09 junho, 2011

O arrogante transformado em brilhante

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

José Mourinho foi um dos mais importantes treinadores da história do nosso clube, visto que conseguiu ao leme dos nossos destinos a conquista de duas competições europeias. A juntar a isso, conquistou ainda mais dois campeonatos nacionais, uma taça de Portugal e uma supertaça nacional.
Nos dois anos e meio que levou como técnico principal do Futebol Clube do Porto, o seu estilo muito próprio, a sua forma de agir e reagir às diferentes situações, a abordagem que fazia a adversários e comunicação social, sempre foram rotulados de prepotência e arrogância.

Claro está que mal bateu asas para outras paragens, a comunicação social centralista se apressou a designá-lo de mente brilhante do futebol mundial, elevando-o ao estatuto de herói nacional, apontando afinal de contas o seu brilhantismo absolutamente ímpar como único responsável pelas vitórias alcançadas com as nossas cores.

Nada de estranho digo eu, num país pequeno e medíocre onde o sucesso do outro se deve sempre a factores externos e nunca ao mérito e trabalho próprio.
Claro está que já ninguém se lembra que conquistou igualmente grandes vitórias com os menstruados, nomeadamente 3-0 aos lagartos... tremendo!!!
Ah, não ganhou porque o despediram... fantástico!!!
Isso significa portanto que, para se ganhar alguma coisa, é preciso estabilidade e condições de trabalho... fabuloso!!!
E quem é que lhe deu essas condições?? Quem é que apostou num técnico cujo grande feito da carreira tinha sido enfrentar Manuel Vilarinho, sabe-se lá em que estado??
Ai foi o Futebol Clube do Porto???
Então isso significa portanto que José Mourinho só ganhou o que ganhou porque houve um clube que apostou do zero nele, que lhe deu condições de trabalho, estabilidade e autonomia para gerir a sua função, e como consequência disso surgiram os resultados conhecidos.... BINGO!!!!

Vem tudo isto a propósito do discurso nojento e asqueroso que recorrentemente ouço, e não apenas de adeptos de outros clubes, que defende que todos os portistas devem idolatrar José Mourinho, pois ele deu-nos tudo e mais alguma coisa. NÃO DEU NADA... nós é que lhe demos a ele, pois se não tivéssemos sido nós, se calhar a esta hora ele ainda andaria à procura de um clube que lhe desse a oportunidade de brilhar...... ou alguém acredita que o Chelsea, Inter ou Real Madrid iria contratar o treinador do Leiria??????
José Mourinho fez no FCP aquilo que qualquer profissional deve fazer: colocou ao serviço da sua entidade patronal a sua capacidade, ponto final. Como retorno, recebeu o seu salário.
Eleva-lo à categoria de ídolo e de principal responsável pelas nossas vitórias, é desvirtuar a verdade dos factos, é não querer ver mais do que aquilo que os olhos enxergam.

Este discurso pode ser confundido com ingratidão, mas manifestamente não o é, bem pelo contrário. Se há alguém que sempre se mostrou ingrato, foi José Mourinho. Senão vejamos:
  • encetou contactos com o Chelsea à revelia do Futebol Clube do Porto no mês de Fevereiro (poucos dias após termos eliminado o Man Utd da Champions), ou seja, em pleno auge da época, tendo nesse mesmo mês tido um encontro com Roman Abramovchic no restaurante “O Camelo” na Apúlia; BELO SINAL DE RESPEITO PELA ENTIDADE PATRONAL!!!

  • no final do jogo da 2.ª mão das meias-finais da Champions na Corunha, afirma que no dia seguinte apenas iria a Londres ver a outra segunda mão de onde sairia o nosso adversário na final, se a sua família o acompanhasse; GRANDE SINAL DE PROFISSIONALISMO DO INDIVÍDUO... experimentem nas vossas empresas dizer o mesmo aos vossos patrões!!!

