27 junho, 2011

Um grande dirigente e uma excelente escolha!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


    “Artur Jorge, António Oliveira, Fernando Santos, José Mourinho, Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira não tinham qualquer título antes de ir para o FC Porto… mas Pinto da Costa percebeu (muito perspicazmente, como sempre!) que qualquer um desses poderia ser uma aposta vencedora, e a verdade é que o resultado foi um FC Porto vencedor de muitos títulos nacionais e internacionais. Ou seja, o FC Porto faz treinadores campeões, não são os treinadores que fazem do FC Porto campeão. Numa estrutura forte, coesa e vencedora como a do FC Porto, torna-se fácil um técnico, mesmo sem muito currículo, trabalhar… e trabalhar bem.”
Escrevi isto no dia 24 de Maio de 2010 na minha habitual crónica, altura em que a saída de Jesualdo era mais que certa e um jovem promissor mas totalmente inexperiente preparava a sua entrada no cargo de treinador do melhor clube português (desde há muito tempo) com o principal objectivo de recuperar o título nacional, perdido na última época de um já desgastado Jesualdo Ferreira.

Na altura, as minhas expectativas eram muito claras: “acredito na escolha da SAD relativamente ao próximo treinador do FC Porto”. Felizmente, não me enganei, a época foi excelente, o FC Porto ganhou tudo o que era necessário ganhar, valorizou uma série de jogadores e voltou novamente à alta roda do futebol europeu, sendo um aspecto muito importante o facto de no próximo sorteio da Liga dos Campeões o FC Porto constar do pote 1, ou seja, o pote dos “tubarões europeus”. Isto quer dizer muita coisa.

Acho que o que o tema da saída do nosso ex-treinador é um tema mais que debatido e que neste momento a sua insistência de pouco vale tendo em conta o futuro próximo, recheado de desafios e obstáculos complicados. No entanto, há um aspecto, de certa forma desvalorizado pela comunicação social e com algum impacto nos espaços de debate portista, que se prende exactamente com atitude de Pinto da Costa no meio deste processo todo. Pinto da Costa a cada ano que passa, a cada dia que passa, a cada segundo que passa, demonstra ser alguém que mais parece não pertencer ao mundo dos humanos! Pinto da Costa é um dirigente GENIAL, que mais uma vez soube resolver um problema de difícil resolução caso se tivesse passado noutro clube. A euforia e excitação dos nossos adversários durou pouco tempo. Muita gente logo aguçou o apetite por uma pseudo-crise no Dragão ou algo do género. A forma brilhante e extraordinária como Pinto da Costa resolveu o problema da sucessão a 10 dias do inicio da época foi consumada na clarificadora conferencia de imprensa em que se provou mais uma vez uma coisa: a política de comunicação do FC Porto está anos-luz à frente de todos os outros! No fundo, é só mais um departamento em que somos muito melhores que os outros, para não variar.

Relativamente àquilo que escrevi no dia 24 de Maio 2010, poderia repetir neste post. Teria apenas de incluir o nome do ex-treinador à listagem de treinadores que no FC Porto ganharam o que nunca tinham ganho em lado nenhum. Não o faço por razões de higiene. É impronunciável o nome de uma pessoa que a poucas semanas da sua saída jurava amor e fidelidade ao clube. Pela enésima (e última) vez reitero que o “timing”, o “fax de saída” e a forma reles e à socapa com que este senhor tratou da saída do clube que tanto amava, cheira demasiado mal para sequer ter classificação. No fundo, todas estas questões acabam por não ser respondidas pelos portistas que tentam colocar água numa fervura inevitável. E não respondem porque não há resposta possível, porque acabou por ser tudo uma sacanice. Há um argumento tem sido repetido até à exaustão pelos que têm tentado colocar água na tal fervura, a de que o dinheiro compra tudo e que tudo tem o seu preço. Alerto apenas (e ao abrigo da minha humilde opinião) de que este argumento é extremamente perigoso e até sinistro, porque se assim fosse provavelmente haveriam muitas mais pessoas a prostituir-se ou alguém que, extremamente endividado, vendesse a mãe ou o filho para pagar as dívidas. Há situações em que o dinheiro não compra tudo.

Não tenho dúvidas que a escolha do novo treinador do FC Porto é muito boa. E também não tenho grandes dúvidas de que se não houverem mais “manifestações de portismo” do nosso ex-treinador, nomeadamente fazer a cabeça de 3 ou 4 jogadores com objectivo de irem para o clube da máfia russa, estou certo que o sucesso será uma realidade na próxima época.

