25 junho, 2011

Uma traição sem perdão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Pelos vistos, era um sonho demasiado perfeito para ser realidade. Um treinador à Porto, uma equipa à Porto depois de uma época memorável levava-me a acreditar que se seguiria outro ano inesquecível para provar, mais uma vez, que o anterior não seria irrepetível. Confesso que o fabuloso ano de 2004 me assaltava constantemente a memória. É verdade que a história raramente se repete, é verdade que os tempos são outros, mas também é verdade que este clube ensinou-nos sempre a sonhar com o improvável. Mas de repente, de um dia para o outro, ele roubou-nos o sonho.

A facada que levei a sangue frio ainda dói. É um misto de raiva, de ódio, de rancor e revolta, potenciado pela maior desilusão que alguma vez alguém me provocou no futebol. Esse alguém que dizia estar na cadeira de sonho, que garantia não a trocar “por nada”, que dizia poder estar 15 anos no clube do coração, esse alguém que me fez acreditar que era diferente de todos os outros, não pode trair-nos assim, daquela forma vil, ignóbil, miserável, só ao alcance do mais reles ser humano à face da Terra. Injusto. Imerecido. Imperdoável.

Não consigo aceitar, ainda menos compreender, que não podia recusar uma proposta cheia de milhões. Não se me atrevam a dizer que era uma oportunidade única da vida dele, não me queiram fazer acreditar que, aos 33 anos, depois deste brilhante início de carreira, ela nunca mais lhe poderia chegar. Porque a verdade é que se são grandes os riscos de um jogador se poder desvalorizar de uma época para a outra, eles são muito menores – ou quase inexistentes – quando se trata de um treinador.

Sejamos claros: se no final da época ele viesse dizer que ia embora, porque tinha em mãos uma proposta impossível de recusar, apresentado um merecido pedido de desculpas depois de todas aquelas juras de amor eterno, provavelmente teria conseguido sair em ombros, aplaudido e agradecido por todos. Mas não. Esperou que o início da época se aproximasse, esperou que o seu primeiro dia de trabalho chegasse, para, sem ponta de honra, despedir-se através de um mísero fax, traindo o único clube onde ele alguma vez podia ter ganho tudo aquilo que ganhou no primeiro ano como treinador a sério.

E assim, levianamente, sem qualquer tipo de escrúpulos, à boa maneira de um verdadeiro criminoso, comprometeu um projecto a ele confiado, ao qual a palavra tinha dado, e que se trata, imaginem, do clube de que ele, sem qualquer ponta de vergonha, ainda diz ser adepto. Ouvir isto, para mim, é tão grave como me chamarem benfiquista. É um insulto, daqueles que eu não tolero, em que deixo de saber responder pela razão.

A verdade é que os responsáveis do nosso clube, iludidos pela palavra do miserável, admitiam sempre que haveria algum clube disposto a pagar a cláusula de rescisão, mas que haveria do outro lado um rotundo não. A ilusão terá durado, pelos vistos, até ao momento em que se soube que o mercenário foi passar um belo fim-de-semana a Londres, certamente para fazer umas compras de Verão nos famosos “Harrods”. Já se percebem, portanto, as nebulosas declarações do nosso presidente, na véspera de cair a “bomba”, sobre o futuro do treinador. Desta vez, a resposta não se encheu do portismo do treinador, mas resvalou, estranhamente ou talvez não, para a vontade ou não de ele sair. “Se pagarem os 15 milhões e ele quiser ir…”

E ele assim quis. Fugiu, cobardemente, sem dignidade, sem um indispensável pedido de desculpas e um exigível acto de contrição. Para piorar, na primeira entrevista que dá como treinador daquele clube grande em dinheiro, minúsculo em grandeza, admite que haja um sentimento de traição, mas não tem a nobreza de falar aos adeptos que traiu.

Se muitos portistas não perdoam a Mourinho por não ter festejado uma “Champions”, espero eu também que não perdoem esta traição, este crime, que aos meus olhos - mas também, confesso, ao meu coração - fica sem justa punição. Um portista que pense o contrário deixa de me merecer qualquer tipo de crédito, tal como me deixou de merecer o traidor mercenário, a cuja história deste clube, forçosa e infelizmente, continuará eternamente ligado.

“Há apenas dois tipos de portistas, o presidente e os adeptos. O resto vai e vem”. Estas palavras, que li em algum lado, nunca fizeram tanto sentido em mim como hoje.

26 comentários:

  1. felizmente que nesta casa, a NOSSA CASA, a mudança de mobiliário pouco se nota, pois o que conta de verdade, é a estrutura.

    para muitos, até acredito que por estes dias tenha acabado de nascer uma luzinha de esperança, que me faz lembrar o reflexo de Pavlov mas, desiludam-se, porque o principal activo do fcPORTO, Pinto da Costa, esse, é inegociável e continuará a tirar-vos o sono, ano após ano.

    quanto ao «pedante ruivo», assino por baixo o teu escrito:

    "Fugiu, cobardemente, sem dignidade, sem um indispensável pedido de desculpas e um exigível acto de contrição. Mais: na primeira entrevista que dá como treinador daquele clube grande em dinheiro, minúsculo em grandeza, admite que há um sentimento de traição, mas não tem a nobreza de falar aos adeptos que ele traiu."

    festejarei cada derrota dele, da mesma forma que há muito festejo cada encabadela do tal que dizem ser o nr. 1... tinha um, passaram a ser dois... odiosos inimigos.

    Em resumo, PQosP com as letras todas!!!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Farpas e Blue boy, por espelharam tão bem o sentimento que nutro actualmente por este acto. Sem mais comentários que já estou farto dele e como diz o bboys, se havia 1 agora passou a dois e não sei se fica por aqui, dá-me a impressão que já ninguém liga ao FCP e relaciona-se directamente com as Libras... PQosP.

    ResponderEliminar
  3. A palavra certa no lugar certo! Plena e totalmente de acordo – vide meu post de 22 de Junho, “O “miúdo” que afinal é um garoto”. Muito bem, estou contigo.

    Venha quem vier, digam-me o que quiserem, jamais esquecerei esta ignóbil traição. E a dor que ela causou.

    Jurei nunca mais pronunciar o nome deste judas. Assim farei.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Raul Gomes25 junho, 2011

    Texto brilhante. Exprime tudo aquilo que eu penso. Parabéns Farpas! Corrosivo como sempre.

    ResponderEliminar
  5. É, de facto, uma revolta muito grande que não consigo disfarçar. Nunca perdoar-lhe-ei tamanha traição. E se para Mourinho o Porto era Palermo, para aquele mercenário será qualquer país parecido com a Líbia.

    Saudações draconianas.

    ResponderEliminar
  6. O Mourinho comparado com este gajo..na saída foi um senhor..

    Este só quis saber do dinheiro, enquanto o Mourinho primeiro quis ganhar tudo e depois no seu direito sair.
    Este tanto Portismo, tanto amor e depois traiu-nos.

    Espero que nunca seja perdoado para os lados do Porto.
    Eu pelo menos não me esqueço desta nunca mais.

    ResponderEliminar
  7. Ultra_colectivo9525 junho, 2011

    Boas meus caros amigos portistas. Tenho seguido há algum tempo o site mas é a primeira vez que comento.
    Estou como voces, sinto-me atraiçoado, magoado mesmo, talvez como se tivesse sido quase um amigo nosso a traír-nos, é um misto de emoções negativas que me percorre na cabeça quando pensa neste mercenário sem escrúpulos. Acho que o consigo odiar mais a ele que ao Mourinho, mas a partir deste momento este junta-se á minha lista de carneiros em que irei saborear cada derrota deles como se fosse uma vitória do nosso clube. Vamo-nos unir e fazer mais uma fantástica época porque os caes ladram e a caravana passa, os lampõies estão cheios de moral mas o Porto somos nós que pagamos as nossas cotas e seremos sempre fieis! Viva o Porto e os verdadeiros portistas! Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Este post reflete tudo aquilo que sinto por esse rapazola bastardo. Lanço um repto para a convocação duma assembleia para banir-mos o ignóbil de associado.

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  9. Caros Portistas,

    Todos estes sentimentos todos os Portistas nutrem por judas. Agora pergunto vale a pena continuar a falar de judas quando judas já morreu? Não, estar sempre a falar no judas resolve ou ajuda alguma coisa? não me parece. Já nos vai bastar a cs que vai falar no judas até à exaustão, para nos chatear e incomodar, portanto deixem o judas que para nós está morto e enterrado.
    Nunca esquecer há sempre mais marés que marinheiros, Deus não dorme e não perdoa a certo tipo de pessoas, mais cedo ou mais tarde ele vai pagar, podem ter a certeza.


    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  10. Meus caros...
    Há que fazer a catarse até Domingo...
    Depois espero que não tornemos a este assunto, já morto e enterrado, sem nada a fazer.
    Começamos a época a 30, com Vítor Pereira, em condições difíceis de passagem de testemunho e com jogadores nas selecções que vão embaraçar imenso o trabalho inicial e talvez o de toda a época pois não vai haver descanso para eles nem vão fazer a pré-época.
    E é em torno disto que temos de nos concentrar, ter paciência e de apoiar o novo treinador e a equipa.
    O resto já não interessa.

    ResponderEliminar
  11. Quem é esse Villas Boas?

    ResponderEliminar
  12. JUDAS só espero que não venhas ao DRAGÃO na Champions.

    ResponderEliminar
  13. Caro Paulop,

    Essa ideia veio-me à cabeça precisamente na altura em que soube da notícia. Na próxima AG, estarei lá, mais uma vez, e se conseguir juntar uma considerável falange de apoio, não terei problemas nenhuns em apresentar a proposta.

    Um abraço,
    Farpas

    ResponderEliminar
  14. Longe vão os tempos em que o futebol se regia por amor à camisola e respeito pelos clubes e seus adeptos. A lei Bosman e a cada vez maior União Europeia abriram portas de vários tamanhos e de vários feitios. Acreditar em amores correspondidos na sua totalidade é hoje uma utopia. No futebol e na vida há que saber encaixar este tipo de situações e há que recordar que por "morrer uma andorinha,não acaba a Primavera".

    Confesso, não consegui ler/ouvir/ver qualquer espécie de espaço noticioso durante os últimos dias. Quando acordei na segunda e cumpri o meu ritual de actualizar a informação pensei que ainda estaria em transe, sonhando talvez, mas sempre acreditando, que André, um portista como eu não era capaz de trair o clube e os adeptos. Afinal de contas, tal como ele disse, o seu portismo cedo se manifestou e em tenra idade se apaixonou pelo clube e por tudo aquilo que ele representa.

    Nos dias seguintes e ouvindo os relatos de todos aqueles que me abordavam para comentar e falar sobre a confirmada saída ia crescendo uma desilusão e uma raiva difíceis de contrariar. Nas últimas noites, tive dificuldades em adormecer, sempre com o pensamento na saída do Mestre André e nas consequências que isso iria ter. Obviamente, os mais bonitos sonhos tinham-se esfumado e o futuro brilhante tinha agora uma ou outra núvem. Não que duvidasse da capacidade do nosso clube em ultrapassar mais esta dificuldade, mas é difícil imaginar alguém melhor para orientar a equipa. André era "O" treinador do FCPorto, por isso, a sua saída custava ainda mais.

    Não ouso chamá-lo de traidor, nunca o farei, tal como nunca o fiz com Mourinho, mas a forma como saiu desiludiu-me. Não foi a sua saída, mas sim a forma como saiu, pois só queria que ele tivesse feito uma declaração para o clube e para os adeptos. Nós merecíamos e o Presidente também.

    Enfim, agora que os dias começam a passar, o sentimento de desilusão e tristeza começa a desaparecer. Começo a pensar com outra racionalidade e coloco-me no lugar de André, questionando: "O que faria eu no seu lugar?" A resposta parece óbvia, sem dúvida, e o sr.Abramovich levaria um não bem redondo, mas isto é muito mais fácil de se dizer do que se fazer.

    Acredito que o André tenha passado por momentos terríveis para tomar a decisão que tomou e nada me tira da cabeça que ainda hoje se questiona se tomou a decisão certa. Sinceramente, espero que ele não se tenha enganado, para o seu bem e para o bem do FC Porto.

    ResponderEliminar
  15. Vejo ainda com mais tristeza os comentários que fazem sobre o ex-treinador, mas quero acreditar que isso acontece apenas e só porque a admiração que os adeptos têm por ele não desapareceu. Por isso, é que a desilusão é maior.

    Se tivesse oportunidade de falar com o treinador do Chelsea, dir-lhe-ia: "Obrigado!!!"

    Apenas isso e com um rasgado sorriso no rosto. Porque nunca hei-de esquecer o maravilhoso ano que ele me proporcionou e hei-de ficar-lhe grato o resto da minha vida, tal como fiquei com Mourinho.

    Villas-Boas, tal como Mourinho, faz parte daquele restrito lote de predestinados, personagens muito maiores que o nosso futebol e personagens do Mundo. Tenho a noção que sem eles, não teríamos alcançado os sucessos internacionais desta última década, sobretudo, porque a sua personalidade, para além da sua competência, é extraordinariamente brilhante. E também sei que tanto um como o outro estarão para sempre gratos ao FC Porto e aos seus adeptos.

    Também por isso, orgulho-me de que ambos tenham treinado o clube que todos amamos. Porque em qualquer parte do Mundo que tenham fãs, esses mesmos fãs saberão que o seu sucesso começou neste clube e que foi este clube que lhes permitiu construir uma carreira internacional, tornando-se em figuras consensuais e mundiais.

