08 agosto, 2011

Tribunal d'O JOGO - supertaça Portugal 2011

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 2-1 VSC Guimarães
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa) / Assistentes: Tiago Trigo e André Campos.


O primeiro jogo oficial da época não correu bem para o melhor classificado em 2010/11. Os especialistas de O JOGO são unânimes em considerar que ficou por assinalar um penálti a favor do FC Porto (falta de João Paulo sobre Hulk). Em mais dois lances na área do Vitória, divergência de opiniões: para Coroado houve mais dois penáltis; Pedro Henriques diz que só houve no lance entre N'Diaye e Rúben Micael e Paraty no que foi protagonizado por N'Diaye e Falcao.



MOMENTO MAIS COMPLICADO
57' João Paulo empurra Hulk na sua grande-área? Ficou uma grande penalidade por assinalar?

JORGE COROADO
Negativo
João Paulo não teve qualquer interesse em jogar a bola, apenas se preocupou em empurrar Hulk. Uma grande penalidade que ficou por assinalar.

PEDRO HENRIQUES
Negativo
João Paulo atira-se para cima de Hulk. Com o corpo derrubou-o e com o braço acabou por empurrá-lo. Infracção passível de grande penalidade.

PAULO PARATY
Negativo
Com a ajuda da TV é um facto que João Paulo procura jogar a bola, mas acaba por não a jogar e empurra Hulk, abalroando-o.

Justificar-se-ia a marcação da grande penalidade.



OUTROS LANCES
48' Faouzi rasteira Hulk? Ficou falta por assinalar? E deveria ter sido admoestado com amarelo?

JORGE COROADO
Negativo
Faouzi foi excessivo na abordagem do lance, deveras perigoso, justificando livre directo e cartão amarelo, o que o árbitro assim não considerou.

PEDRO HENRIQUES
Negativo
Faouzi comete infracção sobre Hulk, de forma negligente. Falta passível de livre directo, mas sem motivo para acção disciplinar.

PAULO PARATY
Negativo
Critério que seguiu durante o jogo, mas ustificar-se-ia a punição com livre directo. Sem motivo para incidência disciplinar.

49' N'Diaye faz falta passível de grande penalidade sobre Rúben Micael?

JORGE COROADO
Negativo
N'Diaye tocou no pé esquerdo de Rúben Micael, derrubando-o. Não há dúvidas que fez falta para grande penalidade.

PEDRO HENRIQUES
Negativo
N'Diaye estica a perna e toca no pé de Rúben Micael, que ao sentir o toque projecta-se para a frente. Grande penalidade que fica por assinalar.

PAULO PARATY
Positivo
Há de facto um contacto entre ambos os jogadores. Tenho a sensação que N'Diaye está estático. Será Rúben Micael a provocar o contacto... Na dúvida aceito a decisão do árbitro.

62' Há mão na bola de N'Diaye numa disputa com Hulk na área do Guimarães?

JORGE COROADO
Positivo
N'Diaye foi ao chão e, inadvertidamente, com o desequilíbrio, tocou na bola com a mão. Sem influência no desenrolar da jogada.

PEDRO HENRIQUES
Positivo
A bola bate no braço de N'Diaye, mas de forma não deliberada. A distância, a casualidade e a forma inesperada fazem com que não haja motivo para infracção.

PAULO PARATY
Positivo
Não é visível que N'Diaye jogou a bola com a mão. Ainda que a bola lhe possa ter tocado na mão é fruto do seu desequilíbrio, pelo que será casual.

83' Há motivos para assinalar penálti por alegada falta de N'Diaye sobre Falcao?

JORGE COROADO
Negativo
No estilo imprudente e impulsivo que o caracterizou ao longo do jogo, N'Diaye derrubou Falcao, cometendo o terceiro castigo máximo não assinalado.

PEDRO HENRIQUES
Positivo
N'Diaye choca com Falcao. É um lance de contacto físico fruto do movimento que ambos os jogadores têm ao tentarem disputar a bola.

PAULO PARATY
Negativo
Muito difícil para o árbitro visualizar, pois N'Diaye empurra Falcao no "ângulo cego" do árbitro. Penálti seria uma decisão correcta.



APRECIAÇÃO GLOBAL

JORGE COROADO
Primeira parte sem problemas, segundo tempo diferente. Sem rigor técnico, sem consequência disciplinar. Não começa a época da melhor forma e precisa de afinar agulhas para dar lustro ao primeiro lugar da época passada.

PEDRO HENRIQUES
Proença é um dos melhores árbitros da actualidade, mas a sua prestação acaba por ser prejudicada pelas decisões incorrectas ao nível das grandes penalidades na área vitoriana.

PAULO PARATY
Um trabalho que procurou ser competente, com total controlo disciplinar e trabalho de equipa adequado. Não foi muito feliz nos lances de dificíl avaliação ocorridos na área do Vitória.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. Este seboso sabe-as fazer… Já não é a primeira vez que nos prejudica. Mas no domingo foi à descarada; só faltou ostentar garbosamente o emblema do bairro vermelho. Foi um escândalo com pelo menos 3 penaltis sonegados ao FC Porto

    Contudo parece que, para aqueles lados, alguém não ficou suficientemente satisfeito com a trafulhice deste senhor a prejudicar o clube azul-e-branco. Se calhar queriam que “Pedro Penedo da Rocha Calhau” transformasse os penaltis que não marcou a favor do FC Porto em penaltis a favor do Guimarães!... E vai daí, levou nas trombas no Centro Comercial Colombo, ao lado da “Catedral do Galináceo” (ou “galinheiro das trevas”)… Será que foi receber os parabéns?!

    Caros Amigos: preparem-se, na época que agora se iniciou isto vai ser “o pão de cada dia”. O que vimos no domingo é só uma pequena amostra. Vamos ter de jogar permanentemente contra 14. Duvidam? Esperem para ver. Por essas e outras acho que, apesar de termos ganho, o FC Porto devia vir a terreiro protestar energicamente contra a actuação deste senhor. E vetá-lo para jogos da nossa equipa.

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar