04 junho, 2011

Maçãs e melões

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Completam-se por estes dias 11 meses sobre uma notícia que me chocou. Na altura, disseram-me que o João Moutinho vinha para o Porto. Encolhi os ombros. “Por 10 milhões.” E aí passei-me.

Soube-se depois que afinal foram 11 milhões, mais 50% do passe do Nuno André Coelho. Isso é muito, muito dinheiro para um clube como o Porto dar por um único jogador. Não tenho por hábito desconfiar das decisões do Nosso Grande Presidente, a quem reconheço uma competência e um conhecimento que são qualquer coisa de fora deste mundo, mas, como ser humano que é, Pinto da Costa também comete erros, e este, para mim, tinha sido um deles. Até porque o João Moutinho, a meu ver, até nem era nada de especial. Achava-o um jogador mediano, que se atirava demasiado para o chão e por quem os media mantinham uma idolatria inexplicável. Sei que muita gente discorda, que muita gente já via nele um grande jogador, e a discussão entre a comunidade Portista foi acesa. Mas a verdade é que, mesmo entre quem o achava um grande jogador, não foram muitos aqueles a quem agradaram os termos do negócio. E, cá entre nós, desconfio que mesmo esses não imaginavam a época que o rapaz estava às portas de fazer!

O lado positivo da contratação foi o factor simbólico, obviamente. Um clube supostamente de topo vender um capitão de equipa a um clube supostamente rival é uma humilhação para o primeiro e uma demonstração de poder pelo segundo. Não tenho dúvidas de que a saída do Moutinho foi mais um prego no caixão da grandeza do Sporting, e lá que deu gozo ver os lagartos todos furiosos, isso deu ;) Mas lá está: a vinda do Moutinho pareceu-me mais uma exibição de autoridade por parte do FCP do que propriamente uma contratação baseada em critérios desportivos. Na altura abstive-me de expressar a minha opinião online, mas disse em casa que só aplaudiria o nome do Moutinho quando ele passasse a valer os milhões que custou.

Comecei a época cumprindo o que havia decidido, mas devia ser Setembro ou Outubro quando dei por mim a aplaudir energicamente ao ouvir o nome do nosso nº 8. E não demorou muito até ouvir-me cantar a plenos pulmões que “Tu aqui vais jogar... Tu aqui vais jogar para ganhar...”

Pelo exposto acima não preciso dizer-vos que o rendimento do João Moutinho em campo foi uma surpresa para mim. Admito que possa ter avaliado mal a sua valia enquanto jogador do Sporting, mas de qualquer forma é inegável que em Alvalade morava apenas um semi-Moutinho. Num clube com a estrutura do Porto, com um treinador como o André Villas-Boas e companheiros de sector como o Fernando, o Belluschi e o Guarin, Moutinho só não cresceu em altura. E nem precisa, porque em tudo o resto está simplesmente enorme. Além de tecnicamente talentoso e tacticamente inteligente, é hoje um jogador de raça, um verdadeiro jogador à Porto. Como (quase) sempre, Pinto da Costa é que a sabia toda. E aqueles que se fingiram aliviados por se livrarem de uma "maçã podre" devem estar por esta hora é com um belo dum melão!

E a mim, que aprecio especialmente estas coisas, o que me conquistou definitivamente foi a postura do João Moutinho fora do campo. Maturidade, serenidade, ponderação. Pelo FC Porto e pelos seus adeptos, muito respeito, reconhecimento e admiração. Quando questionado sobre o Sporting, que se portou tão mal com ele, nada de palavras azedas, nada de ressentimento. Moutinho saiu de um clube pouco menos que moribundo para um dos melhores clubes do Mundo, cresceu a olhos vistos enquanto jogador, ganhou numa única época tantos (e mais importantes) troféus do que em seis anos no seu clube anterior, e mesmo assim resiste a mandar uma boca que seja na direcção de quem o ofendeu e insultou publicamente. Quem lê ou ouve as suas entrevistas sabe estar perante uma pessoa feliz, que está em paz com a sua consciência e com as suas decisões.

E agora, chegado o final de uma época maravilhosa, sou eu quem sente a obrigação de admitir que estava enganada. Que Moutinho é grande e que Pinto da Costa mais uma vez acertou em cheio. Mas que gosto me dá admitir enganos destes!

PS: Três já estão! Sábado lá estaremos a apoiar os guerreiros sobre patins para o poker!!

12 comentários:

  1. Portista do Centro04 junho, 2011

    Eu partilhava exactamente da mesma opinião.

    Não via com bons olhos esta contratação não só pelos valores que foram mas sim se este acrescentaria qualidade ao plantel, agora vejo o quanto estava enganado!

    Sempre tive a percepção que o João Moutinho era um bebé chorão e mesquinha típico da academia de Alcochete.

    Mas afinal tudo o que ele precisava era de estar num clube que proporcionasse estabilidade e que tivesse uma mentalidade ganhadora!

    Viva o Futebol Clube do Porto!

    ResponderEliminar
  2. É facil falar depois da epoca que João Moutinho fez.
    O Moutinho fez 6 epocas onde se não estou em erro ,fez todos os jogos a titular ,ou praticamente jogou os jogos todos ,andou com o Sporting ás costa durante 6 anos no ultimo ano ,foi o que menos rendeu.

    Talvez com a cabeça de querer sair.
    Como falei é facil de falar agora,mas o que eu não gostei foi da ida do Nuno André Coelho.

    Mas é tão bom quando o pessoa se engana...

    ResponderEliminar
  3. Não vou estar agora a dizer que achei isto ou que achava aquilo. Não vale a pena, o que é importante referir é que o João é um grande jogador, um jogador fundamental, pela qualidade, pela disponibilidade, pela forma de estar. Que continue assim, são os nossos votos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. que a transferência foi um bocado elevada lá isso foi, mas a qualidade compensa. mas muito por causa das transferências é que dia 13 de junho e não posso deixar passar isso em claro, vai haver uma assembleia geral, cujo um dos pontos é aumentar as quotas dos associados, não podemos deixar isso acontecer, estamos em crise, já fazemos muitos sacrifícios para acompanhar o porto, os directores que reduzam os ordenados e os prémios, os sócios não podem continuar calados perante isto e na assembleia dia 13 temos que ir e não deixar aprovar esta medida vergonhosa. Dragon fire

    ResponderEliminar
  5. Custa-me ler aqui, tanta duvida em relação a um jogador que tanta admiração causa no futebol português e em particular ao nosso GRANDE PRESIDENTE. Á opções que toma que ás vezes poderia suscitar dúvidas, lembro-me aqui do caso do Pedro Mendes na transferência do Postiga. A MINHA QUESTÃO É SÓ UMA, SERÁ QUE O QUE O NOSSO PRESIDENTE GANHOU NÃO SERÁ O SUFICIENTE PARA LHE DAR QUALQUER BENEFICIO DA DÚVIDA? UM HOMEM QUE ENTREGA A SUA VIDA AO FCPORTO DOS PÉS Á CABEÇA, QUE JÁ GANHOU MAIS TITULOS NOS 29 ANOS DE MANDATO DO QUE O RESTO DA HISTÓRIA DO FCP, QUE COMPRA JOGADORES A 300.000 € E VENDE A 15 MILHÕES, NÃO TEM O AVAL DA NAÇÃO PORTISTA?
    Pinto da Costa és o maior. FCPorto sempreeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar
  6. É verdade, pensava o mesmo!!!
    Melhor jogador do Porto este ano no meu entender...

    O hóquei tb já está!!! :)

    www.cenasdegajo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Este artigo mostra muita falta de gratidão pelo presidente que temos. Um homem que tem ganho a maioria das "apostas", viu ser posta em causa uma admiração sua e da generalidade dos Portugueses, MOUTINHO JOGADOR Á PORTO, por alguns portistas, quando ainda á pouco tempo fez de um negócio de 600 mil€ em 15 milhões, tem mais títulos no currículo de presidente que toda a história do FCP anterior, e que entrega a sua vida á causa FCP, torna esta crónica muito ingrata. Para um portista grato ao GRANDE PINTO DA COSTA, estas duvidas iniciais são estéreis. Pinto da Costa é o maior, tens a confiança da MAIORIA FCPORTO.

    ResponderEliminar
  8. Dá-me a impressão que o antigo regime ainda pára por estas bandas. Os privilegiados não podem ser beliscados, tipo lampiões, sempre com direito a tudo. Com estes privilégios não vão longe...

    ResponderEliminar
  9. Achei o artigo da Enid muito bem escrito - como aliás é habitual - e não sei de onde surgiram os comentários do antonio... enfim, também tem direito a fazê-los, mas ainda bem que cada uma das pessoas que 'posta' neste blog pensa pela sua própria cabeça... (e aceita a opinião dos outros!)
    Quanto ao Moutinho - 100% de acordo; só gostava dele antes - claro que o odiava quando jogava contra nós, mas porque simulava muito... o que, como se viu eram instruções de alguém...mas via-se como alguém disse aqui que carregava o sporting às costas...

    ResponderEliminar
  10. Obrigada a todos pelos comentários :)

    @antonio, ingratidão para com o Pinto da Costa? Certamente não leu o texto, ou, se leu, não percebeu.

    ResponderEliminar
  11. Grande texto. Sou dos que sempre reconheceu no Moutinho um grande jogador. Também lhe reconhecia alguns defeitos que nunca tive dúvida que no nosso clube seriam devidamente "polidos".
    Mas claro que nunca imaginei que viesse a atingir esta dimensão. Hulk e Falcao as estrelas mas para mim, talvez porque tive sempre tendência para a preciar mais quem mantém a motivação e o empenho mesmo longe dos holofotes, foi o jogador chave desta época.

    ResponderEliminar
  12. Mais um excelente texto da nossa Enid! ;)

    Em relação ao João Moutinho, para mim é um dos melhores jogadores do nosso Porto, e acredito que é para continuar!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar