05 julho, 2011

Em 13 anos, Porto 1, Benfica 7, em seca de títulos...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Se há coisa que não lhes falta, é dinheiro. Na verdade, diga-se, o Benfica é mesmo o clube mais ecléctico e aquele que mais investe extra-futebol, tendo montado equipas para ganhar o título em todas as modalidades colectivas, mas acabou por fechar o ano com saldo zero em títulos nas 6 modalidades de alta competição que pratica (futebol, andebol, basquetebol, hóquei, voleibol e futsal).

Não lhes falta dinheiro, mas sobra-lhes em arrogância e incompetência, e isso é sempre uma vantagem para quem não dispõe de tantos recursos financeiros, mas tem muito mais vontade, muito mais querer, muito mais ambição, uma muito maior capacidade de sacrifício e uma mística que não encontra paralelo em Portugal desde 1893, isto é, desde que existimos... SOMOS PORTO, e só esta expressão, já deve assustar os nossos rivais.

Em 2010/11, em 4 modalidades (não entramos no voleibol e futsal), o FC Porto ganhou os 4 campeonatos (escalão sénior) e fez o seu 3º pleno da história, depois de 1998/99 e 2003/04. O Sporting disputa 3 desses 6 campeonatos que o Benfica entra (futebol, andebol e futsal), não entrando no basquetebol, voleibol e hóquei (nesta última subiu agora à II divisão e por isso não entra na prova principal, para já...) e o único que conseguiu ser campeão, é também o único dos 3 que o FC Porto não joga (futsal).

Em resumo, 4 títulos para o FC Porto (4/4), 1 para o Sporting (1/3) e 1 para o Fonte Bastardo (1/1). O FC Porto ficou com o futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins; o Sporting com o Futsal e o Fonte Bastardo com o Voleibol. O Benfica, também conhecido por Clube do Regime, registou um score de 0 (!!!) em 6 (seca total) numa época verdadeiramente decepcionante e que fica também marcada por vários desastres e humilhações da sua equipa de futebol frente ao FC Porto. Em resumo, foi mesmo um inferno este último ano dos vermelhos.

O facto do FC Porto ter feito o pleno de títulos pela 3ª vez em 13 anos, já várias vezes foi aqui salientado por mim neste espaço das terças-feiras, mas hoje deixo-vos a informação de que a última época em que o FC Porto conseguiu igualar o que o Benfica fez esta temporada (ou seja não ganhar um único título), foi há 10 anos, em 2000/01, quando o campeão de futebol foi o Boavista, o de andebol acabou por ser o Sporting, o de basquetebol foi para a Portugal Telecom e o de hóquei para o OC Barcelos.

Desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do FC Porto (inicio época 82/83), já passaram 29 épocas e refira-se que só em duas dessas épocas ficamos a seco, em 1993/94 e 2000/01. Em todas as restantes 27 temporadas, ganhamos, pelo menos, um campeonato no escalão sénior dessas 4 modalidades. Um registo histórico, mais um para Pinto da Costa, o nosso verdadeiro "El Comandante".

Já o Benfica, nas últimas 13 épocas (de 1998/99 a 2010/11, período onde nós conseguimos 3 plenos), ficou por 7 vezes sem vencer um único campeonato, salvando-se as temporadas de 2002/03 (futsal), 2004/05 (quando ganhou em futebol, futsal e voleibol), de 2006/07 (futsal), de 2007/08 (futsal e andebol), de 2008/09 (basquetebol e futsal) e de 2009/10 (futebol e o basquetebol).

De 1998/99 a 2001/02, ficou 4 épocas seguidas em branco, sensação que repetiu em 2003/04, em 2005/06 e na temporada actual, 2010/11, situação agravada até pelo facto de disputar mais modalidades que os rivais e por isso a probabilidade de ganhar títulos ser naturalmente maior. O Sporting nestes 13 anos, ficou 5 anos em branco (2003, 2005, 2007, 2008 e 2009) aproveitando-se muito do bom rendimento no futsal.

Uns (FC Porto), nos últimos 29 anos, só ficam 2 sem ganhar nada. Outros (Benfica), nos últimos 13 anos, ficam a seco em 7 deles (e o Sporting em 5). Nestes últimos 13 anos, só uma vez ficamos nós (FCP) também a seco (em 2000/01), numa época em que “por acaso” eles também não cheiraram nenhum título.

Realidades distintas, portanto, e é também por isso que muitas vezes dou por mim a pensar, “graças a Deus, não nasci lampião”. É mesmo como dizia o saudoso Zeca Afonso: “Eles (nós) comem tudo e não deixam nada”. É este o nosso destino!

Por falar em nosso destino, a saga do Dragão continua e, este domingo, foi o nosso bilharista, o Espanhol Daniel Sanchez, a erguer em Matosinhos a taça do Mundo de Bilhar. Vitória extraordinária em final emocionante que levou mesmo Sanchez a beijar o símbolo do FC Porto e a subir ao palco com o cachecol azul e branco! A ligação de Daniel Sanchez ao FC Porto é de longa data e o carinho que o clube - e todos os seus elementos - sempre teve por ele, é correspondido pelo Espanhol. "São muitos anos e muitas coisas em comum", explicou o campeão do mundo...



Saudações Portistas, e até daqui a 2 semanas, pois na próxima terça-feira, não me "aturam".

Um abraço do Lucho.

17 comentários:

  1. Lucho, quando comecei a ler o título até me assustei, e por uma fracção de segundo pus-me a pensar em que raio é que o clube do regime poderia estar a ganhar-nos, e de goleada. Mas ao ler a última frase tudo ficou explicado: em insucessos, claro :)

    Isto é mais uma prova cabal, se preciso fosse, da excelência do nosso clube. Mas não posso deixar de pensar no que sucederia se à força e dedicação dos nossos atletas se juntasse um maior investimento financeiro. Bem sei que não há soluções mágicas, mas certamente haverá formas de lá chegar, é uma questão de estudar as possibilidades. Porque somos gigantes, mas podemos ser ainda maiores. E não devemos limitar-nos às alegrias internas - podemos aspirar a mais!

    ResponderEliminar
  2. Diga-se que nessas 13 épocas (as últimas 13) em que eles ficaram 7 delas em branco, nós só ficamos a seco em 2001 numa época em que ganhamos a taça de Portugal em futebol menorizando a dor:) de quem não está habituado.


    E nas 29 épocas de PC a Presidente só em duas ficamos a seco em campeonatos, essa de 2001 e a de 94 qd até se ganhou a taça de portugal em andebol e futebol e a taça cers em hóquei... Por isso 27 em 29 épocas a ganhar campeonatos é histórico e mesmo nas duas referidas houve vitórias importantes!!!

    ResponderEliminar
  3. Nas últimas 29 épocas (as tais com PC a presidente de 82/83 a 2010/11) o FC POrto ganhou campeonatos em 27 delas falhando 94 e 2001. O Porto teve por isso duas épocas em branco, já o Benfica teve 9 épocas dessas 29 sem ganhar qq título, além das 7 referidas no post, 99, 2000, 2001, 2002, 2004, 2006 e 2011, somam-se outras duas mais antigas em que também não ganharam nada, 1988 e 1996.

    ResponderEliminar
  4. Em 13 anos 1 contra 7...

    Em 29 anos 2 contra 9...

    Neste jogo (da seca) eles ganham-nos por goleada;)

    ResponderEliminar
  5. E Parabéns ao nosso Sanchez do bilhar:

    O bilharista que rivaliza com os títulos do futebol
    AUGUSTO FERRO (OJOGO)

    Há atletas estrangeiros que sentem o FC Porto com grande intensidade, mas as quase duas décadas de ligação de Daniel Sanchez ao clube do Dragão tornam o recente vencedor da Taça do Mundo um caso único. O catalão tem, além disso, uma afinidade curiosa com a equipa de futebol dos azuis e brancos: igualou-a no número de troféus internacionais conquistados. O bilharista chegou aos sete - dois títulos europeus, três mundiais e dois Jogos Mundiais -, os mesmos do desporto-rei - duas Intercontinentais, duas Champions, uma UEFA, uma Liga Europa e uma Supertaça europeia.

    Sanchez, no passado domingo, após a vitória em Matosinhos, beijou o emblema do clube. Quem conhece aquilo que os liga não se surpreendeu. Um exemplo: comenta-se que a verba que o FC Porto lhe paga pelos jogos em que o representa nada tem a ver com a tabela "secreta e oficiosa" que os outros bilharistas de topo aplicam aos emblemas que recrutam os seus serviços.

    Já galardoado com o Dragão de Ouro e mais de 30 vezes campeão espanhol, Dani Sanchez tem muito ainda para oferecer a um clube que o descobriu quando era só uma jovem promessa no seu país. Ele faz sempre questão de o referir. No próximo fim-de-semana, em virtude de ter de estar no Peru, dois dias depois, a defender o título mundial, não poderá integrar o quarteto portista que vai lutar pelo campeonato nacional. Desejou "as maiores felicidades do mundo" aos colegas de equipa e pouco faltou para pedir desculpa por não poder ajudar...


    Legazpi é a nova aposta
    O FC Porto vai apresentar no Nacional, como estrangeiros, o veterano sueco Torbjorn Blomdhal e, com surpresa, outro espanhol, Ruben Legazpi. Com 29 anos, este madrileno foi classificado pelo colega de equipa Rui Manuel, como sendo "um jogador que estará no topo mundial dentro de alguns anos". Muitos anos depois de Sanchez, os azuis e brancos voltam a apostar noutro espanhol que parece ter um grande futuro pela frente.

