02 junho, 2011

Memória

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Há sempre uma primeira vez para tudo: esqueci-me que era o dia de vos maçar com as minhas historietas. Devo ter sido afectado pelo ambiente geral de falta de memória recente.

É coisa de velhos, bem sei. Ó como compreendo estas coisas. Ele há tantas vezes que não me recordo do que comi ao almoço e sou capaz de me lembrar das coisas agradabilíssimas que fiz com uma namorada há 20 ou 30 anos. Isto é mesmo muito comum. Os jornais desportivos, por exemplo, sofrem horrores com esta terrível doença.

Ainda ontem, estava a folhear o Record (para quem não saiba é um jornal desportivo que conta com para aí 12 colunistas e nem um é adepto do Futebol Clube do Porto) e verifiquei que havia um belíssimo trabalho sobre um título que um clube português ganhou há cinquenta anos depois de ter passado umas eliminatórias com uns rapazes anafados que jogavam à bola no intervalo dos respectivos empregos. Assim de repente pensava que era uma homenagem ao Carcavelinhos e às suas antigas glórias, mas não, era a um dos clubes de benfica. Não era ao Fófó, era mesmo ao slb. Também vinha a costumeira homenagem ao melhor jogador de sempre da Terra e restantes planetas da galáxia, o Eusébio. Diz que era muito jeitoso, e não serei eu a desdizê-lo, mas assim de repente era capaz de referir uns trinta jogadores do FC Porto com mais títulos europeus e nacionais do que ele. Mas, pronto, temos de perdoar, é aquele problema da memória recente. Em cerca de vinte e cinco anos um clube ganhou quatro taças europeias e uns titulozitos nacionais, mas importante, importante é recordar uma taça do tempo das chuteiras de travessas. Repito, não é por mal, é só um problema nas artérias provocado pelos vários ataques de azia. Isso gera uma aceleração do envelhecimento das células da memória e depois dá nisto.

O Espadinha dizia que recordar é viver. Deixá-los viver de recordações, enquanto eles vão lambendo as feridas com a saliva da memória, nós fazemos o futuro e comemoramos as vitórias presentes.

9 comentários:

  1. Deixai-os contorcerem-se entre as sujos caminhos que frequentam.

    Desprezo.

    Pegar no record é um acto de completa auto-flagelação.

    Olhem pela sanidade mental..

    Abraços

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Blue, vai uma troca de links?

    http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com

    comunica. Inté

    ResponderEliminar
  3. Admiro a coragem de quem consegue folhear o rascord...aquilo é um perigo para a saúde pública.

    ResponderEliminar
  4. Pedro, recordações a preto e branco e dos tempos em que as balizas tinham traves de madeira quadradas. Terá sido por isso que a querida RTP, criou o canal memória?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não sei se costumam ouvir a rubrica Portugalex emitida na Antena 1. É um curto programa de humor que passa diariamente as 08.00 h da manhã. Ontem tiveram imensa piada com um "sketch" representativo da comemoração no Marquês de Pombal da conquista da Taça Latina. O LFV dizia que não tinham tido tempo de fazer esta comemoração na devida altura, mas, dada a importancia da mesma, estavam agora a fazê-lo para demonstrar a grandiosidade do SLB. Se puderem ouçam na net porque vale a pena. Até na Antena 1 a "instituição" já é motivo de gozo!

    Abraço azul e branco

    ResponderEliminar
  6. Já está... Mais um título, o basquete é nosso. Grande FCP!

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Preferia ter visto a Vitória do FC Porto na benfica tv. Os comentadores da sport tv babavam-se todos ao falar do grande feito dos vermelhos em conseguirem levar a final para um 7º jogo. e a coragem do ben, o desportivismo do évora, a dignidade dos vencidos, blá blá blá... só faltou dizer que o Porto atacou para o lado dos cestos que tinham maior diâmetro. Agora falta a modalidade (menina dos meus olhos) que nos trará o DECA sobre rodas. FORÇA PORTO!

    ResponderEliminar
  8. A última frase é sublime

    S----U----B----L----I----M---E

    Cmpts

    http://odiabodeazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. É bom que eles recordem, á pelo menos 30 anos a esta parte é o que tem feito, porque não terão mais nada a fazer do que recordar. Foram-se, deram o estoiro, mas isso custa-lhes a aceitar. Enfim vão matando saudades que o FCP segue o seu caminho vitorioso a par com o ascender dos clubes do Norte.

    ResponderEliminar