    José e André, um e outro, têm inúmeros defeitos, mas ambos nos ofereceram o céu, para além de nos teram oferecido grandes negócios com as suas claúsulas rescisórias. O resto, o resto é história.

    A Villas-Boas desejo-lhes as maiores felicidades, esperando que ele consiga ser campeão inglês e aguardando ansiosamente uma futura visita ao Dragão. Se possível já esta época, para que ele não se esqueça do fogo do Dragão e da chama que trespassa tudo que se coloca a sua frente.

    SOMOS PORTO!!!

    P.S.: De fonte segura, tenho a garantia de que o adepto André também está chateado e desiludido com o treinador Villas-Boas. Mas também ele acabará por perdoar o antigo timoneiro da nau azul-e-branca. Para além disso, agora temos o melhor treinador do Mundo.

    ResponderEliminar
  16. Deus não perdoa a TRAIÇÃO, JUDA$$$!

    E para mal dos teus pecados, hás-de cá voltar, mais cedo ou mais tarde.

    Brincaste com o nosso clube, espero que a memória nunca falhe entre nós, aqui nunca serás bem-vindo seu mercenário.

    Que percas sempre, mesmo quando não estás a jogar, é o meu sincero desejo.

    E não te esqueças de convidar o John Terry a ir comer a tua casa de vez em quando...

    ResponderEliminar
  17. César Santos,

    Com todo o respeito que me merece, isso é a mesma coisa que um homem ser traido pela sua mulher e no final ainda lhe agradecer por ela ser boa na cama...

    Agradecer?! Mas agradecer o quê?! O Juda$$$ é que tem todos os motivos e mais alguns para nos agradecer, e ainda não ouvi uma uma manifestação da sua boca nesse sentido...

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Caros Portistas,

    O judas é que tem de agradecer ao F.C.PORTO, à sua estrutura e seus adeptos de lhe terem dado a oportunidade de treinar o melhor clube Português.
    Ele deve um pedido de desculpas publico, mesmo assim haverá sempre os que desculpam e os que não, ao menos era digno de uma pessoa bem formada que todos pensava-mos que era.
    Já chega de conversa sobre quem só nos merece desprezo.
    Uma nota final um grande e pesado abraço a todos os familiares do grande treinador Ivic, ele ficará para sempre nos nossos corações, obrigado IVIC.

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  19. Tripeiro,

    Respeito a sua opinião e já sei que a minha é tudo menos aquela que gera mais consenso entre os portistas.

    Mas não posso ir contra as minhas ideias, apenas e só porque os meus semelhantes têm uma ideia diferente e oposta.

    Não me interprete mal, até porque compreendo perfeitamente as opiniões e sentimentos da generalidade dos portistas, sobretudo por todo o discurso do André ao longo da época, mas da minha parte, para além da desilusão pela forma como saiu, só terá admiração e respeito pelo seu trabalho e por aquilo que fez pelo FC Porto, proporcionando-nos momentos inesquecíveis.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Confesso que acreditei que o portismo do traidor, no fim, iria vencer e recusar as libras que lhe ofereceram.

    Quando me falam numa prpoposta irrecusável, eu pergunto: Ele ganhava mal no Porto? Era infeliz? Alguém lhe fez algum mal? Não podia esperar mais um ano? Esta altura não é uma canalhice?

    Depois disto, também eu vou nunca mais pronunciar o nome desse senhor e, ao contrário de Mourinho, irei sempre torcer contra ele. Foi uma canalhice, uma pulhice e uma filhadaputice de um garoto que nos enagnou a todos e que se lhe oferecessem mais até era capaz de ir treinar os gayvotas.

    Fora com sócios deste!

    Vitor Pereira é o nosso mister que nos vai levar a outros grandes feitos porque as pessoas passam e o clube fica.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  21. Eu gostava de preguntar ao andré 3 coisas

    1) Sentes te um bom exemplo para os teus filhos ?

    2) Se nao havia clausula de rescisao no teu contrato ias para o chelsea ?

    3) Vais voltar ao Porto um dia ?

    ResponderEliminar
  22. Carlos Sousa26 junho, 2011

    Brilhante post!
    Penso que traduz fielmente tudo o que vai na alma da grande maioria dos portistas.

    Não está em causa o facto de ter saído, mas o timming e sobretudo a completa ausencia de uma fdp de uma palavra para quem passou o ano a percorrer o país inteiro (e não só), sabe Deus com que dificuldade e em que condições, para apoiar a equipa... Mas alguém fez algum mal a esse ignóbil?! Fod***... o dinheiro não é tudo na vida... não me venham dizer que no lugar dele todos faziam igual, isto e aquilo... O CAR***!!!!! Da forma como ele o fez, não! Tenho a certeza que um tipo BEM FORMADO, amando um clube, fosse qual fosse, não o fazia. Absoluta!

