06 junho, 2011

Os jogadores, um a um

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Agora que entramos no habitual período de defeso em que todos os dias entram e saem 20 jogadores para cada equipa e em que a euforia do “para o ano é que é” se instala em muitos milhões de adeptos, ansiosos já pela nova época e murmurando desesperada e nervosamente de que “este ano foi anormal”, “para o ano o campeonato vai ser mais renhido”.

É mais do que justo fazer uma apreciação colectiva a todos os jogadores que contribuíram para esta grande época, autênticos HÉROIS que certamente ficarão na história do clube. Mais do que o desempenho individual, há que destacar também o enorme espírito de grupo que sempre esteve presente ao longo de toda a época:
    Helton: Seguramente a melhor época desde que está no FC Porto. Concentrado, tranquilo e presente nos momentos difíceis foi um dos esteios da segurança e consistência demonstrados pelo sector defensivo.

    Beto: Em excelente plano sempre que foi chamado, contribuindo decisivamente para a conquista da Taça de Portugal. A meu ver, também deveria ter sido titular na Taça da Liga…

    Kieszek: Um frango que provavelmente nos custou a Taça da Liga e pouco mais se viu… Também, um plantel com 2 excelentes GR não deixa espaço para muito mais…

    Sapunaru: Ao contrário do que muita gente julga, este não é o elo mais fraco da defesa portista. Bem mais concentrado e regular que Fucile, o romeno fez uma excelente época e conferiu uma consistência defensiva determinante nalguns momentos da época.

    Fucile: Sobre este jogador tenho uma opinião muito peculiar e admito que também discutível. Não o considero imprescindível, pecando muitas vezes em desconcentrações ridículas que até nos custaram alguns penalties contra. Bom a atacar, é muito irregular psicologicamente e por vezes pouco seguro a defender. Um dos elementos que eu venderia claramente na próxima época.

    Álvaro Pereira: Um dos foras–de-série desta equipa… É um jogador de elevada qualidade, tanto a defender como a atacar. Mais uma excelente época, sempre em elevada rotação nos jogos que actuou.

    Emídio Rafael: Não fosse uma lesão grave e poderia ter jogado de forma mais regular. Por aquilo que vi pareceu-me um jovem com boas qualidades e com elevada margem de progressão. Comparativamente aos “camiões de defesas-esquerdos” que se amontoavam no Dragão há uns anos atrás, este jogador parece-me ser uma boa alternativa além de que é português e não deve ter um ordenado exorbitante!

    Maicon: Muitos altos e baixos. Se por vezes os golos que marcou foram fundamentais em alguns jogos, muitas desconcentrações defensivas custaram-lhe a titularidade nas duas principais competições (campeonato e LE) para Otamendi, que não mais a largou! Tem de melhorar e muito…

    Sereno: Acabou por ser uma alternativa algumas vezes utilizada em virtude das lesões de Fucile e Emídio Rafael, acima de tudo no posto de lateral-esquerdo. Não foi tão mau como pensava quando o vi no torneio de Paris, mas claramente não é jogador de grandes voos.

    Otamendi: Para mim, o melhor central do FC Porto e do campeonato. Uma época de estreia em que até marcou vários golos decisivos, como aqueles 2 em Braga que abriram o caminho do título. Raçudo e concentrado tem tudo para ser o patrão da defesa do FC Porto nos próximos anos.

    Rolando: Uma época ao seu nível, sem grandes deslumbramentos mas mantendo um bom nível exibicional ao longo de toda a época. O que é certo é que a defesa do FC Porto sofreu poucos golos em todas as competições, e Rolando jogou quase sempre… Acho que não é preciso dizer muito mais…


Continuação no próximo post…

7 comentários:

  1. Concordo na generalidade com o que está escrito embora a nível de centrais ache que devemos ir ao mercado adquirir um verdadeiro patrão pois ao contrário de alguns, Otamendi ainda não me convenceu por completo e Maicon ainda falha muito.
    E se Rolando sair, há que adquirir dois grandes centrais.
    Fucile só precisa de ter a cabeça no sítio e Sereno até não me desagradou a ... defesa direito...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a maior parte do afirmado excepto nos seguinte casos:
    Beto: É bom guarda-redes, no entanto sempre que jogou sofreu!
    Emídio Rafael e Sereno, qualquer plantel tem que ter jogadores que saibam estar no banco, tendo ambição de entrar no 11. Não podem ser todos craques sendo um plantel extenso.
    Na minha opinião o Emídio Rafael e o Sereno cumpriram bem sempre que chamados ao 11, principalmente o Lateral esquerdo que sobe bem e que até marcou.

    ResponderEliminar
  3. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=267596

    Mais um que deve ter sido pago para falar bem do FC Porto...

    De facto, é mesmo um case-studya forma como o FC Porto é tratado pela imprensa internacional vs patetas da nossa comunicação social...

    Valha-nos que o reconhecimento internacional esse, por mais cronistas idiotas que existam em Portugal, ninguém nos tira...

    E cm eu disse mesmo antes da final da LE, que grande jogo vai ser o FCP vs Barcelona....

    ResponderEliminar
  4. Algumas discordâncias nos 3 últimos.
    Acho que o Sereno esteve sempre bem, quer a defesa esquerod e, principalmente, como defesa direito. O torneio de Paris criou um estigma sobre ele mas acho que fez mais que suficiente para o apagar.
    O melhor central para mim foi o Rolando. Foi o pilar defensivo sobre o qual tudo girou, dando boa conta independentemente do parceiro.
    O Otamendi pode vir a ser o melhor central, é sem dúvida o mais "exuberante" mas ainda tem de evoluir.

    ResponderEliminar
  5. "Beto sempre que jogou sofreu..."

    Amigo não seja injusto com o Beto,alguns até foram de penaltie ,ex:clube da galinha para a taça de Portugal, contra o Setubal não sofreu e defendeu um penaltie!
    E na taça de Portugal foi o Heroi ,ao defender um penaltie,quando o resultado estava 4 a 2 e poderia relançar o jogo!

    http://www.youtube.com/watch?v=A0e-hA2vWI0

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Penso que o melhor central foi o Rolando, que jogou sempre bem apesar de os seus colegas na defesa irem mudando.
    Quanto ao Fucile. Concordo a 100% com o que escreveu sobre ele.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. É sempre impossível agradar a todos. Concordo no geral, excepto no Sereno, que acho um jogador á Porto, esquerda, direita, centro, faz tudo e dá tudo o que tem. Tem feito bons jogos, onde joga. Só aquele sprint contra o Sporting foi impressionante.

    ResponderEliminar