13 junho, 2011

Os jogadores, um a um! (Parte II)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


(…)

Fernando: Um dos jogadores com menor rendimento em todo o plantel. Fernando é um jogador que destrói relativamente bem, apesar de neste ano até ter cometido vários erros defensivos, mas que na fase de construção deixa muito a desejar. Num esquema táctico com 3 médios é fundamental ter um jogador com melhor sentido de passe e construção ofensiva, como é por exemplo Guarín. A saída de Fernando por alguns milhões de € seria muito bem-vinda. Existem muitas alternativas e financeiramente o clube diminuiria a sua necessidade de fazer encaixes financeiros com outros activos bem mais importantes…

Guarín: Uma grande época, com golos, assistências e fantásticas exibições na maior parte das vezes que foi chamado. Era daqueles que não acreditava muito no colombiano, mas ainda bem que me enganei, e quem ficou a ganhar foi o FC Porto e muito. É uma peça fundamental para a próxima época, não me parecendo provável a sua saída.

Souza: Das poucas vezes que o vi jogar até nem desgostei do que vi. Pareceu-me um jogador mais criativo e com melhor qualidade de passe que Fernando. No entanto, falta-lhe ainda o ritmo necessário para enfrentar o futebol europeu, muito mais rápido e exigente que o futebol brasileiro onde Souza estava habituado a jogar.

Belluschi: Este jogador transpira classe por todos os lados. No passe, no remate e até no sentido táctico, Belluschi atingiu momentos de grande brilhantismo nesta época. Fica na retina um pormenor perfeitamente irresistível no jogo de Coimbra, em que o relvado mais parecia uma piscina, e Belluschi com um pormenor fantástico tirou do caminho o seu adversário com uma classe tremenda…

R. Micael: Um suplente de luxo que teria lugar no onze de qualquer um dos nossos adversários. Acabou por ser “tapado” por Moutinho e Belluschi, no entanto é um jogador de classe e de enorme utilidade para o plantel.

Moutinho: Uma contratação que desde muito cedo se percebeu ser certeira. Relembro a fantástica exibição no jogo da 2ª mão da Taça no “salão de festas da Luz”, exibição coroada com um belíssimo golo. Regular durante toda a época, assumiu-se como um pêndulo do sector intermédio dos Dragões, para além de mostrar uma disponibilidade física invejável para quem praticamente jogou a época toda.

Falcao: Um enorme ponta-de-lança que mais uma vez, depois de uma excelente 1ª época no clube, demonstrou toda a sua categoria e classe nos relvados em Portugal e por essa Europa fora. Pelos golos que marcou, pela classe que demonstrou e também pelo seu enorme esforço e dedicação em prol do clube (dá tudo o que tem em campo!) é claramente um daqueles jogadores que eu não desejaria ver fora do Dragão! Um ENORME jogador!

Walter: Jogou menos do que o esperado. Não foi alternativa nos grandes jogos, como na final da Taça em que Falcao estava indisponível, no entanto a grande verdade é que nos poucos jogos que efectuou facturou por 10 vezes, 5 no campeonato, 4 na Taça e 1 na Taça da liga… Por mais analises que se possam fazer, o que é certo é que o homem marcou golos e afinal não é isso que se pede a um ponta-de-lança?!?!

Varela: Um inicio de época arrasador, assumindo-se como titular indiscutível. Depois um período de menor fulgor, para acabar a época com altos e baixos. É daqueles jogadores que me agrada pela sua enorme utilidade. Marcou vários golos decisivos (Coimbra por exemplo) e também fez várias assistências. Foi por isso uma boa época de Varela.

James: Uma das “jóias da coroa azul e branca”, um jovem de enorme qualidade que demonstrou não ter sido por acaso os milhões que o FC Porto pagou por parte do seu passe. Espera-se que a próxima época seja a confirmação da maior revelação desta época do plantel azul e branco.

Rodriguez: Uma das desilusões da temporada. Para o que ganha, exigia-se bem mais do que aquilo que Rodriguez demonstrou em campo. Não se pode querer ser dos mais bem pagos do plantel, sem depois dar a devida retribuição dentro de campo. Varela demonstrou ter muito mais utilidade que Rodriguez, apesar de não ser internacional estrangeiro, nem ganhar balúrdios por mês. Este jogador era claramente um daqueles de que o FC Porto deveria abdicar, aliviando a folha salarial e fazendo uns “trocos” com a sua possível venda.

Mariano: Um jogador importante para o balneário, que até envergou a braçadeira de capitão algumas vezes. No entanto, a força da concorrência, bem como uma arreliadora lesão que já trazia da época passada acabaram por retirar-lhe possibilidades de ser mais útil à equipa.

Hulk: Para mim, o MELHOR jogador do FC Porto desta época e, provavelmente, o MELHOR jogador do FC Porto da actualidade. Hulk combina força, explosão, velocidade, finalização e um remate incomum! É um jogador que sozinho resolve um jogo. Perde muitas bolas é verdade, mas, e tantas vezes defendi isso ao longo dos últimos 3 anos, é um jogador que não tem medo de encarar o adversário e passar por ele. Arrisca mais, é natural que perca mais bolas, mas é um jogador de rasgo que não tem medo dos adversários e que é capaz de levantar uma equipa que esteja de rastos, com uma arrancada impressionante ou um remate explosivo do meio da rua. Às vezes é mais fácil passar a bola ao lado e dar ao colega a responsabilidade de resolver, com Hulk isso não acontece, ele enfrenta os adversários com uma classe inigualável. Claro que isto é o gosto pessoal de cada um, mas para mim Hulk é claramente o jogador do FC Porto que está num nível verdadeiramente superior, enquadrando-se em qualquer equipa do mundo. Ah, e já agora foi a par de Messi um dos jogadores que mais assistências fez em todos os campeonatos europeus.

3 comentários:

  1. Excelente análise.

    Última hora - Boas notícias: Gregory Stempin e Carlos Andrade renovaram pelo FC Porto!

    James Rodriguez ampliou o contrato até 2016 com cláusula de rescisão de 45 milhões de euros (+ 15 que a anterior)!

    O FC Porto a tratar (bem) do futuro!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. concordo plenamente com a anàlise. Quem fala assim não é gago.

    ResponderEliminar
  3. RCBC,

    Hulk foi de facto o TOP durante largo período, aquele de ausência do Falcão... que ainda regressou a tempo de fechar a época com chave d'oiro, muito bem secundado por um James que não engana e um Guarin que a todos e muitos surpreendeu.

    por mim, se sairem só Fernando e Rolando, daqueles casos de não muito dificil resolução, assim espero, entrando-se logo a ganhar na silly-season, ainda que os jornaleiros do costume, nos entreguem o mesmo de sempre nesta fase, o 3º lugar do pódio.

    depois, no final, é o mesmo de sempre... enquanto uns festejam, outros, incham e estouram que nem sapos!!!

    ResponderEliminar