26 julho, 2011

MVP 2010/11 das modalidades: Gregory Stempin!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Estive para vir hoje falar-vos das 22 épocas consecutivas em que o FC Porto tem ganho sempre troféus oficiais no futebol sénior, um registo impressionante e que no reinado de Pinto da Costa (29 anos como Presidente e 4 a chefe do departamento de futebol), tem assinaladas a negro apenas 3 épocas num total de 33 (só não ganhamos nada no futebol sénior em 79/80, 82/83 e 88/89). Desde 89/90 (inclusive) que ganhamos sempre um ou mais troféus oficiais no futebol Nacional e/ou Internacional (seniores).

Hesitei também na possibilidade de vos apresentar um trabalho sobre todos os confrontos oficiais entre Porto e Benfica na época 2010/11 em todas as modalidades e em todos os escalões que nos garantiu um parcial positivo de 21 vitórias contra 15 derrotas. Um saldo geral positivo do FC Porto, no tal confronto entre os dois maiores rivais do desporto Luso que, sublinhe-se, tem sucedido quase sempre nos últimos anos, sinal de que nem só o dinheiro é decisivo, pois se no futebol até estamos à frente nesse sempre importante factor, nas outras modalidades partimos sempre de orçamentos inferiores mas nem por isso deixamos de lhes ganhar. Aliás nesta última época, os “coitados” nem um campeonato sequer conseguiram ganhar, enquanto nós fizemos o pleno absoluto!

Mas depois de todas estas hesitações e desta introdução já longa, vamos lá ao tema de hoje, (numa altura em que os planteis das modalidades vão ficando completos, aguardando-se com expectativa o inicio das provas oficiais dos pupilos de Obradovic, Moncho e Tó Neves), que mais não é do que oficializar o Dragão de Ouro da época 2010/11 relativo às nomeações que fui fazendo semana após semana de Setembro de 2010 até Junho de 2011.

O andebol ficou com 17 nomeações, o basquetebol com 14 e o hóquei em patins com 13.

O grande vencedor da temporada foi o basquetebolista, Gregory Stempin, com 6 nomeações, logo seguido pelo hoquista Reinaldo Ventura com 5. Com 4 destaques, surgem o andebolista Ricardo Moreira e o hoquista Pedro Gil, e com 3, o guardião do andebol, Laurentino, e o nosso poste do basquetebol, Terrell.

Já completei neste blog 4 épocas de 2007/08 a 2010/11 e em todas elas, houve um vencedor diferente. Em 2008, ganhou Nuno Marçal do basquetebol, em 2009 Eduardo Filipe do andebol e em 2010 Ricardo Moreira do andebol, cabendo desta vez (2011) o prémio maior ao basquetebolista Gregory Stempin que já inclusivamente renovou o contrato com os Dragões por mais 3 anos.

Stempin foi o MVP do campeonato de basquetebol 2010/11 ganho pelos dragões 7 anos depois, sendo claramente o elemento mais valioso de um plantel muito bem construído pelo Galego Moncho Lopéz. Stempin foi também o melhor marcador de pontos do FC Porto com 575 pontos anotados no total de jogos do campeonato (fase regular + play-off), mais 119 que o 2º melhor colocado, Julian Terrell com 456, surgindo depois Ogirri com 426, Carlos Andrade com 354, Nuno Marçal com 282 e Miguel Miranda com 226, sendo estes os elementos do plantel com mais pontos anotados (cestos convertidos) durante a época.

Parabéns portanto ao grande Stempin e uma palavra também para o 2º classificado Reinaldo Ventura (ficou a uma nomeação de igualar Stempin) também ele com uma época extraordinária, sendo mesmo o elemento decisivo para que o “deca” fosse mesmo uma realidade no nosso hóquei em patins, daí a sua já confirmada renovação por mais 2 anos.

Uma nota final para a saída do Prof. Luís Graça do andebol do FC Porto. O adjunto principal de Obradovic nos 2 últimos campeonatos e ex-director executivo da extinta Liga de Clubes (e também nosso ex-jogador), soube sempre ter um papel muito interventivo junto dos jogadores, mas também da massa associativa. Vai deixar saudades. Um grande abraço e muitas felicidades ao Professor Graça.

Um jornal desportivo noticiou sábado que será Ricardo Costa (nosso ex-jogador e ex-Ademar Léon) a ocupar o lugar dele (adjunto de Obradovic). Se isso se confirmar, parece que Ricardo Costa encerra mesmo a sua brilhante carreira de jogador aos 34 anos. Eu entendo que ainda poderia fazer parte do plantel, mas o ritmo de treino de Obradovic não é fácil...

Saudações Portistas,
Um abraço do Lucho.

12 comentários:

  1. Um abraço para o autor e outro para o nomeado (um verdadeiro “ponta de lança” do basquete).

    BIbó Porto!

    ResponderEliminar
  2. ANDEBOL

    FC Porto aposta no "tetra" e na entrada na Liga dos Campeões



    Por Sapo Desporto c/ Lusa




    A revalidação do título nacional de andebol e a entrada na Liga dos Campeões são os objetivos do FC Porto para a época 2011/12, conforme afirmaram hoje o treinador Ljubomir Obradovic e o capitão Ricardo Moreira.


    A equipa tricampeã nacional iniciou a nova época com cinco reforços no plantel: Nenad Melancic (Metaloplastika, lateral direito), Tiago Silva (Xico Andebol, lateral direito), Sérgio Rola (S. Bernardo, ponta direita), João Ramos (ex-Espinho, ponta esquerda) e António Silva (ex-júnior, guarda-redes).

    A 3 e 4 de Setembro, os “dragões” defrontarão o Tatran Presov (Eslováquia), em local a definir, sendo que o vencedor desse desafio jogará depois com o vencedor do AEK de Atenas-Partizan de Belgrado, determinando finalmente qual a equipa que terá acesso à Liga dos Campeões.

    O treinador portista, Ljubomir Obradovic, sublinha esse «sonho não concretizado na época passada» como um dos maiores objetivos da próxima temporada, assumindo que «a equipa não pode fugir ao estatuto de favorito ao título nacional», que, a acontecer, a sagrará tetracampeã.

    «O FC Porto entra em qualquer modalidade com a intenção de ganhar. É uma realidade, não é nada de novo», resumiu o técnico sérvio, que mantém às suas ordens praticamente todo o plantel anterior.

    Nesse conjunto permanece Ricardo Moreira, que também afirmou que as perspetivas da equipa passam pela «revalidação do título, pela conquista da Taça de Portugal e da Supertaça, assim como a entrada na Liga dos Campeões».

    O “capitão” dos “dragões” afirmou que a equipa «tem responsabilidade acrescida» face aos restantes adversários por ser tricampeã nacional.

    “Todas as equipas nos querem ganhar, mas acho que vamos conseguir revalidar o título e conquistar a Taça”, concluiu.

    Por fim, Nenad Melancic, reforço sérvio dos portistas, disse estar «encantado com o clube» e espera «uma grande época, conquistando todos os títulos em Portugal e entrar na Liga dos Campeões».

    Para já, afirmou ter cumprido um desejo recente, ao assistir, no domingo passado, ao jogo de apresentação da equipa de futebol, onde viu o seu favorito: «Hulk, que grande jogador».

    ResponderEliminar
  3. Não estou em desacordo, mas por razões de postura perante as dificuldades com que as modalidades foram confrontadas, a minha aposta iria para alguém do Andebol, por exemplo, Ricardo Moreira ou Hugo Laurentino.
    Para além do Graça há outra saída, mas primeiro quero saber o porquê.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Lucho então a malta do hóquei nunca ganhou este prémio?

    Finix.

    Quanto ao atleta em questão, é sem dúvida um grande atleta, um grande homem e merece inteiramente o destaque pelo que tem feito desde que assinou pelo clube.

    Por onde passou mostrou sempre ser um poço de trabalho e um jogador de equipa.

    De resto grande amigo já estou com saudades das idas ao pavilhão. :)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Meus caros, este prémio resulta tão só dos somatórios das várias nomeações semana a semana... O Reinaldo ficou a uma do Stempin... E depois vem o Ric.Moreira com 4...

    Todos mereciam;)

    ResponderEliminar
  6. Vila Pouca:

    João Moreira?

    ResponderEliminar
  7. Parabéns ao vencedor! Depois de uma época fabulosa para as modalidades!

    A notícia da sua renovação é o confirmar da aposta numa equipa vencedora... again!

    ResponderEliminar
  8. É o corolário lógico de uma grande época realizada por Gregory Stempin. Tem sido sempre um jogador muito dedicado e extremamente simpático com os adeptos. Espero quie para o ano possamos repetir os êxitos nas diversas modalidades (incluindo o futebol). Só gostava de saber se os poços de petróleo da mouraria ainda têm muito produto. É que dá um gozo ainda maior ver o investimento feito pelos gayvotas (mas também pelos lagartos) em todas as modalidades e depois serem batidos pelo Porto.

    Antas: estou contigo, o hóquei já merece um destaque muito especial. São DEZ campeonatos consecutivos, é obra!

    Lucho: tens de ser um bocadinho menos faccioso contra o hóquei. Lá por eles ganharem sempre não quer dizer que o campeonato de hóquei seja mais fácil!!!!

    ResponderEliminar
  9. entre Stempin e REInaldo Ventura, venho o diabo (cruzes credo, fodasse!), venho o dRAGÃO e escolha!!!

    a minha escolha caberia no REI, mas regras, são regras... como tal, o prémio está mais que bem entregue, numa época tb fenomenal deste nosso basquetebolista d'eleição!

    quanto ao resto, tou como alguns outros... porque é que não gostas do hóquei, ou melhor, dos nossos hoquistas quando chega a hora de os eleger semanalmente?! :D :D :D

    ps1 - já se ouBe bem menos, o que me ajudou a limpar em parte, a sanidade mental... espero que assim continue, porque só de pensar em ver aquele 'tinhoso' enfarruscado a envergar o nosso manto sagrado (que transporta um emblemazito só de amostra!), até me provocava náuseas e volta ao intestino, dasssee?!

    ps2 - pra esta que tá prestes a iniciar-se, não faço por menos... é possível limpar outra vez tudo?!

    ResponderEliminar
  10. Claro que gosto de hóquei:) Estou apenas à espera que a Liga Europeia seja nossa novamente e já lá vão mais de 20 anos...Pode ser que seja desta:)

    ResponderEliminar
  11. Votações são isso mesmo...não se discutem!

    Num ano em que ganhámos tudo, é obviamente difícil identificar o dragão dos dragões!
    Por uma questão de mística, de fazer passar os valores do clube e essencialmente por uma questão de postura, a minha escolha teria recaído em Reinaldo Ventura, mas como é óbvio, todos ou quase todos, merecem uma referência muito honrosa pelo ano de corrido.

    Desculpem o meu desconhecimento: João Moreira abandonou o andebol???

    ResponderEliminar
  12. Não sei Norte. O Vila Pouca falou numa saída ainda não oficializada e o meu palpite/"em estilo de pergunta" foi para aí, mas ele ainda não respondeu...

    ResponderEliminar