  • no final do jogo que nos deu a conquista da Champions, não festeja a vitória, tira propositadamente a medalha do pescoço à frente dos jornalistas a caminho dos balneários, e não acompanha a equipa nos restantes festejos; SOBRE ISTO NEM COMENTO, POIS O DESRESPEITO É TAMANHO, QUE TENHO MEDO DE NÃO ME CONTER NAS PALAVRAS... apenas digo que as ameaças de que o indivíduo se queixava, fazem-me lembrar os castigos das nossas avós... alguém acredita que a família estaria em perigo? Alguém acredita que não estaria num lugar seguro? E mais não digo sobre esta “estória” pois ela fede por todos os lados, com esse senhor à cabeça!!!

  • após criar um clima insustentável, consegue sair para o Chelsea, sem nunca apresentar uma palavra de reconhecimento para com a estrutura, o clube ou os adeptos. Refere apenas que foi o melhor grupo de jogadores com quem trabalhou... pudera, mais um auto-elogio pois foi ele que os escolheu; MAIS UM SINAL DE GRATIDÃO!!!

  • nos dias que antecederam o seu regresso ao Porto ao comando do Chelsea, diz que está preparado para vir a Palermo; MAIS UM GRANDE SINAL DE RECONHECIMENTO POR TUDO QUANTO O FCP LHE DEU!!!

  • durante o jogo, faz-se acompanhar de seguranças próximo do seu banco... desculpem lá, estávamos na América do Sul? Alguém acreditava em invasões de campo???; MAIS UM SINAL INEQUÍVOCO DO RESPEITO QUE ESSE SENHOR TEM POR NÓS!!!
E muitos, muitos mais casos em que a mente brilhante do futebol mundial se fartou de ser ingrato para com aqueles que apostaram nele e fizeram dele um treinador à escala planetária.
Não está em causa a sua valia como treinador, não está em causa a sua capacidade como profissional. Como homem vale zero, e não reconheço qualquer legitimidade a alguém, Portista ou não, que o aponte como razão máxima daquele período de vitórias... já partiu há muito, e nós cá continuamos a ganhar umas coisas!

Já alguém o ouviu a dar os parabéns a AVB pelas suas conquistas???
Pois o ano passado perante feitos bem menores, muito rapidamente o ouvimos tecer os mais rasgados elogios a Jorge Jesus.

Homens que não sabem sair do clube.
Homens que precisam de criar casos para o abandonar
Homens que criam factores de pressão para forçarem a saída.
Homens que com isso desrespeitam o meu clube, têm da minha parte todo o meu desprezo!

Acima do Futebol Clube do Porto não coloco ninguém!
Não tenho ídolos nem referências!
Os treinadores passam, os jogadores desaparecem, os dirigentes esfumam-se!
Eu e todos nós continuamos aqui no momento das vitórias e das derrotas!
Continuamos a sofrer no dia a dia, a lutar por cada vitória e título!

Um forte abraço, sempre e apenas pelo Porto!!!

PS – Não que isso me diga respeito ou me influencie, mas esta atitude do Fábio Coentrão é mesmo típica de Mourinho..... criar instabilidade para forçar saída! Sintomático....

20 comentários:

  1. nORTE;

    não vou acrescentar nem uma vírgula sequer, pois estou, como sempre estive em linha de pensamento, desde o dia de partida desse badamerdas que me provoca vómitos.

    retenho apenas dois momentos deste teu post que são o espelho mais fiel do que penso a título pessoal desse badamerdas, como depois em sentido oposto, do (meu) clube:

    "no final do jogo que nos deu a conquista da Champions, não festeja a vitória, tira propositadamente a medalha do pescoço à frente dos jornalistas a caminho dos balneários, e não acompanha a equipa nos restantes festejos;"

    (e se é verdade que uma imagem vale mais que 1000 palavras, a imagem que retrata esse momento relatado, vale mais que 1 milhão de palavras... portanto, PQoP!!!)

    por fim,

    "Acima do Futebol Clube do Porto não coloco ninguém!
    Não tenho ídolos nem referências!
    Os treinadores passam, os jogadores desaparecem, os dirigentes esfumam-se!
    Eu e todos nós continuamos aqui no momento das vitórias e das derrotas!
    Continuamos a sofrer no dia a dia, a lutar por cada vitória e título!"


    onde é que EU JÁ ME OUVI DIZER ISTO, 1, 2, 3, 10, 30, 80, milhentas vezes?!?!?!

    parabéns por este momento (nada) hard-core!!!

    ResponderEliminar
  2. Acho que os portistas tem de ser realistas e não acreditar em mentiras, o Mourinho deu-nos muitos titulos e nós demos-lhe reconhecimento.
    Os jogos que o Mourinho fez com Chelsea no Dragão foi aplaudido antes do jogo.
    Mourinho nunca disse essas mentiras de Palermo e companhia, foram mentiras publicadas na Abola e ditas repetidamente por sr Antonio Vasconcelos do Benfica na TV. Essas palavras nunca foram ditas, foi um mito construido pelos colunistas da ABola, assim como os 6milhoes. Mourinho teve um problma conhecido com um elemento dos superdragoes pois envolveu-se com namorada dele e depois foi ameaçado por esse elemento, por isso veio com guarda costas na primeira visita ao Dragão, até porque foi ameaçado por essa pessoa.
    Pelo contrario Mourinho tem sempre se referido positivamente ao FCPorto, considerando um clube das champions, o clube melhor organizado onde passou, disse que Pinto da Costa foi melhor presidente que teve e a melhor lembrança desportiva o jogo de sevilha e vitoria sobre panatinaikos na grecia.
    Para alem disso Mourinho apoiou Pinto da Costa na altura do processo apito dourado, em que Pinto da costa nao peritiu que que esse apoio fosse publico para não atacarem mourinho tambem.
    Se alguem tem provas de mourinho a falar mal do FCPorto ou Pinto da costa mostre-as, pois eu nunca o ouvi a falar mal do FCPorto, claro que supostas declarações em publicações tipo Correio da manha, ABOla ou record não têm minimo valor...

    ResponderEliminar
  3. Perfilho inteiramente o que se expressa nesta peça, sublinhando a atitude arrogante e de ingratidão que Mourinho sempre evidenciou contra o Clube que lhe permitiu potenciar as suas capacidades, que são muitas, o que faz dele um insensível, ingrato e invejoso auto-convencido, pelo que há muito deixei de o considerar pessoa grata e digna da minha admiração, apesar dos êxitos obtidos pelo FC PORTO durante o tempo em que o serviu.

    ResponderEliminar
  4. Eu por todas as alegrias que ele me deu perdoei-lhe tudo mas enchi o saco com a indiferença com que abordou a entrada e o sucesso de AVB no FCP...

    Só penso no André, Mourinho é passado.

    Prefiro pensar nas memórias inesquecíveis de 2003 e 2004 mas qd o vejo já não tem o mesmo encanto. Fui-lhe perdoando até não poder mais. Até ao início desta época desejava o seu sucesso, desde Julho de 2010 que o ignoro como ele fez e faz ainda com o André e o FCP.

    ResponderEliminar
  5. Já dei para o peditório Mourinho e o que dei mantenho: grande treinador, mau homem.

    Depois estou com o Lucho: só penso no André, Mourinho é passado.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Eu estava em Gelsenkirshen e o que ele lá fez foi como se me tivesse cuspido na cara.
    Posso perdoar mas não esqueço.
    Posso estar grato pelos títulos do meu clube para os quais contribuiu mas nunca o hei-de considerar como "um dos nossos" como o faço com tantos ex-atletas e ex-técnicos.
    Quanto á idolatria da comunicação social os mesmos que o louvam são os mesmos que dizem que só ganhou cá a custa do apito dourado. Os mesmos que o louvam serão os primeiros a enterra-lo quando as coisas correrem mal. Ele, que por muitos defeitos que tenha é um gajo inteligente, sabe disso.

    ResponderEliminar
  7. SEM RIGOROSAMENTE NADA A ACRESCENTAR...

    É este o meu sentimento por este....digamos, senhor, já que somos um povo bem educado.

    Nunca na vida de treinador dele, pós FCP, teve a ombridade de reconhecer que foi este o clube que o lançou. Já sobre Chelsea e Inter é só falar bem.

    Comecei a perder o meu respeito por ele aquando do episódio de não festejar a Champions. Perdia-a totalmente depois das palavras pouco honrosas que disse sobre a contratação de AVB e de nem um mero e disfarçado "parabéns" lhe ter endossado no final da época...com todas as gotinhas que o Norte referiu no seu texto a ajudarem a encher o copo...... Isto diz tudo sobre a sua valia enquanto homem (com h pequeno, bem pequenino)...zero, merda.

    Se fiquei feliz pelo que ganhamos com ele?? Obviamente...foi o meu FCP a ganhar..não foi ele. De tal forma que continuamos a ganhar sem ele. Se fico feliz por o ver perder?? Ainda mais!!! E que pro ano o Barcelona o esfumace completamente. Tenho essa ilusão!

    ResponderEliminar
  8. Como não coloco ninguém acima do clube só posso estar de acordo com tudo o que se escreveu no post pelo Norte.

    Mas esta personagem deixou-me sempre um amargo de boca, desde a sua mais que anunciada Saída, a forma como o fez, o que disse na sua primeira visita e sempre uma forma distante na sua analise ao nosso clube até com alguns esquecimentos.

    Quando o clube dá as condições que deu a um treinador para brilhar não merece o tratamento que teve, é triste ver-se atitudes como a que mourinho protagonizou na sua saída, esqueceu-se do apoio que teve mesmo quando as coisas não correram bem (sim porque muitos se esquecem que nem tudo foi rosas) mesmo um episódio com um símbolo do clube a nossa direcção deu-lhe total apoio, mesmo este nunca tendo ganho nada, acho que não merecíamos atitudes de desprezo e até alguma sobranceria em relação ao clube que o lançou para o sucesso.

    Numa coisa ele foi inteligente, escolheu o magnata russo para o levar, para levar aquele Ego só mesmo um Antonov.

    Depois veio um chorrilho de coisas que além de insultar a cidade nunca conseguiu sequer tecer um elogio ao clube.

    O resto é a história que todos assistimos na sua saída, muitas vezes o problema não está naquilo que se diz, está sim naquilo que não se diz, aliás hoje em dia ele não me faz sequer comichão.

    Mais uma vez eu só olho para o clube, sem tomar partidos, este é o FC Porto é muito maior, muito mais vencedor, muito melhor que 10 Mourinhos juntos.

    Entretanto não deixei de me rir um pouco com o comentário do Anónimo de serviço, onde segundo ele o que sai em alguns meios de comunicação é mentira, mas depois outros casos esses sim ao nível de uma revista cor-de-rosa e veículados nos mesmos meios já são verdades absolutos.

    No entanto fico à espera também das palavras elogiosas de Mourinho para com o clube, Apito Dourado, Villas Boas e até Pinto da Costa.

    Nós ainda cá estamos e a ganhar, é isso que lhe doi.

    Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
  9. Isabel Delgado09 junho, 2011

    Quer uma prova Sr. Anónimo? Então olhe para a imagem que ilustra o texto, olhe bem para as trombas dele. Tinha acabado de ganhar a Liga dos Campeões e em vez de festejar não, resolveu dar o seu espectáculo e centrar as atenções todas nele. Em vez de se falar dos jogadores e do grande feito do Porto, não, falava-se era do pobre coitado do Mourinho que não tinha festejado e de que era mais uma vitima do FC Porto, de Pinto da Costa e dos vândalos dos seus adeptos . E nesse dia ele conquistou a admiração de toda a imprensa hipócrita portuguesa, nesse dia ele deixou de ser arrogante para passar a ser brilhante. E sabe o porquê do espectáculo do Mourinho? Pressionar Pinto da Costa para o deixar sair, sem duvida uma grande atitude de um grande filho da ...
    Quanto ao caso de Palermo procurei mas não encontrei provas não sei se ele disse mesmo aquilo. Mas quanto ao caso do Apito Dourado, isso eu sei o que ele disse porque o vi dizer na televisão, ele disse que não tinha nada haver com isso. Quer dizer, era a equipa dele, puseram em causa tudo o que ele ganhou e não era nada com ele ...
    Se o Porto deve alguma coisa a algum treinador, não é a José Mourinho mas sim a José Maria Pedroto. Foi ele que implementou a mentalidade ganhadora que o FC Porto possui até hoje, foi ele (com Pinto da Costa) que iniciou o GRITO DE REVOLTA que nos faz ganhar e querer ganhar sempre mais.
    Se o Sr. não fosse portista eu diria sem duvida que é benfiquista, porque os benfiquistas é que por mais que a verdade esteja a sua frente eles continuam achar que é tudo uma grande mentira.

