03 setembro, 2011

A análise que faltava!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Muito se tem falou na última semana sobre a final da Supertaça Europeia. Antes de mais, convém lembrar que, ao contrário da Taça Latina, os finalistas da Supertaça Europeia não foram escolhidos por convite. Só joga aquele jogo quem vence competições europeias. Para disputar aquela final tivemos primeiro que ganhar em Dublin aquela competição cuja final o Sporting perdeu em Alvalade. Aceito que os nosso rivais tenham dificuldade em perceber a importância de estar presente no Mónaco, até porque a esmagadora maioria deles nunca viu o seu clube em tais andanças. Como dizem os comentadores de futebol (e os taxistas), não há jogos fáceis. Jogámos contra a melhor equipa de futebol do mundo e contra a pior equipa de arbitragem do mundo. Não sei qual delas mais difícil de contornar.

Lembro-me de, em pequeno, ouvir o meu pai dizer que o Platini era fantástico a decidir jogos. Ao ver a repetição do claríssimo penalty do Abidal sobre o Guarín, percebe-se não só que o meu pai tinha razão, como também se pode ver que Platini continua em grande forma e mais desequilibrador do que nunca.

Depois do jogo, não faltou quem dissesse que o FC Porto representou muito bem o futebol português. Quem disse isso estava claramente a mentir. O FC Porto representou muito bem o FC Porto. Ponto. Felizmente, nós, Porto, não somos um espelho daquilo que é o futebol português. Espero que não nos voltem a insultar.

Pelo que me disseram, houve benfiquistas e sportinguistas que festejaram a vitória do Barcelona. Percebo a azia de uns e de outros. Há um ano, uns dizia que iam ganhar a Champions e acabaram em bombo da festa, perdendo para todos e só não ficaram não de fora da Liga Europa por muito pouco. Frustração e inveja são velhos pecados nacionais e há que viver com eles. Os sucos esofágicos têm estes efeitos sobre as pessoas. Depois de tantas promessas falhadas de um Benfica Europeu é normal que os aziados sintam necessidade de acompanhar as finais europeias dos outros e viver as conquistas que não são suas.

Quanto ao clube de atletismo de Alvalade, a euforia dos seus adeptos é incompreensível, principalmente se pensarmos na tragicomédia que é a sua realidade interna. Aliás, se bem que recordo a última final que o Barcelona perdeu até foi numa competição com o nome do Sporting. Em 2009, este mesmo Barcelona perdeu para o Bayern de Munique na final da Taça dos Clubes Que Espetaram Cabazadas No Sporting (com uns modestos 8-3, em comparação com os bonitos 12-1 do Bayern). Se calhar, foi por isso que a final da Supertaça Europeia despertou tanto interesse seguida nos lares sportinguistas: "Olha, os espanhóis que nos deram 8 estão a jogar com os portugueses que nos deram 40 pontos de avanço no último campeonato.". O futebol, assim, até dá gosto.

1 comentário:

  1. Desta final , atão não seria melhor ir virando a folhita ? Está bem , essas "melhores equipas" estão bem espelhadas , não tanto a "melhor do mundo" , mas a "da "pior arbitragem" assenta-lhe 101%, e uma coisa ajuda a outra na finalidade perseguida pelos fdp "platinianos" ...

    ResponderEliminar