    ...e anda o panel** do Platini preocupado se nós temos ou não sul americanos e não vê que por este andar o desporto(?!) que todos nós adoramos só vai existir na playstation!

    Agora teremos de ser Porto mais do que nunca. A nossa importância no apoio à equipa durante os jogos é fundamental. Não podemos de forma alguma cair no erro de começar a assobiar na primeira adversidade. Com um jeitinho no final de Agosto o nosso grande mister Vitor Pereira já tem uma taça em cada mão.

    Abraço e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  23. Esse mercenário não mais deverá ser bem recebido em nossa casa. Portista? Ele? Dizer isso é, tal como diz o excelente artigo, um verdadeiro insulto para a minha pessoa.
    Parabéns Farpas.

    ResponderEliminar
  24. Deacon Blue26 junho, 2011

    A qualidade do caracter das pessoas vai sendo testada à medida que o grau/nivel de exigencia sobe, em função de decisões cada vez mais importantes que têm de tomar.
    Faz parte do percurso de subida na vida a foder alguém, nunca viram este filme nas vossas vidas?
    Existe até quem diga que se não for assim, nunca sairemos da cepa torta....

    Sobre o que possa vir a acontecer a este garoto, é-me perfeitamente indiferente. Mas ficará para sempre ligado a uma falha de caracter, falha essa que duvido saiba interpretar pois não revela ter capacidades para tal, lamentavelmente!

    Para ser honesto, e chegados aqui, não vejo grande diferença entre este especimen e o que está em madrid. tudo farinha do mesmo saco.

    Todavia, eu estava a contar com isto, sempre olhei de lado para as confissões de amor ao FCP, calado no meu canto, mas desconfiado.

    Lembram-se do pedido de desculpas que fez a um arbitro, atitude louvavel sim senhor, pois até hoje ainda não teve uma palavra para com os adeptos do FCP mas na 1ª entrevista que deu em londres relevou o papel dos adeptos (o outro tinha feito exactamente a mesma merda à chegada a londre também).

    Acho também piada a certos adeptos que quase ridicularizam aqueles que, como eu, reclamam afinal por se praticar os principios que se defendem, apenas isso! E como diz o outro também, quem não se sente não é filho de boa gente!

    Next !

    ResponderEliminar
  25. Finalmente alguém que pensa da mesma forma que eu: tintim por tintim!
    Foi o maior desgosto e desilusão que tive no futebol, maior ainda que a final do euro2004 ou as meias do 2000... Senti-me mesmo encornado.

    Agora se os lampiões conseguem chegar à fase de grupos da champions e apanham o clube do ex kgb lavador de dinheiro fico completamente à toa sem saber qual dos quais quero que perca. A vdd é que nunca pensei que houvesse algo ou alguém que eu quisesse que perdesse tanto como o benfica. Mas agora há...

    Beijos e abraços para quem os agarrar. Viva o Porto e o grandíssimo JNPdC

    ResponderEliminar
  26. Este post devia ser emoldurado para memória futura. Espelha o que certamente a maioria dos adeptos portistas sentem neste momento: um profundo desprezo por esta figura vendida. Esteve muito pior do que o Mourinho (a milhas), porque o Mourinho saiu depois de encerrar de vez um grande capítulo. VB sai pela porta pequena, rendido ao apelo das libras, sem uma palavra para a nação portista com quem se presumia ter casado e a uma semana de recomeçar os trabalhos de uma época tão importante. Sai a meio de um projecto e deixa estrutura directiva e jogadores sem suporte. Numa coisa disse a verdade: queria ficar pouco tempo no futebol. De facto, basta uma ou duas épocas naquele clubezeco que nunca ganha nada para poder abandonar o futebol e dedicar-se a viver dos juros para o resto da vida. Enfim.. Ele sabe que até perdendo e sendo despedido sai com os bolsos cheios. Espero é que saiba tb o valor de uma traiçao desprezível como esta. Perdeu a moral que tanto apregoava. Revelou falta de carácter. E nem me venham dizer que qualquer pessoa aceitaria: nao podia esperar mais um ano? estava a ganhar assim tão mal para aquilo que faz? Daqui a um ano já nao haveria clubes de topo interessados em si? Poupem-me! O VB é uma das figuras mais tristes que alguma vez o futebol conheceu. Na vida não pode valer só o dinheiro.

    ResponderEliminar