22 junho, 2011

Coração com Razão

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Não gosto muito de à ultima da hora ter de mudar aquilo que já tinha planeado escrever. A ultima vez que o tive que fazer, foi sobre a morte de um Grande Portista de seu Nome, Pôncio Monteiro, que acabava de nos deixar. Achei este um motivo de força maior para mudar aquilo que tinha programado... achei eu que nunca mais o teria que fazer!

Ora, mal acordo segunda-feira, lá tinha pelo menos umas 7 chamadas não atendidas às 8h da manhã e umas quantas mensagens a dizer que acabava de estourar uma bomba. O Chelski tinha acabado de pagar a clausula de rescisão de 15M € e adquiriu com isso, o nosso Treinador, André Villas-Boas.

Como de costume, sem confirmações oficiais eu não me pronuncio de forma a não dizer asneiras, mas com o decorrer da tarde, a nuvem de fumo lá se foi dissipando e lá tivemos o fumo branco a sair da chaminé com a legenda “Habemus Traidor”.

A mim, a ideia que o sócio 11.428 me fez passar, é que finalmente chegou à sua casa, estava no seu clube do coração, estava na cadeira que sempre sonhou, acabava de concretizar um sonho, colocava-se ao lado dos apoiantes do clube, compreendia o clube e ia usar esta mística para atacarmos tudo, e o nosso compromisso era com a Vitória e que na nossa casa, o Destino do FC Porto era vencer desde 1893, e eu, feito patego, lá fui dizendo, “ESTE É DOS NOSSOS”.

Não se ficou por aqui as declarações de amor, senão vejamos:
    "A opinião que vou transmitir ao presidente é de que não abdique dos meus jogadores por meia dúzia de tostões. Nesse sentido, quero protegê-los e tê-los cá (...) Os sonhos deles podem ser alimentados particularmente a outros clubes. Eu já vivi experiências fora e posso dizer que não abdico desta cadeira por nada. Relativamente aos jogadores, têm ambições individuais. Agora, não podem sobrepor ambições individuais aos objectivos colectivos. Isso é o mais importante"
    (12/11/2010, a propósito do alegado interesse de clubes estrangeiros em jogadores do FC Porto)

    "Tenho ambições de carreira, seria fantástico, mas é um patamar de tal forma elevado que não sei se será para mim. Acredito que tenho alguma competência que me vai permitir construir uma carreira da qual me venha a orgulhar, mas atingir aquele patamar acho difícil"
    (11/01/2011, sobre o prémio de melhor treinador do Mundo atribuído a José Mourinho)

    "Sou um homem que goza outro tipo de coisas para além do futebol. Gosto de viver este clube, nesta cidade, mas se me permitir crescer para outro campeonato, isso pode acontecer, mas não me preocupa. Quero experimentar outros campeonatos menos expressivos e isso tem a ver com questões socioculturais, com experiências de vida"
    (14/01/2011, falando sobre as perspectivas de carreira)

    "A Premier League é uma das mais excitantes do Mundo. Muitos dos seus clubes invejariam os títulos que o FC Porto tem conquistado ao longo dos anos (...) Sempre sonhei treinar o FC Porto, é a minha equipa, o clube da minha cidade"
    (21/01/2011)

    "Estou muito feliz aqui, pois é o clube do meu coração"
    (06/04/2011)

    "Se ficar 15 anos no clube que adoro, por mim tudo bem"
    (30/04/2011)

    "O meu futuro está completamente ligado ao FC Porto. Desconheço o interesse oficial de qualquer um dos clubes"
    (11/05/2011, no media open day da UEFA, sobre alegado interesse do Chelsea e da Juventus)

    "Estou feliz no FC Porto, adoro a cidade onde cresci e o meu clube"
    (17/05/2011)
Depois de cair em mim no dia de ontem, chego à conclusão que foi igual ou pior que outros, vendeu (esta é a palavra correcta!) como se eu fosse um cliente, uma ideia de Paixão, Coração e Portismo, e no final, usa o clube como rampa de lançamento para outros voos ao primeiro que apareceu por aqui com a mala cheia de dinheiro. Sai como outros saíram com vitórias e sai pela porta pequena onde nem coragem tiveram para enfrentar e dizer ao Presidente que queriam mudar de ares.

“Andr€ Libras Boa$, afinal qual era a e pressa?”

Sinto-me Traído, sinto-me Usado, além de espiritualmente arrasado. Isto levou-me a um descontrole emocional que vai deixar marcas. Este Traidor era aquilo que eu via como antídoto ao futebol Moderno, era o que eu via como o Homem que ia atacar e defender o clube porque o compreendia e tinha nascido no seu meio.

Cada vez mais me sinto Portista. Não vendo o meu sentimento! Estas coisas fazem-me crescer e aprender que nem tudo o que parece é. Nós Somos Porto, e cada vez mais, esta ideia ganha mais força.

Mesmo assim, não vais embora sem levares com algum meu humor, e assim não te ficas rir. Por isso, o exercício de hoje, é ajudar-te a fazer a mala para Londre£:

Não te esqueças da tua Máquina para os treinos:

Não te esqueças do teu novo cartão de Sócio:

Não te esqueças do teu bloquinho de apontamentos:

Não te esqueças que para levar tamanha Traição, vais ter de pedir ao teu Patrão este:

Este é o teu novo Patrão, o Capitão Chumbinho, ex-KGB:

Quando as coisas correrem mal, este vai ser o Iate que o Russo te vai emprestar:

Finalizo aqui o meu post, com muita mágoa, com o sentimento de ter sido traído e que me deixou de rastos.

Portistas destes não quero mais no meu clube.

Nós Continuaremos a Ganhar, porque neste clube vencemos desde 1893.

Um abraço Tripeiro e muito... Muito Portista.

23 comentários:

  1. Compreendo e partilho a enorme desilusão que você sente com esta deserção do VB, está ainda tudo muito quente e os nossos raciocínios são naturalmente inflamados e muito com o nosso coração de verdadeiros portistas.
    Precisamos de algum tempo para nos recompormos emocionalmente deste murro no estómago e ficamos ainda mais preocupados com a possível debandada dos nossos principais artistas.

    Para já Pinto da Costa tenta arrumar a casa e estou em crer que esta traição servirá de mote para que o FCP encare a nova época com toda a garra que nos caracteriza, seja com VB, como também já o foi com MOurinho e todo os outros que por ali passaram.

    Jamais conseguirão destruir aquela chama e aquele querer que o nosso presidente imprime.

    Vamos com calma pois damo-nos sempre bem com as contrariedades.

    Agora é com Vitor Pereira, eu estou totalmente com ele, agora é ele que será campeão.

    ResponderEliminar
  2. O seu sentido de humor está apurado e o nosso ex bem vai precisar de apurar o dele e só espero que ele tenha folego para encher o Yate porque mais cedo ou mais tarde vai precisar.
    Tirando o facto de ter sido em cima do começo da preparação da equipa e de eventualmente o nosso ex querer resguardar a sua competência com JOAO MOUTINHO para alem do Falcão , não consigo vislumbrar motivo para tanta indignação ,neste mundo actual.E então depois de ouvir o Presidente dizer que vai ser um problema porque não se sabe o que fazer aos inesperados 15mls , fiquei plenamente convencido que continuamos a SER PORTO e a cumprir o nosso DESTINO.
    Nada de lamechices que nada modificam os acontecimentos...mas que dão algum alento aos paineleiros e quadrilheiros ditos comentadores desportivos que já só enxergam nuvens negras e trovões aonde eu vejo um VITORIOSO INFINITO AZUL.
    Deixem o rapaz crescer que ainda nos pode vir a ser util.
    Alias o Clube e a Cidade tem de resguardar os seus filhos que mostram competencia e afecto a nobres ideais, mesmo que momentaneamente tenham crises de maturidade.
    Com Milhões ou sem milhões até os comemos carago.......PORTO PORTO PORTO

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos Portistas:
    Peço a todos para que parem de falar de AVB. Esse senhor faz parte do passado do clube.
    A nossa realidade chama-se agora Vitor Pereira, e é esse que temos que apoiar, é a esse que temos de dar confiança, é sobre esse que temos de falar.
    Assim sendo, coloquemos "o cenoura" definitivamente no passado e valorizemos quem ficou connosco. É a esses que temos que estar agradecidos, é perante esses que temos que mostrar o nosso reconhecimento...sempre e só pelo Porto!

    ResponderEliminar
  4. Este dá baile a todos:
    «Gostava que não tivesse saído. Ando nisto há quase 30 anos, sou capaz de me magoar se um dia cair de um sétimo andar. De resto, já não é fácil magoarem-me», notou.
    É assim mesmo PdC!
    Assunto encerrado, vamos ao próximo, e como diz o Norte : deixem de falar de AVB. Está morto e enterrado.
    O que não quer dizer que o post do Antas não esteja maravilhoso!

    ResponderEliminar
  5. Antas, estou totalmente de acordo contigo. Isso pode-se constatar no meu próprio post (logo em baixo).

