23 julho, 2011

A Época 2011/2012 - Parte I

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Até agora, dos jogadores que o ano passado venceram tudo ainda estão cá todos. Os titulares continuam todos com de azul e branco ao peito e isso deixa-me confiante para mais uma época de grandes sucessos. Tínhamos um plantel sólido e competitivo que soubemos manter e reforçar em idas ao mercado para contratações cirúrgicas de grande valor. Kléber, Djalma, Iturbe, Danilo. Todos jogadores que podem ser mais-valias para um plantel já de si extremamente rico. Se me permitem, nesta crónica vou destacar dois nomes: Iturbe e Kléber.

Depois de um imbróglio que o Marítimo arrastou durante meses, Kléber está finalmente no clube que há muito queria representar. Kléber é um excelente reforço para o novo Porto 2011/2012. Um avançado alto e com um futebol espontâneo, de remate fácil, rápido nas desmarcações e com um faro de golo que é raro de ver no futebol português. Quem viu os jogos da pré-época ou acompanhou os jogos do Marítimos a época passada, sabe que Kléber é daqueles que já não engana. Mais do que um promessa, já se pode falar numa certeza. Um excelente aposta, sem dúvida! Ainda assim, apesar do seu imenso potencial, em condições normais, não terá condições de ser titular. Nada de surpreendente se pensarmos que tem a concorrência do melhor marcador de sempre numa competição europeia. Falcao é indiscutível para o lugar e não acho benéfico que o se altere o sistema de jogo que tantas alegrias nos deu e para o qual estes jogadores já estão rotinados. Ainda assim, dada a enorme exigência do calendário, não faltarão oportunidades para Kléber demonstrar (com golos, de preferência) todas as suas qualidades futebolísticas - que são muitas.

Iturbe é um diamante em bruto. Quando se fala de um plantel com tanta qualidade em todas as posições como é o Nosso, é difícil para um jogador que chega do futebol sul-americano agarrar um lugar de imediato. Mas não é por acaso que Iturbe é considerado o "Novo Messi". Não foi nenhum portista que lhe pôs esse epíteto. Foram os próprios argentinos. Quem já teve oportunidade de o ver jogar, sabe que aquilo é um talento em potência com uma vasta margem de progressão. Iturbe é um jogador que progride no terreno sempre de bola colada ao pé (qual galinha ciosa do seu ovo) com uma capacidade de transporte de bola impressionante. É certo que terá a forte concorrência de Varela e James, jogadores mais habituados ao futebol europeu e também de grande talento. Ainda assim, penso que Iturbe, sempre que possível, deverá ser lançado nos jogos para criar rotinas e acelerar o mais possível o seu processo de adaptação ao futebol do Velho Continente. O facto de ter sido convocado para o Mundial Sub-20, onde é a principal estrela da Argentina, também não será nada benéfico para a sua integração imediata no modelo de jogo da equipa. Porém não duvido minimamente do seu talento e sei que Vítor Pereira saberá tirar o melhor proveito deste "pequeno grande jogador".

Desde da primeira hora que tive a certeza que Vítor Pereira foi a melhor a escolha. Obviamente, que se os tubarões do dinheiro baterem as clausulas de rescisão dos nossos melhores jogadores e nos desfalcarem a equipa, Vítor Pereira terá que refazer o plantel e obviamente isso é um processo que leva tempo. No entanto, graças a inteligência e argúcia do Nosso Grande Presidente, isso é um cenário que não se parece colocar. Por isso, não vamos sequer pensar nisso. Vítor Pereira é alguém de quem os jogadores gostam e respeitam, com grande capacidade de orientação de treinos, com um profundo conhecimento do futebol e, para além disso, um homem inteligente sem ser um teórico - como comprova o facto de ter sido o melhor aluno durante o seu curso. É o nosso Treinador e apoiá-lo-emos neste desafio que é fazer melhor do que ano passado. Porque nós somos Porto e queremos sempre mais. Como disse, numa crónica anterior, nós também gostamos dos aperitivos (Liga Europa), mas é o bife do lombo (Champions) que nos mata a fome.

Uma expulsão como eu nunca vi

Hulk foi expulso porque num amigável com o B. Moenchengladbach aplaudiu uma decisão do árbitro. Não há dúvidas que é dos actos mais bárbaros que já se vi num campo de futebol. É a primeira vez que um jogador é expulso por concordar com uma decisão de um árbitro. Foi isso que Hulk fez. Aplaudiu uma decisão do árbitro. Nada mais. Confesso que nunca tinha visto semelhante. Os árbitros são seres realmente esquisitos. Ora, passam a vida a queixar-se que os adeptos lhes chamam nomes - o que até é mentira, pois grande parte das vezes os insultos são dirigidos às suas mães. Mas, pelos vistos, o que os árbitros detestam mesmo é que não os elogiem. Infelizmente, Hulk já está habituado a ser injustiçado. A semana passada, foi gentil com um árbitro e isso valeu-lhe a expulsão. Em 2010, não fez nada e foi suspenso por 9 jogos. Alguns patuscos costumam dizer que "ser bom não basta". No caso de Hulk acaba por ser verdade. Especialmente, quando-se é incrível e se tem a Justiça contra nós.

Na sequência desta insólita expulsão, o pasquim de Vítor Serpa não perdeu e aproveitou o engodo para começar um especulação sem sentido. Dizia o libelo oficial dos lampisgas que "dependendo do relatório do árbitro, Hulk podia falhar o jogo da Supertaça". Bom, admitindo que o árbitro tem a obrigação de escreve no relatório exactamente aquilo que se passou no jogo, o que o senhor árbitro escreveu é que Hulk foi expulso por ter aplaudido uma decisão do próprio árbitro. Foi apenas isto que se passou. Como é óbvio, isto não justifica uma expulsão e muitíssimo menos um jogo de castigo. Facilmente se percebe que aquela manchete não era uma notícia. Era um sonho molhado do senhor Vítor Serpa em manchete para todo o país ler. Uma desavergonhice! No fundo, aquele panfleto diário estava apenas a incitar o árbitro a mentir no seu relatório de jogo. O que aquele folhetim quis dizer foi: "Reparem que, caso o árbitro decida aldrabar o relatório de jogo, há a possibilidade de Hulk ficar de fora do jogo da Supertaça. E isso era muito fixe. Não era, caros leitores?". Estava-se apenas a lançar uma desejo onírico para o ar a ver se alguém pega naquilo e tramava o Nosso Hulk. Como já não é o senhor Ricardo Costa que decide, fiquei descansado.

O Nosso Treinador visto por quem sabe

Segundo alguma imprensa da capital, Vítor Pereira é um treinador que grita pouco nos treinos e, por isso, não impressiona nem dava nas vistas. Curiosos argumentos. Se a qualidade de um treinador se medisse pela altura dos seus berros , a Júlia Pinheiro há muito que estaria a treinar o Barcelona. Depois, na FC Porto, os treinadores não são avaliados pelo show-off que dão. Isso é coisa de bailarina de cabaret. Se estivéssemos a procura de alguém para "dar nas vistas", tínhamos contratado a Lady Gaga. Este argumento de que um treinador low profile é necessariamente um mau treinador poderia fazer todo o sentido. É pena existir, por aí, um senhor chamado Pepe Guardiola - que dizem tem ganho umas coisas sem ter necessidade de rebolar no chão em tronco nu.

A Renovação de Falcao

Falcao renovou com o Porto por duas épocas e aumentou a sua clausula de rescisão para 45 milhões. Nada mau para um jogador que A Bola garantia como certo no Chelsea por 30 milhões. Quarta-feira foi, por isso, também um dia aziago para Leonor Pinhão e tantos outros aziados que vinham tendo sonhos húmidos com o nosso goleador. Parece que vão ter de continuar a molhar os lençóis durante mais algum tempo.

Lembro que, em Maio, Leonor Pinhão escreveu uma crónica em que afirmava como grande desígnio do seu clube dar 30 milhões por Falcao. Pelos vistos, agora o grande desígnio do clube desta fanática despenteada está 15 Milhões mais longe... e mais caro. Temos pena, pá! Convém lembrar aos ressabiados amnésicos, que em tempos Falcao já teve de escolher entre o seu clubezinho e o Nosso. Como é óbvio, escolheu o Nosso. Falcao gosta de ganhar. Por isso, não queiram desgraçar a vida ao rapaz só para satisfazer os vossos caprichos.

4 comentários:

  1. Parabéns Escrevinhador!
    Grande crónica!!!
    gostei imenso da tua maneira analise aos novos reforços e eu também tenho muitas expectativas para para a nova época que se avizinha, mas não vai ser nada fácil ....
    Quanto a expulsão do Hulk ,ou é da minha vista ou já vi este filme...

    A parte mais divertida foi a da analogia da Júlia Pinheiro há muito que estaria a treinar o Barcelona.
    No que se refere aos jornaleiros, para não dizer outro nome, quero que eles vão para um sitio que não posso dizer aqui .....
    Um grande Abraço

    ResponderEliminar
  2. A Lady Gaga era capaz de sair um bocadinho cara, mas a Júlia Pinheiro já deve ser mais em conta. lol

    A imprensa do regime vai sempre arranjar motivo para deitar abaixo: se grita pouco é passivo, se grita muito é agressivo, se veste bem é vaidoso, se veste mal é maltrapilho. Críticas idiotas e que nada têm a ver com futebol apenas para mantê-lo sob fogo. O que vale é que no Porto já conhecemos essa gente e as suas intenções... Força grande Vítor Pereira!!

    ResponderEliminar
  3. Com o Mister a 200%

    Força VP.

    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  4. "Se a qualidade de um treinador se medisse pela altura dos seus berros , a Júlia Pinheiro há muito que estaria a treinar o Barcelona. Depois, na FC Porto, os treinadores não são avaliados pelo show-off que dão. Isso é coisa de bailarina de cabaret. Se estivéssemos a procura de alguém para "dar nas vistas", tínhamos contratado a Lady Gaga."

    bem, óh eSCREVINHADOR, Bou-te contar, tu Bais-te lemBrar de cada uma que é de rir... e chorar por mais ;)

    animação e boa disposição sempre garantida nos teus posts ;)

    ResponderEliminar