    ResponderEliminar
  10. Boa Tarde

    Tá tudo muito bem dito. O homem não soube gerir o seu ego e saiu do FCP de uma forma vergonhosa, nunca lhe vou desculpar a forma como infantilmente não soube separar as águas e embirrou não festejando, numa tremenda falta de respeito e também não voltou com a equipa ao Porto. Tenho pena que tenha sido assim e para quem tinha dúvidas voltamos a ganhar tudo sem esse senhor.

    É o Porto meus caros, é o Porto acima de tudo e todos

    ResponderEliminar
  11. Tenho exactamente a mesma linha de pensamento em relação a este senhor!

    Mas ele nunca irá mudar,irá continuar a ser exactamente a mesma pessoa com aquele ego inalcançável.

    Ainda agora no Real aquilo que ele disse à cerca do Barcelona é de um baixo nivel inacreditável,a roçar mesmo a má criação!

    ResponderEliminar
  12. Este foi o melhor texto que li sobre José Mourinho. Parabéns ao seu autor. Se eu já sabia que ele escrevia bem, fiquei agora com uma consideração elevadíssima pelo nosso amigo "Norte".

    Eu sou cristão, mas que Deus me perdoe, que eu ainda não consegui perdoar a Mourinho aquela inexplicável saída do FCP, sem dizer nada a ninguém, sem falar com ninguém, sem festejar com ninguém, sem se despedir de ninguém.
    Diz-se na minha terra, Trás-os-Montes, que "cão que morde a mão do dono, não é cão nem é nada".

    Desde então, todos os fins de semana tenho muitos clubes, o do meu coração, o FC PORTO, e, estratégicamente, todos os que jogam contra o Benfica e contra os clubes treinados pela raposa de Setúbal.

    Olhem que nem sei se detesto mais o Benfica ou o José Mourinho e, quando vejo o Benfica, só me dá vontade de cuspir para o chão.

    Que felicidade eu senti quando o Mourinho perdeu o último campeonato à frente do Chelsea! Que felicidade senti, quando o "divino treinador" embrulhou 5-0, perto do último Natal, frente ao Barceelona! Que felicidade me deram os oito pontos de vantagem do Barcelona sobre o Real Madrid neste último campeonato espanhol!

    Esqueceu-se o "Norte" da Taça de Portugal que Mourinho, numa clara demonstração de falta de profissionalismo, perdeu para o Benfica no seu último ano à frente do FC PORTO, apenas porque já estava com o coração na terra dos iesses e andava de mala na mão, do Porto para Londres e de Londres para o Porto, por esses dias, como um caixeiro viajente a babujer Abramovich.

    De todas as equipas formadas por Mourinho apenas as do FC PORTO foram feitas com inteligência e competência. Todas as outras, à frente do Chelsea, Inter e Real Madrid, foram feitas com dinheiro.

    Mas, se Deus quiser, no próximo ano vamos ver a confirmação da "Queda de um Anjo", qual livro de Camilo Castelo Branco.

    ResponderEliminar
  13. Estarei sempre grato a Mourinho.
    O resto são fait divers.
    (Já agora, ele considerou o seu melhor jigoi de sempre, o Porto-Lazio.
    E talvez seja definitivamente a hora de acabar de se falar no Mourinho.

    ResponderEliminar
  14. Excelente post, vindo de quem vem, só podia pensar desta forma :)

    Para mim também, nenhuma pessoa está acima do clube e porttanto desta forma Mourinho é um ingrato, o que não invalida que seja o melhor treinador do mundo.

    Mas como o Porto está acima de tudo, ele é um ingrato.

    Se nos deu muita coisa a ganhar? Sim, deu. Mas o Porto deu-lhe MUITO MAIS A ELE!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Boas a todos e em especial ao Norte, pois é a 1ª vez que me dirigo a ti.

    Gostei do texto. Gostei dos comentarios.

    Este é dos assuntos nada pacificos entre portistas, dava para fazer um "Prós e Contras" em varios episodios.