    Foi duro, difícil de engolir. Agora temos de nos recompor. Encetar outra caminhada para mais conquistas, mais vitórias que alimentam este Clube.

    Um abraço. BIbó Porto!

    ResponderEliminar
  6. Eu não diria melhor.

    Abraço portista,

    Paulo Ferraz

    ResponderEliminar
  7. Antas,

    O NOSSO clube é, desde 1893, muito mais do que este ou aquele que cá estão, que cá estiveram ou que por cá irão estar.
    Já o assim foi com Oliveira, com Fernando Gomes, com Jardel...
    Já o assim foi com Mourinho e agoracom o Libra$...
    Vai voltar a ser (é o nosso destino) com outros que virão, porque o nosso compromisso continua a ser com a Vitória, porque é o nosso destino e ninguém pode negar o seu destino.
    SOMOS PORTOE VAMOS VOLTAR A GANHAR

    Abraço PORTISTA

    ResponderEliminar
  8. Frederico Dias22 junho, 2011

    Caro Amigo,

    Não é por morrer uma andorinha que a primavera acaba...

    Pouco me importa se ele foi, pouco me importa se atrás dele vão alguns jogadores, para mim o melhor treinador de sempre, será SEMPRE o nosso Jorge Nuno.. esse sim, nunca nos virou, nem nunca nos vai virar as costas.. Não lamentem, temos o nosso presidente...ALGUMA VEZ O NOSSO PRESIDENTE NOS DEIXOU FICAR MAL?????
    aprendi muito com um ditado muito antigo... "atrás de uma montanha vem sempre outra" .. já passou tanta merda pelo porto e msm assim nunca deixamos de vencer... não é pelo comandante ter abandonado o barco que vamos ao fundo..FODA-SE....SOMOS PORTO....... vamos vencer, vamos voltar a ganhar, porque o nosso destino é esse.. é a vitória.. o orelhas já dizia e bem " estava escrito nas estrelas" só que não finalizou a frase... " estava escrito nas estrelas que somos Porto". Ninguém nos para.... e o Barcelona vai ser o primeiro a sofrer.... Mais fortes do que nunca...
    abraço a todos

    ResponderEliminar
  9. "Cada vez mais me sinto Portista. Não vendo o meu sentimento! Estas coisas fazem-me crescer e aprender que nem tudo o que parece é. Nós Somos Porto, e cada vez mais, esta ideia ganha mais força."

    Esta frase resume na perfeição aquilo que sinto nesta altura. E a partir de hoje tenho duas certezas:
    -não voltarei a apaludir ou a cantar no estádio seja quem for, excepto o hino e canticos ao clube.
    -só acredito num portista verdadeiro e a 100%: eu e mais ninguem!

    ResponderEliminar
  10. Amigos, há que encerrar a questão Villas Boas e rápido.
    Nada de fantasmas em relação ao novo treinador.
    Agora É com Vítor Pereira, é ele quem está ao leme.
    O resto é futebol e passado.

    ResponderEliminar
  11. Conforme o Norte disse vamos enterrar este assunto porque o Campeão nao pode parar devido a uns traidores que se dizem portistas para apenas usarem o Porto como rampa de lançamento para mais $$$$

    ResponderEliminar
  12. O Rei é Morto. VIVA O REI!
    Sem despedidas, sem honra, mas principalmente sem vergonha e sem 15 milhões de Euros, finou-se mais um badameco que nos levou na conversa de amor eterno, mas que nos deixou uma época dificilmente igualável. Como negocio temos de concordar que dificilmente poderia ser melhor, e não foi necessário andar de chapéu na mão junto a casa do magnata a pedir que pingasse mais uns trocos para não ficarmos mal no cozinhado por falta de uma erva aromática.
    Reconsidero sem receio os meus comentários anteriores a propósito do falecido treinador, por quem sempre nutri uma simpatia e uma admiração genuína, mas estava longe de supor que seria capas de atitudes de tanto desrespeito pela instituição que o tirou do anonimato.
    FINITO.

    ResponderEliminar
  13. Grande abraço Antas, para o ano lá estaremos a comer as bifanas e a festejar a Quarta Taça consecutiva, a primeira do Vítor Pereira.

    ResponderEliminar
  14. ENTRASTE COMO UM PEDROTO, SAISTE COMO UM GAROTO!!!

    ResponderEliminar
  15. Assim é o futebol dos tempos modernos. O dinheiro é ordem e o clube olha, o clube que se lixe... Se estar num clube pior que o Porto ( sim estou a afirmar que o Chelsea é pior que o nosso clube, basta ver-se titulos internacionais de ambos) que o seja, é preciso é haver "Compensações"... Eu que sinceramente ambiciono tirar o meu curso de treinador de futebol se algum chegasse ao patamar deste miudo não deixaria o Porto em menos de 3 épocas e muito menos sem uma justificaçao em publico e razoes minimamente plausiveis ( R.Madrid ou Barcelona). Eu sou mais adepto que ele e vivo mais o Porto de que alguma vez ele viverá. Já dizia o Pedroto. " Fieis mesmo, só os cães!"

    Abrçs,
    Fernando Teixeira
    cronista do Armada azul e branca
    armadaazulebranca.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Estou totalmente de acordo com o que escreveu no post.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Já sabes qual é a minha opinião em relaçao ah diferença de 20mil contos para 100mil contos por mês (vulgos 600euros/hora)... razao pela qual nao o consigo julgar.
    No entanto, é inequivoco o que escreveste. Acho que foste até agora quem utilizou melhor as palavras para demonstrar a essencia da questao:

    "chego à conclusão que foi igual(...) que outros, vendeu(...) uma ideia de Paixão, Coração e Portismo, e no final, usa o clube como rampa de lançamento para outros voos(...) Sai como outros saíram com vitórias e sai pela porta pequena onde nem coragem tiveram para enfrentar e dizer ao Presidente que queriam mudar de ares."
    "Este Traidor era aquilo que eu via como antídoto ao futebol Moderno, era o que eu via como o Homem que ia atacar e defender o clube porque o compreendia e tinha nascido no seu meio."

    O problema foi principalmente como saiu. o tal portista desde pequenino, nao se preocupou em falar com os socios, dar uma explicaçao que fosse! Tenho a certeza absoluta que uma conferencia de emprensa com o presidente e o sucessor VP ao lado, ia fazer com que todos percebessemos que realmente 20mil é uma coisa e 100mil é outra.

    Preferiu fugir de quem sempre o apoiou. Manchou o nome sem necessidade nenhuma. Rasgou o cartao de sócio para sempre.

    Para finalizar queria deixar outra vez a ideia de que é ridiculo dizer, como muitos já disseram, que nao podia aceitar a proposta. quanto muito podia nao estar disponivel para a ouvir (estou convencido de que era o que fazia no lugar dele). Agora dizer que a devia ter rejeitado é no minimo IMORAL e INCOERENTE. Cá em Portugal ou se é besta ou bestial. ou ele rejeitava e iria ser o mais bestial de sempre; ou aceitava e era a maior besta de sempre!! Nem tanto ao mar, nem tanto a terra meus amigos.

    Triste e desiludido, nao pelo que aconteceu, mas como aconteceu!

    Entretanto o FCPorto continua com ou sem treinador, jogadores, ou futebois!
    PORTO SEMPRE!!!

    Um abraço, Rodrigo

    ResponderEliminar
  18. Villas-Boas: «Nada do que diga apaga sentimento de traição»

    JUDA$$$$$

    EXPULSÃO IMEDIATA de sócio do FCP.

    Grande PORCO!

    ResponderEliminar
  19. É preciso ter lata para fazer uma declaração dessas!

    Cheguei ao ponto de não conseguir olhar para a cara dele!

    O mal é que eu já não consigo olhar para as conquistas da época passada da mesma forma,foi como se tivéssemos perdido tudo,ou talvez não,sinceramnete não sei o que pensar, só sei que esse senhor é pessoa non grata.

    Espero que um dia voltes ao Dragão como adversário para sentires na pele aquilo que os adeptos do teu clube pensam da tua pessoa!

    Life goes on...

    Força Vitor Pereira!

    Força Grande Porto!

    ResponderEliminar
  20. Quadra S.João:

    Se ele foi Avarento
    Se ele foi Vaidoso
    Se ele foi Bandalho
    Oh meu rico São João: Martela-o no C…



    Chelsea claro!

    ResponderEliminar
  21. Acabado de ter uma troca azeda de palavras com a minha cara metade que não compreende o meu humor de cão desde segunda feira, caro Antas só te digo uma coisa:
    Aquele abraço!

    ResponderEliminar
  22. Excelente post, os meus sentimentos estão todos nele. Obrigado Antas por me lembrares que eu não sou o único a sentir o que sinto.
    Abraços a todos os portistas.

    ResponderEliminar
  23. cá se fazem, cá se pagam... cá estarei para assistir e festejar cada sua derrota, como se uma vitória nossa fosse!!!

    ResponderEliminar