acreditar na competencia do nosso treinador. E acredito que nao seremos tao poucos assim...

    Em relação ao restante apenas discordo num ponto: Quando diz "Não é por Vítor Pereira ser portista que eu o apoio, é por ser portista e um treinador competente." discordo.

    Eu nao o apoio por ser portista, é apenas um bonus e já me iludi com quem se dizia portista...

    Apoio-o apenas porque é competente, acredito que nos vai levar a titulos e é o treinador do nosso clube. Isso basta-me. Se é portista (e já mostrou que sim), otimo, mais um sinal que percebe os valores que nos levam a "ser Porto".

    De resto, tudo certo e irei aproveitar a dica dos canais ingleses.

    ResponderEliminar
  2. EU NÃO CONSUMO PRODUTOS DO GRUPO COFINA, E TU?

    aproveitar a crise para infligir mais um golpe em quem só tem um objectivo Dizer mal do Porto e das suas gente

    Se a direcção do Porto e os seus jogadores não dão entrevistas aos jornais desse grupo, pq razão os adeptos do Porto não devem associar-se a essa forma de protesto? Não damos entrevistas, mas evitamos consumir esses produtos. Há centenas de adeptos que já o fazem

    Record | Correio da Manhã | Sábado | Máxima | Rotas & Destinos | Destak | Automotor

    Sou o gajo da cadeira de sonho, mesmo à frente do nosso blue coadjuvado pelo estilhaço .-))))

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Amigo Souto,

    O que eu disse é que são cada vez menos aqueles que ainda acreditam como " no primeiro momento". Mas isso é compreensível e o que espero é a equipa volte a dar razões para que todos juntos possamos acreditar. Nesse aspecto, acho que o jogo com o Apoel poderá ser fundamental!

    Abraço!!!

    ResponderEliminar
  5. É claro que muitos de nós adeptos estão a emprenhar pelas orelhas... até o tal golo que todos dizem que foi ridículo, só foi golo porque a bola foi excelentemente cruzada pelo Palito, tensa e venenosa, para um emarahnado de jogadores. Para além de que se fosse na nossa baliza estavam todods a dizer que era um golo mais que merecido da outra equipe pois os erros pagam-se caro!
    Tretas.
    Ainda ontem vimos o RMadrid fazer uma 2ª parte horrível, já para não falar no jogo dos vermelhos...mas, há sempre um recorde, e uma parte do jogo"menos conseguida"... nós por outro lado, não jogamos nada.
    Tretas.
    Não acho que estejemos a jogar para sermos campeões europeus, mas também nesta fase ninguém vai ser campeão europeu.
    Como alguém lembrou, estamos a 2 jogos de completarmos 50 sem perder no campeonato...- para muitos adeptos só contam as vitórias do Libras. - As do Prof ou do VP não contam.
    Então, o que lhes interessa é o embrulho...
    Seja. Estão no seu direito. Só naõ podem é por isso querer estragar tudo. O apoio é devido. Não é a equipe que tem de puxar por nós; somos nós que temos de puxar pela equipe...

    ResponderEliminar
  6. OFF Topic:
    Os amuos do Hulk!
    O Hulk tem qualidade mas pode desaparecer como jogador se não for humilde e solidário com a equipa .
    O que será aceitável é que o Hulk numa situação em que perca a bola para um adversário, persiga com determinação quem o desarmou e tente impedir o contra ataque contrário .
    O Messi que é só o melhor jogador do mundo faz isso. É solidário com a equipa e é o primeiro a defender, não permitindo que o adversário dê início a uma jogada de contra ataque perigosa .
    No jogo com o Paços de Ferreira o Hulk perdeu uma bola infantilmente e desinteressou-se do lance que quase dava golo do Paços no contra ataque, e, isto os adeptos não suportam .
    O Hulk como qualquer bom profissional tem é a obrigação de se preparar com afinco durante a semana para chegar ao jogo em óptimas condições e render o máximo, tendo em conta que a equipa está em primeiro lugar, porque caso contrário faz asneiras e a paciência dos adeptos tem limites, principalmente enquanto o FC Porto não estiver a ganhar. Se a equipa estiver a ganhar os adeptos de certeza que lhe perdoarão um qualquer deslize. Mas isto não acontecerá só no Dragão, em qualquer clube para onde ele for jogar acontecerá o mesmo se ele destoar.

    ResponderEliminar
  7. Também sou dos que apoia o treinador desde a sua escolha.Pela sua competência e porque não pelo seu portismo?è claro que não espero nenhum RODOLFO mas quando se for embora ,agradeço o trabalho e desejo boa sorte para o resto da sua vida.Agora ó Victor lá que andas um pouco tenso,isso andas.Então tu que vais em 1º lugar, que tens uma equipa maravilhosa para treinar,no melhor clube do mundo, na melhor cidade da europa apresentas-te sempre com esse rosto muito sério e compenetrado e ainda por cima dás grandes explicações aos perguntadores da televisão.
    È claro que eu respeito a tua personalidade e o teu feitio mas olha que essa função é muito publica e os adeptos gostavam de certeza de te ver sorrir alegremente nas conferencias finais.
    E já agora,sem comprometer claro, mas na oportunidade em vez de uma explicação detalhada uma bela gargalhada ao ridiculo da pergunta
    dava mais gozo ao ouvinte.
    Um abraço e estamos todos como se fosse só um na 3ª feira.

    ResponderEliminar
  8. Eu acredito porque é o nosso... e é esse que eu apoio!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Acredito sempre e hoje rumo a mais uma vitória...Sempre meu grande amor FCP



    Abraços do eterno tripeiro Pedro

    ResponderEliminar