    Norte, segui o teu raciocinio, estruturado e bem ilustrado (excelente trabalho)e...enfim...acrescentar o que? Nada.

    O minimo que poderei dizer é que na final da LC, Mourinho conseguiu destruir em segundos, 2 anos de profunda admiração que sentia por ele...

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  16. Em primeiro lugar nunca esquecerei as épocas de 2003 e 2004 pois foram absolutamente brilhantes e, por isso, serei sempre um adepto de Mourinho mesmo depois da cena da final da Champions. Nunca se ouciu da boca dele qualquer crítica ao F.C. Porto a sua saída trouxe também muitos e muitos milhões €.

    No entanto, José Mourinho é PASSADO.

    O PRESENTE é absolutamente brilhante e tem nome: André Villas-Boas para além dos magníficos jogadores e Presidente PC que percebe mais de futebol a dormir que muitos catedráticos acordados.

    E, acima de tudo, sou PORTO. Os treinadores passam, os jogadores passam, o presidente PC irá desaparecer mas o Porto continuará a ganhar pois esse é o nosso destino.

    ResponderEliminar
  17. Norte, disses-te tudo e estou completamente de acordo contigo!

    Como eu digo quando é necessário " Estrelinha que o guie c.... que o f...."

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  18. Caríssimos, um forte abraço a todos, mesmo a todos aqueles que legitimamente não compartilham a minha opinião.

    Apenas deixar algumas notas:
    1) Mais do que falar do passado, interessa o presente e o futuro, e esses são propriedade de AVB. No entanto o iluminado faz-me lembrar o "governo sombra" pois aparece a dar palpite em tudo e mais alguma coisa, menos nas nossas vitórias...será que se sente incomodado pelo facto dos clubes por onde passou continuarem a ganhar??

    2) Falar nele nesta altura, tem o significado de lembrar que muito elogiou JJ no ano passado, mas este ano esteve muito poupado sobre AVB. Coincidências!

    3) Considero-o o melhor treinador do Mundo, reconheço o seu mérito nas vitórias alcançadas, não lhe reconheço legitimidade para desrespeitar o clube.

    4) Negar a veracidade dos exemplos aqui deixados, é negar o óbvio! Mesmo o paralelismo com Palermo é 100% verdade! Mas para quem tiver dúvidas, digam-me quando foi que ele deu os parabéns ao FCP pela conquista da Liga Europa??? Esqueceu-se??? Logo ele que não deixa nada ao acaso...ou será que se sentiu ofuscado pelo sucesso idêntico ou superior, do seu ex sub-alterno???

    Fortíssimas saudações azuis!

    ResponderEliminar
  19. primeiro acho que ha aqui muitas pessoas que ainda acreditam no Correio da Manha ou na Abola. Pois como se viu tentaram encontrar as palavras de mourinho a falar mal do FCPorto, mas elas não existem, simplesmente porque nunca foram ditas.
    Segundo, Mourinho é passado, foram grandes vitorias, mas não só! foram tambem grandes frases que se podem pesquisar na net: "como o FCPorto é melhor que os adversários em Portugal, mas para ser campeão tem de ser muito melhor!"
    Existe outro complexo como Mourinho saiu, como referido anteriormente tambem nao gostei, mas ele saiu do Chelsea e Inter da mesma forma. Não me esqueço no ano anterior como festejou com adeptos em Sevilha. e no ano seguinte que foi logo ter com a mulher e filhos.
    Não percebo porque Mourinho tem de dar os parabens ao FCPorto sempre que ganha, senão passava as conferencias de imprensa a falar disso, pois tamos sempre a ganhar! Não percebo porque não criticam então Jesualdo, Artur Jorge, Couceiro, Oliveira, Fernando Santos, etc...Pois nenhum deles deu os parabens ao FCPorto...

    O Mourinho faz parte do passado do FCPorto, mas é um passado de gloria. Como outros que passaram agora são adversários e queremos lhes ganhar...

    ResponderEliminar
  20. Para quem não gosta do Mourinho, o que dizer de Domingos que não deu os parabens ao FCPorto após final da Liga europa e veio dizer que a cuçpa era do arbitro por não expulsar Sapounaru !!! E Domingos até é Portista e agora tá no Sporting...

    ResponderEliminar