29 julho, 2011

Somos Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Segue a silly season e seguimos sem grandes novidades. O que, tendo em conta que por “grandes novidades” se entende a saída de jogadores da grandiosa equipa que venceu tudo na época passada, só pode ser bom. Na expectativa de que as tais novidades nunca cheguem, porque em equipa que ganha não se mexe, cá estamos então a contar as horas para o reinício de tudo, porque já descansámos que chegue e estamos prontos para a nova época. Também aqui no blog, vamos cumprindo calendário até que comece a bola a sério. Alguns diriam mesmo que vamos enchendo chouriços, mas como escrever para a família Portista é não apenas um gosto mas também um verdadeiro privilégio, sai então um chouricinho (de soja, pois claro) para a mesa do canto!

No passado dia 17 completei um ano de participação no BiBó PoRtO. Ou melhor, uma época: Julho a Julho. Ainda hoje tenho a agradecer ao bLuE bOy o convite, pelo carinho que tenho recebido dos seguidores do blog e pelo prazer que me dá escrever sobre o nosso clube e partilhar convosco a minha visão e opinião sobre a sua realidade. Por curiosidade, fiz um wordle a partir dos meus 28 posts; o resultado é este:

Parece-me um bom resumo: é essencialmente isto que passei o ano a partilhar convosco. Para mim, falar do FC Porto é falar de muito mais do que um mero clube. É falar de futebol e modalidades, de jogadores, treinadores e adeptos, de jogos e épocas, de vitórias e títulos, mas é acima de tudo falar de um clube que é nosso. “Nosso” (que neste wordle inclui as variantes “nossa”, “nossos” e “nossas” - detalhe técnico que é relevante esclarecer ;)) foi uma das palavras que utilizei com mais frequência nos meus posts. Primeira pessoa do plural, possessivo. Porque o Porto não é meu, teu ou dele; o Porto é nosso. E há-de ser.

O Porto é nosso, e nós Somos Porto. Parece que esta frase vai ganhar peso de slogan na comunicação do nosso clube, ano e meio após a sua utilização numa conferência de imprensa que só não foi histórica porque acabámos por falhar o título. E já não era sem tempo! É uma frase forte, curta, fácil de memorizar, simbólica... o sonho de qualquer publicitário. Mais um indício – daqueles de que falava o Antas – de que a nossa comunicação está a mudar para melhor. Fazemos figas.

Entretanto, Agosto está à porta e é o mês de todas as estreias: no Porto Canal (estou em pulgas!!), na competição interna e na competição internacional. No ano passado, ao meu terceiro post, augurei uma vitória na Supertaça em que poucos acreditavam – o que me valeu muitas palmadinhas nas costas em pleno Municipal de Aveiro :) Este ano, não auguro nada de diferente: uma vitória, pois claro, ou não fosse a tampa da Supertaça o nosso chapéu! Que Aveiro marque novamente o arranque de uma época fantástica, porque 2011 foi inesquecível, mas é certamente repetível. Mais: é superável. Vamos a isso!!

8 comentários:

  1. «Inesquecível! … Mas que ninguém nos diga irrepetível!».
    ou impossível, acrescento eu ;)

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Enid: tu és uma “Força” com “Ideias” e os teus textos “Ideias” cheias de “Força”! Nós, Dragões, SOMOS PORTO com Ideias e Força. Post lindo, como sempre. Obrigado, Enid.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ENID por um ano a "botar faladura" aqui no blog e que muito prazer me tem dado.

    De resto pode parecer arrogância minha, mas acredito neste FC Porto e neste treinador e temos massa suficiente para ganhar aquilo que nos vem pela frente, falo das supertaças, digo que poucas são as edições em que o vencedor da UEFA não trouxe para casa este trofeu, à excepção do FC Porto acho eu, passar a fase de grupos da champions, lutar pelo campeonato, taça de portugal e se possivel com a malta que não joga habitualmente vencer a cácá da Liga.

    O porquê de pensar assim é simples... Somos Porto.

    ResponderEliminar
  4. E para nós que partilhamos este espaço na blogosfera o que há a dizer?

    Que este ano passou rápido e q foi sempre um prazer ler o que escreves sobre o nosso mágico Porto. Que fiques por cá mts anos a contar-nos as aventuras e as histórias associadas a todas as nossas conquistas!

    ResponderEliminar
  5. Somos Porto, vencemos desde 1893 e vamos continuar a vencer para inveja dos medíocres e dos más línguas.

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  6. O Porto é nosso e há-de ser
    o Porto é nosso mesmo depois de a gente morrer!

    ResponderEliminar
  7. Enid, é um prazer ler os teus posts, por isso só tenho a agradecer por este ano!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. nANDINHA,

    c'um carago, já se passou um aninho?
    parece que foi ontem, que nem se dá pelo tempo a passar, tamanho é prazer que dá ler quinzenalmente os teus escritos, sempre e sempre com muita sabedoria... para além de ALMA que não está ao alcance de todos... e tu, tem-la todinha!!!

    não sei se percebeste, mas esta conversa, foi tb só para encher chouriços... não me custou nadinha e sei que tu gostas :D

    brincadeiras à parte, feliz do blog, feliz da equipe que tem uma colaboradora como tu... é sinal que temos (muito bom) futuro!!!

    Obrigado por toda a tua dedicação e carinho que emprestas a esta causa que é de todos nós.

    Beijinho

    ResponderEliminar