22 julho, 2011

Três a um em Vila do Conde

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

21/07/2011

Rio Ave-FC Porto, 1-3
Jogo de preparação (época 2011/12) .
Estádio dos Arcos, em Vila do Conde (21 de Julho de 2011).


Árbitro: João Lamares (AF Porto).

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Eder, Gaspar e André Dias; Bruno China, Vítor Gomes e Braga; Pateiro, João Tomás e Saulo.
Substituições: Paulo Santos por Huanderson (46m), André Dias por Tiago Pinto (46m), Eder por Tiago Costa (46m), Zé Gomes por Jeferson (46m), Bruno China por Tarantini (46m), Vítor Gomes por Dinei (46m), Braga por Jorginho (46m), Pateiro por Wires (46m) e João Tomás por Feliz (46m), Saulo por Gilmar (74m) Feliz por Rafinha (85m).
Treinador: Carlos Brito

FC PORTO: Bracali; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Ruben Micael; Djalma, Kléber e Varela.
Substituições: Bracali por Beto (46m), Fernando por Souza (46m), Rolando por Sereno (60m), Otamendi por Maincon (60m), Fucile por Addy (60m), Moutinho por Bellushi (60m), Ruben Micael por Castro (60m), Varela por Christian (60m) e Kléber por Walter (60m), Djalma por Kelvin (68m), Sapunaru por David (75m).
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-2

Golos: Kléber (7m e 59m), João Moutinho (12m), João Tomás (35m) (GP).

Disciplina: Cartão amarelo para Addy (76m).

O FC Porto foi esta quinta-feira vencer o Rio Ave, ao Estádio dos Arcos, por 3-1, em mais um jogo de preparação para a nova época. Os golos dos Dragões nasceram de um bis de Kléber, ambos após centros de Fucile, e de um canto directo de João Moutinho. Para o Rio Ave marcou João Tomás, na transformação de uma grande penalidade.

O jogo foi um bom teste para o FC Porto, que entrou muito forte e ainda no primeiro quarto de hora marcou dois golos. Com uma pressão muito alta sobre a bola e com um jogo de constante circulação, os campeões nacionais chegaram ao golo logo aos sete minutos, quando Kléber cabeceou para a rede um cruzamento de Fucile da esquerda. Na jogada imediatamente anterior, já Kléber podia ter aberto o marcador, após centro de Varela, mas o remate do brasileiro bateu na trave.

Mantendo-se fiel aos princípios de jogo da última temporada, o FC Porto continuou a pressionar e a construir jogadas de perigo e a impedir o Rio Ave de passar da linha média. O segundo golo surgiu aos 12 minutos, quando João Moutinho bateu um canto da esquerda com muito arco, beneficiando também do forte vento, fazendo a bola entrar junto ao ângulo superior esquerdo da baliza de Paulo Santos.

O FC Porto mostrava que se encontra já num bom momento para a fase da época, com os jogadores a conhecerem o modelo de jogo e a executarem um futebol bonito e envolvente.

Com o passar dos minutos os Dragões baixaram o ritmo e o Rio Ave reduziu aos 35 minutos, quando João Tomás transformou uma grande penalidade a punir derrube de Bracali a Saulo, depois de um erro de Fernando, que perdeu a bola em zona proibida.

Na segunda parte, com muitas substituições de parte a parte o jogo perdeu intensidade, mas o FC Porto foi sempre superior e ampliou o resultado aos 59 minutos, quando Kléber concluiu com uma bela entrada de cabeça uma grande jogada de Fucile, que subiu pela esquerda, ultrapassou dois adversários e centrou para a cabeça do brasileiro.

Até ao final, ainda se viram bons pormenores técnicos de jovens como Christian e Kelvin, jovens de 18 anos e que têm muita qualidade.

O FC Porto volta a jogar domingo, no Estádio do Dragão, onde vai defrontar o Peñarol, depois da apresentação aos associados.

DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: "Esta equipa dá garantias"

Vítor Pereira era, no final, um treinador satisfeito com o comportamento da equipa, mas prometeu uma equipa melhor quando se iniciar a competição: "Fizemos um bom treino, com comportamentos de qualidade, apesar do muito vento. Fiquei satisfeito com as duas equipas que jogaram".

O treinador do FC Porto fez ainda questão de salientar a evolução de uma equipa que tem um ano de trabalho: "Esta equipa dá garantias. Vimos a trabalhar com qualidade já há um ano e pelo trabalho que estamos a fazer estamos preparados. Não mexemos muito no plantel, como era o nosso objectivo".

A terminar, Vítor Pereira mostrou-se satisfeito com o trabalho dos jogadores: "Estou muito contente com todos os jogadores, o FC Porto pratica um jogo colectivo e é isso que devemos destacar".

fonte: fcporto.pt

6 comentários:

  1. Com o vento forte pelas costas, o F.C.Porto sem Hulk - consequência da expulsão frente ao B.Monchengladbach e a prevenir um futuro castigo? - e com Moutinho a capitão, entrou forte, mandão, avisou, desperdiçou e marcou por Kléber, que segundos antes tinha perdido um golo cantado, a passe açucarado de Varela. Depois e até ao intervalo, não vi mais e portanto não sei se o domínio continuou, se não, o que aconteceu, embora nos sites dos jornais online, fiquei a saber que marcamos o segundo golo, por Moutinho e numa infantilidade de Fernando - parece que começa a época como a acabou, mal! -, que obrigou Bracalli a fazer penalty, o Rio Ave reduziu. Na segunda-parte fui vendo a espaços e vi algumas facilidades defensivas, principalmente pelo ar e na zona dos centrais, mais um belo golo de Kléber e vieram as substituições... A partir daí não vi mais nada.

    Do que vi, gostei muito de Djalma, Kléber e Moutinho.
    Fernando: acho extarordinário que um jogador que ainda tem tanto para crescer, ache o F.C.Porto uma bota demasiado pequena para o seu pé. Não sei quem o anda a aconselhar, mas se me pedisse a opinião, dizia-lhe que se só pensa na pasta, então até pode ir para um clube que luta para não descer em Espanha, Itália ou Inglaterra, mas se pensa em clubes de grandeza igual ou superior ao F.C.Porto, então que esteja quietinho e trate de evoluir, que ainda tem muito que aprender.

    É importante ganhar porque as vitórias ajudam sempre a moralizar as "tropas", mas, fundamentalmente, estes jogos servem para dar minutos, ritmo, ver a evolução, para e se necessário, corrigir.
    Estamos no bom caminho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Vila Pouca:

    No lance do 2-1 entendo q tem mais culpa o Bracalli q o próprio Fernando...

    ResponderEliminar
  3. Gostei de Djalma e Kléber… Demonstraram que podem ser dois reforços importantes para a época que se avizinha, apresentando-se como verdadeiras e úteis alternativas àqueles que serão em princípio titulares.

    Relativamente a Fernando, depois das extemporâneas declarações no final da última época em que manifestou o seu firme desejo em abandonar o barco, eu mantenho a minha opinião de que o brasileiro é um dos pontos mais fraquinhos deste plantel do FC Porto. Era bom era, se aparecesse alguém a dar uns milhões por este “insatisfeito”, mas acham que os clubes europeus andam a dormir?!?!?!

    Se Fernando continuar a fazer asneiras em campo, perder bolas, errar passes ou fazer faltas perigosas, é mesmo bom que VP o ponha no banco para não prejudicar o resto da equipa.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia

    Ontem tivemos oportunidade de ver o FC Porto actuar diante do adversário mais valoroso, desta pré-época até então.

    O Rio Ave tem uma excelente equipa, bem orientada, reforçou-se bem, manteve as pedras basilares da época passada, e este ano estou seguro que farão um campeonato tranquilo. Tudo isto valoriza a nossa exibição diante da equipa vilacondense.