Vítor Pereira é alguém com uma carreira sustentada ao longo de vários anos, sendo que a sua ascensão a técnico principal acaba por ser uma naturalidade dado o seu bom trabalho e reconhecida competência. Depois de um bom trabalho em equipas de 2ª divisão, como a Sanjoanense e o Sp. Espinho, VP teve o seu maior desafio justamente num clube que por razoes geográficas evidentes sigo com muita atenção: o Santa Clara. Na liga Orangina, e nos dois anos que esteve no clube açoriano, o que posso dizer-vos é que o trabalho desenvolvido por VP foi excelente e quase milagroso. Com parcos recursos e todas as desvantagens decorrentes da insularidade (o que infelizmente me impede de ver o meu FC Porto na minha própria terra), o trabalho de VP quase redundou em subida à principal liga. Em ambas as vezes, o Santa Clara ficou à beira da subida na última jornada, perdendo para clubes de muito maior nomeada e influencia no panorama do futebol português. Mas o trabalho e as características positivas de VP ficaram bem à vista de todos aqueles que seguiram com atenção o desempenho do clube açoriano.

VP é um técnico com vocação ofensiva, perspicaz e acima de tudo um estudioso do futebol. Se quanto à sua competência técnica e conhecimento teórico não tenho grandes dúvidas de que pouco ficamos a perder relativamente ao ex-treinador, é no entanto quanto à capacidade de liderança que surgem as minhas dúvidas. O FC Porto é um clube enorme e a gestão do grupo não se pode compadecer com dúvidas ou inseguranças. Enquanto em clubes de divisões inferiores VP conseguiu aliar bem o conhecimento técnico com a gestão de grupos, no FC Porto os desafios serão astronomicamente superiores e crescentes face a tudo aquilo que VP já liderou. Mas até aí, estou certo de que a grande perspicácia de Pinto da Costa em relação à competência de VP se irá comprovar.

10 comentários:

  1. Eu também não quero pronunciar (e faz-me mal lê-lo…) o nome do Judas. Jurei que jamais o fazia. De resto, um brilhante naipe de brilhantes treinadores, que o foram porque, sobretudo, estiveram no… FC Porto.

    Mais uma excelente escolha (VP) de um excepcional dirigente (JNPC). Mais um excelente texto de um excepcional cronista (RCBC).

    Ps.: Aproveito para esclarecer que eu (como muitos e a esmagadora maioria de portistas) não esqueço o bem que nos fazem. Não esqueço as extraordinárias conquistas do FC Porto impulsionadas por treinadores que ficam na nossa memória. Nunca esqueço esses treinadores! Mas, também como tu RCBC, jamais esqueço traições… Tenho dito.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O melhor do mundo! E terá sempre o meu apoio, enquanto defender o nosso emblema!

    FORÇA VÍTOR PEREIRA, o nosso grande treinador!

    ResponderEliminar
  3. Excelente post que espero marque definitivamente a roptura editorial dos ultimos tempos...
    Agora é a doer, com este timoneiro que deve ser apoiado até ao limite.
    Situação bem resolvida pelo Presidente, continuidade e competÊNcia...
    Daí que só pode dar certo, embora pleno de contrariedades devido ao que se joga na America do Sul e jogadores nossos envolvidos.
    Força Porto,força Vítor, vamos a eles...

    ResponderEliminar
  4. Concordar com aquilo que escreve, pode parecer ausência de ideias próprias e um seguidismo a entroncar na imbecilidade própria de quem está desprovido de raciocínio. Posso assegurar-lhe que não é o caso, mas não tenho como no esmiuçar da sua prosa, descobrir alguma nuance digna de reparo. Acresce até o facto de em lugar próprio ter seguido a carreira do nosso novo treinador e consequentemente poder formular uma opinião que acredito ser mais consistente do que a minha. O facto de o nosso Presidente o ter escolhido como o novo líder deste plantel, relega para segundo plano o fax e os 15 milhões de euros que ele custou e também avaliza uma escolha que muito embora nos possa parecer arriscada, tem a característica de não ser a primeira das muitas em que o êxito veio demonstrar que esse receio foi prematuro e infundado.
    Parabéns pelo post, meu caro Portista Micaelense.

    ResponderEliminar
  5. Claro que a noticia deixou uma reviravolta mas acho que o VP vai dar muitas alegrias como AVB deu a época passada ao nosso FCPORTO!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelos comentários elogiosos ao post!

    Agora o tempo, mais do que lamentar o passado, é de pensar no futuro com VP, um treinador que todos devemos apoiar...

    E quando digo devemos apoiar não é apenas por palavras ou frases ditas, é essencialmente ao primeiro contratempo que a equipa tiver, não começarem as críticas de que tudo irá ser uma desgraça e que este treinador não presta....

    ResponderEliminar
  7. O bastardo do judas escariotes(até o nome mete nojo) já era.
    VIVA O VP
    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  8. Amigo Açoriano a frase de um colaborador aqui do blog exprime na totalidade o meu sentimento:

    "In Pinto da Costa We Trust" by Pedro Marques Lopes.

    Um grande Abraço.

    ResponderEliminar
  9. AVB, é finito... PQoP!

    PdC, é eterno!!!

    VP, é o nosso treinador, o treinador que deve ser de todos os Portistas... e que acima de tudo, deve ser apoiado do 1º ao último momento, pois o sucesso dele, será o nosso sucesso... muitos e bons sucessos para ele, e para nós!!!

    ResponderEliminar
  10. O Presidente escolheu, agora é só viver mais uma época e festejar mais uns titulos!:)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar