13 agosto, 2011

SCUM

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Nos últimos dias todos temos assistido à onda de violência e vandalismo que tem assolado Londres e que se propagou a outras cidades inglesas. No meio de todas estas imagens assustadoras e que nos mostram o barril de pólvora em que vivemos, também nos chegam outras que representam o lado oposto. Pessoas que se organizaram para na manhã seguinte ao caos virem para as ruas e ajudarem na limpeza da sua cidade. Imagens de dezenas de pessoas, homens, mulheres, crianças. Todos de vassoura na mão, alguns com t-shirts onde escreveram a seguinte mensagem: “looters are scum” (saqueadores são escumalha).

Salvo as devidas diferenças na gravidade dos assuntos, não pude deixar de pensar que também a escumalha jornalística, cada vez mais presente no nosso jornalismo desportivo, precisa, urgentemente, de uma limpeza.

Esta semana assistimos ao branqueamento de mais um caso relacionado com o clube do milhafre. O jornal “A Bola”, que se auto-intitula de bíblia do desporto, mas que, de tão baixo e desprezível, não passa da pífia do desporto, decidiu voltar a mostrar toda a sua equidade (ironic mode). Pedro Proença, árbitro que ainda recentemente nos lembrou a sua condição de associado vermelhusco ao nos sonegar 3 ou 4 penaltys no jogo de Aveiro, foi cobardemente agredido dentro de um shopping localizado em frente ao estádio sem Luz, por um adepto confesso dos enc@rnados e já conhecido das autoridades por ter provocado vários desacatos no final de jogos do Sport Capital do Império e Benfica. Pelo menos numa coisa o árbitro que gasta quase tanto gel como todos os jogadores da 1ª Liga teve sorte, desta vez, ao contrário dos polícias que não viram o amigo do Moretto ser agredido em pleno aeroporto de Lisboa (estavam a ver os aviões a passar), os seguranças do Centro Comercial Colombo estavam atentos e conseguiram deter o indivíduo e chamar a polícia para identificação.

Na 3ª feira quando me dirigi a um quiosque perto de casa para comprar o jornal, deparei-me com as capas de todos os desportivos e, para minha surpresa (ou talvez não), “A Bola” quase que me obrigava a colocar os óculos só para ver a notícia da referida agressão. Como não tenho memória de peixe, recordei-me da capa do mesmo jornal aquando da suposta agressão a um (asqueroso) vice-presidente do clube enc@rnado.

Não me levem a mal, mas pergunto eu, que raio de jornalismo é este? Mas uma (suposta) agressão no Porto vale mais que outra em Lisboa? Porquê?

Se isto ainda fosse o primeiro caso destes… Mas todos nos lembramos da diferença de tratamento que tiveram os casos do túnel na Luz na época 2009/10 e a, no mínimo, tentativa de agressão de Jorge Jesus a um jogador do Nacional em pleno relvado…

Sinceramente, estou farto!

Um abraço,
Sevilha03

2 comentários:

  1. Sevilha, eu também estou farto das palhaçadas. Tudo o que vem daqueles lados mete nojo.

    Hoje:
    O milhafre levou 2 socos do galo de Barcelos e foi suturado com outros tantos pontos!

    O senhor do apito vermelho, “João, Pode Ser”, já disse que não teve culpa. O que ele não diz é que teve culpa de o Gil Vicente não ter ganho o jogo. Ele continua a ver muito mal (as pupilas daqueles olhos são encarnado vivo…) e deixou passar em claro (claro!) um fora-de-jogo no primeiro golo da partida. Começa a palhaçada…

    Abraço.
    Bibó Porto!

    ResponderEliminar
  2. O mais curioso de tudo foi o facto de esse palhaço ser tão doente que julgou que poderia utilizar o N/ ex-treinador como testemunha da agressão, tendo a esperança que existisse algum tipo de rancor por parte de AVB em relação ao FC Porto e com isso subtrair frutos. Enganou-se redondamente. AVB deu-lhe o troco, bem dado! Quanto à agressão em si, julgo que o palhaço recuperou bem da plástica reconstrutiva a que teve que ser submetido. Em relação ao local onde afirmou ter sido agredido, não é possível de ser visto por quem está no restaurante ou na esplanada da praia, assim como por quem está na rua, muito menos ainda, do outro lado do passeio. Conheço perfeitamente o local, ainda era Praia do Ourigo e estive na inauguração. É mais uma palhaçada vermelha. Mas devo confessar que a falta da gravata vermelha, deu-lhe um ar de desgraçado, de forma a parecer mais vítima. Falta-lhe é qualquer coisa roxa no olho, mas pronto, não se pode ter tudo..

    ResponderEliminar