29 junho, 2011

O mais poderoso

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    Pinto da Costa é o 49º mais poderoso da economia portuguesa
    08 Junho 2011 | 00:01

    Não é uma surpresa: desde há 30 anos que FC Porto rima com vencer.

    O futebol pode ser, fora do relvado onde os golos conquistam as emoções, um jogo de xadrez. E, em Portugal, poucos pensam o futebol em termos de interacção de peças. Tudo na periferia combina para se controlar o centro do tabuleiro e preparar um ataque contra o rei do adversário. É isso que Jorge Nuno Pinto da Costa faz há mais de três décadas com resultados retumbantes. A sala de troféus do FC Porto está cheia e este ano chegaram mais três títulos para a engalanar: a Liga Europa, a Liga Portuguesa e a Taça de Portugal.

    fonte: jornal de negócios


O Jornal de Negócios incluiu Pinto da Costa na lista d’ “Os Mais Poderosos da Economia”, em 49.º lugar. Futebol é poder. E é poder económico.

“Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa” é uma lista de 50 personalidades, reveladas uma por dia, no Verão, pelo Negócios. Não é uma lista de popularidade nem de “bons e maus”, é o conjunto de perfis das pessoas que exercem poder na economia – e da forma como o fazem. Com que amigos e aliados; com que inimigos e através de que redes de influência.

O futebol é, em si mesmo, um sector económico, em que os clubes são geridos como empresas, a maior parte dos quais com o mesmo pecado do País: excesso de endividamento, isto é, de passivo, com falta de capital e em cima de modelos de negócio que só se correrem muito bem é que dão certo. Nos últimos 30 anos, nenhum clube o fez tão bem como o Porto.

Pinto da Costa é não apenas polémico e sabe muito mais do que de futebol. Sabe de liderança, sabe reunir-se de gente leal até à morte, sabe aliar-se a outros poderosos como Joaquim Oliveira, sabe ganhar com o melhor dos agentes (Veiga antes, Jorge Mendes depois) sem se perder com o que eles têm de pior: são traidores ou traiçoeiros.

O poder do FC Porto é monumental, no desporto, na sociedade, na região Norte – e também na economia e nas empresas. E se um Pinto da Costa incomoda muita gente, este Pinto da Costa assim tão próspero incomoda muito mais.

fonte: record

9 comentários:

  1. Que Deus todo poderoso lhe dê muito anos de vida.

    Se não fôr possível dar-lhe vida eterna...

    ResponderEliminar
  2. É o nome comum a todas estas conquistas do FC Porto nos últimos 35 anos...

    O nosso Presidente... NOSSO.

    ResponderEliminar
  3. Pinto da Costa tem o poder que merece e que utiliza na perfeição para a glória incontestável do F.C. Porto e para o desespero dos que o invejam.

    ResponderEliminar
  4. O construtor daquilo que hoje conhecemos como uma equipa de craveira Mundial, com um palmarés invejável.

    Só conheço o FC Porto com este Presidente e nem sequer tenho razões para que isso mude.

    É um descanso saber que temos alguém com esta força e competência à frente do clube, o nosso rumo e destino é vencer, pois claro!

    Força FC Porto e Força Presidente.

    ResponderEliminar
  5. Já escrevi tanto sobre Pinto da Costa, elogiando-lhe a inteligência, a astúcia, a dedicação ao clube, a competência que deixa os adversários com caras de tolos, a frequência de vitórias, etc, etc,... que escrevê-lo mais uma vez soa a repetição...

    Mas penso que nunca é demais... Tenho uma admiração por Pinto da Costa que tenho por muitas poucas pessoas neste MUNDO! Acho que é melhor elogio que o posso fazer....

    ResponderEliminar
  6. Não sei o que é FC Porto sem Pinto da Costa! Acha que isso diz tudo!

    Eterno Presidente... e será um eterno problema quando ele cá não estiver!

    ResponderEliminar
  7. Miguel Monteiro30 junho, 2011

    Caros colegas,
    As minhas desculpas por voltar a falar num assunto que já esta gasto, mas depois de acabar de ver a conferência de imprensa do Libras Boas, ate as lagrimas me vieram aos olhos!!!
    Fod****.... afinal foi mais uma manifestação de grande portismo deste verdadeiro menino do coro! Foi embora ate contra a vontade da própria família!!! Car***... o que nao lhe deve ter custado...
    O homem que no dia anterior a sua saida dizia de coração (100% convicto) que estava no seu lugar de sonho, deixa tudo nao por dinheiro, oh ceus, cruzes canhoto, mas pelo "projecto" Chelsea. Voila! Pelo "projecto"!!! E ainda nos fez o especial favor de dar a ganhar 15 milhões de euros!!!
    Afinal nao abandonou o barco a meia duzia de dias do inicio da epoca por dinheiro!!!!
    Imagino como devem estar agora aqueles que diziam compreender a sua atitude e que no lugar dele todos faríamos o mesmo, que todos temos um preco, etc

    Abraço para todos e "in Pinto da Costa we trust!"

    ResponderEliminar
  8. PdC representa o verdadeiro grito de revolta dos injustiçados... é quase como Deus lá em cima e PdC na terra!

    O resto, é tão só o ORGULHO (eterno) de muitos... o seu maior PESADELO, de muitos mais!!!

    ResponderEliminar
  9. É unico e é nosso!;)


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar