30 agosto, 2011

6 comentários:

  1. Isto é de se ficar de olhos arregalados, de ficar absorto a ver e meditar. É isto que me refiro (no mais recente post, do meu blogue), a História e tudo o que seja Preservação do F. C. Porto deveria ser escrito e efectuado por Portistas, a Direcção do F. C. Porto deveria entregar essa missão a Portistas que sentem mesmo Portismo... como o amigo Fernando Moreira.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Mais um belíssimo post, onde o sentir F.C.Porto está bem expresso.
    Parabéns e um abraço

    ResponderEliminar
  3. Maginifico. Mal posso esperar pela continuação.

    ResponderEliminar
  4. Caro Amigo Armando:
    Um obrigado, extensivo a Dragão Vila Pouca, pelas suas palavras.

    Este “trabalho” não era para ser publicado. O propósito inicial era de o compor para formar um álbum de recordação para mim próprio e para… os portistas que se seguem na família. Contudo resolvi publicá-lo (vão ser 13 a 15 post). Aqui só pretendo que seja reconhecido o que, deveras, constato que está a ser reconhecido: o amor pelo nosso FC Porto!

    Em relação ao outro trabalho que desenvolvo, a “História do FC Porto”, isso é muito mais sério e, para além do amor de que está imbuído (decerto), requer uma grande disciplina, muito labor e a defesa de princípios básicos onde se soma, mais que tudo, responsabilidade e seriedade. É um trabalho humilde, limitado, mas feito com muito rigor, não pactuando com “facilidades” editoriais.
    Li o seu magnífico post em “Lôngara” e estou em perfeita sintonia com tudo o que o amigo escreve. De facto há por aí obras (?) que não se revestem dos princípios acima enunciados, nem tão pouco obedecem a conceitos editoriais básicos imprescindíveis em profissionais que se prezam. É de bradar aos céus o que se vai vendo nos escaparates. Como é possível a um clube como o FC Porto encarar com tanta ligeireza a “encomenda” de uma publicação sobre a história do Clube?

    Esse “Almanaque” está já por mim posto de parte… É que os erros propagam-se com uma velocidade cósmica. Quem é responsável deve evitá-los. Mesmo assim pode cair em armadilhas. Já me aconteceu inúmeras vezes, mesmo com cruzamento de dados em que a probabilidade é muito, muito menor. É uma das minhas regras.

    Dou só dois exemplos das muitas armadilhas de que fui e de que todos podemos ser “vítimas”:
    - Num blogue encontrei o resultado de 5-0 para um jogo FC Porto – Real Madrid realizado em 5-6-1921. Inicialmente não cruzei dados e publiquei-o num quadro sinóptico. Quando da publicação em texto cruzei dados e eis o erro: o resultado foi 0-5!
    - Em post escrevi: “1936 – Atletismo: Arnaldo Borges sagrou-se Campeão Nacional do salto com vara, com a marca de 5 metros.” Bem, na altura achei 5 metros… muito metro. Mas passou. Agora, quando estou a ultimar um texto sobre o Atletismo no FC Porto (a publicar na época 1952-53), com novas referências constatei que, afinal, o salto foi de 3,20 metros…!

    Caro Armando: eu sou apenas uma amador apaixonado por tudo o que diga respeito ao FC Porto. Não é minha pretensão ser considerado um “expert” na matéria, embora faça um trabalho com muita dedicação. O que me choca é que pessoas de carácter, sérias, responsáveis, dotadas de conhecimentos excepcionais como o Armando, sejam preteridas por “profissionais” que se revelam de autênticos amadores sem cautela.

    O Armando é uma referência e o FC Porto já o devia ter em consideração (máxima).
    Obrigado, Caro Amigo, pelo que tem feito em prol da preservação da história do FC Porto.
    Um abraço.
    F. Moreira

    PS.: vou pedir ao BluBoy o favor de pôr as páginas em gormato A4x2 com a funcionalidade “Clicar para ampliar”, a fim de se poder ler o texto. Mas creio que há algum problema no blogue.

    ResponderEliminar
  5. Era para ser uma edição doméstica, assim… passei para a ribalta na Net…

    Agora a sério: fizeste bem publicar; o que é bem feito e bonito merece ser visto. No próximo post já não entro. Vêm aí os VIP, não é verdade?

    Beijinhos.
    BIbÓ NOSSO PORTO!

    ResponderEliminar
  6. bOM, mto bOM mesmo... este nosso historiador quando se lembra de dar ao pedal, vai de obra em obra... e mta prima ;)

    e por falar em prima, que não tem nada a ver com ela, quando é que uma tal de menina deixa de aparecer em tudo o que é flash-paparazzi?

    é que uma vez, prontos, ok... duas vezes, já se estranha... mas em 3 posts consecutivos, já disparou pa números bem distantes no que toca a aparições, quase até apetece questionar o que é que o VIP não tem, que ela tem? ;)

    ResponderEliminar