    A forma de jogar em relação à época passada, mantém-se quase inalterável, até porque o desenho táctico não mudou, e o plantel mantém-se.
    O cunho pessoal de Vítor Pereira nota-se sobretudo em duas faces do jogo do FC Porto: Defesa mais subida e pressão mais alta e por outro lado temos uma atitude mais activa na recuperação de bola.

    Os extremos têm mais liberdade para deambular para zonas interiores, com os laterais a entrar nas costas, provocando desequilíbrios nas defesas contarias.

    Gostei da atitude pressionante da equipa, e da resposta física que a equipa já dá nesta fase da pré-época. Conseguimos acelerar o jogo quando necessário, e controlar o jogo com posse de bola quando o adversário tenta reagir. Para conseguir jogar assim é necessário boa preparação física e mental. Capacidade de controlo, domínio e pressão são a chave para o sucesso no futebol moderno.

    Quanto aos jogadores que transitam da época passada todos tiveram exibições positivas, com destaque para Moutinho, que cada vez mais é um senhor jogador.
    Um patrão no meio-campo, inteligente a jogar, o nosso maestro dá o compasso ao futebol da equipa, e é peça fundamental nos princípios de controlo e domínio do jogo.
    Fez mais uma exibição de alto nível.
    Walter pela negativa, tarda a impor-se. Parece que tudo lhe corre mal. Escorrega, bate contra adversários, muito lento e por vezes trapalhão, infelizmente para ele, provavelmente será um dos dispensados do plantel.

    Quanto aos jogadores contratados novos neste plantel, o destaque vai sem dúvida para Kléber pelos dois golos que marcou, pelas suas movimentações na área, pelo seu faro de golo, excelente a jogar de costas para a baliza e no jogo aéreo, penso que esta época temos uma boa alternativa a Falcão.
    Djalma foi outro dos jogadores em maior destaque. Foi o mais rematador, e a par de Varela foi o maior desequilibrador. Falta-lhe aprimorar a finalização.
    Castro tem lugar de caras neste plantel. É um miúdo que mesmo em jogos a feijões dá o litro, e em termos de atitude e abnegação está na linha de jogadores míticos que actuaram no FC Porto.
    Addy vai ser dispensado, não denoto evolução alguma neste jovem.
    Kelvin é um jogador dotado tecnicamente, mas ontem não deu para ver muito do seu potencial. Face às muitas alternativas no plantel, fica a dúvida da permanência no plantel.
    David e Christian são dois jovens de grande valor que não tendo lugar no plantel, há que colocá-los num clube onde possam actuar com regularidade e evoluir. A Académica de Pedro Emanuel seria o clube ideal.
    Por último Bracali. Este excelente guarda-redes que se afirmou no futebol português ainda sente demasiado o peso da camisola, o que o leva a cometer hesitações e erros, como aconteceu ontem. Não se pode fazer um passe a um colega àquela distância e ainda por cima com adversários à ilharga. Com o decorrer da época Bracali vai acabar por se afirmar como uma excelente contratação.

    Último destaque para a boa presença de portistas em Vila do Conde, e para o fair-play que imperou entre as equipas.

    Abraço

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Boas!

    Sobre este jogo queria só dizer que me agradou muito a forma como a equipa se posicionou em campo e a forma como abordou o jogo! Apesar de nesta altura, o futebol ser ainda um pouco irregular, achei prometedora a capacidade desta equipa! Quanto aos jogadores novos, destaco Kelvin e Christian, dois jovens cheios de garra, muito bons tecnicamente e com mentalidade vencedora! à PORTO!
    Quanto aos "antigos"...Moutinho e Fucile...EXCELENTES! Por fim, o meu maior destaque vai para Kléber...QUE MÁQUINA!!!

    Abraço AZULIBRANCO!

    ResponderEliminar