    ResponderEliminar
  6. No andebol para já um reforço importante, vamos ver se vem mais algum...

    Malencic é o canhoto do FC Porto
    R.G.

    Está encontrado o homem que vai ocupar a vaga que nos últimos três anos foi essencialmente de Inácio Carmo, com quem o FC Porto não renovou, transferindo-se para o Benfica. Trata-se do sérvio Nenad Malencic, de 2,07 metros, que jogava no Metaloplastika. Tem apenas 22 anos e assenta que nem uma luva na política de contratação de jovens atletas que os dragões vêem a praticar há já alguns anos.

    "Estou muito feliz, esta é uma grande oportunidade para mim", disse Malencic a O JOGO, mostrando-se bem informado sobre o clube que irá representar na próxima temporada e do qual já fala na primeira pessoa: "O FC Porto é uma grande família, é uma equipa muito unida. Para o ano temos possibilidades de jogar a Liga dos Campeões. Acredito que frente a Tatran Presov, AEK e Partizan de Belgrado temos mesmo fortes chances. Aliás, esse é um dos meus maiores desejos, jogar a Champions League pelo FC Porto".

    Filho de dois andebolistas - o pai Sima e a mãe Marica - Malencic começou a jogar aos dez anos no clube da cidade natal: Mokrin. Quatro anos depois mudou-se para Subotica e a seguir para o Partizan de Belgrado. A única experiência no exterior viveu-a nos suíços do Kadetten, depois de ter sido considerado o melhor lateral-direito do Europeu de Juniores de 2008, jogado na Roménia, com 49 golos em sete jogos.

    Ojogo

    ResponderEliminar
  7. Excelente post Lucho muito bem mesmo.

    Parabéns ao Daniel Sanchez que conquistou mais uma Taça do Mundo numa modalidade que por razões pessoais me é muito querida,falta agora vencer o nacional de clubes que nos foge à dois anos.

    No hóquei temos o plantel praticamente definido.

    No basket ao confirmar-se a renovação do Moncho é necessário encontrar um novo base para colmatar a saída do Ogirri.Gostava também de saber como está a situação do Terrel renova,não renova...é uma peça fundamental para atacar o bi.

    No Andebol finalmente algumas movimentações e a chegada de um reforço estrangeiro que desconheço mas tenho a certeza que irá trazer qualidade à nossa grande equipa.
    Quanto à champions vai ser dificil mas eu acredito!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Podemos concluir, que, o que para nós é a regra, para eles é a excepção.
    Para o ano novas lutas se avizinham, continuamos a ter orçamentos menores, mas continuamos a estar mais perto de ganhar.

    Disseram-me que já temos 2 anericanos para o Basquetebol? Alguém sabe de alguma coisa, nomes, qualidades?

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Eu não sei de nada Vila Pouca. De Americanos só sei que está garantido o Stempin. Terrell deve sair e Ogirri já se foi.

    ResponderEliminar
  10. Vila Pouca um dos americanos que me chegou hoje aos ouvidos e de fonte segura é o Ben Reed.

    Essa fonte também assegurou que estão para chegar mais reforços para o Andebol a ver vamos.

    ResponderEliminar
  11. Gostei de ler Lucho.

    Temos uma comunhão com a vitória e um espírito de sacrifício incrivel, por mais esquizofrenico que possa ser os orçamentos dos clubes lá de baixo.

    Gostei da referencia ao nosso Dani Sanchez que fez este fim de semana um bonito colocando o FC Porto mais uma vez nas bocas do mundo.

    Lucho Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  12. Resumindo e concluindo, é como dizes “graças a Deus, não nasci lampião”! Mai nada!

    Psd - vais de férias?? Oupa toalhete estendido! :) boas férias entonces!

    ResponderEliminar
  13. Arrasador!... “Mai nada”…

    Boas férias. Bom descanso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  14. de gOLEADA em gOLEADA até à gozação suprema... somos pequeninos (dizem eles!), mas qual Astérix e Obélix, até marcham à lapada à nossa frente ;)

    em tempos de seca, quem é PORTO, é rei!!!

    boas férias e bom descanso... e não te habitues mal ;)

    ps - essa do Ben Reed, vem, não vai ser um sapo pa engolir... vai ser mesmo um shrek inteiro, dasssseeee ;)

    ResponderEliminar
  15. Mágico Porto,
    Graças a Deus não nasci lampião,
    PORTO, meu grande amor,
    Eu dou a vida para seres campeão...!!!


    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Contra a seca, recomenda-se Vitalis!!!
    Que bebam aguinha, pois nós bebemos o champagne dos títulos.

    Mérito, muito mérito ao enorme esforço dos atletas e á carolice de alguns seccionistas

    ResponderEliminar
  17. Lucho excelente post, efectivamente somos os melhores em tudo!

    Boas férias, com tudo a que tens direito...;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar